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Curitiba: Especialistas duvidam que o Azulão seja capaz de evitar a sobrecarga do transporte coletivo da capital

terça-feira, 12 de abril de 2011

O discurso do poder público de que o transporte coletivo de Curitiba é o melhor da América Latina não passa mais credibilidade como antes. Com base em pesquisas de campo, especialistas não têm medo de afirmar que o sistema não é tão bom quanto o que é vendido pela prefeitura, que recentemente lançou o Mega BRT, o maior ônibus do mundo. Conhecido como Azulão, ele tem 28 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e capacidade para transportar 250 passageiros. Com menos paradas e uma tecnologia que permite abrir os semáforos, o Azulão reduz quase pela metade o tempo de viagem das linhas Pinheirinho e Boqueirão.

Para alguns especialistas, ele é apenas um tapa-buraco de um sistema cada vez mais defasado. Para outros, nem tanto. “O Azulão, mais do que uma salvação, é uma novidade. Desde o início da circulação dos ligeirinhos, com as paradas nas estações-tubo, em 1991, não víamos nada de novo nessas linhas”, diz o engenheiro civil Roberto Ghidini, autor da tese de doutorado “A dinâmica territorial em torno do transporte público e suas interrelações – Estudos sobre o metrô de Madri e a RIT em Curitiba”, a ser apresentada à Escola Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha.


O ônibus azul é um blefe a mais, na opinião do engenheiro mecânico João Carlos Cascaes, ex-diretor de Planejamento e Engenharia da Urbanização Curitiba S/A (Urbs). “Não é solução. O desempenho poderá ser bom em circuitos especiais, mas e no resto da cidade? Pior ainda, planejaram o metrô no circuito Norte-Sul sob a canaleta. Imaginou o caos a ser criado durante as obras? Erraram demais. Para complicar mais ainda, tivemos um edital assinado recentemente outorgando concessões que serão entraves na otimização do sistema”, afirma.

Verdade de fora

Enquanto o sistema de Curitiba apostou tudo no chamado Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em livre tradução), veículos articulados ou biarticulados trafegando em canaletas específicas ou em vias elevadas, outras cidades do mundo investiram em modelos diferentes ou aperfeiçoaram o BRT. Na América Latina, os sistemas mais famosos são da Transmilenio, em Bogotá, na Colômbia, e o da Transantiago, de Santiago, no Chile, ambos BRT. No caso de Santiago, a tarifa é integrada com o sistema de ônibus local e com o metrô, o que dá mais mobilidade ao passageiro. Em Bogotá, a capacidade de transporte e a velocidade média são maiores do que as da capital paranaense.

O professor do mestrado em Transportes do Instituto Militar de Engenharia (IME) e da Fundação Getulio Vargas, Marcus Quintella, afirma que na Europa, por exemplo, existe o consenso de que o transporte público é a forma mais rápida, eficiente e econômica para a locomoção de massa nos centros urbanos. O termo transporte público abrange os metrôs, trens suburbanos, regionais e de alta velocidade, ônibus urbanos, táxis e veículos leves sobre trilhos (VLTs).

“Em termos tecnológicos, os benefícios para os usuários do transporte público são cada vez mais sofisticados e evidentes, desde a estrutura física dos veículos, passando pelo gerenciamento de frotas por satélite, até o controle sistêmico do trânsito nas vias urbanas”, diz Quintella. Nas capitais europeias, 70% das pessoas usam o transporte público para o trajeto casa-trabalho-casa, independentemente da classe social, pois não há outra opção mais racional e econômica.

Ghidini destaca o sistema de Barcelona. “Os deslocamentos diários são da ordem de 7 milhões de viagens, sendo 44% em transporte público, 22% a pé ou em bicicleta e 34% em veículo privado. O metrô é composto por linhas de empresa pública e privadas, assim como os ônibus. A coordenação é feita pela Autoritat del Transport Metropolità de Barcelona, que atua como um consórcio e que promove a integração modal e tarifária. Em 2007, iniciou a operação do Bicing sistema de locação de bicicletas, igualmente integrado ao sistema. Seguem inovando, melhorando em termos de cobertura espacial, de bilhetagem. Acho que este sistema poderia ser aplicado a Curitiba”, afirma.



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Parceria entre Grande Recife e FETRONOR promove ação no Terminal da PE-15

A frota dos 134 ônibus que opera no Terminal Integrado da PE-15 passará, amanhã (12/04), por um programa de melhoria da qualidade do ar e redução de poluentes. A iniciativa será realizada através do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, promovida pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR), e contará com a parceria do Grande Recife Consórcio de Transporte. A ação tem como objetivo combater a emissão de poluentes no setor de transporte público, através do monitoramento da frota de ônibus em circulação nas cidades nordestinas.

A partir das 9h até as 14h uma equipe com membros do Consórcio e da FETRONOR estarão no local para esclarecer dúvidas dos usuários, através de um material gráfico que será distribuído no local sobre o Programa. Além do trabalho informativo os técnicos da área irão medir o nível emissão de poluentes como CO2 e outros gases no meio ambiente, que contribuem também para o aquecimento global.

Para aferir o nível de emissão dos poluentes será utilizado um opacímetro (Aparelho que detecta o nível de fumaça emitido pelos motores dos veículos). Os ônibus sofrerão avaliações nos motores, através de um equipamento que está conectado a um computador. Essa vistoria gerará resultados imediatos sobre os níveis de emissão de fumaça, de acordo com os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99).

Se detectados níveis acima dos limites permitidos pela legislação, as empresas operadoras são notificadas sobre os ônibus reprovados e os técnicos do Consórcio juntamente com os profissionais do programa Despoluir voltam a avaliar este mesmo veículo futuramente. Os ônibus aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, onde possui validade de até 180 dias.

A ação será realizada na frota dos 134 veículos, de cinco empresas de ônibus, que operam no TI PE-15 diariamente. A vistoria nos ônibus, assim como as ações informativas, será realizada na plataforma localizada no sentido subúrbio/cidade.

PROGRAMA - O Despoluir é um programa, criado desde 1997 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR). A iniciativa proporciona atuações nos estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Fonte: CGRT

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Começa a fiscalização no corredor de ônibus da Av. Conselheiro Nébias em Santos

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A partir desta segunda-feira (11), os veículos que estiverem estacionados no corredor de ônibus da Av. Conselheiro Nébias, das 17h às 20h, no sentido Centro/praia, estarão passíveis de multa de R$ 85,13 e remoção. Em período anterior à implantação da faixa, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) distribuiu 20 mil folhetos alertando a população e os motoristas sobre os benefícios da nova medida e a proibição de estacionamento.

Nesta primeira semana, o desrespeito ao corredor de ônibus por parte de motoristas foi mínimo. A média diária de veículos estacionados na avenida às 17h, entre as ruas Borges e Minas Gerais, foi de apenas 10, sendo retirados imediatamente após a orientação do operador de tráfego. Embora o corredor seja preferencial, e não exclusivo à circulação dos coletivos, observou-se que grande parte dos motoristas evitou trafegar neste espaço, dando prioridade ao transporte de massa.

Melhorias – A ativação da faixa de ônibus na Av. Conselheiro Nébias garantiu aos passageiros viagens mais curtas, com redução de até 23% no tempo de percurso dos ônibus, no trecho de abrangência. Isso porque os coletivos conseguem circular em uma faixa sem a interferência de veículos estacionados e atingindo, com isso, velocidade média maior.  -  Secom Santos


Fonte: TV Tribuna

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Em Goiânia, Motorista e Empresas entram em acordo e greve de ônibus está descartada

Motoristas e representantes das empresas do transporte coletivo chegaram a um acordo em relação à proposta de reajuste salarial para os trabalhadores. As negociações foram intermediadas pelo Ministério Público do Trabalho, e homologadas no órgão. A proposta aprovada prevê reajuste de 8% para os salários dos motoristas.

A remuneração atual é de R$ 1126,25 mensais, e a partir da mudança passará a ser R$ 1212,35. O ticket alimentação teve aumento de 15,57%, com isto os trabalhadores passam a receber por este benefício R$ 245, ao invés dos R$ 212 que recebiam antes. O reajuste será aplicado de forma retroativa com data base no dia primeiro de março deste ano.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes (Sindtransporte), Alberto Magno, ficou satisfeito com o saldo final das negociações. “A categoria ficou contente. Foi uma Assembleia grande no domingo, com a aprovação quase total, apenas cinco votos contra. Não era o que a gente esperava, mas também ficou de bom tamanho. As duas partes cederam e chegaram a um equilíbrio”, avaliou Alberto.

O presidente do Sindtransporte garantiu que não há mais risco de greve a partir de agora. “O Ministério Público do Trabalho nos chamou, fez uma segunda mediação, conseguimos eliminar alguns detalhes da outra proposta que a categoria não aceitava, e a proposta foi aceita”, complementou.

Negociações tranqüilas
Segundo o procurador do trabalho, José Marcos da Cunha, o acordo este ano entre empresas e motoristas foi bem mais tranqüilo do que ano passado. “Depois de algumas discussões, e cada uma das quais apresentou suas razões, nós fizemos uma proposta para evitar a greve, porque parece que há um temor de uma greve. As demais cláusulas da convenção coletiva iam ser mantidas para essa próxima convenção. Realmente o clima esse ano está muito favorável a um acordo”, comentou.

Para Alberto Magno, a maior conquista dos motoristas na proposta aceita foi a manutenção do anuênio em 3%. “A questão dos intervalos está no Ministério Público, e foi dado um prazo de 120 dias para a solução desse problema. Essa discussão continua fora da convenção e teremos que achar uma solução até o final dos 120 dias, tanto o Sinditransporte, quanto o Setransp, tem que achar uma solução que atenda as exigências do Ministério do Trabalho e do próprio Ministério Público”, avaliou.


Fonte: Portal 730

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No Rio, Corredor de ônibus na Barata Ribeiro vai diminuir pela metade tempo de viagem na avenida

No primeiro dia útil do BRS (Bus Rapid Systen, sistema de ônibus rápido) nas ruas Barata Ribeiro e Raul Pompéia, a expectativa da Prefeitura é reduzir em 50% o tempo de viagem de usuários de ônibus de Copacabana. O corredor exclusivo para os veículos começou a ser testado no fim de semana e os aumomóveis infratores começarão a ser multados no dia 18.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, até o final do semestre o sistema será ampliado para os bairros de Ipanema, Leblon e Centro. “O grande teste será hoje, mas estamos bastante otimistas. A principal contribuição do BRS é a redução do tempo de viagem para os passageiros, que representam 85% das pessoas que circulam diariamente por Copacabana”, disse Sansão, que elogiou o respeito dos motoristas às normas de circulação na via.
Mas a mudança não ocorre só no trânsito. A exemplo do que já acontece na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, as 67 linhas que circulam na Barata Ribeiro e Raul Pompéia foram divididas em três grupos (BRS 1, BRS 2 e BRS 3), assim como os pontos de parada. Cada ônibus só pode parar no ponto de seu respectivo grupo.

Para ajudar a população a entender melhor o novo esquema, a prefeitura colocou agentes de trânsito em todas as paradas. Durante todo o fim de semana, os colaboradores distribuíram panfletos explicativos aos moradores, mas, mesmo assim, muitas pessoas se mostraram confusas com o sistema.

“Os ônibus vão demorar mais tempo a passar, temos que ficar procurando o ponto certo. Eu moro aqui, qualquer coisa vou andando. Mas quem não mora vai ter dificuldade de entender”, acredita o aposentado José Barbosa, 65 anos. Sua esposa, a também aposentada Maria Alice Barbosa, 67, pondera. “Acho que está bem organizado e o trânsito vai melhorar. Temos que confiar na Prefeitura”, disse.

Só poderão circular nas duas faixas da direita ônibus e táxis com passageiros. Táxis adaptados para portadores de necessidades especiais e veículos de transporte escolar poderão efetuar embarque e desembarque de alunos no lado direito da via.

Mais faixas:

Como adiantou a coluna “Informe do DIA”, até o final do semestre, o trânsito no município vai mudar de maneira radical na região centrla da cidade. Além de Copacabana, nos próximos três meses o Centro e mais dois bairros da Zona Sul serão contempladas com faixas exclusivas para ônibus.

CENTRO
Av.Presidente Vargas
Av. Rio Branco
Rua Primeiro de Março

IPANEMA
Rua Visconde de Pirajá
Rua Prudente de Moraes

LEBLON
Av. Ataulfo de Paiva
Av. General San Martin



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Metrô de São Paulo já é o mais lotado em todo o mundo

O metrô de São Paulo já registra a maior concentração de pessoas em um único sistema de transporte no mundo, segundo a própria companhia. No ano passado, o sistema transportou 11,5 milhões de passageiros a cada quilômetro de linha, número 15% maior do que em 2008, quando 10 milhões de pessoas foram levadas por quilômetro.

No mesmo ano de 2008, o metrô de Moscou, na Rússia, teve 8,6 milhões de usuários para cada quilômetro; o de Xangai, na China, levou 7 milhões, segundo dados da Comunidade de Metrôs (Comet), organização que reúne os 12 maiores sistemas do mundo. As informações são do Jornal da Tarde.

No ano passado, 2,56 milhões de pessoas passaram pelas catracas do metrô a cada dia útil, número 6.8% maior do que o registrado em 2009. Levando em conta as baldeações, os passageiros somam 3,5 milhões de viagens por dia, segundo um levantamento que está no "Relatório da Administração de 2010", divulgado com o balanço patrimonial da empresa.

Avaliação dos passageiros

Ao mesmo tempo em que o número de passageiros aumentou, a satisfação deles diminuiu. Na pesquisa "O Metrô segundo seu usuário: uma avaliação do serviço", feita no ano passado, 60% dos entrevistados classificaram o meio de transporte como "muito bom" e "bom". Em 2009, as notas positivas eram 67% do total. Segundo o Metrô, os resultados podem ser creditados à "crescente demanda de usuários que aumenta a complexidade de operação do serviço e o uso do sistema".

Governo cancela ligação rápida com Congonhas

O governo do Estado engavetou a ligação mais curta entre o aeroporto de Congonhas e a rede de metrô, que seria construída em 2015. Pelo novo projeto, segundo a Folha de S.Paulo,os passageiros terão de percorrer o dobro da distância e fazer a conexão no Jabaquara, a terceira estação mais utilizada, atrás de Sé e Luz.

A proposta inicial previa dois ramais saindo de Congonhas: um com 3,7 km, em direção à estação São Judas; o outro, com cerca de 7 km, com destino ao terminal Jabaquara. Somente o mais longo está previsto no estudo de impacto ambiental e nas três concorrências abertas até agora. Segundo o Metrô, a exclusão do ramal mais curto ocorreu porque o aeroporto está em processo de tombamento pelo Conpresp (órgão municipal do patrimônio histórico), o que criou dificuldades ao plano.


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