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Pesquisa do Metrô mapeia deslocamentos e aponta soluções para melhoria da mobilidade

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Uma fotografia atualizada de como e por que as pessoas se locomovem em um dia útil na Região Metropolitana de São Paulo. Esse é o objetivo da nova Pesquisa Origem Destino (OD), iniciada pelo Metrô neste mês de agosto.

Realizada tradicionalmente a cada dez anos desde 1967 – antes mesmo da primeira linha de Metrô ser construída -, a sétima edição do maior levantamento de mobilidade urbana do país ocorreria apenas em 2027, mas foi antecipada para mapear o impacto da pandemia de Covid-19 na maneira como a população da Grande SP utiliza os meios de transporte no seu cotidiano.

“Não é só com passageiros do Metrô ou de transporte público. Ela pesquisa todos os deslocamentos, seja a pé, por automóvel, moto ou por diversos modos de transporte público. Ou seja, os deslocamentos que são feitos em um dia útil típico nas 39 cidades da região metropolitana de São Paulo”, explica Luiz Antônio Cortez, Gerente de Planejamento e Meio Ambiente do Metrô de São Paulo.
Segundo Cortez, os hábitos de transporte da população mudaram no pós-pandemia. A demanda diária nas linhas do Metrô, por exemplo, nunca voltou aos níveis anteriores a 2020. Essa taxa, de acordo com a empresa, estacionou na casa dos 80% em relação à média de passageiros anterior à pandemia de Covid-19. O objetivo agora é entender essa nova dinâmica.

“A gente sabe que mudou, mas não sabe quanto e nem onde. Não se sabe se esses passageiros que estão faltando no Metrô migraram para o transporte individual. Ou se as pessoas estão em grande número trabalhando em regime domiciliar, por exemplo”, afirma Cortez.

Os dados da Pesquisa OD servem, entre outras coisas, para o Metrô estimar a demanda de passageiros de uma futura estação. Também ajudam na decisão sobre construir uma nova rodovia ou um novo acesso viário. Para isso, o levantamento fornece dados que mostram com precisão de onde, para onde, de que forma e o motivo pelo qual as pessoas fazem suas viagens diárias.

O levantamento serve não apenas para subsidiar as políticas de transporte e logística para a região. Pelo nível de detalhes levantados – como costumes diários e perfil de renda e consumo dos domicílios – os dados também são utilizados para modelagem de políticas de outras áreas do poder público.

“O banco de dados é público e é usado não só por quem trabalha com transporte, mas por todo mundo que trabalha com planejamento urbano. Órgãos públicos, a Secretaria da Segurança Pública e a da Saúde também usam muito”, diz o Gerente de Planejamento do Metrô.

Um dos exemplos foi o combate à febre amarela em São Paulo há alguns anos. A partir da identificação dos bairros e regiões de maior incidência da doença, foram tabuladas as zonas que tinham maior interface de deslocamento com os locais de surto. Com isso, as regiões para onde provavelmente o vetor da doença se expandiria receberam prioridade na vacinação.

Além disso, a Polícia Militar pode consultar dados da pesquisa para a alocação de contingente nos territórios. Cursos universitários de engenharia de transporte, engenharia civil, arquitetura e urbanismo, entre outros, também costumam utilizar os bancos de dados para fins de pesquisa.

Os dados são úteis ainda para a iniciativa privada. A partir do banco de informações, é possível fazer estudos de viabilidade de um novo empreendimento comercial ou imobiliário, por exemplo.

Como é feita a pesquisa

A primeira etapa da pesquisa é a de campo, com as visitas das equipes aos domicílios. Esse trabalho será realizado entre agosto e novembro deste ano e de fevereiro a março de 2024, com interrupção durante o período de férias, que modifica os hábitos comuns de viagens das pessoas. Após a conclusão da apuração, os dados serão tratados para a obtenção dos resultados.

Foram georreferenciados 1,2 milhão de endereços em 527 zonas pelos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. A pesquisa vai usar as informações coletadas em uma amostra de 32 mil domicílios. Ao todo, até 400 pessoas estarão em campo para a aplicação do questionário.

A coleta das informações é feita com todos os integrantes de um domicílio para saber quantos, quais e como são feitos seus deslocamentos ao longo de um dia.

Há ainda uma outra etapa da pesquisa, chamada de Viagens Externas, com a contagem classificada de veículos em rodovias de acesso à RMSP. Isso é feito por meio de equipamentos eletrônicos instalados em locais estratégicos.

Os passageiros dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos) e Congonhas (São Paulo), além dos terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda e Jabaquara, bem como pontos de parada de ônibus fretados próximos às estações de metrô, também serão pesquisados.

Informações: Governo de São Paulo
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Prefeitura de Teresina abre licitação de R$ 134 milhões para compra de 100 novos ônibus

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

A Prefeitura de Teresina planeja adquirir mais ônibus para que possam somar ao transporte público da capital. Para aumentar a frota, a gestão pública teresinense concluiu o edital de lançamento para pregão eletrônico com a estimativa de investimentos em R$ 134 milhões. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (07).

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que atualmente 300 ônibus circulam por todas as regiões da cidade. Com a proposição de novos investimentos, a pasta espera adquirir 100 novos veículos e, assim, auxiliar no ir e vir dos usuários teresinenses.

Em abril deste ano, a prefeitura iniciou uma proposta de aumentar a frota mensalmente com 20 veículos. A meta, segundo a PMT, era chegar em agosto, mês do aniversário da cidade, com 300 veículos circulando.

“Já atingimos o número da proposta inicial que era o aumento de 20 a cada mês, que começou em abril até agosto com 300 veículos no total e dobramos o número de viagens nas principais linhas de ônibus”, disse a pasta municipal.
A retirada do edital para compra dos novos ônibus inicia nesta quarta-feira (09). As propostas irão ocorrer no dia 23 deste mês, a partir das 9h30.

Sindicato não confirma quantitativo
O secretário de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), Cláudio Gomes, não confirmou que os 300 ônibus estejam de fato circulando em Teresina. Ele argumentou ao O Dia que antes do período de pandemia da covid-19, cerca de 450 veículos rodavam na cidade, juntamente com os corujões, transportes que circulavam no período da madrugada.

“Infelizmente, esses números a gente não pode tanto afirmar como negar, até porque o sistema está cheio de picos. Na hora de pico algum ônibus extra pode circular e essa quantidade pode variar no decorrer do dia”, ressaltou o secretário.

O Sintetro argumentou, ainda, que trabalha para fiscalizar o sistema de transporte público da capital para certificar que o percentual informado pela prefeitura seja cumprido.

Atualmente, eu sei que a quantidade de ônibus circulando gira em torno de 250 ônibus, ou até menos que isso. Os empresários estão faltando com a população, quando recebessem recursos destinados para o transporte público, esses valores seriam transformados em mais ônibus para a cidade

Informações: Portal O Dia
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Em Cuiabá, Faixas exclusivas de ônibus funcionarão somente por duas horas nos horários de pico

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), implantará faixas exclusivas de ônibus para melhorar o transporte coletivo e aliviar o tráfego nos horários de pico. As faixas funcionarão de segunda a sexta-feira, nos horários das 6h às 8h e das 17h às 19h. Aos sábados, elas serão reservadas apenas no período da manhã, das 6h às 8h, enquanto durante as tardes e nos domingos, a circulação estará livre para veículos de passeio. A medida foi planejada com base em levantamentos realizados pela equipe de engenharia de Trânsito e Transporte, para promover um transporte mais eficiente aos 205 mil usuários por dia do transporte coletivo.

A implementação dessas faixas exclusivas busca priorizar o transporte coletivo nos horários de maior demanda, enquanto proporciona flexibilidade nos períodos de menor tráfego. Essa estratégia promete contribuir para reduzir a lentidão e oferecer uma medida mais eficaz aos usuários do transporte público.

Com essas mudanças, a capital terá um transporte público mais eficiente e, ao mesmo tempo, buscará aliviar os desafios enfrentados pelo trânsito urbano durante os horários de pico. A expectativa é que a implementação das faixas exclusivas beneficie tanto os usuários do transporte coletivo quanto os motoristas particulares, contribuindo para uma circulação mais fluida. O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, explica que os motoristas terão tempo de adaptação e alerta que, encerrado esse período, motoristas que não respeitarem as faixas exclusivas nos horários de pico estarão cometendo infração de trânsito gravíssima, o que acarreta em uma autuação no valor de R$293,47, além de mais 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "O intuito principal dessa iniciativa é oferecer maior fluidez e agilidade aos usuários do transporte público, que chegam a somar 205 mil passageiros diariamente. 
O plano, baseado em um levantamento realizado pela equipe de engenharia de Trânsito e Transporte, identificou várias avenidas que receberão essas faixas exclusivas. A prioridade é o coletivo e a faixa traz mobilidade ao trânsito, e os ônibus ganham alguns minutos nas viagens e levam o passageiro mais rápido para o trabalho ou de volta para a casa dele. Com ônibus climatizados e horários definidos, incentiva inclusive a população a migrar para o transporte público. Além disso, a velocidade média dos ônibus aumenta, passando de 13 km por hora para 24 km/hora. Essas avenidas serão contempladas com trechos exclusivos para ônibus, abrangendo trajetos estratégicos que conectam diferentes áreas da cidade", comentou o secretário.

Atualmente, Cuiabá conta com faixas exclusivas nas principais avenidas da cidade: Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (mais conhecida como CPA).

Veja as avenidas que receberão faixas exclusivas:

 Avenida General Valle - abrangendo o trecho entre a Coronel Escolástico e General Mello. Avenida Djalma Ferreira de Souza - conectando-se à Avenida Deputado Milton Figueiredo (Morada do Ouro), próximo ao Massairo Okamura, até a Avenida do CPA. Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores) - do contorno da Avenida Professora Edna Affi (das Torres) até a Miguel Sutil. Avenida José Monteiro de Figueiredo, conhecida como "Lavapés" - abrangendo o trecho próximo ao restaurante Chopão até o Talavera Bar (Santa Rosa), nos dois sentidos. 

Informações: Prefeitura de Cuiabá
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Corredores de trânsito promovem melhorias na mobilidade urbana de Aracaju

Fluidez no trânsito, mobilidade, segurança e acessibilidade. Esses são alguns dos benefícios que a população poderá desfrutar, a partir do dia 11, com o início do funcionamento dos quatro corredores de trânsito implantados em pontos estratégicos da capital ao longo dos últimos quatro anos. Para isso, a Prefeitura de Aracaju investiu quase R$ 46 milhões, empregados na construção dos corredores seguindo as especificidades e necessidades de cada um, desde o recapeamento até a criação de ciclovias e de faixas exclusivas para o transporte público.

A iniciativa da implantação dos corredores teve como um dos objetivos atender a uma meta do Planejamento Estratégico da atual gestão da Prefeitura de Aracaju, que visa, por exemplo, reduzir em 20% o tempo de viagem dos ônibus. Somado, os quatro corredores de trânsito têm 35,8 km de extensão.

Segundo o superintendente da SMTT, Renato Telles, todo esse planejamento e investimento na reestruturação tem possibilitado mais agilidade ao transporte público e maior fluidez ao trânsito como um todo. “Os corredores foram pensados para beneficiar toda a população. Desde os usuários do transporte público, aos pedestres, condutores e ciclistas”, afirmou.

A obra que contou com uma maior complexidade foi o corredor da Hermes Fontes, que vai da avenida Barão de Maruim até o conjunto Orlando Dantas. Mesmo sendo o menor em extensão, com 6,8 km, a construção desse corredor exigiu mais intervenções físicas, como a retirada do canteiro central, que deu lugar a uma faixa de circulação exclusiva para o tráfego de ônibus, como ocorre em grandes centros urbanos. O investimento nesta obra foi superior a R$ 19 milhões. Com a obra, houve o remanejamento das paradas de ônibus para os locais onde há cruzamento, possibilitando que os pedestres possam atravessar com mais segurança.
Outro corredor é o da avenida Beira Mar, que vai do terminal da Atalaia até o Mercado Thales Ferraz. Com investimento de R$8,2 milhões, foram feitas diversas intervenções em seus 10 km de extensão, como a implantação de nova sinalização, retirada do pavimento asfáltico, recapeamento de toda a via, construção de cerca de 100 rampas de acessibilidade, calçadas e implantação da sinalização vertical e horizontal.

Para a construção do corredor Jardins/Centro, que vai do conjunto Augusto Franco até o Centro de Aracaju, não foi necessária a criação de uma nova via, já que na maior parte do percurso já há três faixas para circulação de veículos. Com investimento de R$ 7,3 milhões, a Prefeitura de Aracaju concretizou os 11,5 km de extensão do corredor, que percorre os bairros São José, 13 de Julho, Jardins e Inácio Barbosa.

Já para o corredor Augusto Franco, que vai da avenida Francisco José da Fonseca (a chamada Gasoduto) até a rua São Cristóvão, no início da avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), foi construída uma nova ciclovia. Isso garantiu a implantação de mais uma faixa de circulação destinada aos ônibus, restando duas para os demais veículos. Com investimento de R$9,6 milhões, a obra contou também com o recapeamento e sinalização horizontal e vertical, além de toda a parte de acessibilidade nas travessias de pedestres, com rampas e calçada. O corredor tem, no total, 7,5km de extensão.

Inovações

Inovações e melhorias foram inseridas em alguns dos corredores de trânsito de Aracaju. É o caso das lombofaixas, colocadas no corredor Hermes Fontes. Tratam-se de travessias elevadas no mesmo nível da calçada que possibilitam a passagem de pedestres, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Já nos corredores Centro/Jardins e Beira Mar, a faixa é exclusiva para transporte coletivo apenas em horários determinados: entre 6h e 9h e das 16h às 19h.

Ainda dentro das melhorias trazidas pela implantação dos quatro corredores de trânsito, destaca-se a modernização na sinalização, feita com material termoplástico, que tem maior durabilidade. Além disso, foi implantada nas faixas exclusivas para os ônibus uma pintura específica, em faixa contínua, na mesma tonalidade das demais, porém, em tamanho diferente, como estabelece a legislação. As vias são 25 centímetros mais largas.

Informações: SMTT
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Licitação para o transporte coletivo de Joinville chega ao TCE

Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura de Joinville enviou Ofício para o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Herneus João de Nadal, para informar o cronograma previsto para as próximas etapas da Licitação para concessão e gestão do transporte coletivo no município.

Técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana trabalham com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e de servidores de outras Secretarias para a elaboração dos documentos necessários para a concorrência do Sistema de Mobilidade de Joinville (SIMOB).

O SIMOB vai contemplar toda logística de transporte de passageiros por meio do sistema público na área urbana, incluindo a operacionalização das atividades e utilização dos terminais de integração.
O Ofício endereçado ao TCE/SC informa a previsão de abertura de uma consulta pública em 22 de agosto de 2023, no site da Prefeitura, com duração de 30 dias, para colher contribuições da sociedade para aprimorar o processo de concessão e gestão do serviço.

Nesta etapa, serão disponibilizados, também no site da Prefeitura, documentos como as minutas do Edital e do Contrato com seus anexos, bem como os estudos técnicos que embasaram a elaboração da proposta.

A Prefeitura de Joinville informou, também, a intenção de realizar Audiência Pública, em 15 de setembro de 2023, para ampliar a participação popular na etapa de finalização do Edital.

Esta é a primeira vez que Joinville irá realizar uma Licitação para a concessão da gestão do serviço de transporte público de passageiros na área urbana. O processo vai contemplar uma modelagem adequada à realidade do município, contemplando as melhores práticas de gestão para o segmento.

Informações: Prefeitura de Joinville
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No Rio, Corredores Transbrasil e Transoeste terão novos veículos a partir de novembro

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Os corredores Transbrasil e Transoeste do BRT, que ainda estão em obras, vão ganhar 270 novos ônibus articulados a partir de novembro. Segundo a prefeitura, a previsão é que todos os veículos estejam operando nestas linhas até março do ano que vem. Estes ônibus fazem parte dos 561 veículos que a prefeitura havia comprado para o BRT no ano passado. Deste total, 291 já foram entregues e já estão em operação.

No Twitter, o prefeito Eduardo Paes comemorou a entrega do primeiro ônibus destes 270 restantes, com um vídeo mostrando o veículo saindo da fábrica, em Caxias do Sul (RS). Paes agradeceu ao presidente Lula, que ajudou a viabilizar a frota nova. A União foi fiadora do município do Rio no empréstimo que possibilitou a renovação da frota do BRT.
"Aí, Lula. O primeiro ônibus para o BRT da Transoeste que você está dando aos cariocas já saindo da fábrica em Caxias do Sul e vindo para o Rio! Obrigado! Eu sabia que você seria mais uma vez um grande parceiro do Rio e sua gente!", escreveu Paes, prontamente respondido pelo presidente numa troca de afagos na rede social. "A parceria prefeitura e governo federal voltou", comentou o perfil oficial de Lula.

Outra novidade é que todos os novos ônibus que vão atender os corredores Transbrasil e Transoeste do BRT trabalham com motores adaptados ao padrão Euro 6, última norma internacional de redução de poluentes para veículos automotores. Os ônibus que operam de acordo com esse padrão emitem 75% menos gases poluentes do que os que circulavam de acordo com o Euro 5, o padrão anterior.

Em contrapartida, a nova tecnologia Euro 6, de acordo com sites especializados em transporte, pode deixar o custo do ônibus 30% mais caro. O Rio de Janeiro é a primeira cidade do Brasil a receber ônibus que atendem a este novo padrão, de acordo com o próprio prefeito Eduardo Paes. Os ônibus articulados do BRT do Rio são de chassi Mercedes-Benz, com 23 metros de comprimento, e comportam 210 pessoas passageiros (sentados e em pé).

Informações: O Globo

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Novo terminal de Piraquara, na Grande Curitiba, é inaugurado

O novo Terminal Metropolitano de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, já está em operação nesta segunda-feira (7), com 13 linhas de ônibus. A obra, muito aguardada pela população que utiliza o transporte público, deve beneficiar cerca de 23 mil pessoas diariamente.

A estrutura foi inaugurada no último sábado (5), com presença do governador Ratinho Júnior. O investimento do Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) foi de R$ 14,3 milhões.

“O novo espaço vai beneficiar principalmente os pais e mães de família que saem cedo de suas casas todos os dias para trabalhar e que contarão com um sistema mais eficiente e confortável”, disse o governador durante a cerimônia de inauguração.
Com uma área construída de 2.467 metros quadrados, sendo 2.305 metros quadrados cobertos, a estrutura é quase quatro vezes maior do que a do antigo terminal, que possuía 607 metros quadrados.

Além da parte interna, com espaço para lojas, cafés, banheiros e salas administrativas, o espaço contempla área de recreação, bicicletário, duas quadras poliesportivas e playground.

Mudanças nos horários de ônibus
Com o início da operação do novo terminal de Piraquara, linhas de ônibus que atendem a cidade e fazem conexões com Curitiba, São José dos Pinhais, Quatro Barras e Pinhais terão mudanças nos horários e trajetos.

Conforme a Amep, as linhas impactadas com o novo Terminal Metropolitano de Piraquara são:

D01-PIRAQUARA/SANTOS ANDRADE (via T. VILA MACEDO)
D02-T. VILA MACEDO/SANTOS ANDRADE
D11-PLANTA DEODORO, D12-SÃO CRISTÓVÃO
D13-SÃO TIAGO/T. VILA MACEDO (via NOVA TIROL)
D15-VILA FRANCA
D17-PENDULAR NORTE
D23-VILA MACEDO/SANTA MÔNICA
D31-BELA VISTA
D97-CIRCULAR BELA VISTA/NOVA TIROL
I14-PINHAIS/PIRAQUARA (via GUARITUBA)
I17-T. VILA MACEDO/T. PINHAIS
I40-QUATRO BARRAS/PIRAQUARA
I60-PIRAQUARA/SÃO JOSÉ
D18-PLANTA DEODORO/SÃO CRISTÓVÃO
I14-PINHAIS/PIRAQUARA (via GUARITUBA)
I17-T. VILA MACEDO/T. PINHAIS
I60-PIRAQUARA/SÃO JOSÉ


Informações: Uol

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Prefeitura de Maringá e TCCC entregam 35 novos ônibus para o transporte público

A Prefeitura de Maringá e a concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) realizaram nesta segunda-feira, 7, a entrega de 35 novos ônibus, todos 0 km, como parte da renovação da frota do transporte público. Até setembro, mais 16 veículos serão entregues à comunidade, o que totaliza 51 novos ônibus e uma renovação de 53% da frota. A cerimônia de entrega dos novos veículos ocorreu na Praça Renato Celidônio.

“Nossa gestão é focada em atender e melhorar o dia a dia da população. Esses novos ônibus vão trazer ainda mais comodidade para as pessoas que utilizam o transporte coletivo, além de tornar o serviço ainda mais sustentável”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. Ele destacou que, desde 2017, houve renovação de 75% da frota do transporte coletivo, o que totaliza 176 ônibus novos entregues à população. “Isso é resultado do nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços”, destacou. 
Os novos ônibus são equipados com a moderna tecnologia Euro 6, capaz de reduzir a emissão de poluentes em até 77%. Além disso, os veículos contribuem para a diminuição da poluição sonora, pois são mais silenciosos. Os novos ônibus contam com estrutura para oferecer 100% de acessibilidade, com a presença de elevadores, rede wi-fi gratuita e câmeras de segurança. 

“A melhoria na mobilidade urbana é uma marca da atual gestão. Essa nova frota de ônibus é mais um exemplo do nosso empenho em melhorar a vida da população maringaense. Além disso, consolida Maringá como uma cidade  tecnológica e digital”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur.

Conectada às inovações tecnológicas, a Prefeitura de Maringá solicitou à TCCC a implantação de uma nova bilhetagem eletrônica. A tecnologia segue os avanços digitais da mobilidade urbana, com maior agilidade e comodidade. O sistema prevê que o usuário do transporte público possa pagar pelos créditos por meio de PIX, com liberação imediata pela catraca com o uso de um QR Code.

Informações: Prefeitura de Maringá

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