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sábado, 18 de junho de 2011Postado por Meu Transporte às 10:38 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em São Paulo, Governo deve implantar Bilhete Único Metropolitano até o fim do ano
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Aparecido explicou que, com ele, o usuário usa o mesmo cartão no Metrô, nos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e nos ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano).
- Vai ser utilizada a estrutura viária já existente. O que estamos finalizando é a questão da tecnologia e o formato jurídico, para que a gente possa fazer a integração com os municípios até o final deste ano.
De acordo com Aparecido, a primeira etapa da implantação do bilhete será feita até julho para integrar os três meios. Depois, eles serão levados para os transportes municipais de cada cidade que tiver interesse.
- A decisão das prefeituras é espontânea, mas quase todos os prefeitos já me disseram que vão aderir ao programa.
A afirmação foi feita durante a sanção da lei, no Palácio dos Bandeirantes, na região do Morumbi, zona sul de São Paulo, na manhã desta quinta. O novo sistema vai criar um Conselho de Desenvolvimento formado pelos 39 prefeitos das cidades da Grande São Paulo e por representantes do Estado.
Além disso, o novo plano divide a região metropolitana em cinco sub-regiões: norte, leste, sudeste, sudoeste, oeste e município de São Paulo e institui, em cada região, representantes da sociedade civil e políticos.
Segundo o governo, será feito um fundo de desenvolvimento para financiar planos, projetos e programas de interesse da região metropolitana de SP.
Para o governador Geraldo Alckmim, a prioridade da lei que organiza a região metropolitana é a mobilidade urbana.
- O desafio é a mobilidade urbana, com planejamento. É preciso ter várias cidades dentro de uma cidade, juntando Metrô, trem, ônibus e rodoanel. Vamos chegar nos 39 municípios.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 08:34 1 comentários
Marcadores: São Paulo
Salvador: BRT elétrico depois se transforma em metrô
Estão previstas 26 estações e 126 pontos de acesso a ciclistas e pedestres, além de 152 bicicletários, onde bicicletas poderão ser guardadas ou alugadas para rodar dentro do sistema. O custo do projeto é de R$ 2,6 bilhões, sem incluir os veículos (ônibus e trem), que ficariam a cargo da iniciativa privada que vencesse a concessão do sistema.
Este é um dos sete projetos apresentados para atender ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) que visa a implantação de um sistema de transportes para a capital baiana. As propostas estão sendo analisadas pelo governo do estado, que deverá se manifestar sobre o sistema a ser implantado no próximo dia 20. A partir da definição, será aberta licitação onde todos concorrem em igualdade de condições.
Passageiros
A progressão no modal de transporte de BRT (Trânsito Rápido por Ônibus, na sigla em inglês) para o metrô em monovia é sugerida entre os anos de 2022 e 2028, quando a demanda por transporte público na Avenida Paralela se aproxima dos 40 mil passageiros na hora de pico durante a manhã.
O motivo pelo qual o sistema proposto começa operando com ônibus BRT elétrico é porque a demanda de passageiros em 2014 não seria suficiente para um modal de alta capacidade, como o metrô, segundo explica o sócio-diretor da Prado Valladares, Lourenço Valladares.
A empresa projeta que em 2014 o novo sistema receberia 13 mil passageiros na hora de pico, apesar de haver uma demanda existente de 20 mil passageiros naquele trecho. “A diferença é porque a adesão a um novo sistema nunca se dá de forma imediata”, explica Valladares.
Os sistemas de metrô são indicados para um grande número de passageiros, pois, quando o sistema fica ocioso, os custos de operação aumentam. Porém, um sistema BRT possui uma capacidade máxima de 40 mil passageiros na hora de pico, o que, calcula a Prado Valladares, ocorreria por volta de 2030. Em 2039, seriam 51 mil passageiros.
Já uma linha de metrô em monovia tem capacidade máxima de 60 mil passageiros nas horas de pico. O projeto propõe que, quando houver a progressão, sejam feitas duas
linhas de metrô monovia, com a possibilidade de implantação de uma terceira.
Entenda a proposta da Prado Valladares
Orçamento: R$ 2,6 bilhões
Gestão Parceria Público- -Privada (PPP) patrocinada
Subsídio anual: R$ 38 milhões (2014)
Tempo médio embarcado: 19,5 minutos
Capacidade máxima: 60 mil passageiros por hora
Paradas: 26 estações e 126 pontos de acesso a ciclovias e passarelas
Trajeto: 41 km
Tarifa Integrada: R$ 2,50
Fonte: A Tarde
Postado por Meu Transporte às 08:34 0 comentários
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Postado por Meu Transporte às 08:33 0 comentários
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Foto: Corredor de Diadema |
Postado por Meu Transporte às 08:29 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo