Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
Devido à crise financeira causada pela pandemia de coronavírus, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) infor...
-
A Volvo entregou à cidade de Curitiba (PR) 40 novos ônibus. O lote se divide em modelos convencionais, padron, articulados e biarticulado...
-
Dois meses após a Prefeitura do Rio decretar a proibição de viagens com passageiros em pé nos ônibus do município como medida protetiva con...
-
Os acessos à Estação Mercado do metrô localizados na Praça Revolução Farroupilha receberam a instalação de adesivos da campanha de comunica...
-
Com a chegada do verão, o GRCT reforçou as linhas com destino a Porto de Galinhas, roteiro de muitos pernambucanos e turistas que visitam...
-
O diagnóstico realizado pelo Consórcio PlanMob, contratado pela Prefeitura para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba, constatou ...
-
Em parte alívio, por outra parte saudades, Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960, com uma frota de 65 carro...
-
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acertou a compra dos 40 vagões do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) de Cuiabá e Várzea Grande, ...
-
A Trensurb concluiu, nesta segunda-feira (17), a retirada da água que estava acumulada na estação Rodoviária desde o dia 3 de maio, quando a...
-
Em BH, Estações do Move na avenida Vilarinho são interditadas para obras de recuperação do pavimentoAs estações de ônibus do Move na avenida Vilarinho, em Venda Nova, em Belo Horizonte, passam por interdições. A previsão é que os pontos fiq...
- Primeiro trem da Linha 17-Ouro embarca na China com destino ao Brasil
- Em busca da mobilidade verde, cidades investem em ônibus elétricos
- Curitiba vai testar o primeiro biarticulado elétrico Volvo no segundo semestre
- Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Em Rio Claro, Prefeitura apresenta novos ônibus a cidade
terça-feira, 26 de junho de 2012Postado por Meu Transporte às 01:14 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Rio de Janeiro: Projeto da linha 4 do metrô se estende até a Barra da Tijuca, na zona oeste
Postado por Meu Transporte às 01:13 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô, Videos
Poucos ônibus e muita confusão em Maceió deixaram usuários revoltados nesta segunda
Postado por Meu Transporte às 01:12 0 comentários
Marcadores: Alagoas
Frases de Enrique Penalosa, ex-prefeito de Bogotá e criador do transmillênio
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Postado por Meu Transporte às 18:29 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Brasil, Entrevistas, M u n d o, São Paulo, Videos
Porto Alegre: Mais duas paradas de ônibus revitalizadas na Bento Gonçalves
Postado por Meu Transporte às 17:50 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Na Grande Vitória, Sistema Transcol recebe 42 novos ônibus menos poluentes
Postado por Meu Transporte às 17:39 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Recife: O futuro da Av. Agamenom Magalhães, seus números e desafios para uma melhor mobilidade
Um transporte público de qualidade é condição fundamental para que a cidade não entre em colapso até 2020, quando deverá ter um milhão de carros. O BRT é sucesso em várias metrópoles, como Bogotá e Cidade do México. No Recife, ainda não há estimativa de quanto ele será capaz de transferir, para o sistema coletivo, o usuário que hoje opta pelo transporte individual. Mais do que isso, a gestão dos novos ônibus articulados terá o desafio de manter no sistema os usuários que hoje dependem do transporte público e só aguardam oportunidade financeira de sair para um veículo próprio.
Segundo o secretário de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo, a demanda estimada para o Norte/Sul é de 328 mil passageiros por dia. Na Agamenon, passam por dia cerca de 100 mil carros, a maioria transportando apenas uma pessoa. Imagine a redução no número de veículos se parte desse público migrasse para o transporte público. "O corredor não atende a demanda de deslocamento de todo esse público que usa carro. Mas quem sai de Igarassu, Paulista ou Olinda, por exemplo, para o polo médico do Recife, na Ilha do Leite, é perfeitamente atendido", explicou o engenheiro especialista em mobilidade, Germano Travassos.
Tornar o transporte público mais atraente do que o carro é o desafio. O técnico em eletrônica João Dourado dos Santos, 46 anos, conta que normalmente viaja sentado nos degraus do ônibus por falta de espaço. Ele chega a gastar mais de duas horas de Igarassu, limite Norte do corredor, ao Recife. "Se houvesse condições de ter um carro, eu deixaria o ônibus".
Os argumentos do transporte individual são fortes: liberdade de ir e vir, conforto e total autonomia. "Não é fácil levar o usuário do carro para o transporte público. O ônibus precisa ser rápido, confortável e atender às necessidades de deslocamentos. Além disso, devem haver restrições ao transporte individual. Enquanto o carro valer a pena, o motorista não fará a migração", apontou Travassos.
Com o aumento da velocidade na Agamenon, a estimativa do governo é que o número de automóveis na via passe de 3,3 mil para 4,2 mil por hora. A velocidade média atual no sentido Olinda/Boa Viagem, hoje de 20,9 km/h, passará a 30,3 km/h. No trecho mais crítico, na altura da Rua Paissandu, a velocidade em horário de pico, que é de 5 km/h, alcançará 18km/h.
"O usuário do carro terá que fazer uma volta maior para fazer o retorno. A gente sabe que haverá crítica nesse sentido, mas o objetivo é garantir velocidade para o transporte público", ressaltou. No trecho da BR-101 - entre os municípios de Igarassu e Abreu e Lima - também serão reduzidos os retornos. Atualmente há um retorno a cada 400 metros. O intervalo será ampliado para cada 2 quilômetros. "Essas intervenções irão permitir mais segurança e velocidade para o Corredor Norte-Sul", apontou Flávio Figueiredo.
Na Agamenon, onde nos horários de pico o motorista gasta cerca de 45 minutos entre Tacaruna e a estação Joana Bezerra, o trecho será percorrido em 20 minutos. Segundo o secretário-executivo, na área mais crítica, entre o Derby e o Parque Amorim, são realizadas 7,7 mil viagens de ônibus por dia. Com o corredor a expectativa é de reduzir o número de viagens para seis mil por dia. Menos veículos, mas mais rápidos e eficientes.
Características do sistema BRT (Bus Rapid Transit)
• Plataforma de embarque e desembarque em nível
• Pagamento antecipado da tarifa
• Veículos de alta capacidade e tecnologia mais limpa
• Transferência entre rotas, sem incidência de custo
• Integração dos modais em estações e terminais
• Programação e controle da operação por GPS
• Sinalização e informação ao usuário
• Identidade visual própria
O BRT não chega a superar o metrô, mas tem vantagens. Segundo os especialistas, com as características que o diferenciam do modelo convencional do transporte por ônibus, o sistema pode transportar de 30 mil a 35 mil passageiros por hora. É o que ocorre, por exemplo, com o Transmilênio de Bogotá, Colômbia. Na defesa do modelo, o urbanista paranaense Jaime Lerner, que chegou a desenhar o projeto do Norte/Sul, disse: "O BRT pode ser implantado em dois anos e se paga sem precisar de subsídios necessários para construir o metrê".
O corredor Norte/Sul terá dois ramais ao chegar no Recife. O primeiro passará pela Agamenon e se integrará à estação de metrô Joana Bezerra. O segundo passará pela Avenida Cruz Cabugá e se misturará ao tráfego misto até chegar à estação central do metrô. quando o usuário terá a opção de seguir viagem no metrô ou, se preferir, pegar uma embarcação em direção à Zona Oeste. O projeto de navegabilidade foi incluído no PAC Mobilidade, mas falta o governo definir a forma de financiamento. "Já estamos fazendo o estudo de impacto para não perdermos tempo", revelou Flávio Figueiredo, secretário executivo de mobilidade.
A avenida e o corredor Norte/Sul
25 a 30 minutos é a estimativa de redução do tempo de viagem com o corredor
As estações
10 estações somente no trecho da Avenida Agamenon Magalhães
Cada estação terá 180 metros quadrados de área nos dois lados do canal e capacidade para 600 pessoas cada uma
Postado por Meu Transporte às 08:07 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Pernambuco
Ex-prefeito de Bogotá defende faixa de ônibus em vias congestionadas
Postado por Meu Transporte às 07:50 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo