Venda de ônibus recua 15,4% em 2024 no Brasil *** Ônibus 100% elétrico da Volvo começa a operar em Curitiba *** Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões *** Primeiro trem da Linha 15-Prata é entregue ao Metrô na China *** Salvador possui a terceira maior frota de ônibus elétricos do Brasil *** Prefeitura de Belém apresenta os primeiros ônibus elétricos *** Projeto da CBTU promete retomada do transporte sobre trilhos para o Bairro do Recife *** Conheça nossa página no Instagram

Estudantes reclamam da superlotação dos ônibus para a UFPel

quinta-feira, 15 de abril de 2010


O transporte coletivo que leva os estudantes da Universidade Federal de Pelotas é o tema de e-mails enviados esta semana ao Pelotas Mais por dois estudantes.

Sou estudante da UFPel e hoje (12) comprovei, mais uma vez, a ineficácia da prestação do serviço de transporte coletivo tanto na ida quanto na volta do Campus, no Capão do Leão. Algumas vezes, pegamos ônibus superlotados, o que acarreta em termos que voltar sem o mínimo de espaço, muitas vezes com colegas na porta do ônibus, pois o espaço é pequeno e a empresa prestadora dos serviços não é muito flexível com horários.

Também tenho a informação de que o número de alunos no campus praticamente dobrou desde o último processo seletivo e a quantidade dos ônibus não foi alterada, muito menos novos horários disponibilizados. Fica aqui a minha reclamação, em nome dos alunos, aos serviços prestados pela empresa encarregada.

Ao utilizar o transporte coletivo que faz a linha Campus Porto da UFPel constatou-se a falta de consideração com os alunos e demais passageiros que utilizam o transporte no período da noite.
Mesmo não tendo espaço para mais ninguém, o motorista continuava parando em todos os pontos onde tentavam embarcar mais pessoas. Os passageiros que já estavam no veículo simplesmente, por decisões próprias, resolveram barrar a entrada de mais pessoas.
Penso que isto é absurdo, pois a maioria dos alunos trabalham durante o dia e na ida para a faculdade tem que se “espremer como sardinhas” para poder estudar. Se houvesse uma outra empresa para concorrer isto não acontecia.
  • De acordo com o gerente do departamento de transportes da UFPel, Sílvio Renato da Silveira Soares, a Universidade está ciente dos problemas, mas a fiscalização é responsabilidade da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), órgão do Governo do Estado. Segundo ele, com base nos critérios da Metroplan, um ônibus de 50 lugares pode ser ocupado por até 100 pessoas.
    - Acho isso um absurdo, os ônibus têm chegado com uma média de 75, 80 passageiros, mas não podemos fazer nada - disse ele, que confirma que o número de alunos ultrapassou o estimado - e continua aumentando.
    Uma medida, ao menos, deve amenizar o problema dos estudantes que utilizam as linhas da empresa Bürkle:
    - A partir de quinta-feira, mais tardar na segunda da semana que vem, pelo menos mais um ônibus vai ser disponibilizado - afirmou Soares.

Fonte: Pelotas Mais

1 comentários:

Márcio Corrêa disse...

Se fôssemos estudantes nos moldes franceses, menos passivos, as empresas iriam sentir no bolso o desconforto que sentimos todos os dias,com ônibus depredados e represálias físicas, pois parece ser a única forma de fazer-se escutar já que os meios legais e pacíficos redundam sempre em nada. PAGAMOS por esse desconforto. Isso é um absurdo sem igual, só aqui no nosso país terceiro mundista, que quer progredir e pensar "gigante" sem dispor do básico... Uma grande falta de respeito com os futuros profissionais que serão os responsáveis pelo desenvolvimento do país... La-men-tá-vel!!!

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960