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Em Jundiaí, Plano prevê melhor ligação entre terminais

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí apontará, entre outras coisas, a necessidade de uma reestruturação das linhas do transporte público que ligam os sete terminais urbanos da cidade. É o que explica o secretário de Transportes, Wilson Folgozi, sobre o estudo que começa a ser elaborado nas próximas semanas - quando o contrato com a empresa vencedora da licitação, a Sistran Engenharia Ltda., será assinado.

Segundo Folgozi, terminais foram construídos ao longo dos anos em Jundiaí, "mas não foi feita uma rede que incorporasse esses espaços". Para o secretário, "não se pensou na rede como um todo".

O plano custará R$ 4,5 milhões e a empresa vencedora deverá terminá-lo em 12 meses. Ele compreende todos os tipos de transporte da cidade e, por meio de pesquisas, apontará os futuros investimentos e caminhos para o município nos próximos dez anos. Esse estudo dirá se é necessária a construção de mais terminais e onde.

Mudanças, diz Folgozi, já poderão ser feitas ainda no primeiro semestre deste ano. "Não precisaremos estar com o plano pronto para começar a fazer as mudanças." Entre elas, o início das obras do BRT (Transporte Rápido de Ônibus), cujo primeiro corredor ainda não foi definido.

O estudo também inclui um plano cicloviário que dirá onde poderão ser construídas as ciclovias. "Nós temos espaços para ciclovias, mas não as mesmas condições que outras cidades possuem para grandes trechos", explica Folgozi. "Deslocamento maior que cinco quilômetros, de bicicleta, não é muito viável. Você não vai encontrar a maioria das pessoas fazendo isso."

A ideia do secretário é casar a prática de pedalar com o uso do transporte público, levando as ciclovias - se o plano apontar a possibilidade - até os terminais urbanos. "A ideia não é ter uma ciclovia que atravesse a cidade inteira. Mas se o plano disser que é possível, como na região do rio Jundiaí, iremos construir."

PESQUISAS

O alto valor do plano se deve às pesquisas, a serem feitas em diversas regiões da cidade, de porta em porta e mesmo nos sete terminais urbanos. Serão pesquisas de origem e destino, de volume de tráfego, de embarque e desembarque entre outras.

"É cara porque a quantidade de pesquisas é grande, e a cidade é grande, com uma área rural que traz complexidade por causa da distância", explica Folgozi. A empresa - que deverá montar um escritório aqui e cuja quantidade de funcionários ainda não foi divulgada - foi procurada, mas nenhum representante estava disponível para falar com a reportagem.

Informações: Jornal de Jundiaí

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CBTU e Grande Recife montam esquema para minimizar transtornos causados pela greve do metrô

O metrô do Recife amanhece parado nesta sexta-feira. Em assembleia realizada na noite de ontem, os metroviários confirmaram a paralisação de advertência a partir da zero hora de hoje, retornando ao funcionamento normal apenas no sábado, às 5h.

De acordo com a categoria, a decisão foi tomada após a negativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em dialogar com a categoria sobre melhoria no Plano de Saúde e Revisão do Plano de Cargos e Salários. 

Para minimizar os transtornos aos usuários, a CBTU garante o funcionamento normal do metrôs nos horários de pico, das 5h às 9h e das 16h às 20h. Na noite de ontem, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) concedeu liminar favorável à CBTU para que os serviços do metrô fossem mantidos em sua totalidade, nesta sexta-feira e no dia 1º de março. Em caso de descumprimento, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) está sujeito à multa de R$ 800 mil por dia. O Sindmetro afirmou que ainda não foi notificado e que a paralisação está mantida.

O Grande Recife Consórcio de Transporte também montou esquema especial de ônibus durante todo o dia. No total, 18 linhas foram reforçadas, quatro delas para atender as demandas do Barro, Joana Bezerra, Santa Rita, Aeroporto e Centro. No Terminal Joana Bezerra, os coletivos já estão saindo lotados.

Os metroviários prometem realizar outra paralisação no dia 1º de março, sábado de carnaval, dia do desfile do Galo da Madrugada.

Informações: Diário de Pernambuco

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Em Curitiba, Motoristas e cobradores de ônibus anunciam indicativo de greve

O impasse sobre o reajuste dos salários dos motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e RMC segue sem acordo e o Sindicato dos trabalhadores do setor anuncia indicativo de greve.

Nesta quarta-feira (19) o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC) e o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (SETRANSP) participaram de uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, onde foram abordados os itens que constam na pauta de reivindicações salariais para 2014. No entanto, as negociações não avançaram. O assunto vem sendo debatido entre as duas categorias há mais de dois meses.

Também participaram do encontro representantes da Urbanização de Curitiba (URBS) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC).

O Sindimoc esperava por uma proposta de reajuste acima do INPC, índice apresentado anteriormente pelo sindicato patronal. Diante da falta de acordo “restou ao Sindimoc abrir indicativo de greve para a sua categoria e anunciar que fará assembléia com os trabalhadores em local e dia a serem agendados”, diz uma nota publicada no site do sindicato.
Se os motoristas e cobradores decidirem pela paralização, uma lei determina que a categoria deve avisar a ação com antecedência de 72 horas.

Em meio à definição do reajuste dos trabalhadores, existe ainda a determinação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) para que a tarifa técnica seja reduzida em R$ 0,43 no próximo reajuste, previsto para o dia 26 de fevereiro. A decisão foi comunicada na semana passada, mas está sendo contestada na justiça pelas empresas de ônibus e pela URBS.
A última greve de motoristas e cobradores aconteceu em fevereiro de 2012, deixando Curitiba completamente sem transporte coletivo por quase dois dias. Ao todo, 2,3 milhões de usuários foram prejudicados.

Informações: RicMais

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Em Manaus, mais linhas de ônibus devem passar a usar faixa do BRS

A partir deste sábado (22), três linhas de ônibus devem deixar de fazer o embarque e desembarque de passageiros nas paradas de ônibus localizadas do lado direito da Avenida Constantino Nery, na Zona Centro-Sul de Manaus, e passarão a utilizar as plataformas na faixa esquerda da via. Os ônibus compõem a frota das linhas 208, 219 e 225, totalizando 20 coletivos, que atendem os bairros Hiléia e Nova Esperança, além do conjunto Augusto Montenegro.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), a medida faz parte das adequações que estão sendo feitas no sistema Bus Rapid System (BRS). Gradativamente, as linhas deverão migrar para a faixa esquerda, onde são utilizadas as plataformas.


O BRS está em fase experimental em Manaus. Apesar de estar recebendo, atualmente, somente 2% de toda a frota de veículos, segundo a SMTU, este percentual é responsável por transportar 58% da população.

Ainda segundo a SMTU, um novo abrigo para o BRS deverá ser instalado, nesta quinta (20), no sentido centro-bairro da Avenida Constantino Nery, próximo ao Edifício Empire Center, a 60 metros de distância do abrigo que está no local. A substituição ocorrerá em virtude do abrigo antigo estar localizado em paralelo com a plataforma da Chapada. Após a instalação do novo, será feita a remoção do abrigo antigo.

Informações: G1 AM
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Em BH, Estação São Gabriel tem itinerários alterados devido implantação do sistema BRT

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014


A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, altera a partir de sábado, dia 15/2, os itinerário de algumas linhas para garantir uma boa operação na nova Estação BRT MOVE São Gabriel. São pequenas alterações para melhor atender os usuários das linhas alimentadoras nos bairros. Com essa mudança essas linhas não mais terão ponto final na Estação São Gabriel. As alimentadoras continuam realizando o embarque e desembarque dos usuários na estação, contudo, retornam imediatamente ao ponto final localizado no bairro. Será mais agilidade ao usuário do transporte coletivo.

Consulte os itinerários clicando na linha:

(os novos itinerários estarão disponíveis a partir de 15/02/14 em nosso sistema de consulta no portal) 

705 – Estação São Gabriel / São Tomáz
706 - Estação São Gabriel / Heliópolis
707 - Estação São Gabriel / Jardim Guanabara
708 - Estação São Gabriel / Felicidade
709 - Estação São Gabriel / Tupi *
710 - Estação São Gabriel / Providência * 
711 - Estação São Gabriel / Solimões
713 - Estação São Gabriel / Lajedo
714 - Estação São Gabriel / Casas Populares 
715 - Estação São Gabriel / Monte Azul
716 - Estação São Gabriel / Novo Aarão Reis
732 - Estação São Gabriel / Conjunto Felicidade *
734 - Estação São Gabriel / Aarão Reis via Minaslândia * 
806 - Estação São Gabriel / Vista do Sol via Nazaré
807 - Estação São Gabriel / Ribeiro de Abreu
808 - Estação São Gabriel / Paulo VI
809 - Estação São Gabriel / Belmonte
810 - Estação São Gabriel / Parque Belmonte via Dom Silvério
811- Estação São Gabriel / Vista do Sol via PUC
812 - Estação São Gabriel / São Gabriel *
836 - Estação São Gabriel / Ribeiro de Abreu * 
837 - Estação São Gabriel / Conjunto Ribeiro de Abreu *

(*) Linhas circulam apenas aos domingos e feriados.


Folhetos serão distribuídos para informar os usuários sobre as mudanças.  

Informações: Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS

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Suspensa licitação para obra do BRT na Grande Vitória

A escolha das empresas que vão construir o BRT, o corredor exclusivo de ônibus na Grande Vitória, foi suspensa. A decisão foi tomada nesta terça-feira (18), pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES). O plenário e o conselheiro relator da decisão cautelar, Sérgio Aboudib, entenderam que os requisitos previstos no edital eram "desnecessários e arbitrários", e indicavam um "direcionamento da licitação". O secretário de Transportes, Fábio Damasceno, informou ao G1 que está providenciando as alterações necessárias para que o fato não atrase o cronograma de implantação do sistema viário.

O projeto dos corredores exclusivos de ônibus (BRT) surgiu, segundo o governo, para desafogar o trânsito na região Metropolitana de Vitória. Os coletivos passarão a operar com estações para embarque e desembarque de passageiros junto ao canteiro central. Ainda de acordo com o governo, a etapa inicial prevê a implantação de 35 quilômetros de BRT na Grande Vitória, com veículos equipados com ar refrigerado. A estimativa é de que as obras tenham início ainda em 2014.


O Ministério Público de Contas (MPEC) questionou a limitação do número máximo de duas empresas para participar da pré-qualificação do consócio. O valor estimado para a contratação é de R$ 742.278.572,19.

O serviço a ser contratado engloba uma grande variedade de tarefas, como execução de corredor exclusivo de ônibus, de pontes e/ou viadutos, de túnel rodoviário em rocha com seção, construção de passarelas, demolição de pavimento, dentre outras.

Setop
De acordo com o secretário Fábio Damasceno, o órgão já está providenciando as alterações necessárias, para que o fato não atrase o cronograma de implantação do BRT. A previsão é de que as obras tenham início ainda em 2014. "Pegamos o parecer e estamos analisando as recomendações, fazendo as ponderações pertinentes. Vamos fazer as devidas justificativas e alterações que forem viáveis dentro do processo. Já estamos em contato com o TCE-ES, para republicar o edital com as adequações. Não há um prazo para a republicação, mas isso será feito o mais breve possível, para não atrasar o processo de implantação do BRT", afirmou.

Informações: Mariana Perim
Do G1 ES
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Em Goiânia, Equipamentos eletrônicos do corredor T-63 começam a autuar

Antes dos sensores começarem a autuar, foi realizada uma fiscalização educativa durante 15 dias, com informações do funcionamento dos aparelhos por meio de placas e faixas nos locais onde foram instalados os dispositivos. Os equipamentos começam a funcionar já a partir dos cruzamentos entre T-63 com a C-107 e T-63 com a C-149, nos trechos do Parque Anhanguera-Nova Suíça.

Em contra partida, entre os trechos Nova Suíça-Pedro Ludovico não começam a autuar, pois, não foram testados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e só começarão a funcionar depois de testados. Os foto sensores estão colocados nos cruzamentos da T-63 com a T-15 e T-63 com Alameda Couto Magalhães - como foi feito no primeiro caso-, também será feita uma fiscalização educativa (quinzenal) para que eles possam começar a autuar.

FIQUE ATENTO: Eles vão registrar furos ao sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, uso indevido da faixa exclusiva para ônibus e o excesso de velocidade. A Secretária Municipal de Trânsito (SMT) pede para que o uso do corredor exclusivo de ônibus seja feita somente se for entrar em casa, estabelecimentos comercias ou virar na primeira rua à direita da faixa. A punição para os que forem flagrados em atitudes irregulares, como avançar ao sinal, parar sobre a faixa de pedestres, excesso de velocidade ou transitar em corredor exclusivo perderão pontos na carteira e serão multados.

Informações: Diário da Manhã

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Formatação do SalvadorCard estudantil é necessária para fazer recarga online

Os estudantes que ainda não formataram seus cartões de meia passagem devem procurar um posto SalvadorCard para fazer o procedimento, que é realizado sem qualquer custo adicional para o usuário. Segundo a assessoria de comunicação do SalvadorCard, a formatação é uma exigência técnica e está prevista no Decreto Municipal 24.776/2014, que regulamenta a compra online da meia passagem estudantil no SalvadorCard e começou a vigorar na última terça-feira (18).

Também teve início na última terça-feira a identificação biométrica nos quase 2.700 ônibus do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Salvador. A assessoria de comunicação do SalvadorCard informou que a compra de créditos também estará disponível em pontos de vendas terceirizados e espalhados por toda a cidade a partir de abril e que é necessário formatar o cartão SalvadorCard e cadastrar as digitais no sistema tanto para a compra na internet como na rede terceirizada.

De acordo com a assessoria de comunicação do SalvadorCard, no primeiro dia de funcionamento do sistema de identificação biométrica, alguns estudantes relataram dificuldades na leitura dos dados nos validadores e poderão ser chamados pelo SalvadorCard para regravação da digital. As digitais recadastradas estarão disponíveis nos validadores dos ônibus em até 72 horas úteis e não há custo para o usuário.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação do SalvadorCard, nenhum estudante deixou de viajar ou foi obrigado a pagar a passagem por conta da falha, porque os cobradores estão orientados a resolver os conflitos de modo a não prejudicar o usuário. A assessoria também disse que foram relativamente poucas as queixas registradas neste primeiro dia de funcionamento do sistema de identificação biométrica e a maioria foi decorrente de incorreção na colocação dos dedos no leitor ótico dos ônibus. 

Algumas informações sobre a recarga online podem ser obtidas no site www.setps.com.br ou através deste link.

Informações: iBahia


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