Trolebus em SP
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Ônibus híbrido elétrico é apresentado no Rio
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010Postado por Meu Transporte às 22:04 0 comentários
Marcadores: Reportagem especial, Rio de Janeiro, Videos
Londres planeja frota de ônibus híbridos para cortar emissões de carbono
Postado por Meu Transporte às 22:02 1 comentários
Marcadores: M u n d o
Teatro nos terminais: SPTrans faz parceria para levar entretenimento e cidadania aos passageiros de ônibus na Capital
Sem atrapalhar ou atrasar as atividades nos terminais, dois palhaços vão entrar nos ônibus que estão parados no terminal e criar cenas que devem provocar a discussão de vários problemas encontrados no dia-a-dia. O objetivo é provocar reflexões sobre o comportamento cidadão e da responsabilidade social de cada um em relação ao próximo e mostrar que a preocupação com o coletivo e com o ambiente gera melhorias efetivas a todos os passageiros.
"Um gesto faz a diferença e se cada um melhorar a postura individual, o todo se modifica. A educação e o bom senso podem evitar milhares de problemas. O sorriso e a gentileza são também grandes passos para diminuir o stress. O local mais adequado para a conscientização é o próprio ambiente em que os problemas acontecem, pois ali as pessoas identificam e apontam os problemas", salienta Natália Siufi, produtora do grupo teatral.
Agenda das apresentações:
- Dia 6/12
Terminais
Pirituba: das 7h30 às 9h;
Lapa: das 10h30 às 12h;
Bandeira: das 16h às 17h30
- Dia 7/12
Terminais
A. E. Carvalho: das 7 às 8h30;
Princesa Isabel: das 16h às 17h30
- Dia 8/12
Terminais
Capelinha: das 6h30 às 8h;
Parque D. Pedro: das 16h30 às 18h
- Dia 9/12
Terminais
Varginha: das 6h30 às 8h;
Sacomã: das 17h às 18h30
- Dia 10/12
Terminais
Campo Limpo: das 6h30 às 8h;
V.N. Cachoeirinha: 17h às 18h30
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Postado por Meu Transporte às 21:38 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Poços de Caldas: Concessionária quer aumento de 40% nas passagens
Postado por Meu Transporte às 21:31 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Em Fortaleza, Transporte coletivo é alvo de desrespeito e falta de cidadania
Fonte: O Povo Online
Postado por Meu Transporte às 21:28 0 comentários
Marcadores: Ceára
Zona Sul e Zona Leste de São Paulo brigam por investimentos em transporte público
O lançamento do edital para construção da Linha Ouro do Metrô, que ligará a estação São Paulo-Morumbi ao Aeroporto de Congonhas e à Linha Azul, Norte-Sul, até 2013, é um elemento a mais a lançar dúvidas se essa disputa está de fato ganha pelo Corinthians ou se ainda há possibilidade de o São Paulo virar o jogo.
Afinal, a construção da nova linha revela que o governo estadual não abriu mão de seu projeto original de melhorias na cidade. Ele foca a Zona Sul, onde está localizado o estádio do Morumbi – que foi descartado pela Fifa para o Mundial –, e não a Zona Leste, onde será erguida a Arena Corinthians. E era parte do pacote de argumentos apresentado à Fifa em favor do Morumbi.
A justificativa do governo é que a ligação do Aeroporto de Congonhas à malha metroviária e à Linha Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) já fazia parte do plano de expansão e de integração do transporte público. Seria feita com ou sem Mundial em São Paulo. Ela terá um total de 18 estações e 21,5 quilômetros de vias elevadas, pelas quais correrão 28 trens do tipo monotrilho transportando cerca de 230 mil passageiros por dia.
O nome da construtora responsável pela construção da Linha Ouro será conhecido no dia 18 de novembro, quando serão abertos os envelopes contendo as propostas das concorrentes. A obra será iniciada tão logo seja conhecido o vencedor.
Enquanto a Zona Sul aumenta as suas credenciais para vencer as resistências da Fifa e ainda atrair o Mundial, a Zona Leste corre contra o tempo para angariar apoio e seduzir o poder público a investir na melhoria de sua infraestrutura. Ainda dá tempo de fazê-lo. Resta saber se existe vontade política para isso.
Postado por Meu Transporte às 01:09 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Rio de Janeiro e seu BRT
De acordo com uma análise conduzida pela Federal Transit Administration (EUA, 2006), a relação custo-benefício do sistema BRT é considerável (de 10 a 14% do investimento para um sistema viário semelhante de alta capacidade). O Brasil possui extensa experiência no planejamento, construção e operação do BRT.
Para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, serão construídos três sistemas BRT, conectando as zonas sul e norte da cidade à região da Barra da Tijuca, nas seguintes linhas:
- Corredor T5: Corredor exclusivo de ônibus articulado, de grande capacidade, localizado em uma conexão rodoviária de 28 km, com quatro pistas de rolamento e zonas de acostamento, ligando a Zona Norte à Barra da Tijuca.
- Barra – Zona Sul: Corredor exclusivo de ônibus articulado, de grande capacidade, em um trecho de 29 km com duas pistas de rolamento e zonas de acostamento, ligando a Zona Sul à Barra da Tijuca.
- Ligação C: Corredor exclusivo de ônibus articulado, de grande capacidade, situado no canteiro central de uma rodovia de 15 km, com seis pistas de rolamento e zonas de acostamento, ligando a Zona Oeste à Barra da Tijuca.
Postado por Meu Transporte às 01:06 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
Obras de mobilidade preparam Salvador para a Copa do Mundo 2014
Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a Via Expressa tem como objetivo a ligação direta entre o porto e a rodovia BR-324, facilitando o trânsito de veículos de cargas entre os dois pontos, como também o descongestionamento de áreas críticas da cidade.
Com investimentos de R$ 400 milhões, a obra da Via Expressa foi dividida em sete etapas e seu projeto inclui 14 viadutos, quatro passarelas, três túneis e uma ciclovia. A obra, porém, não se ateve apenas à questão da trafegabilidade e, por ser de caráter tão abrangente, as nuances ambientais, sociais e paisagísticas foram detalhadamente analisadas.
Outra grande obra de mobilidade urbana é o corredor exclusivo BRT Aeroporto/Acesso Norte. O recurso para a obra já foi garantido com o investimento de mais de R$ 570 milhões, sendo aproximadamente R$ 542 milhões, sob a forma de financiamento concedido pela Caixa Econômica Federal, com recursos do FGTS, e R$ 28,5 milhões de contrapartida do governo do Estado.
Já foram garantidos também os recursos para a requalificação do entorno da Arena Fonte Nova. “A partir desses contratos vamos implantar viadutos e alças no entorno do estádio, além de criar rotas de pedestres com acessibilidade universal, facilitando o trânsito de pessoas e veículos na região”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro.
Postado por Meu Transporte às 00:59 1 comentários
Marcadores: Bahia