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VLT do Cariri: Estação Escola será a nona da linha férrea que liga Juazeiro do Norte ao Crato
terça-feira, 6 de setembro de 2011Avança a obra da nova estação do Metrô do Cariri. A Estação Escola será a nona da linha férrea que liga Juazeiro do Norte ao Crato. Já foram feitas a locação da obra, a execução da fundação, a escavação, a regularização das fundações e, atualmente, estão sendo colocadas as ferragens para a concretagem. A obra está sendo realizada pela Gaid Construções Ltda e deve ser concluída até o final deste ano. A estação está sendo construída na avenida Paulo Maia, no bairro São José, Juazeiro do Norte. A estrutura fica em frente à escola Profissionalizante Raimundo Coelho Saraiva, inaugurada há alguns meses pelo Governo do Estado. A estrutura é do tipo tubular, semelhante às oito estações já existentes: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, São José, Muriti e Padre Cícero.
O Metrô do Cariri é o primeiro serviço de transporte ferroviário operado com veículos leves sobre trilhos (VLT) do Nordeste e o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. A linha férrea tem 13,6 quilômetros e liga Juazeiro do Norte e Crato. O serviço funciona desde dezembro de 2009.
Desde sua implantação, o VLT do Cariri tem ajudado ao crescente processo de urbanização e integração regional, atraindo investimentos industriais e comerciais. O sistema tem interligado importantes polos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas e indústrias de Juazeiro do Norte e do Crato (com uma população de 363.810 habitantes). Além disso, o empreendimento tem sido fomentador do turismo religioso na região, visto que Juazeiro do Norte recebe milhares de fiéis que participam de diversas romarias ao longo do ano em homenagem a Padre Cícero, considerado santo popular no Nordeste.
Serviço
O Metrô do Cariri opera de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 20 horas, fazendo um total de 42 viagens/dia.
Informações do Governo do Ceará
Postado por Meu Transporte às 08:15 0 comentários
Porto Alegre: Obras da Ciclovia da avenida Ipiranga começam neste mês
No Dia Mundial Sem Meu Carro, comemorado em 22 de setembro, a prefeitura de Porto Alegre vai iniciar as obras da ciclovia da avenida Ipiranga. A estrutura, de 9,4 quilômetros de extensão, vai ligar as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho, na zona Leste da Cidade. A cerimônia de início dos trabalhos será marcada pela realização de um passeio ciclístico ao longo da via. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo prefeito José Fortunati, ao receber o projeto executivo da direção do Grupo Zaffari.
Durante seu discurso, o diretor de expansão do Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, destacou a parceria da iniciativa privada com o poder público. "O modelo servirá de parâmetro para a construção de novas ciclovias." O diretor do Praia de Belas Shopping, Sérgio Zukov, elogiou o trabalho realizado pelos técnicos da prefeitura em benefício de um trânsito mais seguro. Já Fortunati ressaltou que a próxima meta é conscientizar os motoristas para que eles tenham um convívio harmonioso com o ciclista. "O Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre será um exemplo para todo o País", afirmou.
O secretário de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, informou que o Praia de Belas Shopping será responsável pela construção do trecho da avenida Edvaldo Pereira Paiva até a avenida Erico Verissimo. Já o Grupo Zaffari vai construir a estrutura da Erico Verissimo até a Antônio de Carvalho. "Em função dos empreendimentos do Grupo Zaffari, teremos a possibilidade de construir ciclovias em outros bairros da cidade", completou Cappellari.
A ciclovia da Ipiranga será construída às margens do arroio Dilúvio e terá duplo sentido de circulação. Além disso, mudará de lado em alguns pontos da avenida para um melhor aproveitamento do espaço. A pista terá piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas) e sinaleira para ciclistas. Na Ipiranga, as obras da ciclovia serão feitas em horários alternativos para não prejudicar a circulação de veículos na região.
De acordo com Cappellari, o custo da obra está avaliado em R$ 2,5 milhões, recursos provenientes do Grupo Zaffari e do shopping Praia de Belas. A conclusão da ciclovia da Ipiranga está prevista para o primeiro semestre de 2012.
Segundo o secretário, já está em elaboração pelos técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) o projeto de construção de uma ciclovia na avenida Sertório. A obra, com 11 quilômetros de extensão, deverá se iniciar em 2012 e terá ligação com a rua Voluntários da Pátria e o aeroporto Salgado Filho.
Na Edvaldo Pereira Paiva, será construída uma ciclovia de cinco quilômetros. A ideia da prefeitura com a obra é realizar uma integração dos espaços para ciclistas nas avenidas Diário de Notícias, Edvaldo Pereira Paiva e Ipiranga, o que vai resultar em 17,4 quilômetros de espaços para ciclistas. Com os projetos do Plano Diretor Cicloviário, Porto Alegre terá 40 quilômetros de ciclovias até a Copa do Mundo de 2014.
Durante seu discurso, o diretor de expansão do Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, destacou a parceria da iniciativa privada com o poder público. "O modelo servirá de parâmetro para a construção de novas ciclovias." O diretor do Praia de Belas Shopping, Sérgio Zukov, elogiou o trabalho realizado pelos técnicos da prefeitura em benefício de um trânsito mais seguro. Já Fortunati ressaltou que a próxima meta é conscientizar os motoristas para que eles tenham um convívio harmonioso com o ciclista. "O Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre será um exemplo para todo o País", afirmou.
O secretário de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, informou que o Praia de Belas Shopping será responsável pela construção do trecho da avenida Edvaldo Pereira Paiva até a avenida Erico Verissimo. Já o Grupo Zaffari vai construir a estrutura da Erico Verissimo até a Antônio de Carvalho. "Em função dos empreendimentos do Grupo Zaffari, teremos a possibilidade de construir ciclovias em outros bairros da cidade", completou Cappellari.
A ciclovia da Ipiranga será construída às margens do arroio Dilúvio e terá duplo sentido de circulação. Além disso, mudará de lado em alguns pontos da avenida para um melhor aproveitamento do espaço. A pista terá piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas) e sinaleira para ciclistas. Na Ipiranga, as obras da ciclovia serão feitas em horários alternativos para não prejudicar a circulação de veículos na região.
De acordo com Cappellari, o custo da obra está avaliado em R$ 2,5 milhões, recursos provenientes do Grupo Zaffari e do shopping Praia de Belas. A conclusão da ciclovia da Ipiranga está prevista para o primeiro semestre de 2012.
Segundo o secretário, já está em elaboração pelos técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) o projeto de construção de uma ciclovia na avenida Sertório. A obra, com 11 quilômetros de extensão, deverá se iniciar em 2012 e terá ligação com a rua Voluntários da Pátria e o aeroporto Salgado Filho.
Na Edvaldo Pereira Paiva, será construída uma ciclovia de cinco quilômetros. A ideia da prefeitura com a obra é realizar uma integração dos espaços para ciclistas nas avenidas Diário de Notícias, Edvaldo Pereira Paiva e Ipiranga, o que vai resultar em 17,4 quilômetros de espaços para ciclistas. Com os projetos do Plano Diretor Cicloviário, Porto Alegre terá 40 quilômetros de ciclovias até a Copa do Mundo de 2014.
Fonte: Jornal do Comércio
Postado por Meu Transporte às 08:13 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Rio Grande do Sul
Metrô de SP vai reduzir tempo de espera no embarque
A aparelhagem permitirá a circulação de um trem mais perto do outro - a distância de segurança também será menor. Segundo o Metrô, o tempo entre cada composição cairá de 110 para 90 segundos, na Linha 1; de 150 para 120 segundos, na Linha 2; e de 108 para 85 segundos, na Linha 3.
O Metrô prevê, segundo o cronograma de inaugurações de novas paradas, que em 2012 pelo menos cinco linhas estejam em expansão: 2-Verde e 17-Ouro, ambas por monotrilho, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Branca. O monotrilho do ABC e a Parceria Público-Privada (PPP) da Linha 6-Laranja deverão ser apenas licitados até o fim de 2012.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
Postado por Meu Transporte às 08:13 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Em Fortaleza, Reforma do terminal do Papicu é concluida
O Terminal do Papicu passou por uma série de intervenções para evitar acidentes e incentivar a passagem dos passageiros pela faixa de pedestres. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), concluiu a instalação de um gradil na plataforma dos boxes e no canteiro central da estação.
A implantação desta ação preventiva, que direciona o fluxo de passageiros, será avaliada junto à população e, posteriormente, estudada a possibilidade de ampliá-la para os demais terminais de integração.
Como parte da obra, iniciada em julho deste ano, foram construídas rampas, que facilitarão o acesso de pessoas com deficiência à entrada do terminal, além de nova bilheteria.
Ainda segundo a Etufor, cerca de 270 mil usuários de ônibus circulam diariamente pelo Terminal do Papicu.
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A implantação desta ação preventiva, que direciona o fluxo de passageiros, será avaliada junto à população e, posteriormente, estudada a possibilidade de ampliá-la para os demais terminais de integração.
Como parte da obra, iniciada em julho deste ano, foram construídas rampas, que facilitarão o acesso de pessoas com deficiência à entrada do terminal, além de nova bilheteria.
Ainda segundo a Etufor, cerca de 270 mil usuários de ônibus circulam diariamente pelo Terminal do Papicu.
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Fonte: O Povo Online
Postado por Meu Transporte às 07:48 0 comentários
Marcadores: Ceára
Tarifa de ônibus de Atibaia reajustada nesta segunda-feira
Começou a vigorar, nesta segunda-feira, o reajuste da tarifa do transporte coletivo por ônibus – linhas urbanas e rurais – de Atibaia, que altera a tarifa de R$ 2,50 para R$ 2,60.
O reajuste foi solicitado pela empresa que detém a concessão do serviço de transporte público coletivo no município, a Viação Atibaia São Paulo. O pedido de reajuste pretendido pela concessionária solicitava alteração do valor de R$ 2,50 para R$ 2,77. Entretanto, a comissão responsável pela avaliação do pedido concluiu que as informações fornecidas pela empresa a respeito do número de passageiros transportados e sobre a depreciação da frota apresentaram divergências e imprecisões.
Apesar dos problemas envolvendo os dados apresentados, a Prefeitura autorizou acréscimo de R$ 0,10 no valor do bilhete, ao invés dos R$ 0,27 pretendidos pela concessionária.
A comissão incumbida de avaliar o pedido de aumento de tarifa da Viação Atibaia São Paulo utilizou como referência uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autorizou um reajuste de 4,639% para transporte semiurbano interestadual e internacional de passageiros, a partir de 31 de agosto deste ano, válido para percursos de até 75 km, e também um reajuste de 5,017% para longa distância, acima de 75 km.
A Comissão também considerou os custos para operação do sistema apresentados pela empresa, que apontaram um aumento de 5,35% de maio de 2010 até junho de 2011.
O aumento dos custos ocasionou o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado entre a concessionária e o Município. A manutenção dessa proporção entre as despesas e as receitas da empresa, oriundas da prestação dos serviços de transporte coletivo por ônibus, é cláusula do contrato assinado entre a concessionária e a Prefeitura e, sobretudo, um direito garantido pela Lei nº 8.666/93.
O reajuste foi autorizado pelo Decreto n.º 6.528, de 24 de agosto de 2011, e publicado na Imprensa Oficial de sábado, 27 de agosto. O decreto pode ser consultado na íntegra pelo site www.atibaia.sp.gov.br , no link “Imprensa Oficial”.
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O reajuste foi solicitado pela empresa que detém a concessão do serviço de transporte público coletivo no município, a Viação Atibaia São Paulo. O pedido de reajuste pretendido pela concessionária solicitava alteração do valor de R$ 2,50 para R$ 2,77. Entretanto, a comissão responsável pela avaliação do pedido concluiu que as informações fornecidas pela empresa a respeito do número de passageiros transportados e sobre a depreciação da frota apresentaram divergências e imprecisões.
Apesar dos problemas envolvendo os dados apresentados, a Prefeitura autorizou acréscimo de R$ 0,10 no valor do bilhete, ao invés dos R$ 0,27 pretendidos pela concessionária.
A comissão incumbida de avaliar o pedido de aumento de tarifa da Viação Atibaia São Paulo utilizou como referência uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autorizou um reajuste de 4,639% para transporte semiurbano interestadual e internacional de passageiros, a partir de 31 de agosto deste ano, válido para percursos de até 75 km, e também um reajuste de 5,017% para longa distância, acima de 75 km.
A Comissão também considerou os custos para operação do sistema apresentados pela empresa, que apontaram um aumento de 5,35% de maio de 2010 até junho de 2011.
O aumento dos custos ocasionou o desequilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado entre a concessionária e o Município. A manutenção dessa proporção entre as despesas e as receitas da empresa, oriundas da prestação dos serviços de transporte coletivo por ônibus, é cláusula do contrato assinado entre a concessionária e a Prefeitura e, sobretudo, um direito garantido pela Lei nº 8.666/93.
O reajuste foi autorizado pelo Decreto n.º 6.528, de 24 de agosto de 2011, e publicado na Imprensa Oficial de sábado, 27 de agosto. O decreto pode ser consultado na íntegra pelo site www.atibaia.sp.gov.br , no link “Imprensa Oficial”.
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Postado por Meu Transporte às 07:47 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Ciclistas de São Caetano aprovam faixa exclusiva na Av. Tijucussu
Ciclistas de São Caetano ganharam ciclofaixa de aproximadamente dois quilômetros na Avenida Tijucussu, no bairro Olímpico. O prefeito José Auricchio Júnior (PTB) inaugurou ontem o parque linear na via, que agora está integrado à área verde da Avenida Presidente Kennedy.
O investimento foi de R$ 4,8 milhões e contemplou mudanças no viário da Praça dos Imigrantes. Com a eliminação da rotatória em frente à Avenida Tijucussu, a área verde foi ampliada, passando de 5.000 para 9.000 metros quadrados. A praça ganhou também playground, aparelhos de ginástica e deque de madeira, além da iluminação especial nos chafarizes, inaugurada na noite de sábado. A fonte, aliás, fez a alegria da criançada na tarde ensolarada de ontem. Depois que Auricchio deixou o local, o espaço foi invadido pelos pequenos, que se refrescaram utilizando o espelho d'água como piscina.
A ciclofaixa foi elogiada pelos frequentadores do espaço. O ajudante Severino Lira, 57 anos, afirma que já utiliza a ciclovia da Kennedy todos os domingos. "Agora vou poder esticar meu passeio. Isso é importante porque, além da diversão, temos mais uma opção de esporte."
Para o funcionário público José Messias, 35, a melhor novidade foi a ampliação da área verde. "Ficou lindo, está muito moderno. É uma ótima opção de lazer."
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
Do Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 07:32 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, São Paulo
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