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segunda-feira, 19 de julho de 2010Postado por Meu Transporte às 21:48 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco, Videos
Curitiba está próxima de definir se realmente precisa de uma linha de metrô
Os projetos serão concluídos cerca de três anos e meio depois da retomada da discussão sobre a necessidade de Curitiba construir uma linha de metrô, em dezembro de 2006. Só depois da finalização dos estudos poderá ser feito o projeto de engenharia da obra. A conclusão dos levantamentos também poderá facilitar a obtenção de financiamento, principal dificuldade enfrentada pela prefeitura. O projeto do metrô de Curitiba foi deixado de fora do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa de 2014 e em relação ao PAC 2 só há incertezas.
Custo maior
A discussão sobre o metrô de Curitiba foi retomada durante o seminário Curitiba nos Trilhos, promovido pelo Ippuc em parceria com a CBTU em dezembro de 2006. De lá para cá, a ideia foi incorporada aos discursos políticos e chegou-se a cogitar que o metrô estaria funcionando até 2014, quando Curitiba deverá ser uma das sedes da Copa do Mundo. Porém, sem a conclusão do projeto executivo e o dinheiro para a obra, a implantação do metrô ainda é incerta até hoje. O custo estimado para os 22 km do metrô curitibano, que antes era R$ 2 bilhões, já chega a R$ 3,5 bilhões.
A proposta inicial prevê que a obra utilize o sistema “cut and cover” (algo como “corte e cubra”) na área das canaletas entre o Pinheirinho e o Centro. Não seria preciso escavar fundo, como no caso de São Paulo, para abrir os túneis: seria apenas “recortada” a área das canaletas, construído o túnel e coberto novamente com terra. A canaleta seria transformada em um parque linear. A escavação profunda seria necessária na região central, por causa das características do terreno e da quantidade de prédios. Os estudos de engenharia já demonstraram, porém, que será necessário implantar túneis mais profundos em mais áreas do que o previsto, o que encarece o projeto. Inicialmente, cada trem teria quatro carros com capacidade para até 1,1 mil passageiros.
Fonte: Gazeta do Povo
Postado por Meu Transporte às 21:43 0 comentários
Marcadores: Paraná, trem/metrô
BH: Bilhete de papel do metrô não será aceito nos ônibus
Postado por Meu Transporte às 21:37 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais, trem/metrô
Frota do transporte coletivo diminuiu em Manaus desde 2007
O resumo operacional das empresas que fazem o transporte coletivo na cidade revela que algumas linhas que transportam grande quantidade de passageiros tiveram sua frota de ônibus reduzida. É o caso da linha 300, operada pela empresa Transamazônia (antiga Eucatur), que parte do Terminal 3 em direção ao Centro da cidade. Em 2007, a linha contava com 15 ônibus articulados, este ano são apenas 12.
A maior redução é constatada na linha 550, também operada pela Transamazônia, que faz o trajeto do bairro Novo Israel, zona Norte, ao Centro da cidade. Em 2007, eram 13 ônibus operando na linha, este número reduziu para oito.
O problema da redução de ônibus em linhas não é exclusividade da zona norte da cidade. Na zona leste, a linha 672 que parte do Terminal 5 (São José) para o Centro da cidade, contava com 13 ônibus articulados em 2007, atualmente são apenas nove veículos. A doméstica Salete Araújo da Silva, 37, estava ontem no Terminal 5 aguardando a linha 672. Ela se revolta ao saber da redução. “Isto é ‘muito’ errado, uma falta de respeito com o usuário”.
Segundo a assessoria de comunicação do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Amazonas (Sinetram), a quantidade de ônibus que devem operar nas linhas é determinada pelo IMTT. A assessoria do IMTT disse que irá se manifestar hoje sobre a redução do número de ônibus na cidade e da frota em algumas linhas.
Postado por Meu Transporte às 21:21 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Rio Grande: Sistema integrado de transporte coletivo começa ser utilizado
A fim de inspecionar o início do novo modelo, o prefeito Fábio Branco, o secretário de Segurança dos Transportes e do Trânsito, Enoc Guimarães e outras autoridades do município estiveram acompanhando as primeiras horas após as alterações. Na Estação de Integração da Junção eles ouviram a sugestões e tentaram esclarecer dúvidas dos usuários. “Tudo que altera a rotina faz com que as pessoas fiquem reticentes no início. Há sempre um processo de adaptação e por isso estamos aqui para dar um apoio e prestar informações para os usuários”, falou o prefeito. Ele disse ainda acreditar que o novo sistema integrado proporcionará maior agilidade, novos destinos e melhor atendimento às pessoas.
Como irá funcionar
Inicialmente o sistema oferece quatro Estações de Integração, que servirão para o embarque e desembarque de passageiros. São eles: Trevo, Praça Tamandaré, Balneário Cassino e Junção. Para utilizar o sistema de integração, os usuários terão que necessariamente obter o cartão Mais Rio Grande do sistema de bilhetagem eletrônica.
Postado por Meu Transporte às 21:16 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Saiba mais sobre o VTE - Fortaleza
Postado por Meu Transporte às 01:16 0 comentários
Marcadores: Ceára
Curitiba: Ônibus terão faixa exclusiva na Duque a partir desta segunda
Entre 7 e 19 horas, de segunda a sexta, e entre 7 e 14 horas aos sábados, horário de maior tráfego, os motoristas deverão respeitar as novas regras. Após esse horário, a faixa da esquerda volta a ser usada para o estacionamento de veículos. Para suprir a perda da faixa de estacionamento, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) aumentou o número de vagas para veículos nas ruas laterais à Duque de Caxias. “Hoje temos 31 vagas nas vias laterais. Com a eliminação de uma faixa da Duque no horário de maior movimento, esse número vai saltar para 63 vagas nas ruas que cruzam a avenida”, explica Wilson Santos de Jesus, diretor de Trânsito da CMTU.
Além dessas mudanças, a companhia vai disponibilizar quatro vagas para idosos e quatro para deficientes que hoje não existem. O tempo de carga e descarga das ruas laterais foi esticado e funcionará durante o todo o horário comercial (das 7 às 18 horas) e não mais até meio-dia como ocorre atualmente.
Nem todos os donos de lojas na avenida concordam com a mudança. Olinda Celli, gerente de uma casa de massas, afirma que sua clientela utiliza as vagas apenas para pegar encomendas e não gasta mais do que “alguns minutinhos”. “Temos convênio com dois estacionamentos próximos, mas mesmo assim nossos clientes reclamam da distância, agora com essa mudança, as reclamações tendem a aumentar”, protesta Celli, que acha que vai ter o ponto prejudicado. “Acredito que para o comércio vai ser muito ruim, porque já é difícil estacionar na Duque de Caxias, agora então ficará pior”, diz Gislaine Ramos Moreira, dona de uma loja de móveis usados.
Outros disseram estar indiferentes à mudança. “Quase todas as vagas disponíveis hoje na Duque têm ‘donos’. Alguns comerciantes se consideram proprietários das vagas e caso algum outro comerciante ou até mesmo cliente estacione, eles pedem para que o veículo seja retirado imediatamente”, revela uma comerciante que preferiu ter seu nome preservado.
Postado por Meu Transporte às 01:03 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Paraná
Prefeitura de Mauá pretende implementar mudanças na operação do transporte público da cidade
Postado por Meu Transporte às 00:54 0 comentários
Marcadores: São Paulo