Trolebus em SP
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DF: Ônibus que pararam esta manhã voltaram a circular normalmente no início da tarde
terça-feira, 20 de julho de 2010Postado por Meu Transporte às 17:55 0 comentários
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Postado por Meu Transporte às 17:50 0 comentários
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Intervenções no trânsito de Cuiabá começam no próximo mês
Postado por Meu Transporte às 17:46 0 comentários
Marcadores: B R T, Mato Grosso
Empresa curitibana vai redesenhar o transporte coletivo de Maringá
De acordo com o gerente do Transporte Público da Secretaria dos Transportes (Setran), Mauro Menegazzo, a empresa realizará uma pesquisa que definirá quais ações serão tomadas pela prefeitura. “Essa avaliação mostrará o que a população quer. Com base nesses dados, vamos definir nossa linha de ação”, explicou.
Apesar de salientar a importância dos estudos para mudança no transporte coletivo, a vereadora Marly Martin (DEM) não deixou de fazer críticas. Para ela, o prazo de oito meses para a conclusão do projeto é exagerado. “É muito tempo para algo que é reivindicado há anos. Isso poderia ser respondido em 30 ou, no máximo, em 60 dias.”
O trabalho da Logitrans custará R$ 139,6 mil. Trata-se da proposta com valor mais baixo entre as quatro empresas que participaram da licitação, realizada por convite. Para a comissão que organizou o processo licitatório, o preço proposto pela vencedora está dentro do valor praticado pelo mercado.
Mesmo com o parecer da comissão, a vereadora Marly Martin solicitou que a prefeitura repasse informações sobre as empresas participantes do processo. O objetivo é analisar a existência de um possível direcionamento.
Postado por Meu Transporte às 17:41 0 comentários
Marcadores: Paraná
Novos ônibus serão utilizados no transporte coletivo de Foz
Postado por Meu Transporte às 17:36 0 comentários
Marcadores: Paraná
DF: Motoristas e cobradores fazem nova paralisação relâmpago esta manhã
Postado por Meu Transporte às 11:39 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Kassab deixa para próximo prefeito reforma no transporte
A prorrogação adiou, por exemplo, a possibilidade de se reduzir o número de peruas no centro e nos principais corredores exclusivos. Essa reforma foi defendida publicamente pelo ex-secretário dos Transportes Alexandre de Moraes, em abril, como forma de melhorar a velocidade dos carros e das linhas operadas pelos ônibus e evitar a disputa entre as viações e as cooperativas pelas linhas com maior demanda de passageiros.
Pelo contrato atual, às peruas caberia pegar os passageiros dos ônibus nas principais avenidas e levá-los aos bairros em itinerários diferentes dos operados pelas viações. Mas, após sete anos, desde que o governo municipal fez a permissão do transporte público a oito cooperativas de peruas, isso não tem ocorrido na prática. Com a renovação da frota nos últimos três anos, 2.900 veículos operados pelos perueiros são biarticulados, iguais aos ônibus. Isso aumentou a disputa pelas linhas rentáveis, enquanto os trajetos dentro das regiões mais periféricas contam com poucos veículos.
A Prefeitura negou ontem que vai deixar a responsabilidade de uma nova licitação para o próximo governo. A licitação "deverá, sim, ter início nesta gestão", afirmou, por meio de nota. Segundo a administração, será necessário um período de 180 dias para a aquisição da frota antes do início do contrato - em julho de 2013. O governo informou ainda que o aditamento do contrato por três anos e não por um (como defendia Moraes) foi para que os "permissionários possam financiar veículos novos", pois está prevista a substituição de 1,7 mil até 2011.
Postado por Meu Transporte às 08:15 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Trem-bala não reduzirá congestionamento em SP e Rio
É o que mostra uma comparação da Folha dos estudos de viabilidade do projeto com os fluxos de transporte desses dois sistemas. O argumento de que o trem ajudaria a descongestionar o aeroporto e a estrada, já próximos da saturação, tem sido usado por integrantes do governo para defender o projeto.
No caso de Congonhas, a redução de passageiros projetada equivaleria a só 8,8% dos que utilizam o aeroporto por ano.
Já para a Dutra, o fluxo de veículos/dia cairia 6,6%, no máximo, no trecho mais engarrafado de São Paulo. No Rio, seria 3,6% menor.
Ouça comentários do repórter sobre o trem-bala
Só há redução significativa no fluxo de passageiros entre Campinas e São Paulo, que poderia perder até 8,7 mil veículos/dia (cerca de 30% do fluxo em Campinas).
A empresa Halcrow fez o estudo de viabilidade econômica do projeto. Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), a pesquisa tem metodologia científica comprovada internacionalmente e o número de passageiros calculados foi obtido em pesquisas de opinião feitas com os usuários.
A agência informou que não comentaria os números.
Em 2008, a Halcrow projetou que, se o trem-bala estivesse em operação naquele ano, teria 4,4 milhões de passageiros/ano no trecho SP-RJ, 7,3 milhões no SP-Campinas e 4,9 milhões no SP-São José dos Campos-SP.
Os passageiros retirados desses principais trechos reduziriam fluxo de carro, ônibus e avião.
No caso dos aviões, foi projetada uma perda de 2 milhões de passageiros entre SP-RJ. Considerando 1 milhão em cada cidade, Congonhas ficaria com menos 8,8% dos 13,7 milhões dos usuários de 2008.
O percentual pode ser ainda pior porque naquele ano foi baixo o número de passageiros, após as restrições de uso impostas após o acidente com o avião da TAM, em 2007. Em 2006 foram 18,5 milhões de usuários.
"Ainda que 1 milhão possa parecer significativo, rapidamente seria absorvido pelo crescimento da aviação civil, que é de 30% ao ano", afirmou Pedro Azambuja, do Sindicato Nacional das Empresas Aeroportuárias.
Na Dutra, a média de veículos por trecho na chegada a São Paulo é de 124,2 mil ao dia. Considerando o estudo, no máximo 1.200 carros e ônibus deixariam de usar a via ao dia para fazer todo o trecho. Outros 7.100 de São José deixariam de usar a Dutra para ir à capital.
"É o fluxo de veículos das cidades do entorno que engarrafa, e o trem-bala não tira isso. Dos 900 mil veículos ao dia da Dutra, menos de 10% usam toda a via", afirmou Eduardo Rebuzzi, da Federação dos Transportadores de Carga do Rio de Janeiro.
Obra prioritária para o governo, o trem é orçado em R$ 33 bilhões -60% seriam financiados pelo BNDES. Estima-se que o custo real chegue a R$ 50 bilhões.
Detalhe do Projeto
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Fonte: Folha online
Postado por Meu Transporte às 01:04 0 comentários