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Em Palmas, Usuários insatisfeitos reclamam de reajuste nas tarifas de ônibus

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os ônibus que fazem parte da frota do transporte coletivo de Palmas já contam com o aviso que informa aos usuários sobre o aumento da tarifa. A partir do dia 18 de outubro os moradores da Capital passarão a desembolsar R$ 0,30 a mais pela passagem. O valor que atualmente é R$ 2,20, passará para R$ 2,50.

Atualmente, o sistema do transporte coletivo de Palmas atende cerca de 120 mil pessoas diariamente e a elevação do custo foi baseada em uma planilha de custos apresentada pelas empresas concessionárias, que inclui as despesas para modernização da frota e melhoria no sistema, segundo o presidente do Sindicato Empresário de Transporte Coletivo Urbano do Tocantins (Seturb), Toninho da Miracema, só é possível dar mais conforto ao usuário após a aplicação do reajuste.

O superintendente do Seturb, Rone Von da Silva, explicou que o aumento da tarifa é devido ao resultado do diagnóstico feito pela Prefeitura onde se percebeu a necessidade da circulação de mais linhas de ônibus nos horários de pico. Além disso, segundo Silva, outro ponto para o reajuste diz respeito ao aumento de salário dos motoristas que já foi concedido pelas empresas no valor de 16%. O superintendente ressaltou que 25 novos ônibus já foram adquiridos e devem entrar em circulação ainda neste mês de agosto.

“Com o diagnóstico a Prefeitura percebeu que é necessário aumentar a quantidade de ônibus e apontou o número de 25 veículos. Só que para adquirir essa quantidade será necessário mais de R$ 7 milhões. Além disso, tem os gastos que virão em decorrência disso como os pneus, o óleo, a manutenção em geral, já que esses veículos irão percorrer 40 mil km a mais por mês”, informou o superintendente.

PassageirosO aumento da passagem não agradou aos usuários. “É um absurdo um aumento tão grande todos os anos, não temos a condições de arcar com isso, nessa cidade tudo é longe e pra tudo nós precisamos pegar ônibus, e agora me vem aumentar essa passagem desse tanto”, ressaltou revoltada a dona de casa, Maria Tavares, moradora da 407 Norte.

Os problemas no sistema são muitos, a superlotação dos veículos é o principal deles. “Todo ano a conversa é a mesma, diz que vai aumentar para poder acabar com a superlotação e eu nunca vi isso, nunca entrei na linha 2 sem que ela esteja lotada, é um absurdo e o povo ainda faz a gente de besta”, disse Olinda Gomes, moradora do setor Maria Rosa.

Para o vendedor interno Johnatan Ferreira a explicação de que o sistema está dando prejuízo às empresas é absurda. “Isso é uma coisa que a gente paga à vista e adiantado, ninguém compra fiado, que prejuízo é esse?” questionou ele.

O deputado Marcelo Lelis se manifestou contra o aumento que “considera abusivo por entender que não há melhorias suficientes no sistema de transporte coletivo que justifiquem a ação”.

Lelis disse que pretende entrar com uma Ação na tentativa de barrar o aumento, pois segundo ele faltam instalações adequadas nas estações de ônibus que atendam às necessidades dos usuários, como a ausência de sanitários e bebedouros. Há alagamentos nas estações durante períodos chuvosos, a própria estrutura atual não oferece proteção contra o sol e, entre outras questões, faltam também pontos de ônibus em algumas regiões da cidade.

O deputado também reconhece o problema da má qualidade dos serviços oferecidos. “A quantidade de veículos não atende satisfatoriamente a demanda de usuários, gerando superlotação e demora no tempo de espera nos pontos de ônibus e estações”, ressaltou ele.(Érica Lima)

Fonte: Portal Stylo

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Governo federal vai na contramão da mobilidade urbana e reduz mais uma vez o IPI dos automóveis

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O novo regime tributário do setor automotivo, criado no Plano Brasil Maior, vai vigorar por um prazo de cinco anos. Segundo a medida provisória (MP) 540, publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União, o governo vai fazer reduções do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as montadoras instaladas no país de acordo com seus investimentos em inovação tecnológica, produção local e agregação de conteúdo nacional.

De acordo com a MP, o regime vai valer até julho de 2016. Os critérios para a redução do IPI ainda serão fixados por meio de decreto presidencial.

Lideradas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as montadoras prepararam um estudo comparando os custos de produção, que comprovam a desvantagem do Brasil em relação a outros competidores como China e México.

A direção da Anfavea avalia que com a medida anunciada nesta terça permitirá a preparação do programa de uma nova política industrial para o setor, cuja elaboração levará ainda algum tempo. Não se trata, portanto, de uma redução imediata de impostos nos carros.

O fortalecimento da engenharia local é uma das principais preocupações dos dirigentes das montadoras no Brasil, que tentam frear o aumento das importações de veículos e a chegada de novas fábricas não comprometidas com índice de nacionalização.
 
Vendas de carros batem recorde

Apesar das medidas do governo para tentar conter a expansão do crédito e o fim da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI, que vigorou até março passado), a venda de veículos manteve a trajetória de alta ao longo do primeiro semestre do ano, quando foram emplacados 1.638.082 unidades. Esse resultado representou um aumento de 9,52% em relação aos seis primeiros meses de 2010.

Em julho - mês de férias e,tradicionalmente, fraco para o setor -, as vendas alcançaram 306.202 unidades, novo recorde histórico para o setor, levando o acumulado no ano para um total de 2,043 milhões. Os dados são da Fenabrave, que representa as concessionárias de veículos, e considera automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

A previsão da Anfavea, entidade mantida pelas montadoras instaladas no país, é alcançar 3,69 milhões de veículos até o final do ano. Até ontem, a Anfavea dizia que não iria rever essa estimativa.
 
Inclusão digital
O governo também deu um benefício fiscal aos fabricantes de máquinas e equipamentos incluídos no programa de inclusão digital que estejam localizado nas áreas da Sudam e da Sudene.

Segundo a medida provisória (MP) 530, publicada nesta quarta-feira, essas empresas terão isenção do Imposto de Renda (IR) sobre o lucro que seja decorrente da venda dos produtos quando eles forem destinados ao programa.

Segundo o coordenador de Tributação da Receita, Fernando Mombelli, a medida resultará numa renúncia de R$ 25,3 milhões em 2011. Em 2012, ela será de R$ 79,42 milhões e, em 2013, R$ 82,99 milhões.

Fonte: O Globo

 
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Consórcio Grande Recife tem novo presidente

Durante visita ao canteiro de obras do Terminal Integrado Tancredo Neves, na manhã desta quarta-feira (3), o governador Eduardo Campos anunciou o nome do engenheiro Nelson Menezes como novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte.

O novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, é engenheiro civil e inspetor de obra do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco desde 1991. Formado pela Universidade Federal do Estado, com especialização em auditoria de obras públicas e gerenciamento de projetos, Nelson, 46 anos, assume hoje a função de secretário Executivo de Planejamento e Monitoramento da Secretaria das Cidades. No executivo, ele também trabalhou na secretaria de Educação coordenando o projeto EDUCAR – um financiamento com o Banco Mundial. No TCE, atuou ainda como Gerente de Planejamento (2004-2010), Diretor de Planejamento, Desenvolvimento Organizacional e Controle Interno (2007 - 2009).

Nelson falou sobre o seu novo desafio e ressaltou que a continuidade das ações. “Temos a responsabilidade de gerenciar o sistema, dando atenção aos Terminais Integrados e fortalecendo o SEI, sobretudo, à comunicação direta com as comunidades, analisando os pleitos como a implantação de linhas de ônibus, mudanças de itinerário e implantação de miniterminais” disse o Presidente.

Fonte: CGRT

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São Paulo: Corredor Diadema-Brooklin completa um ano, porém os carros não respeitam a faixa exclusiva para ônibus

O corredor que liga Diadema, no ABC, ao Brooklin, Zona Sul de São Paulo, completou um ano no último domingo (31). Entretanto, moradores da região e passageiros dizem que não há motivos para comemoração. Isso porque ninguém respeita a faixa exclusiva para ônibus.
Por dia passam pelo corredor 165 mil pessoas em 19 linhas. Para os passageiros, é gente demais para pouco ônibus.

Fazer os 12 km do corredor levou 20 anos. Quando ficou pronto, decepcionou alguns passageiros. Era para ele agilizar a viagem, mas Joana Soares leva hoje quase o mesmo tempo de antes para ir do ABC até a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini. Os ônibus vão em fila, um atrás do outro, sem chance de ultrapassar.

A grade divide os dois sentidos do corredor e serve para evitar que os pedestres atravessem fora da faixa. A responsabilidade de conservá-la é da EMTU, mas em alguns pontos há buracos. A EMTU diz que faz a conservação, mas os próprios moradores abrem os buracos. Ao longo do corredor, também passam 12 linhas da SPTrans, mas fora da faixa exclusiva. Mas quando os ônibus têm que ultrapassar vão por qualquer uma.

Para diminuir a lotação, a EMTU pretende colocar ônibus articulados e biarticulados no corredor até o final do ano e estuda a construção de faixas de ultrapassagem.


Fonte: G1.com.br

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Greve do transporte público em Pinda entra no segundo dia

A greve do transporte público de Pindamonhangaba entrou hoje (03) no segundo dia. A empresa Viva Pinda contratou novos funcionários para tentar normalizar o serviço, e mesmo assim, o tempo de espera nos pontos de ônibus continua grande.

Para os moradores, a quarta-feira foi mais um dia para testar a paciência. Alguns ônibus circularam pelas ruas, mas nem todos os passageiros tiveram a sorte de embarcar com facilidade. "Ficamos uma hora e meia no ponto esperando, e nada do ônibus passar", diz uma moradora.

A greve no transporte público de Pinda começou na terça-feira (2), e durante todo o dia, somente metade da frota circulou. Hoje, a empresa Viva Pinda afirma que o serviço está operando praticamente em sua totalidade, e que só não está com todos os ônibus nas ruas porque 18 veículos teriam sido depredados nessa terça-feira.

Alguns dos carros ainda estão na manutenção, para a troca de vidros. Além disso, a Viva Pinda diz que faz a contratação de 30 motoristas e cobradores para reforçar a equipe. "Ontem alguns funcionários tiveram que prolongar sua jornada de trabalho por conta dos que acabaram parando, mas já estamos contratando funcionários para que possamos atender a população de Pinda", afirma o gerente da empresa, João Machado Júnior.

Pelo menos quatro boletins de ocorrência foram registrados pela empresa.
A polícia indiciou dois sindicalistas por danos materiais, e mesmo assim a categoria nega envolvimento nos ataques aos ônibus. "O sindicato não fez isso, nós negamos isso. O papel do sindicato é defender os direitos e o salário dos trabalhadores, não é fazer baderna e vandalismo", afirma José Carlos de Souza, presidente do Sindicato dos Condutores.

Os funcionários reivindicam reajuste salarial de 10% e melhorias dos benefícios. A Viva Pinda chegou a oferecer 7,3% de aumento, mas a proposta não foi aceita.

O problema só deve ser resolvido mesmo amanhã em uma audiência já marcada no Tribunal Regional do Trabalho em Campinas, entre a empresa e o sindicato. Enquanto isso, quem precisa do transporte público na cidade busca alternativas para não ficar à toa no ponto. "Se não tiver ônibus, eu vou de van. Não dá para ficar esperando, o trabalho não espera", diz um morador.

Josimar não quis esperar muito e optou mesmo pelo serviço complementar.
Quem não conta com essa opção, já planeja como voltar pra casa hoje. "Eu estou pensando em ir a pé, porque vou chegar mais rápido do que ficar esperando o ônibus", finaliza uma moradora.


Fonte: VNews

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Na Grande Recife, Motoristas aguardam conclusão de obra na Pan-Nordestina

Os motoristas que passam pela avenida Pan-Nordestina, uma das principais vias de acesso a Olinda, Paulista e Igarassu, ainda esperam a conclusão de uma obra que deveria  melhorar o trânsito no local. A placa faz o alerta: ‘atenção, homens trabalhando’, mas, no canteiro de obras, nenhum funcionário. O material está encostado, expostos ao tempo e todas as máquinas paradas.

A avenida tem uma circulação de 50 mil veículos por dia, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Mas, quem circula pelo local já começa a ficar impaciente com a demora na conclusão da obra. "Isso está parado há algum tempo e a gente não vê ninguém por aqui", diz a professora Olga.

Numa outra placa: o prazo. A obra começou em novembro de 2009 e deveria ter ficado pronta em dezembro do ano passado. Não foi o que aconteceu./ Equanto isso, o mecânico Paulo César do Nascimento sofre com a mudança do itinerário dos ônibus que, há quase dois anos, param bem na porta da oficina dele. "Fica uma fila de ônibus ali e o cliente que poderia parar acaba passando direto. Diminuiu 70% o nosso movimento."

Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado informou que até o fim do mês passado, julho, o corredor exclusivo para ônibus e as pistas locais que passariam ao lado do viaduto do Complexo de Salgadinho estariam prontos.

O novo prazo também não foi cumprido. O aposentado Edvaldo Castro Soares conta que conversou com um funcionário da obra que teria dito por que os trabalhos pararam. "Ele me disse que estava parado porque falta o pagamento na obra que o governo não fez."

A secretária executiva de Projetos Especiais da Secretaria das Cidades, Juliana Souza Leão, negou a informação e disse que o atraso teria dois motivos. Um seria a chuva que começou mais cedo e impediu os trabalhos de drenagem e terraplanagem. O outro seria uma adequação do projeto para a Copa de 2014.

O corredor passaria a fazer parte do sistema de Transporte Rápido de Ônibus, o TRO, ligando a Pan-Nordestina a avenida Agamenon Magalhães. "O projeto Norte/Sul, que é um grande projeto do corredor de ônibus rápido, o TRO, eles vão ser no nível de embarque e desembarque e vão ter a parte de acessibilidade. Isso vai trazer um ganho enorme para a população. Então, realmente é esperar essas adequações, que já estão prontas e sendo compatibilizadas, para voltar a execução da obra após esse período de chuva e entregar definitivamente essa obra da Pan-Nordestina até dezembro de 2011”, explicou.



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