Trolebus em SP
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Em Santos: Passageiros de ônibus aprovam corredor de ônibus da Av.Conselheiro Nébias
segunda-feira, 18 de abril de 2011A faixa preferencial da Av. Conselheiro Nébias foi aprovada pelos passageiros de ônibus. Ativado no sentido Centro/praia, entre 17h e 20h, o corredor beneficiou cerca de 13 mil usuários de 15 linhas municipais, intermunicipais e seletivas que passam pela avenida. O principal objetivo da medida é estimular o uso do transporte público, pois menos carros nas ruas resultam em benefícios ao meio ambiente e melhoria da qualidade de vida. A faixa também permite que os ônibus se desloquem mais rapidamente, reduzindo o tempo das viagens dos passageiros.
A auxiliar de limpeza Neide Duque Souza vê benefícios com o corredor. “Os ônibus que circulam pela Av. Ana Costa estão mais rápidos. Espero que na Av. Conselheiro Nébias aconteça a mesma coisa. Quem usa ônibus, aprova”. A aposentada Consuelo Vasques Beiras compartilha da opinião. “Tenho 83 anos e uso bastante ônibus. Acho que os carros devem ceder espaço para os coletivos, para que tenham preferência nas grandes avenidas”.
Pesquisa – A ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) divulgou no ano passado relatório sobre os custos dos deslocamentos no país, concluindo que o transporte coletivo é o mais econômico em todos os aspectos apurados. Os dados mostram que o uso do ônibus implica em menos ocupação do espaço viário e menor consumo energético – o automóvel utiliza oito vezes mais espaço por passageiro transportado e consome 4,5 vezes mais energia que os coletivos. As motos alcançam primeiro lugar com relação à emissão de CO2, pois poluem 15 vezes mais que os ônibus. Segundo o levantamento, o custo de um acidente com moto é 19 vezes maior do que com os coletivos. Acidente envolvendo automóvel é 2,7 vezes mais em comparação ao veículo de transporte público.
Fonte: Prefeitura de Santos
Postado por Meu Transporte às 09:18 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Em Florianópolis, Nova tarifa de ônibus já está em vigor
O passeio deste domingo pode ter um gostinho amargo para quem depende do transporte coletivo em Florianópolis. Desde a 0h, as tarifas sofreram um reajuste médio de 6,15%.
Os usuários que carregaram o cartão terão 60 dias para usar o crédito com os preços antigos. O vice-prefeito João Batista Nunes ressaltou que o reajuste é reflexo do aumento nos salários dos trabalhadores do setor e da variação das despesas do transporte coletivo.
O aumento vale para a tarifa social em dinheiro, a social, cartão e de estudantes. Apenas quem paga a tarifa no dinheiro saiu beneficiado, com uma redução de 1,69% do preço (passou de R$ 2,95 para R$ 2,90). O grupo beneficiado pela redução representa apenas 20,5% dos usuários do transporte coletivo. A compensação será feita pelo restante da população que pega ônibus com cartão.
O vice-prefeito explicou que a medida favorece trabalhadores sem carteira assinada, que, segundo ele, são os que geralmente pagam em dinheiro. Mas não apresentou uma pesquisa que comprovasse a afirmação.
O secretário de Finanças do sindicato dos motoristas e cobradores, Deonísio Linder, declarou que o cotidiano mostra usuários de todas as classes sociais no grupo. Afirmou que não há predominância de determinado segmento.
Ele acrescentou ainda que não existe controle a respeito de quem são as pessoas que pagam em dinheiro.
Os usuários que carregaram o cartão terão 60 dias para usar o crédito com os preços antigos. O vice-prefeito João Batista Nunes ressaltou que o reajuste é reflexo do aumento nos salários dos trabalhadores do setor e da variação das despesas do transporte coletivo.
O aumento vale para a tarifa social em dinheiro, a social, cartão e de estudantes. Apenas quem paga a tarifa no dinheiro saiu beneficiado, com uma redução de 1,69% do preço (passou de R$ 2,95 para R$ 2,90). O grupo beneficiado pela redução representa apenas 20,5% dos usuários do transporte coletivo. A compensação será feita pelo restante da população que pega ônibus com cartão.
O vice-prefeito explicou que a medida favorece trabalhadores sem carteira assinada, que, segundo ele, são os que geralmente pagam em dinheiro. Mas não apresentou uma pesquisa que comprovasse a afirmação.
O secretário de Finanças do sindicato dos motoristas e cobradores, Deonísio Linder, declarou que o cotidiano mostra usuários de todas as classes sociais no grupo. Afirmou que não há predominância de determinado segmento.
Ele acrescentou ainda que não existe controle a respeito de quem são as pessoas que pagam em dinheiro.
Fonte: Diário Catarinense
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Postado por Meu Transporte às 09:18 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de Cuiabá quer o sistema VLT na cidade
Na opinião do diretor técnico da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de Mato Grosso (Assut), Jean M. Van Den Haute, a discussão sobre qual sistema de transporte implantar em Cuiabá não deveria sequer estar acontecendo. “Não tem que discutir. Lei é lei”, afirma.
Haute refere-se à Lei Complementar 150, de 2007, que determina que deve ser implantado em Cuiabá um sistema de transporte de grande capacidade nos principais eixos da cidade.
“O sistema tem que ser sobre trilhos. Não tem mais o que ser discutido. Além do mais, os ônibus são meios de transporte com média ou pequena capacidade, não se encaixam na legislação”.
O diretor diz também que deve ser priorizado sistema “de qualidade”, e que a melhor solução não é o “caminhão/busão”, como ele chama os ônibus do sistema BRT.
Para Haute, o VLT leva vantagem sobre o BRT porque polui menos, tem maior capacidade de passageiros e porque precisaria de menos espaço para o trilho, diminuindo as desapropriações.
“A quantidade de imóveis desocupados seria quase inexistente”, defende. Ele diz ainda que a adoção dos dois sistemas também seria boa opção, com o VLT nos eixos principais e o BRT fazendo as linhas troncais secundárias. “Os dois sistemas não são excludentes”, argumenta. (CH)
Fonte: Diário de Cuiabá
Haute refere-se à Lei Complementar 150, de 2007, que determina que deve ser implantado em Cuiabá um sistema de transporte de grande capacidade nos principais eixos da cidade.
“O sistema tem que ser sobre trilhos. Não tem mais o que ser discutido. Além do mais, os ônibus são meios de transporte com média ou pequena capacidade, não se encaixam na legislação”.
O diretor diz também que deve ser priorizado sistema “de qualidade”, e que a melhor solução não é o “caminhão/busão”, como ele chama os ônibus do sistema BRT.
Para Haute, o VLT leva vantagem sobre o BRT porque polui menos, tem maior capacidade de passageiros e porque precisaria de menos espaço para o trilho, diminuindo as desapropriações.
“A quantidade de imóveis desocupados seria quase inexistente”, defende. Ele diz ainda que a adoção dos dois sistemas também seria boa opção, com o VLT nos eixos principais e o BRT fazendo as linhas troncais secundárias. “Os dois sistemas não são excludentes”, argumenta. (CH)
Fonte: Diário de Cuiabá
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Postado por Meu Transporte às 09:17 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Em Belém, Obras da BR-316 e Amirante Barroso: R$ 480 milhões
O coordenador geral do Ação Metrópole, Cesar Meira, diz que as obras de implantação do corredor da BR-316 e Almirante Barroso têm custo orçado em R$ 480 milhões. A maior parte desse dinheiro, R$ 320 milhões, será financiada pela Jica, a agência internacional de cooperação do governo japonês, entrando o governo do Estado com os restantes R$ 160 milhões. Além de participar financeiramente, a agência japonesa vem prestando consultoria técnica ao projeto desde que ele começou a ser estudado, há duas décadas.
De acordo com Marilena Mácola, o projeto prevê um terminal de integração em Marituba e uma estação de integração na altura do bairro de Águas Lindas, em Ananindeua. Ao longo do trajeto, deverão ser instalados 29 pontos de paradas, todos eles em nível, para facilitar o acesso aos ônibus. A bilhetagem será feita fora dos coletivos, para evitar atropelos no embarque e desembarque de passageiros. Nos seis municípios, em trabalho a ser conduzido pelos respectivos prefeitos, a ideia é que venham a ser criadas linhas locais, de alcance restrito, e também linhas alimentadoras, que deverão alimentar o sistema troncal.
Já na implantação do eixo Augusto Montenegro, o Ação Metrópole projeta investir R$ 245 milhões. A obra foi inscrita no PAC 2 – Mobilidade, do Ministério das Cidades, para cobertura de 80% do custo, ficando os 20% restantes como contrapartida do Estado. O projeto contempla a implantação de um terminal na vila de Icoaraci e de uma estação de integração na altura do Tapanã.
Os estudos conduzidos pela equipe técnica da Secretaria de Projetos Estratégicos, tendo a consultoria de especialistas japoneses, já descartaram alternativas ferroviárias como o monotrilho e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). A opção afinal aprovada é a do Sistema BRT (Bus Rapid Transit). O BRT, que funciona com corredores de ônibus rápidos, foi implantado com enorme sucesso em Bogotá e hoje é considerado um dos melhores sistemas de transporte público do mundo, segundo Marilena Mácola.
Ela acrescentou que a equipe do Ação Metrópole está trabalhando atualmente na tramitação dos processos de empréstimos que vão equacionar financeiramente o projeto. Em breve, deverão ser contratados os projetos executivos. O cronograma de trabalho está sendo traçado de modo a permitir o início das obras em meados de 2013, para efetivo início das operações no final de 2015.
Fonte: Diário do Pará
Postado por Meu Transporte às 09:17 0 comentários
Marcadores: Pará
Em Fortaleza, avenida Engenheiro Santana terá em breve um corredor de ônibus
Mais uma avenida começa a receber intervenções do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). Por pelo menos três meses, a avenida Engenheiro Santana Júnior, no Cocó, passará por obras de recuperação do asfalto e reconstrução do canteiro central entre a avenida Antônio Sales e a rua Joaquim Lima (rua seguinte ao viaduto sobre a avenida Santos Dumont).
A interdição da Engenheiro Santana Júnior será parcial, pois as obras serão feitas faixa a faixa. O primeiro trecho interditado será a faixa mais próxima do Parque do Cocó, no sentido Iguatemi-Terminal do Papicu.
O coordenador do Transfor, Daniel Lustosa, explica que a interdição momentânea das faixas de trânsito foi a forma encontrada para atrapalhar o menos possível no trânsito do local. “Esses serviços são relativamente rápidos. Não vão impactar de maneira tão forte”, avalia. Como não há desvios na obra, para quem prevê sufoco em horários de pico, a sugestão do Transfor é seguir pela avenida Sebastião de Abreu.
Diferentemente do que ocorre em outras obras do Transfor, não haverá intervenções de drenagem na avenida Engenheiro Santana Júnior, pois, segundo Lustosa, a via já conta com essa infraestrutura. “Se preciso, vamos complementar a rede existente”, acrescenta.
Viaduto
Caso siga o cronograma inicial, as obras de recuperação da avenida Engenheiro Santana Júnior devem terminar em julho, mês em que está previsto para começar a construção de um viaduto no cruzamento desta via com a avenida Antônio Sales
Questionado sobre provável sobreposição de obras com calendários tão próximos, Daniel argumenta que as duas intervenções são complementares. “Não haverá a possibilidade de termos de refazer obras”, garante.
Os serviços na avenida Engenheiro Santana Júnior integram a criação de um futuro corredor de ônibus entre os terminais do Antônio Bezerra e Papicu. No Antônio Bezerra, as obras se arrastam desde julho de 2009 e a nova previsão de entrega é para fevereiro de 2012.
O objetivo é, finalizadas as obras das grandes vias entre os dois terminais, criar faixas exclusivas de ônibus e pontos com paradas especiais. “Depois da Engenheiro Santana Júnior, vamos dar sequência com avenida Antônio Sales e rua Padre Valdevino”, projeta Lustosa.
Fonte: O Povo Online
Postado por Meu Transporte às 09:17 0 comentários
Marcadores: Ceára
Em São Luís, Mudança na cor dos ônibus confunde passageiros
A mudança na cor dos ônibus e a falta de letreiro indicando o roteiro das linhas no sistema integrado confundem passageiros em São Luís. Assista à reportagem de Douglas Pinto, da TV Mirante.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes informou que a alteração ocorreu por uma reclassificação nas bacias operacionais do sistema integrado.
Fonte: Imirante.com
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A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes informou que a alteração ocorreu por uma reclassificação nas bacias operacionais do sistema integrado.
Fonte: Imirante.com
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Postado por Meu Transporte às 09:15 0 comentários
Marcadores: Maranhão
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