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Porto Alegre: Número de passageiros da Carris aumentou 2,6% em 2009

sábado, 27 de março de 2010


O número de passageiros transportados pela Carris aumentou 2,6 por cento em 2009 face a 2008, tendo a empresa pública concluído o ano com um resultado operacional negativo em 13,7 milhões de euros, revelou hoje a transportadora.
Em comunicado, a Carris (que tem procurado inverter a perda de procura verificada ao longo de duas décadas) informa que transportou 240,4 milhões de passageiros, num ano em que conseguiu "consolidar a evolução positiva" que tem vivido desde a sua reestruturação e modernização, em 2003.
Entre 2002 e 2009, por exemplo, a empresa registou uma "otimização de cerca de 59 milhões de euros" a nível do EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e apreciações).
No ano passado, o EBITDA foi positivo pelo segundo ano consecutivo, desta vez em sete milhões de euros, quando em 2008 o resultado foi positivo em cerca de 21,2 milhões e em 2007 foi negativo em 1,7 milhões.
"No tocante às orientações definidas pelo acionista [o Estado] no contrato de gestão, em que foram identificados e quantificados os objetivos a atingir em cada ano do mandato, os objetivos definidos para 2009 foram não apenas cumpridos, como até ultrapassados", afirma a empresa.

Fonte: Dinheiro Digital
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Urbs e empresas de ônibus vão processar quem depredar ônibus e terminais

Excesso de ocorrências, principalmente depois dos jogos de futebol, fez com que paciência das empresas chegasse ao fim. Os "fura-catracas" e riscadores de vidro e pixadores também serão processados

Tolerância zero. Cansadas de arcar com os prejuízos causados por vândalos (torcedores de futebol, ou não) que destroem ônibus, terminais e estações tubo, a Urbs e as empresas que administram o transporte público de Curitiba decidiram chutar radicalizar e vão acionar judicialmente qualquer pessoa pega cometendo os atos de vandalismo. O recente ataque de um grupo de torcedores nesta quinta-feira resultou em seis ônibus destruídos e foi a gota d’água.
“Isso nunca foi feito antes. Sempre estudamos essa possibilidade, mas acabávamos desistindo. Chegou a hora de dar um basta nessa bagunça. Todo e qualquer tipo de comportamento que ferir as normas vigentes serão reprimidos pela polícia ou Guarda Municipal e os infratores serão processados”, explicou Fernando Guinhone, diretor de transportes da Urbs, por telefone, à Gazeta do Povo.
Os prejuízos da última confusão ainda não foram contabilizados pela empresa Nossa Senhora do Carmos, mas as 39 pessoas detidas serão processadas, correndo o risco de pagar essa conta. “Existem os lucros cessantes, depreciação do veículo, despesas com a disponibilização de veículos reservas, enfim, uma série de implicações que atingem diretamente a população”, acrescentou.
As ações serão movidas pelas empresas, com a Urbs – que administra o transporte público – relacionada como co-autora. “Os maiores e os menores com patrimônio serão processados. Os demais menores de idade serão representados pelos responsáveis na ação”. Para Guinhone, a população não merece pagar (lei-se novos reajustes em tarifas) pelo comportamento de alguns, mas invariavelmente acabará pagando se os problemas não cessarem.
A punição na esfera judicial foi o último caminho encontrado pela Urbs. “Fizemos o que estava ao nosso alcance para diminuir esses problemas. Realizamos campanhas educativas e de conscientização, mas não adiantou nada. Agora vamos pegar no bolso deles”.

Ajuda da população
Mais do que nunca a Urbs decidiu apelar para a população, pedindo que ela ajude a evitar estes atos de vandalismo. Com a criação dessa nova possibilidade de punição, o diretor acredita que o número de ocorrências tende a diminuir. “A nossa Guarda Municipal tem feito um trabalho excepcional e a prisão de ontem foi feita por ela.Gostaria de conclamar a população para que denunciem qualquer tipo de infração pelo telefone 153. Se puder das características do infrator, melhor ainda”. A denúncia serve para quem quebra, risca vidros, picha e pula catracas.
Por fim, Guinhone fala em resgatar a fama que Curitiba sempre teve. “Sempre fomos conhecidos como uma cidade ordeira, exemplo. É lamentável o que acontece. O prejuízo é de todos. Denunciando e reprimindo, toda a população vai ganhar no final das contas”.

Fonte: Gazeta do Povo

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Em Santo André e São Bernardo, Motoristas de ônibus sentem dificuldade em dirigir e cobrar ao mesmo tempo


Motoristas das linhas intermunicipais que fazem itinerário em Santo André e São Bernardo sentem dificuldade em dirigir e cobrar ao mesmo tempo.Os microônibus têm uma pequena capacidade de lotação e por isso não são usados cobradores. Com isso, os motoristas têm que prestar atenção no trânsito ao mesmo tempo em fazem contas e devolvem o troco para os passageiros.
Segundo o motorista Francisco de Assis dos Santos, 47, “o salário do motorista que também faz o papel de cobrador deveria ser o dobro, porque fazemos o serviço de duas pessoas, além de ser perigoso ter que cobrar e dirigir ao mesmo tempo.”
Já Marcio de Paula, 41, motorista há 13 anos, diz: “Os donos das empresas não se preocupam se estamos bem, estressados ou com problemas de saúde. O importante é obter o lucro para a empresa.”
Passageiros afirmam que alguns motoristas passam a ser desrespeitosos pelo estresse do dia-a-dia. “Muitos deles não esperam nem a gente subir direito no ônibus que já está acelerando, isso quando não passam reto pelo ponto”, declarou a dona de casa Maria de Lourdes, 69.
A ausência de cobradores nestes casos faz com que diminuam as vagas de emprego nessa área de transporte.
A diretora do Sindicato dos Rodoviários e Anexos do ABC, Cleide Tameirão, afirma que uma atitude devrá ser tomada contra isso. "Fizemos reuniões na Câmara Municipal de Santo André, e estamos lutando para acabar com isso. Não tem condições de exercer as duas funções ao mesmo tempo. Isso dispersa a atenção no trânsito, e completa é exaustivo e pode causar acidentes no trânsito."

Fonte: Universidade Metodista de São Paulo
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Curitiba: Articulados vão ampliar em mais de 20% a capacidade do Inter 2


Os cerca de 80 mil passageiros que diariamente embarcam em ônibus da Linha Direta (Ligeirinho) Inter 2 têm bons motivos para comemorar o aniversário da cidade. É que a partir do próximo dia 29, quando Curitiba completará 317 anos, 40 dos 70 ônibus que compõem a frota do Inter 2 serão articulados, num aumento de mais de 20% na oferta de lugares.

A ampliação da capacidade do Inter 2 representará mais conforto e segurança para os passageiros, além de mais agilidade. É que além de passar a contar com 1.600 lugares a mais nos horários de pico, a linha passará a operar em estações com três portas, agilizando o procedimento de embarque e desembarque.

As 28 estações, instaladas nas ruas e em terminais, foram reformadas pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A – quatro delas estão em obras – e ganharam, além da terceira porta, mais espaço interno e mais acessibilidade, com a instalação de elevadores ou rampas e reconstrução das calçadas do entorno, em material anti-derrapante e em cores diferenciadas. Estão em fase final de obras as estações Mercês e Santa Quitéria e do terminal Capão da Imbuia. Também está sendo reformada a estação do terminal Cabral, incluída na obra de reforma geral do terminal que está sendo feita pelo governo do Estado como contrapartida à integração, em 2008, do Terminal Guaraituba, de Colombo.

A reforma das estações e a substituição de 40 ônibus comuns por articulados são duas novas medidas de melhoria e ampliação da capacidade do Ligeirinho Inter 2. Há dois anos a Prefeitura implantou a ligação Capão da Imbuia/Hauer e os binários Mario Tourinho e Brasília o que representou a reforma de mais de 20 quilômetros de ruas e avenidas por onde passam 30 linhas de ônibus, incluindo a Inter 2.

O Ligeirinho Inter 2 tem um percurso circular cobrindo a cada viagem 38 quilômetros em 12 bairros da cidade, passando por Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.

Fonte: URBS
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Cidade de São Paulo ganha trolebus mais leve e com tecnologia avançada


Em breve, o cidadão paulistano vai contar com um novo modelo de tróelbus, mais leve, tecnológico e econômico, que deve começar a prestar os serviços municipais, ainda sem data definida.

O blog teve em primeira mão acesso ao novo veículo e suas tecnologias. O novo trólebus está em testes na garagem da Viação Himalaia, na zona Leste da Capital Paulista. Já nesta segunda-feira, dia 29 de março, o veículo deve sair às ruas, com galões d’água ou sacos de areia para simular o peso dos passageiros, para ver o comportamento em parte das linhas já existentes.

O veículo foi feito em parceria entre a TuttoTrasporti, que desenvolveu o chassi, a Ibrava, responsável pela carroceria, a WEG, pelo motor de tração e o gerenciamento, sistema de operação e integração do conjunto ficaram por conta da Iluminatti e Bosch.De acordo com o diretor comercial da Iluminatti Tecnologia, em entrevista exclusiva, Edson Corbo, o trólebus paulistano traz inovações nunca antes usadas no Brasil.

Uma destas novidades é o sistema de refrigeração de tração a água, em vez de ar.“Isso traz um enorme ganho operacional ao veículo. Em primeiro lugar, com este sistema ele pesa menos 400 quilos em relação aos trólebus mais modernos já desenvolvidos no Brasil. A ausência deste “peso morto” faz com que as operações sejam mais rápidas, o consumo de energia melhor e possibilita o veículo a levar mais passageiros, pois além de mais leve, o sistema de refrigeração a água ocupa menos espaço no trólebus” – conta Edson.

A lógica é que com menos peso de equipamentos, o ônibus precisa fazer menos força para se locomover, gasta menos energia e tem um desempenho em arranques e velocidades melhorado.O trolebus novo na cidade de São Paulo também conta com uma inovação denominada Multiplex. É um computador de bordo que gerencia a parte técnica e operacional embarcada na carroceria, como nivelamento do veículo, funcionamento de dispositivos como portas e sinalização e acelerações, por exemplo.

A vantagem é que o sistema, além de permitir uma maior controle sobre o ônibus, elimina o excesso de fios dos componentes por ser uma rede microprocessada.Outra inovação, apresentada pela Iluminatti é a tecnologia IHM – Interface Homem X Máquina. No painel, o motorista contará com uma tela de LCD, que acionada apenas pelo toque dos dedos, mostra toda a performance do veículo, para que o motorista possa operá-lo melhor. “Assim, qualquer possível problema pode ser detectado de maneira rápida e corrigido ainda durante a operação” – garante Edson.

Fonte: ÔnibusBrasil

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Ônibus de Porto Alegre passam a ser abastecidos com diesel menos poluente


Desde janeiro deste ano, os 1.575 ônibus que circulam por Porto Alegre estão sendo abastecidos com diesel S-50. Fornecido pela Petrobras, o combustível reduz em dez vezes a concentração de enxofre utilizado na produção do S-500. O resultado, até agora, segundo dados da empresa, é a diminuição de 11% da poluição ao meio ambiente por parte da frota.

A mudança é resultado de um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado em outubro de 2008 entre o Ministério Público Federal, o governo do Estado de São Paulo, o Ibama, a Cetesb, a Agência Nacional do Petróleo, a Petrobras, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e 17 fabricantes de veículos e motores, com o apoio dos ministérios do Meio Ambiente e das Minas e Energia.

O acordo, de 30 páginas, exigia da ANP regulamentar o uso exclusivo do diesel S-50 nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife até março de 2009, e o uso do diesel S-50 nas frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro até janeiro de 2009; de Curitiba, em agosto; de Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e da região metropolitana de São Paulo, em janeiro de 2010; e nas regiões metropolitanas de Santos, Campinas, São José dos Campos e Rio de Janeiro até janeiro de 2011.

O uso do diesel menos poluente na frota de ônibus atual, além de reduzir mais de 10% das emissões de material particulado, permite a instalação de equipamentos que potencializam esta redução a níveis entre 30% a 90%. A ANP devia ainda elaborar um plano de nacional de abastecimento, prevendo a distribuição do S-10 a partir de 2013.

Fonte: MPF
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Estação moderna do metrô de São Paulo não tem banheiro


A mais nova estação do metrô de São Paulo não têm banheiros nem postos de recarga para o bilhete único. Inaugurada em 31 de janeiro para receber 80 mil usuários ao dia, a estação Sacomã é, segundo o governador José Serra (PSDB), "a mais moderna da América Latina no que se refere ao conforto, à segurança e ao meio ambiente".

Os passageiros, no entanto, dizem que a falta do banheiro destoa em meio a inovações como o bloqueio sem roletas, com portas eletrônicas, e a porta-plataforma --uma parede de vidro que separa a área de embarque dos trilhos.
Ao pedir para usar o toalete, o passageiro é aconselhado a caminhar cerca de três minutos até o terminal Sacomã, atravessando uma passarela sobre a rua Bom Pastor. Para recarregar o seu bilhete único, tem de fazer o mesmo trajeto.

Fonte: Agora S. Paulo
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DF: Grevistas aceitam proposta de 19,4% e metrô volta a funcionar


A greve do metrô chegou ao fim. A partir de amanhã, os passageiros que procurarem às estações vão poder contar com os trens rodando normalmente. Em assembléia na Praça do Relógio, em Taguatinga, os metroviários resolveram aceitar a proposta apresentada pela Governo do Distrito Federal de reajuste salarial de 19,4% (6,5% em abril, 6,5% em setembro), mais o Índice de Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), tíquete de alimentação no valor diário de R$ 26,9, (R$ 591 ao mês), auxílio-creche de R$ 150, auxílio-saúde de R$ 146 em julho e R$ 161 em novembro, e abono dos pontos dos dias parados.

Há 11 dias parados, os metroviários lutavam por um reajuste de 120%, mais benefícios. Após negociações, as propostas caíram para 60% de aumento, mais auxílio-alimentação de R$ 30/dia, gratificação de 30% para funcionários da operação e manutenção e aumento do auxílio-creche de R$ 115 para R$ 300. Cerca de 460 mil pessoas ficaram prejudicadas diariamente pela greve do metrô. Trabalhadores tiveram de enfrentar ônibus lotados.

O Tribunal Regional do Trabalho chegou a exigir que 60% dos trens trabalhassem para atender a população no horário de pico da manhã, entre 6h e 9h, e 80% no pico da tarde, entre 16h e 19h. Afim do cumprimento da decisão, o TRT passou o valor da multa de R$ 100 mil para R$ 250 mil caso a categoria descumprisse a decisão.

Fonte: Correio Brasiliense
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