Trolebus em SP
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Sistema curitibano de transporte coletivo é copiado em outras cidades, porém, é preciso ouvir o usuário do ônibus
segunda-feira, 30 de maio de 2011Postado por Meu Transporte às 09:24 0 comentários
Marcadores: B R T, Brasil, Paraná, Reportagem especial
Em Los Angeles, ''A capital do carro'', Sistema BRT incentivou mais o uso do transporte público
Postado por Meu Transporte às 09:24 1 comentários
No Rio, Faixa exclusiva de ônibus chegará à Zona Norte
Postado por Meu Transporte às 08:54 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Cartão BOM poderá ser usado no trem e Metrô na Grande São Paulo
Postado por Meu Transporte às 08:54 1 comentários
Marcadores: São Paulo
São Paulo: EMTU busca saída para ônibus intermunicipais
A avaliação se explica. Enquanto nas outras quatro áreas da região metropolitana de São Paulo a renovação dos transportes está em curso desde 2006, na região, chamada de Área 5, as quatro tentativas de abrir licitação foram frustradas.
O último edital foi lançado em dezembro, deveria ser concluído em janeiro, mas foi encerrado, sem concorrentes. "E se publicarmos novamente, ficará vazia mais uma vez", afirmou Silva Júnior.
A reformulação das concessões é uma forma de determinar padrões de qualidade, como exigir das empresas a renovação das frotas e novos estudos de demanda para dimensionamento das linhas, o que contribui para a melhoria do serviço.
Os empresários justificam, desde 2005, quando as negociações começaram, que, da forma como é lançada, a licitação não é economicamente viável. Mesmo com edital vazio, a EMTU estuda como fazer acordos com as viações.
Silva Júnior entende que, quando saírem do papel, os principais projetos para o transporte público no Grande ABC irão provocar mudanças na demanda de passageiros e na distribuição dos deslocamentos.
"Tudo isso deixa o cenário incerto. Se não temos a demanda a ser licitada, não temos a receita estimada, e se não temos receita e demanda, não podemos determinar o que deve ser exigido", afirmou Silva Júnior.
Nessa fase transitória, a saída, ainda segundo o presidente da EMTU, pode ser buscar para o Grande ABC uma proposta que seja o equilíbrio dos contratos celebrados nas demais áreas.
"Mas é uma discussão a ser feita junto com o Ministério Público. É preciso construir esse entendimento com o governo do Estado", explicou.
Como justificativa para recusar os editais, os empresários já disseram que melhor seria dividir a região em dois consórcios e que a operação das linhas não cobriria os custos. Desta vez, porém, sinalizam que pode haver acordo.
Gerente jurídico da AETC/ABC (Associação das Empresas de Transporte Coletivo do ABC), o advogado Francisco Bernardino Ferreira disse que as viações e a EMTU estão se alinhando. "Abriu-se um canal na área técnica para identificar as necessidades da região, que é diferente das outras regiões pela sua complexidade."
Pelas linhas intermunicipais da Área 5 - as sete cidades e parte da Capital - circulam mais de 900 ônibus, que atendem público diário que passa de 250 mil pessoas.
Ferreira não falou sobre os motivos que fizeram fracassar as tentativas de licitação. "Qualquer outro comentário é prejudicial. Vamos celebrar o novo momento."
Para o presidente da Transportes Coletivos Parque das Nações, Carlos Sófio, "a aproximação é um começo, mas é preciso que seja bom para todos, usuário e empresas."
Presidente da Rigras Transporte Coletivo e Turismo, Nivaldo Aparecido Gomes disse que o debate é a forma para se alcançar o objetivo "de sempre prestar o melhor serviço."
Postado por Meu Transporte às 08:53 2 comentários
Marcadores: São Paulo
Diretor da ANTT reforça que trem-bala não ficará pronto para a Copa
Postado por Meu Transporte às 08:53 0 comentários
Carros têm mais incentivo que transporte público
domingo, 29 de maio de 2011
A cada R$ 12 gastos em incentivos ao transporte particular, o governo investe R$ 1 em transporte público. A constatação foi feita pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) no estudo sobre a mobilidade urbana no Brasil, divulgado na última quarta-feira (25). A pesquisa considera as três esferas de governo do país: municipal, estadual e federal.
A pesquisa considera esse desequilíbrio de valores gastos em incentivos como um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de carros e motos no país e, por consequência, dos congestionamentos. "Muitas vezes, essas políticas não são percebidas claramente pela população por envolver omissão do poder público", diz o texto.
Entre os subsídios considerados pelo Ipea está a isenção de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) dada aos carros de baixa cilindrada, os chamados carros populares. "Enquanto os veículos acima de 2.000 cilindradas pagam 25% de IPI e aqueles entre 1.000cc e 2.000cc pagam 13%, os veículos de até 1.000cc pagam 7% e os comerciais leves, 8%". Por 1.000 cc, entende-se veículos 1.0.
Considerando essas variações de percentual por categoria, o instituto estima que o governo deixe de arrecadar entre R$ 1,5 bilhão e R$ 7,1 bilhões somente com a isenção do IPI por ano. Já os ônibus e trens recebem de R$ 980 milhões a até 1,2 bilhão em isenção de impostos.
O instituto ainda calcula que o governo deixa de arrecadar cerca de R$ 7 bilhões ao ano dando estacionamento gratuito aos carros nas vias públicas. Vale ressaltar que o Ipea considera esta estimativa conservadora, uma vez que o valor médio de estacionamento utilizado para o cálculo foi de R$ 3 por quatro horas.
Somados a isenção do IPI com a dos estacionamentos nas vias públicas, os veículos individuais recebem aproximadamente 90% de todos os subsídios dados pelo governo para mobilidade urbana.
Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, defende o equilíbrio da distribuição financeira de recursos.
- Nós defendemos que o governo destine mais investimentos na infraestrutura da mobilidade urbana, pois o aumento do uso de veículos particulares aumenta a poluição, os congestionamentos e o número de acidentes nas regiões metropolitanas.
Além da questão do subsídio, o estudo apontou outras razões para a piora do transporte público do país. De 1995 até hoje, as tarifas de ônibus subiram cerca de 60% mais que a inflação. Para chegar à conclusão, o instituto considerou o INPC (Índice Nacional de Preços do Consumidor), que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) todos os meses. O Ipea colheu dados de dez regiões metropolitanas (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília) e da cidade de Goiânia.
Outro dado trazido pelo estudo é que o brasileiro perdeu mais tempo em média no trânsito em seu deslocamento da casa para o trabalho. Baseado em cálculos das Pnads (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 1992 e 2008, o Ipea concluiu que o tempo médio subiu de 37,9 minutos para 40,3 minutos. Houve também um aumento na quantidade de pessoas que ficam mais de uma hora no trajeto de casa para o trabalho, de 15,7% para 19%.
"Esses dados mostram que as políticas de mobilidade adotadas não estão sendo suficientes para conter a degradação do trânsito urbano", diz o texto.
Postado por Meu Transporte às 11:15 1 comentários
Marcadores: Brasil, Especialistas, Reportagem especial
Workshop no Rio expõe metas para BRT
Técnicos de diversas partes do mundo se reuniram durante o seminário “Como atrair e cativar usuários no Transporte Público” e discutiram a criação de imagem e estratégias de comunicação, com a interação ainda da comunidade. Durante o evento foram apresentadas algumas ferramentas e abordados aspectos positivos e negativos da implantação do BRT em diversos locais como Bogotá e México.
“E consequentemente diminuímos a emissão de poluentes. O BRT é uma mudança de paradigmas”, disse o diretor da Embarq para a América latina, Luis Gutiérrez. De acordo com ele, com a implantação do novo sistema vai ser possível ofertar a população de cidades como Salvador e Rio de Janeiro maior mobilidade urbana aliada “a segurança”, destacou Gutiérrez.
Durante a apresentação do responsável pelo marketing da Embarq, Ethan Arpi, destacou a importância da união de todas as esferas para a implantação do BRT. “É um sistema eficiente, mas é necessário que todos se envolvam, desde as esferas mais altas até o morador, já que o objetivo é levar um melhor acesso de transporte para o maior número de pessoas possível”, disse ele.
Acrescentou ainda que é de fundamental importância apresentar, não apenas para os usuários, mas também aos comerciantes datas e evolução da obra. “Satisfação e acompanhamento são fundamentais para o sucesso do BRT”. A troca de informações entre palestrantes e ouvintes pôde proporcionar a troca de experiências.
Destacaram ainda a importância dos trabalhos de marketing para o sucesso. “Para isso precisamos do apoio de todas as esferas de trabalho”, disse o presidente da Embarq Brasil, Luis Antônio Lindau. Conforme ele, em paralelo a esta realidade é importante uma .
Destacou ainda a importância da educação dos usuários do sistema. “Eles têm que se sentir inserido cada vez mais nesta realidade, com qualidade e conforto”, destacou. Na capital baiana devem ser instalados inicialmente 80km de BRT para atender toda a população soteropolitana.
Postado por Meu Transporte às 11:09 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro