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No Recife, Procon vai multar empresas de ônibus que circularem com as portas abertas
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
Os ônibus que forem flagrados circulando sem o equipamento chamado anjo da guarda, que impede que o veículo ultrapasse 5 km/h com portas abertas ou abra as portas centrais fora dos terminais no Grande Recife, vão ser multados. Fiscais do Procon ficarão responsáveis por aplicar a multa às empresas de transporte coletivo. A medida foi anunciada nesta quarta (14) pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
Apesar da norma, as 13 empresas que operam na Região Metropolitana do Recife terão 180 dias para adaptar os quase 2.000 coletivos à regra. O termo de compromisso entre as empresas e a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão da Secretaria de Justiça, foi firmado no último dia 5. A decisão da coordenadoria de intervir no sistema de transporte foi tomada depois do registro de dois acidentes que vitimaram os estudantes Camila Mirele e Harlynton dos Santos. Os dois morreram após cair de coletivos neste ano.
O dispositivo que impede que o ônibus saia com as portas abertas foi um dos pontos essenciais para garantir a segurança dos passageiros, concluíram os fiscais. “Desde junho, fiscalizamos as 13 empresas que participam do Consórcio Grande Recife prestando serviço à população, para podermos identificar qual a causa geradora desses acidentes e como impedir que novos ocorram”, explicou o secretário de Justiça, Pedro Eurico.
Durante as fiscalizações, foram identificados ônibus com equipamentos quebrados e outros que se quer tinham o anjo da guarda. “Algumas empresas tinham mais de 80% da frota com equipamento funcionando e outras que não chegavam a 40%. Não vamos divulgar detalhes porque o que nos importa é que o termo foi assinado e agora partimos do zero”, esclareceu o secretário.
A questão da abertura da porta do meio foi um dos pontos apontados pelos próprios usuários durante as visitas do Procon aos terminais integrados. Para evitar que acidentes como o de Camila Mirele voltem a acontecer, um dos termos foi justamente a proibição da porta ser aberta sem ser para embarque de cadeirantes ou em terminais integrados.
A multa é de R$ 2 mil para cada um dos dois itens descumpridos, por ônibus da frota. Em caso de reincidência, o Procon prevê, inclusive, a retirada de circulação do coletivo multado. “Vamos fazer fiscalizações periódicas e constantes. As empresas têm um prazo para se adaptar e, depois disso, se não cumprirem, podem ser multadas”, apontou.
Além da questão do equipamento de segurança e da regra sobre a porta do meio, o termo de compromisso prevê que as empresas de ônibus promovam campanhas educativas nos terminais do Grande Recife para conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar às regras e não desabilitar equipamentos de segurança do coletivo.
As empresas têm até início de novembro para dar inícios às campanhas educativas. “Às vezes no afã de retornarem rápido, os usuários infelizmente praticam comportamentos que são inadequados e que põem em risco a segurança do próprio passageiro, saindo com a porta meio aberta. Por isso a campanha, para mudar esse comportamento”, destacou Pedro Eurico.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, afirmou que os pedidos do Procon foram razoáveis. "Nos pediram que fizéssemos uma campanha de esclarecimento, e para nós, tudo que possa melhorar a segurança nos coletivos, é positivo", disse.
Segundo Bandeira, o trabalho de conscientização já vinha sendo feito, mas deverá ser intensificado junto aos usuários. Além disso, também deverão ser realizadas campanhas internas, com o treinamento do pessoal.
Postado por Meu Transporte às 07:57 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
CET reduz velocidade em mais quatro vias de SP
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) reduz a velocidade máxima de 60 km/h para 50 km/h em outras quatro vias de São Paulo, nesta quarta-feira (14).
De acordo com a companhia, as mudanças ocorrem na Avenida Presidente Wilson, Rua São Raimundo, Rua Manoel Pereira da Silva e Avenida Dr. Francisco Mesquita. Foram instaladas placas nos locais, para sinalizar os motoristas.
As reduções fazem parte do Programa de Proteção à Vida, da Prefeitura de São Paulo, que tem o objetivo de diminuir os acidentes de trânsito.
Postado por Meu Transporte às 07:57 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Linhas intermunicipais da zona oeste da Grande SP terão itinerário alterado a partir do próximo sábado
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Doze linhas intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) deixarão de operar na Avenida Professor Francisco Morato, no Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, a partir do próximo sábado (17). Os ônibus passarão a circular pela Avenida Eliseu de Almeida, na mesma região.
As linhas, utilizadas diariamente por 38 mil passageiros, atendem aos municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e tem como destino os bairros de Pinheiros, Clínicas e Conceição, na capital paulista.
As linhas que terão o itinerário alterado são: 032 BI1, 032BI2, 033, 078PR1, 090PR1, 124, 124BI1, 128, 190, 191, 272 e 356.
Quatro dessas linhas - 033, 124, 124BI1 e 191 - atenderão de passagem o Terminal Metrô Butantã da Linha 4 - Amarela e seguirão pela avenida Vital Brasil até a ponte Eusébio Matoso. Nesse caso, o usuário pode optar pela utilização do Cartão BOM na integração com o Metrô, economizando R$ 1,55 na integração.
As linhas 032, 078, 090 e 510 continuarão no corredor da Avenida Francisco Morato e voltarão a circular pela Ponte Bernardo Goldfarb e Rua Butantã para acesso ao bairro de Pinheiros, reduzindo o percurso.
Informações: EMTU SP
Postado por Meu Transporte às 09:00 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Scania lança ônibus biarticulado no Brasil
terça-feira, 13 de outubro de 2015
De olho nos novos projetos de mobilidade urbana pelo Brasil, a Scania faz sua estreia no segmento de ônibus biarticulado com o lançamento do modelo F 360 HA, 100% desenvolvido e produzido no País e dedicado ao mercado interno e aos demais países da América Latina. O chassi vem para brigar por uma fatia do mercado que até agora pertencia somente à Volvo, única montadora no País a oferecer este tipo de veículo. Como o da concorrente, o novo ônibus da Scania é indicado exclusivamente para operar nos sistemas de transporte público BRT (Bus Rapid Transit), corredores exclusivos que vêm ganhando espaço em médias e grandes metrópoles não só por sua capacidade de transporte, mas pelo custo operacional, até dez vezes mais baixo que o metrô. Atualmente, 27 cidades brasileiras somam 61 projetos em andamento.
“Há muito tempo que a Scania não desenvolvia algo 100% no Brasil, tanto em ônibus quanto em caminhões. Este não é um veículo ‘tropicalizado’, ele começou do zero e agora temos uma completa gama para o transporte urbano com veículos a partir de 12 metros”, salienta Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil.
Com 28 metros de comprimento, o novo biarticulado da Scania é o maior veículo fabricado atualmente pela montadora em todo o mundo. Doze unidades do modelo já rodam em sistemas de BRT do México e da Colômbia. Oferecido na configuração 8x2 com 43,5 toneladas de capacidade de carga, as carrocerias disponíveis são Neobus e Caio, que podem utilizar cinco portas com vão livre. O modelo apresentado à imprensa em trajeto no Transcarioca, sistema de BRT no Rio de Janeiro, trazia 70 assentos e informa capacidade de transporte de 165 pessoas em pé, embora a empresa confirme que este número pode chegar a 270 pessoas no total: “Isso é o mesmo que tirar 135 carros da rua se cada um deles transportar duas pessoas”, argumenta Munhoz.
O motor escolhido é o de 360 cv de potência, que desenvolve 1.850Nm de torque e com giro baixo (baixa rotação), visando a economia de combustível. Diferente de todos os demais modelos de ônibus do portfólio, o novo biarticulado traz propulsor localizado na parte frontal (por razões técnicas, ainda não é possível equipar veículos deste tipo com motor traseiro). O modelo traz uma cabine exclusiva com porta para o motorista, que garante isolamento acústico e térmico, além de ar-condicionado independente do sistema de refrigeração do salão de passageiros. O câmbio é o automático B 516R de seis marchas da Série 4.000 da Allison, o mesmo já utilizado pela montadora em seus caminhões. Segundo a Scania, o custo passageiro/km do biarticulado pode ser até 40% menor que o de um articulado.
Segundo Munhoz, o ônibus biarticulado já foi desenvolvido com o viés de baixo volume de venda. “Sabemos que neste primeiro momento haverá poucos compradores, talvez seis ou sete [cidades], mas há um grande potencial, os municípios brasileiros estão comprometidos em organizar e planejar a mobilidade urbana, não só a partir do programa do governo federal, que infelizmente, quanto à liberação dos recursos está instável dado o cenário atual, mas também pelo caos instalado nos centros urbanos. Caos que gera uma pressão social muito grande, como vimos em 2013, com as manifestações que exigiam uma tarifa menor, mas no fundo também pediam um transporte público melhor”, explica.
“Todas as autoridades estão buscando repor o tempo perdido no que diz respeito a organização das metrópoles. Por enquanto, cidades como o próprio Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba, Curitiba, Recife e Goiânia são os primeiros alvos. Mas estamos prontos para entregar, o produto está disponível, ‘aceitamos encomendas e entregamos em doze semanas’”, arrisca Munhoz. Ele informa que o chassi está sendo negociado a R$ 720 mil (valor não inclui a carroceria), enquanto um articulado da marca sai por R$ 560 mil.
Informações: AutomotiveBusiness
Postado por Meu Transporte às 08:25 0 comentários
Marcadores: Bahia, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo
Divulgado projeção do novo trem do Metrô de Salvador
Projeções do novo trem do Metrô de Salvador foram disponibilizadas na internet. As composições estão sendo montadas na unidade da Hyundai Rotem em Araraquara, no interior de São Paulo.
Em Fevereiro de 2014, o grupo CCR, que opera o Metrô de Salvador, confirmou a compra de 49 novos trens com quatro carros cada da empresa Coreana.
O Ministro Sul coreano de Infra-estrutura e Transportes, Kim Kyung-hwan, está em viagem entre a Colômbia, Peru, Chile e Brasil para apresentar projetos do país, visando novos negócios.
De acordo com publicação do site Business Korea, a Hyundai Rotem tem interesses em futuras licitações em nosso continente, como a construção Linha 3 do Metrô de Lima, Linha 1 do Metrô de Bogotá, além de um projeto de trem de média capacidade para ligar Campinas a São Paulo. Este último se trata de uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) no projeto de trem intercidades, que esta sendo avaliada pelo Governo do Estado de São Paulo.
Por Por Renato Lobo
Informações: Portal ViaTrolebus
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Postado por Meu Transporte às 08:25 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô
Cai número de acidentes envolvendo ônibus em SP
Caiu o números de acidentes envolvendo ônibus na cidade de São Paulo, em cerca de 10% no período de janeiro a setembro deste ano em comparação com igual período do ano passado.
Dados da gerenciadora do transporte paulistano, a SPTrans – São Paulo Transporte, da conta de que no período do ano passado foram 1 mil 115 acidentes com vítimas e 527 casos de atropelamentos. Este ano entre Janeiro e Setembro foram 1 mil 45 acidentes com vítimas e 425 atropelamentos.
A intensificação de treinamentos são as principais causas para a redução, de acordo com a SPTrans e o SPUrbanuss, sindicato das empresas de ônibus.
Segundo as entidades, as capacitações são ministrados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em parceria com Instituto de Criminalística da Polícia Científica em São Paulo .
Por Por Renato Lobo
Postado por Meu Transporte às 08:25 0 comentários
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