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sexta-feira, 7 de outubro de 2011Postado por Meu Transporte às 16:00 0 comentários
Marcadores: Piauí, trem/metrô
Passageiros ganham guia de ônibus em São Paulo
Postado por Meu Transporte às 01:29 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Transporte coletivo de Brasília terá 75% da frota de ônibus renovada
O Conselho de Transporte do DF decidiu renovar, até o fim do ano, 75% da frota existente. A Secretaria de Transportes garante que a medida vai regularizar toda a frota do DF.
Será um edital sem precedentes na história da capital, já que nunca se licitou os cerca de três mil veículos prometidos de uma só vez. Segundo o secretário de Transportes, José Walter Vasquez Filho, a medida deixará a frota do DF 100% regular. “A ideia é que licitemos todas as concessões. Ou seja, que os operadores participem e quem tiver a melhor proposta ganhe”.
O conselho se reuniu na última sexta-feira e decidiu que na primeira quinzena de dezembro haverá audiência pública para decidir sobre um novo edital para licitar 75% da frota, composta por 3.952 ônibus. O percentual se refere aos veículos que não têm amparo contratual por meio de licitação e são regulados apenas por autorizações.
Assim, fica de lado a ideia inicial de licitar apenas os 1.802 veículos que não deveriam estar circulando no DF por ultrapassarem o limite estabelecido por lei de sete anos de uso.
Licitação por bacia
A forma de licitar também deverá mudar. Hoje, o DF licita por frota, modelo que já foi criticado pelo Tribunal de Contas, que havia solicitado um estudo que demonstrasse ser mesmo esta a opção mais vantajosa. As outras opções são por bacia e por linha.
“Foi contratada uma consultoria com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que elabora, junto com uma equipe da secretaria, um estudo para mudarmos o nosso modelo de licitação, verificando quais são as vantagens”.
A nova opção, segundo o secretário de Transportes, deverá ser por bacia, como ocorre em outras capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.
Vasquez deu prazo de até o fim do próximo ano, para que a troca de ônibus ocorra, beneficiando mais de um milhão de pessoas, que fazem uso do transporte público no Distrito Federal todos os dias.
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Postado por Meu Transporte às 01:29 0 comentários
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Postado por Meu Transporte às 01:13 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, Especialistas
Volvo anuncia novos investimentos em Curitiba
A nova planta industrial foi apresentada ao prefeito Luciano Ducci pelo presidente da Volvo Bus Latin America, Luiz Carlos Pimenta, o diretor de Suporte Administrativo da empresa, Paulo Follador, e o gerente de Assuntos Institucionais, Alexandre Parker.
A planta prevê a construção de uma fábrica de ônibus híbridos com motores elétrico/biodiesel, uma fábrica de câmbio, fábrica de cabines de caminhão, além de novas alas administrativas e um espaço de para atendimento ao cliente na hora da compra de um caminhão. São obras que serão construídas no terreno da empresa até dezembro de 2012.
A ampliação da Volvo serve também para atender um maior número de funcionários, que hoje beira a 5 mil pessoas. Serão ampliados restaurante e auditório e construídas novas alas administrativas. A nova área de vendas terá um centro de treinamento, espaço receptivo para o comprador e showroom especial.
Um dos novos espaços é para a construção do ônibus híbrido com motores elétrico/biodiesel. Curitiba venceu Índia e México na disputa para a implantação da fábrica de hibribus. O investimento na linha do hibribus será de R$ 16 milhões, com geração de 30 empregos de alta qualificação, para engenheiros. O desenho do chassi do hibribus será feito em Curitiba.
A primeira linha de Curitiba a ter o hibribus será a do Interbairros 1, que circula em bairros no entorno do Centro. Na segunda etapa, os ônibus híbridos atenderão as linhas Detran-Vicente Machado, Água Verde-Abranches, Ahú-Los Angeles, Juvevê-Água Verde e Jardim Mercês-Guanabara.
O prefeito Luciano Ducci destacou os avanços de Curitiba no transporte coletivo. "Temos um histórico de referência internacional em transporte. Os avanços continuam, já lançamos neste ano o Ligeirão, com o maior ônibus do mundo, um Volvo/Neobus de 28 metros de comprimento", disse.
A nova linha da Volvo vai produzir chassis de ônibus híbridos, movidos a eletricidade e a biodiesel. O produto escolhido é um chassi padrão, na configuração 4x2 eixos. O motor tem tecnologia similar à usada da Fórmula 1, que transforma energia mecânica em energia elétrica.
A Volvo é o primeiro fabricante a produzir veículos híbridos no Brasil. A pré-produção começa no próximo ano, com uma previsão de 80 unidades. A operação brasileira será a primeira a fabricar híbridos fora da Suécia. Os híbridos da Volvo são produzidos conjuntamente por duas plantas - a de Boros, a 80 quilômetros de Gotemburgo, e a de Wroclaw, na Polônia.
Boa parte do desenvolvimento do novo produto será feita localmente, uma vez que será necessário desenvolver a tecnologia híbrida junto aos parceiros que produzem as carrocerias. No Brasil, a Volvo produz somente o chassi do ônibus. O encarroçamento é feito por outras empresas.
O ônibus tem dois motores, um a biodiesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora. É usado também como gerador de energia durante as frenagens.
O motor biodiesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor biodiesel fica desligado.
Estudos da Volvo demonstram que o tempo que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Durante todo esse tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor biodiesel se apaga completamente.
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Postado por Meu Transporte às 01:12 0 comentários
Marcadores: Paraná
Em Blumenau, Corredor da Beira-Rio entra em operação domingo
Foto de Jaime Batista |
Segundo o presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, a instalação dos equipamentos foi necessária para facilitar também a vida dos pedestres. “A medida foi pensada para dar segurança aos que forem atravessar a via, já que o próprio código de trânsito estabelece que a preferência é sempre do pedestre”, avalia.
Execução
As obras do corredor exclusivo de ônibus da Avenida Beira-Rio começaram em fevereiro. Para a conclusão dos trabalhos, é necessária ainda a complementação da sinalização vertical e da colocação dos tachões ao longo da pista. O projeto está sendo executado com recursos na ordem de R$ 8 milhões, viabilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A implantação dos corredores faz parte das ações de mobilidade urbana do projeto Blumenau 2050.
Fonte:
Postado por Meu Transporte às 01:11 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Santa Catarina
Rodoviária de Criciúma é reinaugurada
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Um novo sistema elétrico foi instalado e o piso antigo foi substituído por um em granito. “Há quase 40 anos construímos este local e achei que não veria mais sendo um exemplo e um cartão postal”, comemorou o ex-prefeito Algemiro Manique Barreto, que dá nome a estação e era o chefe do Executivo no ano de construção.
Para o atual prefeito, Clésio Salvaro, a obra é um exemplo. “Esta rodoviária reformada está sendo entregue com um mês de antecedência. Muitos prefeitos pensaram em retirar a rodoviária deste lugar, mas nós pensamos o contrário, já que ela é um monumento do município”, destacou Salvaro. Para o presidente da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC), Mauro Sônego, a reforma prolongou a vida útil da rodoviária. “Este é um local de forte trânsito de pedestres e nossa principal intenção é privilegiar o pedestre e o transporte público. Agora, a rodoviária ganhou uma vida útil de mais sete anos, no mínimo”, ressaltou Sônego.
Afasc – No segundo piso da rodoviária há um espaço para aulas de pintura e exposições. A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) será responsável por coordenar o local. Antes, havia ali um restaurante. O local tem vista panorâmica para o setor de embarque e para a Avenida Centenário.
Mudança no trânsito – Com a reforma, a travessa que existia atrás da rodoviária foi bloqueada para o tráfego de veículos. Duas guaritas com grandes catracas deixarão apenas ônibus e veículos autorizados trafegarem ali. Para facilitar o trânsito, um trecho da rua Gonçalves Lêdo será de mão dupla, podendo os motoristas que trafegam pela avenida Centenário virar à direita antes de chegar à rodoviária.
Taxistas – Mesmo contrários à ideia, os taxistas que trabalham na rodoviária trocaram de lado. Desta forma, eles começam a atuar no portão que dá acesso à rodoviária pela rua Gonçalves Lêdo e o acesso pela rua José Ferreira Laz ficará apenas para veículos de passeio, estacionamento e embarque e desembarque de passageiros.
Postado por Meu Transporte às 21:35 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina