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Todos os 22 terminais de Curitiba passam a ter máquinas para recarga de cartão-transporte

quarta-feira, 6 de março de 2024

A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai ampliar para todos os 22 terminais urbanos da cidade a possibilidade do pagamento de créditos (passagens) para o cartão-transporte (usuário, avulso e estudante) com cartões de débito e crédito.

A funcionalidade, que já estava em vigor desde outubro do ano passado em 13 terminais, estará disponível a partir da próxima semana nos últimos nove: Boa Vista, Portão, Centenário, Oficinas, Caiuá, Campina do Siqueira, Fazendinha, Boqueirão e Hauer.

O número de máquinas para recarga disponíveis também vai aumentar, de 18 para 46. A implantação será concluída até sexta-feira (8/3).

Dinheiro ainda vale
A instalação das máquinas atende a um pedido dos passageiros que preferem recarregar seus cartões nos terminais. Anteriormente a operação nestes locais só poderia ser realizada em dinheiro, que continua a ser aceito mesmo com as novas máquinas.

A compra de créditos para o cartão-transporte com pagamento em dinheiro não tem cobrança de taxa. Já com o pagamento por cartão de débito sai por R$ 6,08 (taxa de 1,26%) e R$ 6,12 por cartão de crédito (taxa de 1,99%). As taxas são cobradas pelas operadoras de cartão. Os créditos são carregados imediatamente no cartão-transporte após a compra.

“Todas as catracas dos 22 terminais vão contar com máquinas para recarga do cartão-transporte, o que deve facilitar a vida dos passageiros. Em terminais maiores, como Pinheirinho, haverá quatro equipamentos à disposição dos usuários”, diz Vilson Kimmel, gestor da área de Tecnologia da Informação da Urbs.

Além da recarga em terminais, o usuário possui várias formas de aquisição de créditos do cartão-transporte, via whatsapp, aplicativos, lojas físicas e também pela internet. Confira aqui onde carregar o cartão-transporte.

Dentro dos ônibus da capital só são aceitos pagamentos por meio de cartão-transporte, débito ou crédito.

Informações: URBS

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Grupo CCR investe R$ 2 bilhões em mobilidade urbana em 2024 para modernização e ampliação do sistema

O Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, realizará neste ano um robusto investimento em suas concessões de trens, metrô e VLT. A empresa está aplicando mais de R$ 2 bilhões na melhoria da qualidade dos serviços, incluindo expansões e melhorias de estações, aquisição de novos trens e modernização da infraestrutura de vias e rede aérea. As medidas trazem mais segurança e conforto para a população, que passa a contar com serviços de melhor qualidade a partir do uso de tecnologias inovadoras.

Uma das principais entregas deste ano é o Terminal Intermodal Gentileza (TIG), que foi inaugurado no dia 23 de fevereiro pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O empreendimento é o maior terminal de integração da cidade, interligando as linhas 1 e 4 do VLT Carioca, operadas pelo Grupo CCR, o BRT Transbrasil e 14 linhas de ônibus municipais, e recebeu investimento de R$ 357 milhões ao longo de 2022 e 2023, montante que está sendo ressarcido pelo poder concedente.

"O Grupo CCR é amplamente reconhecido pela excelência operacional nas três plataformas em que atua. Neste ano, os investimentos previstos em nossos modais de Mobilidade Urbana estão alinhados com nosso objetivo de fornecer aos nossos clientes um serviço cada vez mais confortável, seguro e confiável, estimulando um modelo de mobilidade sustentável e inclusivo", afirma Marcio Hannas, presidente da CCR Mobilidade. A cada dia, cerca de 3 milhões de pessoas circulam pelas 128 estações de trens, metrô e VLT operadas pela Companhia nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador (BA).

Dos R$ 2 bilhões previstos para 2024, R$ 1,4 bilhão será destinado pela Companhia à modernização das Linhas 8 e 9 do sistema metroferroviário de São Paulo. Boa parte dos recursos é direcionada à aquisição dos 36 novos trens da fabricante Alstom, compondo uma frota de 288 carros (vagões). Em 2024, a CCR já recebeu seis novos trens, totalizando 16 composições entregues, das quais nove já estão em operação. A previsão é de que as demais sejam entregues até o fim do ano. 

Os novos trens trazem mais conforto aos passageiros das Linhas 8 e 9. São equipados com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos clientes entre os carros e uma viagem com maior comodidade. Eles também trazem tecnologias modernas, como mapas dinâmicos das linhas, monitores de vigilância por vídeo e câmeras retrovisoras, além de detectores e extintores de incêndio. Visando à segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas. 

Terminal Gentileza
O Terminal Intermodal Gentileza, no Rio, deverá receber diariamente cerca de 150 mil pessoas, com impacto positivo no volume de passageiros transportados pelo VLT Carioca, empresa do Grupo CCR. A previsão é de que o terminal traga 40 mil novos clientes por dia ao modal, o que representa um aumento de 50% no número em relação aos 80 mil transportados atualmente. 

Para chegar ao TIG, os trilhos do modal operado pelo Grupo CCR foram ampliados em 700 metros, de modo a conectar o novo terminal ao Aeroporto Santos Dumont, pela Linha 1, e à Praça XV, no Centro, pela nova Linha 4, construída para realizar esta conexão. Até então, o VLT Carioca operava com três linhas, 29 estações e 32 trens.

Nova estação em Salvador
O sistema metroviário administrado pelo Grupo CCR na Bahia também teve a sua malha ampliada recentemente. Na última semana de 2023, a nova Estação Águas Claras entrou em operação, ampliando o sistema para 22 estações, com a expansão da rede de 33 quilômetros (km) para 38 km. 

Após a inauguração, a estação ampliou em 5% o número de clientes que utilizam o sistema metroviário soteropolitano, o que representa cerca de 20 mil pessoas a mais por dia. A CCR Metrô Bahia transporta diariamente em torno de 370 mil passageiros e percorre bairros importantes de Salvador e Lauro de Freitas, conectando regiões mais afastadas da capital baiana ao centro e ao aeroporto local, na região metropolitana. 

Divisão dos recursos
Em 2024, considerando a divisão dos investimentos por concessionária de mobilidade urbana, a previsão é investir R$ 1,4 bilhão nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trens metropolitanos, R$ 122,2 milhões na Linha 4-Amarela e R$ 254 milhões na linha 5-Lilás, do metrô, todas em São Paulo. Também estão previstos R$ 159 milhões no VLT Carioca e R$ 151 milhões na CCR Metrô Bahia, totalizando R$ 2,09 bilhões.

Informações: Diário Industria e Comércio
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Em Salvador, Aplicativo MeuBuzu ajuda usuários do transporte coletivo a se deslocarem

terça-feira, 5 de março de 2024


Pense aí, você está em sua casa, no trabalho ou em qualquer outro local.

Aí surge aquela necessidade de ir naquele lugar que você nunca foi ou que não conhece direito e para piorar a situação você não tem um veículo próprio, aí já sabe né? Use o Meu Buzu Salvador e ache o Ônibus certo.

Meu Buzu Salvador

Vai ter que pegar um buzu, mas você nem sempre sabe qual pegar e tem vergonha de perguntar as pessoas na rua, e então o que fazer numa hora dessas?

Pois bem, foi nesse cenário que os ex-alunos de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia, Gabriel Peixoto e Denildo Machado, criaram o MeuBuzu em 2011.

Na época, a população só contava com as informações que haviam no site da Transalvador, que apesar dos itinerários, não ofereciam uma maneira prática para o usuário realizar uma busca.

Focado nesse problema, os dois coletaram essas informações a fim de facilitar a procura por itinerários dos ônibus na cidade. Dessa maneira surgiu o Meu Buzu, um site independente que tem como função básica ajudar aqueles que querem se deslocar por Salvador utilizando o transporte coletivo.

Obs: O Meu Buzu é um site INDEPENDENTE, portanto não é vinculado a nenhuma instituição governamental, empresa privada ou qualquer outro tipo de instituição.

Informações: MeuBuzu

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Transcarioca registra 67% de aumento de passageiros em um ano

O BRT Transcarioca celebra um ano de sua requalificação total com o expressivo aumento 67% no número de passageiros transportados. Além dessa marca, com a nova frota de ônibus amarelinhos, a média de redução dos intervalos nos horários de pico foi de cerca de 50%.

– A Transcarioca é um corredor muito importante, que leva muitos trabalhadores por dia e que corta um trecho muito grande da nossa cidade. Foi o segundo corredor a receber uma frota inteiramente nova. Agora os cariocas estão voltando a usar o sistema e indicar para amigos. Isso mostra que o projeto implantado pela Prefeitura teve pleno êxito e os cariocas agora têm novamente um transporte digno – disse a diretora-presidente da MOBI-Rio, Claudia Secin.

Responsável por administrar todo o sistema de BRT municipal, a MOBI-RIO verificou que o transporte de passageiros saltou de 1.663.392 em fevereiro de 2023 para 2.778.454 em fevereiro deste ano, o que totalizou um aumento de 67%. Somente em dias úteis, a demanda de passageiros registrou um acréscimo de 58%.

Inaugurada em 2014, a Transcarioca tem 45 estações, que foram totalmente reformadas pela Prefeitura do Rio, e dois terminais. O corredor já está conectando com o Terminal Gentileza, na zona central da cidade, por meio do serviço 80 (Penha x Gentileza). Nesta primeira fase de operação da Transbrasil, que se estende até 30 de março, a linha circula no horário das 12h às 14h, todos os dias da semana, saindo da estação Penha 2, com paradas em Ibiapina, Olaria, Cardoso de Moraes e Santa Luzia, na Transcarioca, e seguindo pelo corredor Transbrasil direto até o Terminal Gentileza.

Informações: Prefeitura do Rio

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No Recife, BRT na Caxangá receberá novos equipamentos de fiscalização eletrônica

Na próxima segunda-feira (11), começará a ampliação do mecanismo de fiscalização eletrônica do corredor do Sistema de BRT na Avenida Caxangá. Quatro novos equipamentos serão instalados pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

O projeto pretende garantir o respeito à prioridade de circulação do transporte público no corredor, colaborando para a viagens mais rápidas para os passageiros.

Antes da ampliação, a Avenida Caxangá já possuía quatro equipamentos eletrônicos de fiscalização, bem como sinalizações que indicam a proibição de acesso por outros veículos. 

Com a chegada dos novos dispositivos, que serão distribuídos ao longo dos seis quilômetros de pista, espera-se inibir o uso proibido por outros veículos. 

Nas regiões que já receberam a fiscalização, foi possível perceber uma queda de 701 infrações em julho de 2023 para 90 até janeiro deste ano. 

Para configurar infração, basta apenas que o veículo seja identificado por uma das câmeras. Os motoristas que forem flagrados pelos equipamentos poderão receber multa gravíssima, no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O valor foi estipulado pela Lei Federal 13.154 de 30 de julho de 2015, que mudou o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelecendo que as infrações por transitar irregularmente nas faixas ou corredores exclusivos para veículos de transporte público coletivo de passageiros passem a ser gravíssimas.

Informações: Folha PE

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No Rio, Faixa da Linha Vermelha dedicada ao Galeão começa nesta segunda-feira

A faixa dedicada da Linha Vermelha ao acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) começa a operar nesta segunda-feira. Durante uma semana o funcionamento com as novas regras terá caráter educativo, em que agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal orientam os motoristas. A partir do dia 11 de março, o sistema de fiscalização eletrônica será ativado, com aplicação de multa em caso de descumprimento. Com 2.200 metros de extensão, a faixa dedicada funciona na pista sentido Baixada Fluminense, no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso à Ilha.

A mudança na Linha Vermelha é feita após o aumento do volume diário de tráfego no acesso à Ilha do Governador, que chegou a 17% no período de setembro do ano passado a janeiro deste ano. A expectativa é de que esse volume chegue a cerca de 30% até o fim de 2024. O aumento no número de voos no Aeroporto do Galeão teria impacto direto para este crescimento.

Segundo dados da CET-Rio, dos 90 mil veículos que trafegam no trecho diariamente, um terço, ou seja, 30 mil, têm como destino a Ilha e o restante, 60 mil, vão em direção à Baixada Fluminense.

Funcionamento a partir de agora
A mudança visa a melhorar a distribuição dos fluxos. A Linha Vermelha conta, no trecho, com quatro faixas. Apenas a que fica mais à esquerda passa a ser dedicada ao acesso à Ilha do Governador e ao aeroporto. A alteração não causa redução na capacidade de escoamento da via no sentido Baixada Fluminense. Após o acesso à Ilha, a Linha Vermelha segue com as mesmas três faixas de rolamento.

Segundo a CET-Rio, essa faixa irá evitar o estrangulamento na bifurcação, impedindo que os veículos provenientes da faixa da esquerda bloqueiem o acesso à Ilha e também interfiram no fluxo dos que seguem em direção à Baixada.

  • A faixa dedicada somente poderá ser utilizada por veículos que estejam na Linha Vermelha com destino à Ilha do Governador e ao Galeão.
  • Os veículos que seguem para outros destinos deverão utilizar as outras três faixas disponíveis.
  • Haverá fiscalização eletrônica no trecho.
  • O sistema de fiscalização funcionará por meio de leitura dupla das placas, ou seja, os veículos que utilizarem a faixa dedicada deverão obrigatoriamente seguir para a Ilha do Governador.
  • Os veículos que estiverem na faixa dedicada e saírem para seguir em outras direções, o sistema de fiscalização detectará a infração.
  • A transposição da faixa contínua pelo condutor irá gerar uma infração média com base no Art. 185 – Inc. I, com multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.
  • O trecho tem sinalização específica implantada, como placas de regulamentação e pinturas no pavimento, indicando onde é a faixa dedicada.
  • A primeira semana de operação será educativa. Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal vão orientar os motoristas que trafegam nesse trecho da via.
  • A partir do dia 11 de março, a fiscalização eletrônica estará ativada para identificar infrações.

Informações: O Globo

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Ônibus de João Pessoa podem passar a aceitar pagamento por PIX

Os ônibus de João Pessoa podem passar a aceitar pagamento por meio de PIX. Conforme verificou o ClickPB, a Comissão de Políticas Públicas (CPP), da Câmara Municipal, aprovou nesta segunda-feira (4) o Projeto de Lei Ordinária (PLO) do vereador Carlão (PL) que prevê essa forma de pagamentos nos transportes públicos da Capital.

A proposta decreta que ficam as empresas concessionárias e permissionárias de transporte público municipal, obrigadas a disponibilizarem meios para que o pagamento da tarifa do serviço de transporte coletivo por ônibus e lotação seja realizado por PIX.

A forma de pagamento deverá ser garantida a todos os usuários, independentemente do sistema operacional disponível no smartphone e da instituição financeira utilizada, desde que autorizada pelo Banco Central do Brasil. Ainda fica vedado o acréscimo de qualquer taxa ao pagamento por esta modalidade.

Ônibus darão maior comodidade aos usuários, diz vereador
Os ônibus, ao aceitarem o pagamento por PIX, darão mais comodidade aos usuários, segundo a justificativa do vereador Carlão. “Ao aplicar o uso do PIX no transporte público, as empresas concessionárias e permissionárias poderão proporcionar maior comodidade aos usuários, que não precisarão carregar dinheiro ou se preocupar com troco para pagar a tarifa.

O parlamentar defende, ainda, que a proposição também pode ser benéfica para as próprias empresas, já que o uso do PIX pode reduzir o custo operacional das empresas com a gestão de dinheiro em espécie e aumentar a segurança na realização de transações financeiras.

Informações: ClickPB

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Distrito Federal recebe 20 novos ônibus para linhas do BRT

O serviço de BRT das cidades de Santa Maria e Gama, no Distrito Federal. recebeu 20 novos ônibus. Os veículos passaram a operar nesta segunda-feira, 4, em 11 linhas do sistema. Ao todo, o transporte público das cidades recebeu 36 ônibus novos.

Além disso, o sistema de BRT das cidades ganhou uma nova linha, a 2304, com conexão entre Santa Maria, o Núcleo Bandeirante e o Guará. Ao todo, a linha terá oito horários, com quatro saindo do Terminal do BRT de Santa Maria e outros quatro, do Terminal do Guará I. Ao mesmo tempo, a linha 0.258 terá suas atividades interrompidas.

De acordo com o subsecretário de Operações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Márcio Antônio de Jesus, o serviço anterior operava somente pela Avenida Alagados de Santa Maria, atendendo um pequeno número de moradores das cidades do Distrito Federal.

“Com a criação da linha 2304, todos os usuários da região que desejarem se deslocar para o Núcleo Bandeirante e Guará serão beneficiados, uma vez que existe uma grande rede de linhas alimentadoras que percorrem toda a cidade até o terminal de onde podem acessar a nova linha”, afirma Márcio Antônio.

Os ônibus são do tipo Padron, movidos a biodiesel e com motor otimizado para reduzir a emissão de poluentes em até 80%. Ao todo, foram apresentados 36 veículos pela concessionária.

Nova plataforma
Em simultâneo à inclusão dos novos veículos, uma nova plataforma de embarque do Terminal do BRT de Santa Maria também iniciou as atividades na segunda. O ponto será responsável pelos embarques para sete regiões. Dentre elas estão a W3 Norte, Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), Setor de Armazenamento e Abastecimento Norte (SAAN), Cruzeiro, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Guará e Núcleo Bandeirante.

Informações: Mobilidade Estadão

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