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Rio anuncia mais uma etapa da racionalização de ônibus
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
Para organizar melhor o sistema de ônibus na cidade do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, dará prosseguimento à implementação da racionalização da frota da Zona Sul no dia 20 deste mês, quando começará a terceira etapa da 1ª fase do planejamento. Nesta etapa, serão eliminadas duas linhas e outras três terão seus trajetos encurtados
As linhas que serão extintas são: 119 (Copacabana-Candelária-Circular) e 190 (Rodoviária-Leme-Circular). Duas linhas terão seus trajetos encurtados no Mourisco, em Botafogo: 433 (Vila Isabel-Leblon), 464 (Maracanã-Leblon). Já a linha 472 (Triagem-Leme-Via Praça XV) será encurtada na Praça Tiradentes, no Centro.
No dia 28 de novembro, as linhas 136, 154, 126, 128, 155 serão substituídas pela Troncal 6 (Jardim de Alah- Rodoviária – via Túnel Santa Bárbara), que será criada no mesmo dia. A linha 354 será substituída linha Integrada 6 (Cidade de Deus-General Osório), que também será criada no mesmo dia. Já a linha 434 terá seu trajeto encurtado no Mourisco, em Botafogo.
No dia 5 de dezembro, finalizando a primeira fase do planejamento, duas novas linhas circulares serão criadas para atender exclusivamente a Zona Sul, substituindo as linhas 511, 512, 569, 570, 573, 574, 583 e 584.
Redução de 20% de ônibus em corredores BRS nas duas primeiras etapas
A organização progressiva das linhas de ônibus de maneira racionalizada acabará ainda com sobreposição dos trajetos e a disputa por passageiros nos pontos. Além disso, o sistema não terá uma grande quantidade de coletivos fazendo trajetos semelhantes e circulando abaixo da capacidade. Avaliação da SMTR dos resultados das duas primeiras etapas mostra que, em alguns corredores BRS, a redução de tráfego de ônibus chegou a 20%.
Na primeira semana da racionalização, 20 ônibus deixaram de circular por hora no Centro do Rio. A partir da segunda etapa, iniciada dia 24 de outubro, mais 50 ônibus deixaram de percorrer, por hora, os corredores BRS de Copacabana. No total, foram menos 70 ônibus trafegando, por hora, pelas faixas BRS das Avenida Presidente Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março, no Centro.
Para ter ideia do impacto das medidas, foi possível observar que no BRS Nossa Senhora de Copacabana, houve uma redução de 11% do número de ônibus circulando pela faixa exclusiva, no pico da manhã. Antes da racionalização, 245 ônibus passavam por hora pela região; agora, são 219. No pico da tarde, eram 209 coletivos e, agora, 191 ônibus por hora. Além disso, o volume diário no BRS Nossa Senhora de Copacabana caiu 9,2% (de 4.051 ônibus para 3.679) e o ganho de velocidade média foi de 11%. Avaliação preliminar indica que, neste caso, essa redução seria reflexo da racionalização. No entanto, ainda serão necessários novos estudos para comprovar os efeitos das medidas.
Já no BRS da Barata Ribeiro, a redução do número de ônibus que passam por hora pela faixa seletiva foi de 16% no pico da manhã, passando de 293 ônibus por hora para 246; no pico da tarde, de 11%, passando de 175 para 156 coletivos. O volume diário de coletivos passou de 3.744 para 3.159, uma redução de 15,6%.
No Centro da cidade, a redução foi ainda maior no eixo entre a Avenida Presidente Antônio Carlos e a Rua Primeiro de Março: 21% no pico da tarde (de 152 ônibus por hora para 120); no pico da manhã, a redução foi de 19% (queda de 176 para 142 coletivos). Neste eixo, o volume diário de ônibus caiu de 2.628 para 2.091, uma redução de 20,5%. Em relação à velocidade média dos ônibus, foi registrado um ganho no tempo de percurso de 22,8% (de 9,2 Km/hora para 11,3 Km/ hora), ou seja, o ônibus que antes levava 6’37” para atravessar o eixo Presidente Antônio Carlos-Primeiro de Março agora leva 5’20” – um ganho de 1’17” para percorrer toda a via.
O avanço gradual do processo de racionalização das linhas tornará o sistema mais eficiente, melhorará a fluidez do trânsito, apenas nas faixas BRS a estimativa é de melhoria de 30% em desempenho. Todas as mudanças têm como foco criar um sistema de transporte cada vez mais eficiente e integrado para o cidadão carioca.
Dia 20 de novembro
Linhas eliminadas:
119 (Copacabana-Candelária-Circular)
190 (Rodoviária-Leme-Circular)
Linhas encurtadas:
433 (Vila Isabel-Leblon) – no Mourisco
464 (Maracanã-Leblon) – no Mourisco
472 (Triagem-Leme-Via Praça XV) – na Praça Tiradentes
28 de novembro
Linhas criadas:
Troncal 6 (Jardim de Alah- Rodoviária – via Túnel Santa Bárbara)
Integrada 6 (Cidade de Deus-General Osório)
Linhas eliminadas:
136 (Rodoviária- Copacabana- via Leopoldina)
154 (Ipanema- Central)
126 ( Rodoviária- Copacabana- via Leopoldina- via Túnel Santa Bárbara)
128 (Rodoviária- Leblon- via Copacabana)
155 (Ipanema- Central- via Túnel Santa Bárbara)
Linha encurtada:
434 ( Grajaú- Leblon)– no Mourisco
5 de dezembro
Linhas eliminadas:
511 ( Urca- Leblon- via Jóquei)
512 ( Urca- Leb
Postado por Meu Transporte às 08:59 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Zona Oeste do Recife recebe nova ciclofaixa
O Recife tem, a partir desta segunda-feira (9), uma nova ciclofaixa permanente, na Zona Oeste da cidade. A 'Ciclofaixa Antônio Curado' tem 3,2 quilômetros de extensão, ligando os bairros do Cordeiro e Engenho do Meio. A nova ciclofaixa tem fluxo de mão e contramão, em um percurso que segue pelas ruas Gaspar Perez, Mauricéia, Manoel Estevão da Costa, Antônio Curado e José dos Santos. Toda a rota é sinalizada.
Ao longo do percurso, a nova rota ciclável atende locais como o Terminal do Engenho do Meio, a Sudene, o Hospital das Clínicas e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por exemplo. Além disso, a ciclovia também se interliga com outras rotas, fazendo a conexão entre dez bairros, entre as zonas Sul e Oeste -- os bairros do Engenho do Meio, Jardim São Paulo, Iputinga, Cordeiro, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira.
Para o funcionameto da ciclovia não haverá período educativo. A fiscalização será feita por agentes de trânsito em rondas periódicas e os motoristas que foram flagrados estacionados ou circulando sobre a ciclofaixa estão sujeitos à multas grave e gravíssima, respectivamente. O valor da multa é de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira, no caso de estacionamento sobre o equipamento, ou de R$ 574,62 e sete pontos na habilitação, no caso de circulação sobre a ciclovia.
De acordo com a Prefeitura do Recife, o projeto foi elaborado de acordo com as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana, compondo também a Rede Cicloviária Complementar, que é de responsabilidade dos municípios do Grrande Recife.
Informações: G1 PE
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Postado por Meu Transporte às 08:57 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Pernambuco
Expresso SPTrans F1 leva torcedores ao Autódromo de Interlagos
Os torcedores que forem assistir aos treinos e à corrida do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos neste sábado, 14, e domingo, 15, terão à sua disposição seis linhas especiais do Expresso SPTrans F1, criadas especialmente para o público do evento.
Para facilitar o deslocamento dos espectadores, inclusive dos turistas que vêm à cidade para a prova, os ônibus partirão de miniterminais instalados em pontos de fácil acesso na cidade, como o Aeroporto de Congonhas e a Avenida Paulista, e seguirão direto para Interlagos.
Essas linhas terão uma tarifa especial fixada em R$ 35,00 (ida e volta) ou R$ 25,00 (somente ida ou volta) por dia. O bilhete poderá ser adquirido em qualquer um dos pontos de embarque no dia da utilização. Não haverá venda antecipada.
Atende
Além dos ônibus acessíveis nas linhas expressas, a SPTrans oferece transporte gratuito às pessoas com deficiência. O serviço Atende, que opera com vans adaptadas para cadeirantes, estará disponível nos seis miniterminais e, também, na Estação CPTM Autódromo, Praça Enzo Ferrari e no estacionamento de fretados da avenida José Carlos Pace, com um total de 27 veículos.
O cronograma do Atende será o mesmo dos ônibus, conforme a tabela do Horário de Funcionamento. Para utilizar o serviço é necessário apresentar o ingresso para a corrida.
A operação é coordenada e supervisionada por profissionais de fiscalização da SPTrans.
Miniterminais
O embarque com direção ao Autódromo poderá ser feito nos seguintes pontos:
· Shopping SP Market (Avenida das Nações Unidas, 22.540)
· Metrô Jabaquara
· Shopping Interlagos (Avenida Interlagos, 2.225)
· Aeroporto de Congonhas
· Praça da República
· Estação Trianon/Masp do Metrô (Rua Peixoto Gomide com Avenida Paulista)
Na saída, os ônibus do Expresso SPTrans F1 estarão estacionados ao redor do Autódromo, nos seguintes locais, de acordo com o destino:
v Expresso República (com destino ao Shopping Interlagos, Congonhas, Jabaquara e Metrô República):
§ Avenida Interlagos (sentido Centro), junto ao Autódromo (próximo à Avenida Rio Bonito);
§ Avenida Feliciano Correia, próximo ao Portão G;
v Expresso Jabaquara (com destino ao Metrô Jabaquara):
§ - Avenida Jacinto Júlio (sentido Centro) x Avenida Feliciano Correia (próximo ao Portão G);
§ - Avenida Rio Bonito x Rua Antônio Batista da Silva Sandoval.
v Expresso Shopping SP Market (Estação Jurubatuba -CPTM) :
§ - Avenida Jacinto Júlio (sentido Centro) x Avenida Feliciano Correia (próximo ao Portão G);
§ - Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval, próximo à Avenida Interlagos.
Horário
de funcionamento do Expresso
SPTrans F1:
Miniterminais
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Horários
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Sábado
14/11/15
(Treino
Oficial)
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Domingo
15/11/15
(GP
Brasil F1)
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Expresso República
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6h00
às 13h00
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Expresso Trianon-Masp
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Expresso Jabaquara
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Expresso Aeroporto
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Expresso Shopping Interlagos
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Expresso Shopping SP Market
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Operação Saída - Pontos de embarque
Destino
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Entorno
do Autódromo
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Horários
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Sábado
14/11/15
(Treino
Oficial)
|
Domingo
15/11/15
(GP
Brasil F1)
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Expresso República
Com paradas para desembarque:
· Shopping
Interlagos
· Aeroporto de
Congonhas
· Trianon-Masp
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· Av. Feliciano Correa
· Av. Interlagos
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15h00
às 17h00
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15h00
às 17h30
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Expresso Shopping SP Market
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· Av. Jacinto Júlio
· Av. Antônio Barbosa da S. Sandoval x Av.
Interlagos
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Expresso Jabaquara
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· Av. Jacinto Júlio
· Av. Antônio Barbosa da S. Sandoval
x Av. Rio Bonito
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Informações: SPTrans
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Postado por Meu Transporte às 08:27 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Idosos a partir de 60 anos poderão ter passe livre em Cuiabá
O vereador Renivaldo Nascimento (PDT) apresentou na manhã desta terça-feira (10), na Câmara de Cuiabá, o projeto de lei que altera dispositivos da Lei Municipal 2.151/1984, que dispõe sobre a gratuidade do transporte coletivo para as pessoas com mais de 65 anos.
A proposta do parlamentar altera os Artigos 1° e 2° desta lei, estabelecendo que deve ser a partir dos 60 (sessenta) anos de idade e não mais de 65 anos, a isenção da cobrança de tarifa de transporte público em Cuiabá, além de autorizar o embarque/ desembarque pela porta dianteira.
O outro artigo alterado versa que basta apresentar um documento oficial com foto, no momento do embarque, para comprovação da idade, acabando com a necessidade do idoso se dirigir ao órgão competente para providenciar uma carteira específica para este fim.
“Queremos fazer valer um direito assegurado aos idosos, que tanto já contribuíram com nossa sociedade, mas, além disto, precisamos buscar formas de diminuir a incidência de gastos sobre as suas aposentadorias e pensões. Além de ser uma questão de inclusão é também de justiça social”, justifica o vereador.
O vereador espera efetivar um direito que é garantido aos idosos pelo Estatuto do Idoso que, apesar de estabelecer a gratuidade a partir dos 65 anos – sem a necessidade de cadastramento, considera IDOSO todo aquele que já atingiu os 60 anos de idade. Essa lei também afirma em seu Artigo 39, § 3°, que “ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte previstos no caput deste artigo”.
Sendo assim, o vereador como legislador local, propõe a alteração na lei e, cobra dos outros parlamentares a sua aprovação, que pode beneficiar mais de 44 mil pessoas atualmente. Segundo dados do IBGE, do Censo de 2010, a população total de mulheres, com 60 anos ou mais em Cuiabá, compreendia 24.676 pessoas e de homens, na mesma faixa etária, 20.075 pessoas.
Postado por Meu Transporte às 08:25 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Em SP, 'Invasão' a viaduto na 9 de julho rende multa
A partir desta segunda-feira (9), a Prefeitura começa a multar quem desrespeitar as novas regras de trânsito na Avenida 9 de Julho. Os carros particulares estão, desde a semana passada, proibidos de acessar o Viaduto Doutor Plínio de Queiroz, que passa sobre a Praça 14 Bis, na Bela Vista, região Central. Só ônibus e táxis podem trafegar pela via. A mudança se estende, também, ao Túnel Daher Elias Cutait, sob o Masp (Museu de Arte de São Paulo), na altura da Avenida Paulista. Ele ganhou um corredor de ônibus exclusivo à esquerda, deixando apenas uma faixa para os carros. Ali, porém, os taxistas terão restrição de horários.
A novidade é que a partir de hoje a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans (empresa municipal que controla o transporte coletivo) farão a fiscalização do trecho, que tem 2 quilômetros de extensão, nos dois sentidos. Os veículos que insistirem em desobedecer à regra serão autuados.
Um dos objetivos da Prefeitura com a mudança foi eliminar o chamado “trânsito em x” – quando carros e coletivos precisam trocar de faixas entre si – e proporcionar ganhos de velocidade média e menor tempo de viagem aos passageiros dos coletivos. A CET, porém, não informou quão rápida seria a viagem ou o aumento da velocidade média esperada para os ônibus.
De acordo com a companhia, 28 linhas circulam no corredor, com frequência média de 445 coletivos, transportando 325 mil passageiros em média por dia útil.
O DIÁRIO esteve no local no primeiro dia útil de funcionamento e mostrou que os motoristas enfrentaram muita dificuldade com a alteração. O trânsito continuou caótico durante toda a semana. Outra mudança que ocorreu na via foi a redução na velocidade máxima, que agora é de 50 km/h.
Informações: Diário de S. Paulo
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Postado por Meu Transporte às 08:21 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Modernização nas centrais de controle do Metrô de São Paulo
A RAD, desenvolvedora de tecnologias de comunicação para o setor metroferroviário, fornecerá uma solução de comunicação de voz e dados que vai assegurar comunicação de alta disponibilidade entre as composições em circulação na Linha 17- Ouro da Companhia do Metrô de São Paulo e as centrais de controle do sistema. A operação irá acontecer através de contrato firmado com a T´TRANS, empresa responsável pelo fornecimento e integração de sistemas de telecomunicações para esta linha metroviária paulista.
Denominada SCMVD (Sistema de Comunicação Móvel de Voz e Dados), a nova solução é baseada na tecnologia Airmux 5000 Mobility, desenvolvida pela RAD e hoje empregada em diversas instalações metroferroviárias ao redor do mundo. No SCMVD, os rádios padrão ponto-multiponto da família Airmux são integrados através de um backbone em anel redundante de fibra óptica para suportar os serviços estratégicos de comunicação.
Denominada SCMVD (Sistema de Comunicação Móvel de Voz e Dados), a nova solução é baseada na tecnologia Airmux 5000 Mobility, desenvolvida pela RAD e hoje empregada em diversas instalações metroferroviárias ao redor do mundo. No SCMVD, os rádios padrão ponto-multiponto da família Airmux são integrados através de um backbone em anel redundante de fibra óptica para suportar os serviços estratégicos de comunicação.
A solução a ser entregue pela RAD assegura uma comunicação sem queda de sinais ou interrupção entre as centrais de controle do metrô e os diversos trens em movimento, ou estacionados nas estações ou no pátio central do sistema.Ao todo, em aproximadamente 18 km de vias elevadas, serão integradas a este sistema 18 estações de metrô e 26 trens.Através desta solução, a RAD poderá suprir o Metrô com um modelo de comunicação garantida, abrangendo toda a sorte de serviços essenciais à boa operação da Linha 17, tais como intercomunicação, sistemas de aviso aos passageiros, estrutura de publicidade eletrônica, conexões Wi-Fi de alto desempenho para os empregados do Metrô, câmeras de vigilância, canais de telecomando e sistemas de vídeo supervisão do interior dos trens.
“Um diferencial importante da tecnologia RAD é seu nível de confiabilidade, disponibilidade e cobertura para longas distâncias. Além disto, a solução registra índices de parada praticamente em nível zero e oferece comunicação com trens a velocidade de até 200 km, um patamar muito acima dos 80 km/h empregados pelo Metrô. Tudo isto com garantia de banda para as comunicações de voz, dados e imagem”, afirma Valter Teixeira, diretor da RAD do Brasil.
O Sistema Airmux 5000 Mobility opera com um baixíssimo tempo de “hand over”, inferior a 50 milissegundos. Ao ser implementado em uma solução SCMVD da RAD, este dispositivo reduz substancialmente os riscos de parada nas comunicações, oferecendo máxima disponibilidade para operações críticas.
Informações: ANPTrilhos
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Postado por Meu Transporte às 08:21 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
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