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Em São Paulo, Corredores de ônibus passam por reformas
sexta-feira, 30 de setembro de 2011Postado por Meu Transporte às 20:56 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
No Recife, Mudança no trânsito da Avenida Caxangá altera operação de três linhas
Em virtude da mudança, todas as três linhas envolvidas na operação (veja lista e tabela abaixo), deixarão de atender à parada de ônibus localizada na Av. Professor Moraes Rego (pista leste da BR-101), antes do cruzamento com a Av. Caxangá, no sentido CDU/Caxangá.
A parada localizada na pista leste da BR-101, após o cruzamento com a Av. Caxangá no sentido CDU/Caxangá, não será mais atendida pela linha 207-Barro/Macaxeira (BR-101). Isto porque os ônibus que fazem esta rota passarão a cruzar a Avenida Caxangá por cima do viaduto.
Já o ponto de embarque e desembarque localizado na Av. Caxangá, no sentido cidade/subúrbio logo após o viaduto deixará de ser atendido pela linha 060-Shopping/CDU, que sofrerá uma pequena alteração no seu itinerário. Após a eliminação do semáforo, ela passará a realizar retorno embaixo do viaduto, para chegar à Av. General Polidoro de onde irá seguir para o terminal.
O Consórcio informará estas mudanças aos usuários através de cartazes fixados nas paradas de ônibus, além de divulgadores, nas proximidades dos abrigos, orientando as pessoas. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou no site www.granderecife.pe.gov.br.
Detalhamento dos itinerários realizados por cada uma das linhas envolvidas na operação a partir de 01/10 (sábado):
303-Curado II/Caxangá (BR-232):
...Av. Professor Moraes Rego (marginal leste), Viaduto sobre a Avenida Caxangá, Rua Maurício de Nassau, Estrada do Barbalho, Avenida Caxangá...
207-Barro/Macaxeira (BR-101):
...Av. Professor Moraes Rego (marginal leste), Viaduto sobre a Avenida Caxangá, BR-101...
060-Shopping/CDU:
...Retorno embaixo do Viaduto sobre a Avenida Caxangá, Av. Professor Moraes Rego (marginal leste), Rua Marechal Manoel Luís Osório, Av. General Polidoro, Rua Emiliano Braga, Rua Professor Chaves Batista, Rua Paulo Harris...
Postado por Meu Transporte às 20:42 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
CTTU faz mudança no trânsito do cruzamento da Caxangá com a BR-101
Postado por Meu Transporte às 20:14 2 comentários
Marcadores: Pernambuco
Em Goiânia, Mesmo em reforma, população reclama da falta de ônibus no terminal Isidória
Atualmente, o passageiro que passa pelo terminal enfrenta muitos problemas. Do lado de fora, na rua que circula o terminal, não há nenhuma sinalização que permita o usuário fazer a travessia em segurança. Como se trata de uma enorme rotatória, sempre vem carro de alguma direção.
A repórter da TV Anhanguera escalada para averiguar as condições do terminal levou 1 minuto e 28 segundos para conseguir uma oportunidade de atravessar a rua. De acordo com duas usuárias do terminal, que fizeram a passagem junto com ela, essa situação se repete diariamente.
Camelôs
Na opinião do pedreiro Deusimar Gonçalves, os camelôs devem ser retirados. “Tem que arrumar um lugar próprio para eles. O nosso espaço já é pouco e ainda temos de dividi-lo com eles”, declara. De acordo com os passageiros, como o terminal é aberto nas laterais, fica todo molhado no período de chuva.
Apesar de todas as queixas, a mais frequente diz respeito à superlotação dos carros. É comum os ônibus saírem com pessoas prensadas na porta, e ainda deixar muita gente para trás. Nessas horas, a vendedora Irma Aranta afirma que prefere esperar pelo ônibus seguinte e chegar atrasada ao trabalho.
Postado por Meu Transporte às 20:00 0 comentários
Marcadores: Goiás
São Paulo já conta com 331,4 km de trilhos entre Metrô e Trem
O Estado responde hoje por três em cada quatro passageiros de transporte sobre trilhos do Brasil. Esse número se expande cada vez mais, com a ampliação da estrutura física, a aquisição de trens e a diminuição dos intervalos de espera.
Prova disso é que, de 2007 a 2011, o aumento de viagens diárias (incluindo metrô e trens da CPTM) foi superior a 40%, passando de 4,5 milhões para 6,4 milhões. Em 2014, chegaremos a impressionantes nove milhões de passageiros.
Os investimentos feitos também contribuíram para que se promovesse uma importante mudança na cultura dos habitantes da região metropolitana da capital. A última pesquisa origem-destino do metrô mostrou, pela primeira vez em 40 anos, que o transporte coletivo voltou a crescer em relação ao individual. Isso resulta em menos poluição, menos trânsito e mais qualidade de vida para todos os cidadãos.
Contribuiu para esse novo cenário a implementação de medidas de política tarifária que permitem a transferência livre entre CPTM e metrô e a integração desses ao bilhete único da capital, a preços reduzidos. Por sinal, hoje o sistema metroferroviário se apresenta como aquele com a menor tarifa de transporte público da cidade.
A ampliação da rede física segue a pleno vapor. Somente em 2011, são quatro novas estações na Linha 4 - Amarela, o que implica mais 5,4 quilômetros na rede, que se aproxima cada vez mais da população.
Até 2014, vamos implantar 30 quilômetros de metrô em São Paulo. Serão outras cinco estações na Linha 4 - Amarela; oito na Linha 17 - Ouro, que passará pelo aeroporto de Congonhas e pelo Morumbi; uma na Linha 5 - Lilás, em Adolfo Pinheiro; e oito no monotrilho da Linha 2 - Verde, até São Mateus, na zona leste.
Alcançaremos, assim, uma média recorde de 7,5 quilômetros por ano em novos trilhos.
Em relação à CPTM, as nossas ações envolvem reforma de estações, entrega de novos trens, modernização de linhas e de sistemas de sinalização, telecomunicações e energia.
Aproveito a oportunidade para esclarecer a população acerca de alguns mitos criados durante as campanhas eleitorais e reproduzidos no artigo de Eduardo Fagnani publicado neste espaço, em 8 de setembro.
Sobre o metrô do México, citado por Fagnani, é importante identificar que ele abrange trens de superfície e estações elevadas. Se considerarmos, portanto, a rede de trens metropolitanos, observaremos que São Paulo conta com 331,4 km de trilhos contra apenas 201 km do sistema mexicano.
Outro fator de extrema relevância é a fonte dos investimentos. Enquanto em outros países os recursos vêm dos governos federais, em São Paulo não se recebe um centavo de investimentos diretos da União. Vale observar que a prefeitura passou a repassar recursos para o metrô, medida tantas vezes prometida, mas que só foi de fato adotada recentemente.
Lembro também da importância do transporte público na preparação para a Copa do Mundo. Investiremos R$ 2,5 bilhões na modernização das linhas 3 - Vermelha do Metrô e 11 - Coral da CPTM. Assim, vamos dobrar a capacidade de passageiros por hora exigida pela Fifa na hora dos jogos.
Se governar é escolher, optamos por dar prioridade absoluta ao transporte sobre trilhos. Já temos um caminho definido para os próximos anos. A meta é trilhá-lo com rapidez, responsabilidade e eficiência, em sintonia com o desenvolvimento crescente de nossa metrópole.
Fonte: Governo de São Paulo
Postado por Meu Transporte às 01:43 2 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
EMTU/SP inicia reorganização das linhas metropolitanas da RMC
Com a transferência, os usuários de Sumaré poderão contar com a infraestrutura do Terminal Metropolitano, que oferece conforto, acessibilidade, sanitários, segurança, além da mobilidade e aumento da regularidade das linhas.
Para a alocação das novas linhas no próximo domingo, o Terminal está passando por uma readequação da comunicação visual da área interna, com a instalação de placas de direcionamento, de velocidade permitida e especificação das linhas que atendem cada plataforma. A sinalização horizontal/vertical também está sendo reforçada, além da reforma da lombofaixa central e piso podotátil , para garantir mais segurança e acessibilidade aos usuários.
As próximas fases do plano de racionalização das linhas metropolitanas da RMC envolvem a reorganização das linhas dos eixos Hortolândia/Sumaré/Monte Mor/Campinas; de Nova Odessa/Sumaré/Campinas; e de Santa Bárbara/Americana/Nova Odessa.
Linhas a serem transferidas para o Terminal Metropolitano de Campinas:
636 TRO Sumaré (Terminal Rodoviário) - Campinas (Botafogo), via Sumaré (Nova Veneza)
636 EX1 Sumaré (Jardim Florença) - Campinas (Botafogo), via Sumaré (Nova Veneza)
636 PR1 Sumaré (Jardim João Paulo II) - Campinas ( Botafogo ), via Sumaré (Nova Veneza)
637 TRO Sumaré (Jardim Residencial Bordon) - Campinas ( Botafogo ), via Sumaré (Jardim Picerno e Rodovia Virgínia Viel Dall´Orto )
638 TRO Sumaré (Jardim João Paulo II) - Campinas (Botafogo), via Sumaré (Rodovia Virgínia Viel Dall´Orto)
658 TRO Sumaré (Jardim Dall´Orto) - Campinas (Botafogo)
663 TRO Sumaré (Parque Residencial Salermo) - Campinas (Botafogo)
663DV1 Sumaré (Parque Residencial Salermo ) - Campinas (Botafogo), via Sumaré (Jardim Maria Antônia)
664 TRO Paulínia (Conjunto Habitacional Tereza Z. Vedovello) - Campinas (Botafogo ), via Sumaré (Jardim Maria Antônia)
Fonte: EMTU SP
Postado por Meu Transporte às 01:43 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Prefeitura de Manaus apresenta mais ônibus novos no próximo sábado
Com a chegada desses veículos, cerca de 500 ônibus (zero quilômetro) já entraram na frota do sistema de transporte urbano.
Até o fim de 2011, a meta da Prefeitura é entregar 878 ônibus novos para a população , conforme prevê edital de licitação lançado este ano. Com a retirada dos ônibus velhos que circulavam em Manaus, a frota da capital amazonense será a mais nova do Brasil, passando da idade média de 8 anos de uso , para menos de dois anos.
Postado por Meu Transporte às 01:42 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Aprovado empréstimo de R$ 729 milhões para implantação do VLT de Cuiabá
Postado por Meu Transporte às 01:42 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso, VLT