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Prefeitura de Porto Alegre amplia viagens de ônibus nos horários de pico em dias úteis

domingo, 29 de maio de 2022


A prefeitura amplia a partir desta segunda-feira, 30, a oferta do transporte coletivo nos horários de pico em 17 linhas nos dias úteis e reforça o número de viagens no entrepico, das 9h às 16h. Esta quarta etapa do Programa de Reestruturação do Transporte: Mais Transporte terá um incremento de 131 viagens. As mudanças estarão disponíveis no site da EPTC e a localização, em tempo real, pode ser consultada na função GPS do aplicativo do TRI (Cittamobi).


No mês de maio, por meio do Mais Transporte, foram reativadas 15 linhas com o incremento de mais de mil viagens no sistema. “Nesta e nas próximas fases nosso foco é qualificar essa oferta. Além do que previmos em relação ao retorno de linhas que não estavam em funcionamento, estamos atuando em outras frentes visando melhorias no sistema a médio e longo prazo”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Melhorias no atendimento:

Reativação da linha 268.1 para atender a Estrada Francisca de Oliveira Vieira e Estrada Chapéu do Sol

Os clientes que faziam o uso da linha 268 Belém Novo nesses horários devem utilizar a linha 268.1

Inclusão de viagens noturnas na linha 263.1

Os clientes que faziam o uso da linha 263 Orfanotrófio nos horários das 21h38 bairro ao Centro e 22h13 Centro ao bairro devem utilizar a linha 263.1

Linhas com ampliação de oferta nos horários de pico (das 6h às 9h e/ou das 16h às 19h):
344, 344.1, 344.3*, 375, 438.2, 490.6, 494, 492, 495, 610.2, 621, 631, 704, 704.1, 718, B25 e R41.

A linha 344.3 foi criada para operar a partir do dia 30 de maio reforçando o atendimento das linhas 344 e 344.1 a partir da Estação Touring na avenida João Pessoa.

Linhas com ampliação de oferta no entrepico (das 9h às 16h):
255, 375, 4382, 492, 494.4 e 495.1

Linhas com ampliação de oferta noturna (das 19h às 23h):
4382, 492 e 495.1

Informações: Prefeitura de POA
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Curitiba pode ter linha direta que liga o Tatuquara ao Centro


No ano passado, foi inaugurado um novo terminal na cidade, no Tatuquara. De acordo com a prefeitura, cerca de 32 mil passageiros utilizam as linhas que passam no local.

“O terminal trouxe conforto ao usuário e possibilitou a troca de linha de ônibus, o que facilitou os deslocamentos. Agora, preparamos uma nova etapa, com a conexão direta até o Centro de Curitiba”, explica Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Moradores de Curitiba são beneficiados com o terminal de ônibus inaugurado há um ano. Quem reside não só no Tatuquara, mas também no Caximba e Campo do Santana, pode fazer conexão com os terminais do Pinheirinho e da CIC (Cidade Industrial de Curitiba).

“Antes, eu pegava três ônibus. Hoje eu pego um, desço no terminal e caminho apenas cinco minutos”, conta Josefa Cardoso sobre como vai até a casa da irmã.

“É um ponto de convergência para todos os alimentadores da região. A centralização desse serviço é ótimo”, diz Lorena Paulla, que utiliza o terminal do Tatuquara todos os dia.

Já Maylo Deval, funcionário de um posto de combustíveis, trabalha em turnos noturnos e se diz seguro enquanto está na estrutura do novo terminal de Curitiba.

“Eu não preciso ficar esperando no ponto de ônibus, na rua e sozinho, com medo de ser assaltado ou algo do tipo. É uma proteção que vem me ajudando bastante”, disse.

Informações: Paraná Portal
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Em Salvador, Nova linha de ônibus começa a operar em Cajazeiras

A região de Cajazeiras VIII recebe uma nova linha de ônibus a partir deste sábado (28), tendo como destino final a Estação Mussurunga. A linha 1036 (Estação Mussurunga x Fazenda Grande II/ Jaguaripe/Cajazeiras VIII), foi implementada no bairro após estudos técnicos da Secretaria de Mobilidade (Semob).
A nova linha conectará os moradores dos bairros de Cajazeiras, Jaguaripe e Fazenda Grande à Avenida Paralela, sem que seja necessário fazer a integração com o metrô.

A 1036 fará 28 viagens em dias úteis, com intervalos de 25 minutos entre os ônibus que sairão diretamente da Estação Mussurunga. Como a linha prestará atendimento aos bairros de Fazenda Grande II e Jaguaripe, o itinerário será modificado.


A linha 1054 – Estação Mussurunga x Fazenda Grande IV/III deixará de passar por Fazenda Grande II, enquanto a linha 1026 – Estação Mussurunga x Fazenda Grande I/Boca da Mata não irá mais acessar a região de Jaguaripe.

Saiba como ficará o itinerário de cada linha com as mudanças:

1036 – Estação Mussurunga x Fazenda Grande II/Jaguaripe/Cajazeiras VIII

IDA: Estação Mussurunga, marginal da Avenida Luís Viana, Rua Professor Plínio Garcez de Sena, Rua Eurico Costa Coutinho, Avenida Aliomar Baleeiro, Estrada do Coqueiro Grande, Rua Doutor Edison Teixeira Barbosa, Estrada do Coqueiro Grande, Rua A – Jaguaripe I, Estrada do Coqueiro Grande, Rua Engenheiro Raymundo Carlos Nery, Avenida Jorge Calmon, Rua Deputado Herculano Menezes, Estrada da Paciência e Terminal de Cajazeiras VIII.

VOLTA: Estrada da Paciência, Rua Direta da Mangabeira, Estrada da Paciência, Estrada do Coqueiro Grande, Rua A – Jaguaripe I, Estrada do Coqueiro Grande, Rua Dr. Edison Teixeira Barbosa, Est. do Coqueiro Grande, Avenida Aliomar Baleeiro, Avenida São Cristóvão, marginal da Avenida Luís Viana e Estação Mussurunga.

1026 – Estação Mussurunga x Fazenda Grande I/Boca da Mata

IDA: Estação Mussurunga, Rua Professor Plínio Garcez Sena, Rua Eurico da Costa Coutinho, Avenida Aliomar Baleeiro, Estrada do Coqueiro Grande, SAC Cajazeiras, Shopping Cajazeiras, Rótula da Feirinha, Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, Fazenda Grande I, Rua Vereador Zezéu Ribeiro, Hospital Municipal de Salvador e Boca da Mata.

VOLTA: Boca da Mata, Avenida Assis Valente, Avenida Jorge Calmon, Hospital Prophope, Estrada do Coqueiro, Shopping Cajazeiras, SAC Cajazeiras, Avenida Aliomar Baleeiro, Rua Eurico da Costa Coutinho, Rua Professor Plínio Garcez de Sena, Rua Doutor Arthur Couto e Estação Mussurunga.

1054 – Estação Mussurunga x Fazenda Grande IV/III

IDA: Estação Mussurunga, Rua Professor Plínio Garcez de Sena, Rua Eurico da Costa Coutinho, Avenida Aliomar Baleeiro, Estrada do Coqueiro Grande, Fazenda Grande III e Fazenda Grande IV.

VOLTA: Fazenda Grande IV, Fazenda Grande III, Estrada do Coqueiro Grande, Avenida Aliomar Baleeiro, Vila Verde, Avenida Aliomar Baleeiro, Rua Eurico da Costa Coutinho, Rua Professor Plínio Garcez de Sena e Estação Mussurunga.

Informações: iBahia.com
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Fortes chuvas: VLT fica atolado na Zona Oeste do Recife


Na tarde deste sábado (28), um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), da linha diesel do metrô do Recife, ficou atolado entre as estações Cajueiro Seco e Curado, na Zona Oeste. Nas redes sociais, circulam vídeos que mostram o trem sobre a lama, que cobre os trilhos.

Em razão das fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) comunicou o fechamento de todas as linhas do metrô do Recife. "Várias estações foram afetadas pelas fortes chuvas e muitos pontos de alagamento dentro do sistema. Por motivos de segurança, o sistema foi fechado", diz o posicionamento oficial da Companhia.

Com informações Leia Já
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Grande Vitória: Transcol ganha mais de 50 novos ônibus com ar-condicionado

quinta-feira, 26 de maio de 2022

A renovação da frota do Sistema Transcol está a todo vapor! Na última quinta-feira (19), aconteceu a segunda entrega de ônibus novos com ar-condicionado em 2022. São 15 veículos zero quilômetro. Com a entrega, realizada na garagem da empresa Santa Paula, em Laranjeiras, na Serra, já chega a 51 o número de novos ônibus adquiridos este ano para atender a Região Metropolitana da Grande Vitória.


Os primeiros coletivos chegaram no último dia 28 de abril. Foram 36 ônibus novos. Além de ar-condicionado, todos os veículos possuem Wi-Fi, entretenimento a bordo e sistema In Bus, que mostra a lotação no ônibus.

“Desde 2019, as empresas operadoras vêm trabalhando na renovação e modernização da frota do Transcol, com mais de 600 novos ônibus adquiridos. Somente este ano, serão 190 veículos zero quilômetro, que irão ampliar o atendimento, trazendo mais conforto à população”, destacou o diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar.


Além de representantes do GVBus e demais empresários, participou da entrega o governador do Estado, Renato Casagrande.

“Essa é mais uma entrega importante para que a gente possa qualificar ainda mais a nossa frota do Transcol. É necessário renovar a frota para dar mais segurança e qualidade para os usuários do transporte público”, afirmou o governador.

Do total de ônibus novos, 15 foram entregues nesta quinta-feira (19). Esta é a segunda entrega realizada pelas empresas operadoras em 2022 para modernização e ampliação da frota do Sistema Transcol. Até o final deste ano, serão 190 novos veículos, todos com ar-condicionado.

Melhorias no Sistema Transcol
As empresas operadoras, em parceria com o Governo do Estado, vêm desenvolvendo uma série de ações para modernizar o transporte público da Região Metropolitana da Grande Vitória. Mesmo com a pandemia da Covid-19, foram realizadas várias melhorias tecnológicas, como a adoção do bilhete único e a inclusão de novas funcionalidades no aplicativo Ônibus GV, como a consulta em tempo real da lotação de ônibus (In Bus). Também foi realizada a renovação total da frota do Serviço Especial Mão na Roda e o aumento da frota do serviço Bike GV.

Em 2021, o Sistema Transcol passou a operar também as linhas alimentadoras de Vitória, oferecendo mais opções e a possibilidade de deslocamentos metropolitanos para moradores da Capital, por meio do sistema de conexões, entre outros benefícios. O mesmo sistema também já está em utilização no município de Viana, a fim de facilitar o deslocamento entre os bairros.

Com informações da Semobi
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Metrô de São Paulo avalia potencial comercial da ligação até Guarulhos

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) anunciou hoje (25) que contratou uma pesquisa sobre o potencial comercial da futura linha 19-Celeste, que ligará a capital paulista à cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.
O estudo, com custo de R$ 690 mil, será feito pelo Consórcio Geribello Quanta SMF e tem prazo de 20 meses para ser concluído.

De acordo com o Metrô, o material deverá fornecer subsídios sobre o potencial da nova linha e a melhor forma de exploração comercial e imobiliária das futuras estações.

“Além de potencializar a geração de receitas não-tarifarias [ao Metrô], esse estudo pode possibilitar uma melhor experiência de viagem ao passageiro, com serviços e conveniências, além de empreendimentos imobiliários que trazem dinâmica ao entorno da estação e geram empregos”, disse o Metrô, em comunicado.


A Linha 19-Celeste deverá ter 17,6 quilômetros de extensão operacional e, inicialmente, 15 estações entre o Bosque Maia (Guarulhos) e Anhangabaú (São Paulo), com previsão de cinco estações em Guarulhos e as demais na capital paulista.

A Celeste irá se conectar às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, na Anhangabaú.

Em janeiro último, o consórcio Mnepie iniciou a elaboração do Projeto Básico da linha, com prazo de 20 meses para ser concluído.

Os estudos iniciais estimam que a nova linha deverá ser utilizada por quase 600 mil pessoas por dia. Segundo o Metrô, quando pronta, a Celeste vai reduzir pela metade o tempo de deslocamento do Bosque Maia ao Anhangabaú, passando de 60 minutos para 30 minutos.

Informações: Agência Brasil
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No Rio, Quase 80% dos usários do VLT usam o transporte para ir trabalhar

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha mostra que 77% dos usuários do VLT Carioca utilzam o trasporte para ir trabalhar. O levantamento também aponta que 52% daqueles que utilizam o serviço realizam viagens de lazer nos finais de semana. A análise indicou ainda que 89% dos entrevistados se sentiram seguros em utilizar o VLT durante a pandemia com as ações de prevenção adotadas no período. Segundo os dados, de uma maneira geral, 88% dos passageiros do modal avaliam o sistema de forma positiva (bom ou muito bom).
“Com as três linhas em operação e em meio a uma pandemia que influenciou muito a operação dos transportes públicos, ficamos felizes em ver que o usuário reconhece nosso serviço como confiável e seguro para fazer seus deslocamentos. Nosso desafio é manter esses números e o nível de serviço em patamar elevado com a chegada de novos passageiros”, avalia Paulo Ferreira, presidente do VLT Carioca.

Considerado o aspecto de maior importância (52%) para quem usa o VLT, o conforto foi também o quesito mais bem avaliado na pesquisa, com aprovação de 92% dos participantes. Temperatura ambiente, condições de embarque e desembarque e limpeza dos veículos e estações foram alguns dos temas verificados. Já a segurança operacional teve 80% de opiniões “bom/muito bom”, reconhecendo ações da Concessionária na prevenção de acidentes.

Em relação à Covid-19, o quesito mais elogiado foi a limpeza e higienização das composições (83%). Do público entrevistado, 57% passaram a utilizar o VLT ao longo dos últimos 2 anos, já no período de pandemia.

O deslocamento para o trabalho é a principal razão de uso do sistema para 77% das pessoas. Nos finais de semana até 52% realizam viagens para turismo ou lazer.

“A pesquisa mostra que o VLT cumpre sua vocação integradora de distribuir as pessoas que chegam para trabalhar todos os dias, além de ser um indutor de turismo, que incentiva a ocupação do Centro aos fins de semana. O desenvolvimento da região passa pelo VLT”, completa Paulo.

A pesquisa foi feita entre os dias 10 e 22 de março com 1.059 pessoas durante a operação das linhas 1, 2 e 3, tanto nas paradas quanto nos veículos. A avaliação tem margem de erro de 3 pontos percentuais e índice de confiança de 95%.

Informações: Diário do Rio
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Licitação para contratar concessionária para operar bilhetagem de ônibus do Rio é suspensa


Mais uma vez a prefeitura não conseguiu licitar a concessão da bilhetagem eletrônica nos ônibus do Rio. A juíza Luciana Losada Albuquerque, da 13ª Vara de Fazenda Pública, concedeu liminar ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Barra Mansa e Volta Redonda (Sindpass) suspendendo a abertura dos envelopes das propostas, marcada para esta terça-feira. Alegou que a data teria que ser remarcada, pois itens do edital precisaram ser modificados por determinação do Tribunal de Contas do Município (TCM). O município recorreu, mas a desembargadora Valéria Dacheux, do Plantão Judiciário, manteve a decisão de primeira instância.

A decisão, segundo a Secretaria municipal de Transportes, não interfere no acordo judicial firmado, na última sexta-feira, a prefeitura, o Rio Ônibus (sindicato que representa as empresas da capital), o Ministério Público do estado (MPRJ). O que foi acertado é que, se a Riocard (empresa ligada a Fetranspor) participar da licitação, o acordo será encerrado imediatamente. Ele prevê a manutenção da tarifa básica dos coletivo em R$ 4,05 até o fim do ano, com o poder público passando a subsidiar as empresas por quilômetro rodado e não mais por passageiro. Transfere também o controle da bilhetagem para o município.

Na sua decisão, a desembargadora assinalou “as dificuldades e a gravidade da situação do sistema de transportes urbanos no Município do Rio de Janeiro, que não garante padrões mínimos de bem-estar e mantém grande parte da população excluída, colocando em risco a vida dos cidadãos”. Destacou ainda que “também é certo que as soluções, sem dúvida, passam por questões que só serão revolvidas se os procedimentos referentes às licitações forem enfrentados com toda lisura e transparência, visando a prestação de um serviço de transporte público adequado”. E “diante da existência de dúvidas acerca do atendimento das formalidades legais para o Certame” entendeu que o edital deve ser republicado.

A primeira licitação para a escolha da empresa que assumiria o serviço, realizada no início de dezembro do ano passado, terminou sem a apresentação de propostas.

Por Selma Schmidt
Informações: O Globo
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