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Em BH, Estações do Move na avenida Vilarinho são interditadas para obras de recuperação do pavimento

quarta-feira, 19 de junho de 2024

As estações de ônibus do Move na avenida Vilarinho, em Venda Nova, em Belo Horizonte, passam por interdições. A previsão é que os pontos fiquem fechados de uma a três semanas para que a prefeitura realize obras de recuperação do pavimento da via. As intervenções tem previsão de durar até o dia 2 de agosto. 

As interdições vão ocorrer de forma alternada, isto é, uma estação só será fechada após a reabertura da anterior. De acordo com o Executivo municipal, os locais serão monitorados por agentes da BHTrans e da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB). Cartazes e faixas de pano serão instalados para orientar passageiros e motoristas sobre as alterações. 

Que obra é essa? 
De acordo com a prefeitura, trata-se da recuperação do pavimento da avenida Vilarinho entre as ruas Marcia Carneiro e Hildeu Santos. 

Horário das interdições no trânsito
Os bloqueios na pista do Move vão ocorrer das 7h às 18h, e na pista mista das 22h às 5h. As entradas de garagem ao longo das interdições serão preservadas para acesso local.

Estações do Move serão fechadas 
Nos trechos interditados para as obras, as estações do Move ficarão totalmente fechadas. Os ônibus do Move serão desviados para a pista mista, retornando à pista exclusiva após o fim da interdição.

Confira o cronograma de bloqueio das estações:

17 de junho a 1º de julho – Estação Minascaixa (Avenida Vilarinho, entre as ruas Edgar Torres e Hildeu Santos Figueiredo), nos dois sentidos;
2 de julho a 9 de julho – Estação Quadras do Vilarinho (Avenida Vilarinho, entre as ruas Cascalheiras e Domingos Grosso), sentido Venda Nova/Centro;

10 de julho até 2 de agosto – Estação UPA Venda Nova (Avenida Vilarinho, entre as ruas Maçon Ribeiro e Bernardo Ferreira da Cruz), nos dois sentidos.

Se você usa o Move: 
O atendimento aos usuários será realizado pelas linhas 62 (Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais) e 64 (Estação Venda Nova/ Assembleia via Carlos Luz), que irão embarcar e desembarcar os passageiros pela porta à direita nos pontos da pista mista da avenida adjacentes às estações interditadas. 

Os usuários das linhas 61 (Venda Nova/ Centro) e 63 (Estação Venda Nova/ Avenida Antônio Carlos) deverão embarcar nas linhas 62 e 64 nesses pontos e realizar o desembarque na próxima estação em operação para continuar o seu trajeto. 

Fonte: O Tempo

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Trensurb conclui retirada de água da Estação Rodoviária, em Porto Alegre

A Trensurb concluiu, nesta segunda-feira (17), a retirada da água que estava acumulada na estação Rodoviária desde o dia 3 de maio, quando a enchente que atingiu o Estado interrompeu as operações do trem. Os trabalhos de drenagem no local iniciaram no dia 13 de junho.

Conforme a empresa, 7 milhões de litros de água foram drenados. A partir de agora, é feita a limpeza profunda da estação, que ocorre simultaneamente nas estações Mercado — cuja drenagem terminou na úiltima quarta-feira — e São Pedro.

A expectativa é de que até o final do mês de junho seja concluída a limpeza e retirada do lixo dos locais. Ainda não há previsão de quando as operações serão retomadas nos locais. Os trens seguem circulando entre as estações Mathias Velho, em Canoas, e Novo Hamburgo.
Retomada das operações
A partir desta terça-feira (18), terá início a drenagem da via do metrô, junto dos trilhos, na confluência das avenidas Sertório e Voluntários da Pátria, em Porto Alegre. A Trensurb também estuda, junto a Prefeitura de Porto Alegre, a recuperação da casa de bombas da empresa que drenava a área. O equipamento ficou submerso e foi danificadpo durante a enchente. Já foi estabelecido que, a partir de sua recuperação, a estrutura passará a ser gerida pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre.

Fonte: Zero Hora

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Em Uberaba, Quase 50% da população utilizam o transporte individual

O diagnóstico realizado pelo Consórcio PlanMob, contratado pela Prefeitura para elaborar o Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba, constatou que a cidade é majoritariamente usuária de veículos individuais. Segundo o representante da consultoria, Ricardo Mendanha, o número de usuários de transporte por aplicativo fica apenas em 1,9%.

A pesquisa de origem e destino constatou que 49% utilizam transporte próprio para se locomoverem; 40% são usuários de carros, e 9%, de motocicletas. O estudo constatou que 16% dos uberabenses utilizam o sistema de transporte coletivo urbano, enquanto 13% se locomovem pelo fretado e outros 3,5% usam a bicicleta como meio de transporte. Pessoas que não utilizam nenhum meio de transporte, ou seja, andam a pé, somam 23%.

De acordo com o representante do Consórcio PlanMob, essa pesquisa é uma amostra feita bairro a bairro, com grau de confiança de 95%. Foram aplicados mais de dois mil questionários. “Essa pesquisa fez um levantamento de onde as pessoas moram, como elas se deslocam diariamente, se elas saem de casa e vão para o trabalho, se saem de casa e vão para a escola, pegando inclusive todo mundo que mora na residência, como vão e quanto tempo levam”, esclarece Mendanha.
Ricardo explica que, neste momento, a equipe de trabalho ainda está na fase de diagnóstico, para avaliar o que acontece na cidade. Além da pesquisa, essa análise também acontece por meio de leituras, inclusive a comunitária, que tem o objetivo de ouvir a população. “Não entramos na fase de proposta, até como uma técnica, para não fechar caminhos e alternativas. O objetivo é abrir e fazer uma leitura geral”, afirma.

Dentro das demandas da comunidade uberabense, as reclamações sobre as calçadas estão em destaque, conforme conta o representante do Consórcio PlanMob. “Até não saiu muita coisa de quebra-molas. Questionou-se muito a questão das calçadas, irregulares, estreitas, cheias de buracos, com acesso para garagens. As pessoas têm dificuldade de caminhar, então essa é, com certeza, uma das linhas que o plano vai ter que atuar”, pontua.

Mendanha destaca que, além da pesquisa de opinião, o diagnóstico também considera a análise quantitativa. “Então, levantamos a quantidade de pessoas que estão andando de ônibus, quanto sobe e desce em cada linha, e, nos principais cruzamentos da cidade, quais são os volumes de fluxo”, finaliza.



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Em Fortaleza, Novo terminal José de Alencar será entregue nesta semana

O novo terminal José de Alencar será entregue nesta quinta-feira, 20, no Centro de Fortaleza. O anúncio foi feito pelo Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), em transmissão nas redes sociais nesta terça-feira, 18. O equipamento está localizado na área do antigo Beco da Poeira, ao lado da estação de metrô, entre as ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso.As obras do terminal foram iniciadas em abril do ano passado. O gestor municipal informou que o equipamento deve suprir à demanda do antigo terminal aberto de ônibus da Praça da Estação. “Com esse terminal aberto, nós vamos ajudar que os passageiros evitem deslocamento desnecessário pelas vias do Centro e vamos atender à demanda do antigo terminal”, disse Sarto.

A entrega do novo equipamento será realizada a partir das 9h30min pela Prefeitura de Fortaleza. O terminal deve contar com três plataformas de embarque e desembarque com coberturas metálicas com mais de dois mil metros quadrados (m²) de área, além de passagens elevadas para pedestres e fixados gradis entre as plataformas para aumentar a segurança dos pedestres.

Em janeiro deste ano, o terminal estava com 71% das obras concluídas. Na época, a pavimentação de concreto estava finalizada, sendo iniciadas as intervenções no prédio de apoio do terminal, que deve contar com salas de apoio para motoristas e seguranças.O interior do equipamento ainda terá pontos de autoatendimento do Bilhete Único, banheiros, refeitório e paisagismo. Ao todo, a obra deve custar R$ 12,1 milhões. Ainda não foram estabelecidas quais linhas de ônibus deverão operar no novo terminal.

Informações: O Povo

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Governo da Bahia acerta compra dos vagões do VLT de Cuiabá

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), acertou a compra dos 40 vagões do Veículo Leve sob Trilhos (VLT) de Cuiabá e Várzea Grande, com o governo de Mato Grosso. Conforme a imprensa baiana, o acordo foi fechado após análise de viabilidade técnica e do Tribunal de Contas da Bahia. 

Não foram divulgados detalhes do acordo, que ainda precisa ser formalizado, mas em março foi revelado que o governo de Mato Grosso ofereceu os vagões do VLT por R$ 1,2 bilhão enquanto o governo da Bahia esperava pagar no máximo R$ 700 milhões.

Os vagões do VLT, que deveria ter começado a circular por Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo de 2014, há dez anos, foram adquiridos pelo Governo do Estado por R$ 497 milhões.

Desde o ano passado os dois governos manifestaram interesse na negociação, que é mediada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas o valor dos vagões surgiu como um impasse à venda.
Relatório apresentado pela CCR, empresa que administra o Sistema Metroviário de Salvador, indicou que os vagões do modal de Mato Grosso estão em condições de operacionalização, mesmo estando parados há 11 anos. Por isso, o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) está interessado.

O documento da CCR orientou que o governo baiano estabeleça algumas normas como garantia técnica, assistência pós-venda e manuais de operação e manutenção dos trens para compra dos vagões. O documento ainda indicava uma depreciação de 30% no valor original do VLT.

Informações: Reporter MT

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Prefeitura de Hortolândia reforça linhas de ônibus que levam ao novo Paço Municipal

A Prefeitura de Hortolândia reforçou as opções de transporte coletivo urbano com mais linhas seguindo em direção à nova Prefeitura, o Palácio dos Migrantes “Paço Municipal Prefeito Ângelo Augusto Perugini”, localizado no Jd. Novo Ângulo. Agora, servidores públicos e munícipes que necessitam do atendimento no prédio podem também a linha 346 (Jd. Aline/Terminal Metropolitano - Via Centro), além das 345 (Pq. do Horto/Terminal Metropolitano) e 343 (Jd. Malta/Terminal Metropolitano), que já faziam itinerários pela região do Novo Paço. Moradores de todos os bairros podem utilizar estas linhas por meio da integração gratuita das demais linhas com embarque no Terminal e/ou integração temporal por meio do Bilhete Único.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, cada uma destas linhas foram reforçadas com um veículo a mais para realizar o transporte, totalizando 59 viagens diárias para a chegada ao novo passo. A parada para desembarque dos passageiros acontece na nova rua recém implantada, bem em frente a estátua em homenagem ao prefeito  ngelo Perugini.

OUTRAS LINHAS QUE LEVAM AO NOVO PAÇO

Além das linhas municipais, linhas metropolitanas também circulam pela área da nova Prefeitura (694, 696, 702 e 741 Campinas).

Fique por dentro do transporte coletivo

Outras informações sobre o trajeto e horários das linhas urbanas do transporte coletivo poderão ser consultadas no site oficial da Prefeitura, disponível no site: https://servicos.hortolandia.sp.gov.br/carta-de-servicos/mobilidade-urbana/linhas-de-onibus-municipais/.
SEGURANÇA VIÁRIA

O tráfego pelo Corredor Metropolitano, passando pela Ponte da Esperança até as alças de saída  para a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), teve redução do limite de velocidade permitido para o tráfego. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Hortolândia, agora, a velocidade para a circulação é de 50 km/h, para todos os veículos. O objetivo é fortalecer a segurança viária, evitando acidentes e salvando vidas no trânsito. Com a inauguração do novo Paço Municipal, aumentou o número de pedestres e de veículos na região. Além da redução de velocidade do tráfego, toda a área recebeu implantação de sinalização e a instalação de um semáforo.

Informações: Prefeitura de Hortolândia

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BRT do Rio vai circular 24h a partir do dia 22; confira estações

segunda-feira, 17 de junho de 2024

O prefeito Eduardo Paes anunciou por meio de redes sociais que o BRT terá circulação 24h a partir da madrugada do próximo sábado (22). Os corredores Transcarioca, Transoeste, Transbrasil e Transolímpica terão estações funcionando ininterruptamente durante a madrugada com intervalos máximos de 30 minutos.  A operação noturna, em fase experimental, vai atender os passageiros dos quatro corredores. Confira abaixo quais serão as estações e linhas 24h.

Transcarioca: Lourenço Jorge, Via Parque, Rio 2, Curicica, Praça do Bandolim, Vila Sapê, Merck, Taquara, Tanque, Ipase, Praça Seca, Campinho, Madureira-Manaceia, Mercadão, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Praça do Carmo, Pastor José Santos, Penha, Olaria, Santa Luzia, Terminal Fundão, Galeão II. Linha 38 - Alvorada X Galeão (Parador). Haverá novo itinerário entre 0h e 4h com paradas nas estações Morro do Outeiro e Asa Branca do corredor transolímpico.

Transoeste: Terminal Jardim Oceânico, Bosque Marapendi, Afrânio Costa, Parque das Rosas, Barra Shopping, Terminal Alvorada, Novo Leblon, Riomar, Pontões/Barra Sul, Salvador Allende, Gláucio Gil, Guiomar Novaes, Recreio Shopping, Pontal, Ilha de Guaratiba, Mato Alto, Magarça, Pingo D'água, Santa Veridiana, Gastão Rangel, Santa Cruz, Cesarão I, Cesarão III, Cesarinho, Santa Eugênia, Vilar Carioca, São Jorge, Pina Rangel, Pref. Alim Pedro, Campo Grande. Linhas: 11 Parador - Alvorada x Santa Cruz, 17 Parador - Terminal Campo Grande x Santa Cruz e 22 Parador - Terminal Alvorada x Terminal Jardim Oceânico.
Transbrasil: Linha 60 Parador - Terminal Gentileza x Terminal Deodoro e Linha 80 Parador - Terminal Gentileza x Penha. 

Transolímpica: Magalhães Bastos, Marechal Fontenelle, Boiúna, Colônia, Leila Diniz, Asa Branca, Morro do Outeiro, Riocentro, Ilha Pura, Tapebuias, Terminal Recreio. Linha 51 Parador - Terminal Recreio x Terminal Deodoro.

Ao todo, sete linhas de BRT terão seus horários estendidos, rodando até as 4h, quando todo o sistema inicia a operação. Vale ressaltar que a linha 11 (Terminal Alvorada x Santa Cruz) e a linha 38 (Terminal Alvorada x Galeão) iniciam a operação às 22h. A Prefeitura informou que a operação noturna passará por avaliação diária da demanda e, caso necessário, serão feitos ajustes.

Informações: O Dia

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Em SP, Domingão Tarifa Zero transportou mais de 80 milhões de usuários

O Programa Domingão Tarifa Zero, que completa seis meses nesta segunda-feira (17), já transportou gratuitamente 81,3 milhões de passageiros na capital. Esse resultado representa um aumento de 32% em relação a dezembro de 2022 e junho de 2023, quando 59,2 milhões de passageiros usaram o transporte por ônibus da capital, segundo dados da SPTrans, que gerencia o sistema de transporte público municipal.

Entre as linhas que registraram maior aumento, os destaques ficam para Jd das Rosas - Terminal Capelinha, que teve crescimento de 132% no número de passageiros transportados; Terminal Parque Dom Pedro II - Terminal Bandeira, com crescimento de 114%; e Terminal Capelinha - Terminal João Dias, com 105% de aumento. 

Na análise por números absolutos, as linhas com maiores aumentos foram a Vila Arapuá - Terminal Sacomã, que transportou 95 mil passageiros a mais em relação ao mesmo período do ano passado; Terminal Jardim  Ângela - Metrô Santa Cruz, com 91 mil passageiros a mais; e a linha Terminal Parelheiros - Terminal Santo Amaro, que registrou crescimento de 90 mil usuários. Para as análises das linhas, foram consideradas apenas aquelas que operaram em todos os fins de semana desde o início do programa e no período de comparação. 

Mais passageiros em datas comemorativas

As datas de maior destaque para o programa foram os domingos que coincidem com o fim de semana de Natal, com 130% de crescimento de um ano para o outro, e de véspera de Réveillon, com 93% de aumento, além do domingo 18 de fevereiro, data do encerramento dos desfiles de blocos de rua do carnaval de São Paulo - que teve aumento de 50% em relação a 2023. 
Em números absolutos, os dias com recorde de passageiros transportados foram no aniversário da capital, quando 3,4 milhões de usuários utilizaram os ônibus gratuitamente; no primeiro domingo do programa, em 17 de dezembro de 2023, com 3 milhões de passageiros; e no domingo 3 de março, com 2,9 milhões de usuários.

Parques municipais na periferia ‘bombam’ após Tarifa Zero

No mesmo período de implementação do Domingão Tarifa Zero, a Prefeitura também registrou aumento na frequência dos parques municipais. Entre os cinco parques com maior aumento de visitantes, quatro estão na periferia. 

Mais de 1,4 milhão de pessoas visitaram o Parque do Carmo, na Zona Leste, aos domingos nos últimos seis meses. Dados da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) indicam um crescimento de 177% em relação às visitas registradas entre dezembro de 2022 e maio de 2023. O Parque do Carmo foi apenas um dos parques municipais localizados nas regiões periféricas da cidade a registrarem um crescimento nas visitas aos domingos.  

Entre os cinco parques com maior aumento de público, quatro estão na periferia. Os outros destaques são os parques Tiquatira, também na Zona Leste, que praticamente dobrou de público nesse comparativo, e os parques naturais Bororé, na Zona Sul, e Fazenda do Carmo, na Zona Leste, cuja movimentação subiu mais de 92% aos domingos.  

A Prefeitura de São Paulo avalia que o aumento do público dos parques aos domingos deve-se, em parte, ao programa Domingão Tarifa Zero, implementado em dezembro de 2023, que tornou gratuito os ônibus da capital paulista neste dia da semana. Ao todo, os parques municipais receberam 8 milhões de visitantes aos domingos em seis meses, um aumento de 11%.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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