Trolebus em SP
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Liminar impede greve de ônibus em São Paulo
sábado, 4 de fevereiro de 2012Postado por Meu Transporte às 21:38 2 comentários
Marcadores: São Paulo
Em São Paulo, Tarifa do Metrô e da CPTM aumentam dez centavos no próximo dia 12
Foto: Diego Silva |
Postado por Meu Transporte às 08:57 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Prefeitura de Belo Horizonte inaugura nesse sábado a ciclovia Barreiro
Postado por Meu Transporte às 08:56 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Minas Gerais
Metrô do Recife reforça segurança nas estações e trens
"Eles estão circulando dentro dos trens para combater desentendimentos entre os passageiros, depredação dos vagões, desrespeito de pessoas alcoolizadas, irregularidades cometidas por vendedores ambulantes, entre outros problemas cotidianos", informou o gerente de operações de segurança do Metrorec, Augusto Lima. Caso se deparem com essas situações, os seguranças devem descer na estação mais próxima e acionar os policiais ferroviários.
De acordo com Lima, não havia vigilantes dentro dos trens há cerca de quatro meses, quando a empresa terceirizada passou a não realizar o pagamento dos funcionários corretamente, causando a suspensão do contrato. A nova empresa é a BBC Segurança.
Postado por Meu Transporte às 08:56 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
Licitação do trem-bala deve sair até outubro
Por Hermano de Freitas
Postado por Meu Transporte às 08:56 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo, Trem Bala
Linhas rodoviárias serão licitadas e passagens devem ficar até 10% mais baratas
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Em Minas, no comparativo entre os três primeiros trimestres dos dois últimos anos, segundo a ANTT, houve redução do número de passageiros de 2,49%. Enquanto de janeiro a setembro de 2010 foram transportados 15,33 milhões de pessoas, no mesmo período do ano seguinte o total caiu para 14,95 milhões. Não é apenas de uma freada de um ano para o outro. De 2005 até 2010 (os dados de 2011 ainda não foram fechados), o número de embarques e desembarques nas rodoviárias mineiras retraiu 8,49%. A modificação é reflexo do barateamento das passagens aéreas e também das condições do serviço prestado pelas empresas de ônibus, que, para piorar, ainda têm estradas ruins pela frente.
Valores
É o caso do trecho com maior demanda em Minas (BH-Rio). Para os 511 mil passageiros que usam o trecho anualmente, o custo da passagem deve cair de R$ 54,06 para R$ 48,55 – o valor não considera o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); pedágios e taxa de embarque. A viagem de Belo Horizonte para São Paulo deve ter redução semelhante, caindo de R$ 72,41 para R$ 65,03. “O aéreo cresce, mas o terrestre também. O setor rodoviário mantém sua clientela, mas uma rota pode sentir mais que a outra”, afirma a superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros da ANTT, Sônia Haddad, que ontem numa audiência pública em Belo Horizonte, discutiu os últimos detalhes do edital.
O edital do transporte público interestadual é uma premissa considerada ainda na Constituição de 1988. Mas, de lá para cá, o governo federal adiou o que deveria ser obrigatório por causa das reclamações oriundas do setor de transporte. As maiores empresas criticam o modelo por serem obrigadas a assumir percursos pouco rentáveis. Isso porque, os 60 lotes que compõem o edital mesclam trechos muito lucrativos, como BH-Rio, e outros bem menos interessantes.
Insatisfação a bordo
Anualmente, os irmãos Maria Akemi e Ivan Akira cruzam cinco estados para passar férias com os parentes em Alfenas, no Sul de Minas. De Petrolina, no interior de Pernambuco, até o Terminal Governador Israel Pinheiro, em Belo Horizonte, os estudantes enfrentam mais de 30 horas de viagem. Mas não é sempre que o tempo previsto na passagem se confirma. É comum a quebra do ônibus. Numa certa ocasião, o veículo apresentou problema por três vezes e, além do medo, eles tiveram que acrescentar umas boas horas na viagem. “E tem mais: O banheiro é insuportável e a segurança não é nada boa. Uns ônibus fazem um barulho excessivo e têm pneu careca”, afirma Maria.
Mas, segundo as novas regras do transporte interestadual, a data de fabricação de cada veículo não pode ultrapassar 10 anos e a média da frota deve ser de cinco anos. Além disso, devem ser instalados sistemas de monitoramento das viagens, o que deve permitir fiscalizar velocidade, percurso e número de passageiros, garantindo melhorias no serviço. Na lista de melhorias, por Minas devem passar 18 linhas novas, o que garante maior capilaridade do transporte. No entanto, ainda assim, menos de 40% do total de cidades terá viagens interestaduais. Assim, em alguns casos, será preciso o passageiro seguir para uma cidade maior para na sequência seguir para outro estado.
Entre os novos percursos mais demandados estão Uberlândia-Campinas e Belo Horizonte-Volta Redonda. Essas rotas devem suprir os problemas de infraestrutura dos aeroportos de menor porte, absorvendo parte desses passageiros. “Estamos entre a cruz e a espada. De um lado, temos o inconveniente das estradas e dos ônibus, enquanto, do outro o problema é a infraestrutura dos terminais aéreos. É arriscado viajar para São João del-Rei e Governador Valadares, por exemplo. Se chove um pouquinho, não é possível decolar”, afirma o advogado Leandro Amaral Andrade.
Postado por Meu Transporte às 21:21 0 comentários
Marcadores: Brasil, Ônibus Interestaduais
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Postado por Meu Transporte às 20:18 0 comentários
Marcadores: Bahia, Rio de Janeiro
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Postado por Meu Transporte às 19:57 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô