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Em Belém, Investimento em obras de mobilidade urbana deve ser de R$ 910 milhões

quinta-feira, 29 de março de 2012

O governo do Pará e a Prefeitura de Belém prometem investir R$ 910 milhões até 2015 para melhorar o transporte de passageiros e o fluxo de veículos na Região Metropolitana de Belém. O acordo - cuja parte técnica foi finalizada ontem - prevê que o governo do Estado se responsabilize pelo prolongamento da avenida João Paulo II, do atual trecho asfaltado na passagem Mariana até o viaduto do Coqueiro. Também investirá no sistema de ônibus rápido do
Foto: Alex Ribeiro

Entroncamento até o município de Marituba.
Os investimentos do governo devem somar R$ 530 milhões, que poderão vir de empréstimo junto a Agência de Cooperação Japonesa (Jica) e do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em sua edição voltada para projetos que facilitem a mobilidade das grandes cidades. A Jica deve emprestar R$ 320 milhões a partir de uma contrapartida de R$ 166 milhões do Estado. O empréstimo já tem protocolo de intenção assinado, mas ainda depende de aprovação do Senado (praxe em caso de captação de recursos no exterior).

A Prefeitura de Belém continuará as obras de ônibus rápido, que já iniciou, nos trechos das avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso, mas estenderá a obra até a orla de Icoaraci, onde será implantado um terminal intermodal para permitir a conexão com o transporte fluvial que chega e sai para as ilhas. Além disso, o município ampliará o sistema de ônibus rápido para o trecho que vai de São Brás até o Ver-o-Peso.

Foram feitas ainda mudanças para permitir que o BRT fosse modernizado. A principal delas é que o projeto anterior não permitia a ultrapassagem entre os veículos que trafegarão sobre as canaletas. Com a alteração, haverá ultrapassagens, o que vai permitir implantar linhas expressas e semi-expressas.

O investimento do município será de R$ 380 milhões. O prefeito de Belém, Duciomar Costa diz que investirá recursos próprios do município, mas espera receber também dinheiro do PAC para a mobilidade. Ele promete entregar o trecho do Entroncamento a São Brás ainda no atual mandato, que encerra em 31 de dezembro deste ano.

O governo já lançou edital de licitação para contração da empresa que fará o projeto executivo do prolongamento da João Paulo II e promete lançar, a partir de junho deste ano, edital para contratar o projeto executivo do restante da obra, que deverá estar concluída até o final de 2015.

POLÊMICA
O projeto BRT da prefeitura gerou polêmica e chegou a estremecer as relações do Estado com o município. Técnicos do governo avaliavam que a obra municipal era incompatível com o projeto estadual batizado de Ação Metrópole. O caminho para o entendimento foi aberto pelo governo federal, que prometeu incluir a obra no PAC da mobilidade desde que houvesse acordo entre as duas esferas.

No início desta semana, Duciomar e o governador Simão Jatene se reuniram e autorizaram suas equipes a buscarem um entendimento e assim encerrar o impasse. A primeira reunião aconteceu na última terça-feira e a segunda, que finalizou os detalhes dos dois projetos foi realizada ontem. Na sexta-feira, deve haver novo encontro para apresentar os projetos com as alterações.

Apesar do acordo, continuará havendo dois projetos diferentes, mas que passaram a ser complementares. Cada ente terá autonomia para gerenciar a obra sob sua responsabilidade. “Nós temos que trabalhar agora na tramitação de liberação de recursos”, disse ontem a diretora Executiva do Ação Metrópole, Marilene Mácola.

Termos do acordo serão apresentados hoje
O projeto do Estado estava orçado em R$ 480 milhões incluindo o BRT naBR 316, Almirante Barroso e chegando até o Ver-o-Peso. Com o acordo, o governo investirá apenas R$ 290 milhões em BRT, mas assumirá o prolongamento da avenida João Paulo II, considerado fundamental como via alternativa.

Marilene diz que, embora as obras sejam independentes, os cronogramas devem estar ajustados para que, quando o sistema BRT for implantado, a infraestrutura física esteja pronta. Os detalhes técnicos serão finalizados até amanhã. A parte acordada já será entregue aos técnicos do Ministério das Cidades, em reunião agendada para a tarde de hoje, no Centro Integrado de Governo, em Belém.

Duciomar disse que o impasse criado entre governo do Estado e município acabou tendo um saldo positivo. Afinal, com a intervenção do governo federal foi possível aumentar os investimentos e incluir o prolongamento da João Paulo II no projeto. “O resultado acabou sendo melhor do que a gente esperava”.

Ele garantiu que, mesmo com a decisão da Justiça, que impede a União de destinar recursos para o sistema de ônibus rápido em Belém, a obra não será interrompida. Para concluir, contudo, será necessário receber investimentos do governo federal. Para isso, o prefeito espera derrubar a liminar concedida a pedido do Ministério Público Federal. Ele afirma que o acordo com o governo poderá ajudar na batalha judicial. “Um dos argumentos (para a não concessão de recursos federais) era de que nosso projeto era incompatível com o do Estado. Isso não existe mais”. Outro argumento estaria em problemas na licitação que foi vencida pela construtora Andrade Gutierrez.

Um dos problemas teria sido a não possibilidade de formação para consórcio entre empresas. “Mas essa é uma decisão da administração pública”, argumentou o prefeito, reafirmando que, ainda este ano, concluirá as obras do BRT do Entrocamento (incluindo um elevado) até São Brás.


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Greve dos ônibus atinge mais de um milhão de trabalhadores no Rio

Greve dos funcionários de ônibus tornou caótica a manhã desta quinta-feira no terminal rodoviário Roberto Silveira, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A greve atinge cinco cidades: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá. Além de motoristas e cobradores, a classe também inclui funcionários da administração e da manutenção. Por causa da greve, as principais vias de Niterói e São Gonçalo ficaram congestionadas. Segundo Márcio Barbosa, superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Setrerj), a paralisação afeta ao menos 1,3 milhão de pessoas.
Foto: Rodrigo Vianna/G1

Durante a madrugada, quem tentou voltar para a casa foi pego de surpresa e a opção foi usar o transporte alternativo. Por causa da falta de ônibus, motoristas de vans foram ao terminal buscar os passageiros e chegaram a cobrar de R$ 10 a R$ 15, muitas delas não tinham o adesivo de identificação. Uma van escolar e até um carro particular faziam o transporte.

A categoria reivindica aumento de 16% sobre o salário e 40% sobre a cesta básica, mas o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio (Setrerj) propôs 10% de aumento no salário e 25% sobre a cesta básica, também oferecida a rodoviários dos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, que aceitaram e não aderiram à greve.

O diretor do Sindicato dos Rodoviários de Niterói, Wilson Costa, informou que a adesão dos rodoviários de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá à greve iniciada à meia-noite é de 90%. Segundo ele, integrantes do sindicato estão desde cedo rodando pelos municípios e constataram que apenas três ou quatro ônibus de casa empresa estão circulando.

- Não estamos fazendo piquete nem qualquer tipo de manifestação. É um movimento pacífico – disse Wilson. Segundo ele, o sindicato está à espera de uma contra-proposta dos donos de empresa e pretende começar a negociação assim que for procurado. Por ora, a greve continua por tempo indeterminado

Determinação judicial

 Uma liminar expedida pela desembargadora Mery Bucker Caminha, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, determina que as empresas devam operar com o mínimo de 40% da frota durante a greve. Caso não cumpram, os grevistas serão punidos com multa diária de R$ 100 mil.

- Infelizmente, a olho nu, ainda não atingimos os 40%. Mas estamos apurando o efetivo com as empresas – disse o superintendente do sindicato, informando ainda que a Polícia Militar foi acionada para garantir a ordem. Na quarta-feira, o sindicato entrou em contato com a Polícia Militar para garantir que os veículos saiam da garagem.



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No Recife, Monitoramento da frota por GPS sem corredores de ônibus não resolve o problema do usuário

O Governo do Estado lançou recentemente um serviço inovador na qual visa permitir ao usuário receber em tempo real a localização e o tempo em que o ônibus chegará em determinada parada. E antes mesmo que o governo do estado inaugura-se seu centro de controle, algumas empresas de ônibus já vinham adotando tal medida para tentar amenizar o sofrimento dos usuários na questão da regularidade do sistema.
Monitoramento na Expresso Vera Cruz com equipamentos modernos
Porém a falta de prioridade no sistema viário interfere diretamente na qualidade do transporte público. E, sem qualidade, as pessoas não vão trocar o automóvel pelo ônibus. Os números revelam que a implantação de corredores ou ao menos faixas exclusivas é mais do que urgente. Somente entre janeiro e setembro de 2010 o trânsito impediu a realização de 83 mil viagens de ônibus. E em 2011, as perdas chegaram a 160 mil viagens, ou seja, mais do que o dobro. E neste ano esses números vão continuar subindo, pois os corredores projetados pelo governo do Estado são na parte extrema da cidade e o chamado corredor leste-oeste na verdade já existe que hoje é o da Av. Caxangá na qual será modernizado, diferentemente de outras vias importantes da cidade como Estrada dos Remédios, Mascarenhas de Moraes, Domingos Ferreira entre outras vias que não tem nenhuma faixa sequer para os ônibus.
Monitoramento dos ônibus da CRT e Rodoviária Metropolitana

Sem prioridade no trânsito o serviço não cumpre o horário e perde a confiabilidade do usuário. Intervalos de 15 minutos passam para 30 ou 40 minutos. As vantagens quando o ônibus tem prioridade são muitas. Linhas que operam nos corredores exclusivos da PE-15 e da Caxangá conseguem cumprir e até ultrapassar a velocidade comercial programada, chegando a 28 km/h e 17 km/h, respectivamente. Já em vias sem prioridade, como as Avenidas Mascarenhas de Morais (Imbiribeira) e Domingos Ferreira (Boa Viagem), os coletivos desenvolvem velocidades de até 7 km/h abaixo da programada.
Essa ação implantada pelo Governo do Estado só será eficaz em linhas que são beneficiadas com faixas ou corredores de ônibus, enquanto em outras linhas seja como trânsito quiser.
Blog Meu Transporte






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Cinco municípios aderiram à greve de ônibus na Região Metropolitana do Rio

Funcionários de empresas de ônibus de cinco municípios do Rio - Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá - estão em greve na manhã desta quinta-feira (29). Segundo Márcio Barbosa, superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), eles reivindicam um aumento de 16% sobre o salário e 40% sobre a cesta básica. Além de motoristas e cobradores, a classe também inclui funcionários da administração e da manutenção.

Barbosa explica que a frota desses cinco municípios é composta por 3 mil ônibus e a paralisação deve afetar 1,5 milhão de pessoas.

Nesta manhã, duas das principais vias de Niterói - Alameda São Boa Ventura e Avenida Visconde do Rio Branco - estavam sem ônibus. Em frente à estação das barcas, era grande a movimentação de usuários. Muitos chegavam de táxi, mototáxi e em carros particulares para pegar a barca.

A concessionária Barcas S.A. informou que vai disponibilizar viagens extras caso perceba que houve um aumento no número de passageiros. Já a Secretaria de Transportes de Niterói disse que vai fazer uma fiscalização para coibir o transporte irregular na cidade.

Determinação judicial
 As empresas, no entanto, são obrigadas a operar com o mínimo de 40% da frota durante a greve, conforme determina uma liminar expedida pela desembargadora Mery Bucker Caminha, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Caso não cumpram, os grevistas serão punidos com multa diária de R$ 100 mil.

"Infelizmente, a olho nu, ainda não atingimos os 40%. Mas estamos apurando o efetivo com as empresas", disse o superintendente do sindicato, informando ainda que a Polícia Militar foi acionada para garantir a ordem.
“Ontem fizemos contato intenso com a PM de forma que a gente possa garantir que os veículos possam sair da garagem. A polícia já estava com um ponto de ação para que não haja problemas.

A proposta da Setrerj, de 10% de aumento no salário e 25% sobre a cesta básica, também foi oferecida a rodoviários dos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, que aceitaram e não aderiram à greve.

Madrugada
 Durante a madrugada, quem tentou voltar para a casa foi pego de surpresa. A opção foi usar o transporte alternativo.
“Totalmente pego de surpresa. Está tenso ficar esperando. Não sei que hora que vou voltar. Vamos aguardar aí, e ver o que vai dar”, disse Roberto Chaga, que, junto com a mulher, aguardava um ônibus sentado numa calçada do terminal João Goulart, ao lado da Estação das Barcas, em Niterói.

“A gente está com o pé doendo, estou cansada. A gente sabe se vai para casa hoje”, disse a esposa de Roberto, Gleice Paschoal.
 Um outro passageiro queria ir para São Gonçalo, mas o ônibus não apareceu. “Vou dar um tempo aqui ainda, pelo menos uns 10 minutos. Se, por ventura, não aparecer, vou ser obrigado a ir de van”.

Por causa da falta de ônibus, motoristas de van foram ao terminal buscar os passageiros. Muitas não tinham o adesivo de identificação. Um van escolar e até um carro particular faziam o transporte.

“Um absurdo, não é? A gente tem que ter carro para a gente rodar. A gente não pode pagar o pato de uma grave de surpresa. A gente correr o risco de ser assaltado, já que não tem nem segurança, é bravo, não é?”, reclamou um passageiro.

Fonte: G1 RJ

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Em Curitba, Prefeitura dá início às obras de novo trecho da Linha Verde Sul

O prefeito Luciano Ducci deu a largada nesta quarta-feira (28), nas obras do novo trecho da Linha Verde Verde Sul, entre o Terminal do Pinheirinho e a rua Isaac Ferreira da Cruz. O encontro foi na Marginal da BR 476 (em frente ao Restaurante Frangão).

"É mais uma etapa para consolidação desse importante eixo de transporte e de integração, que está transformando a antiga BR 476 numa via urbana e num corredor de transporte", destaca Luciano Ducci. A obra conta com R$ 15,4 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa e vai beneficiar 380 mil pessoas.

Numa extensão de 1,7 quilômetro serão implantadas 10 pistas de rolamento, sendo duas para canaletas exclusivas de transporte coletivo, seis para o sistema viário (três em cada sentido) e duas vias locais de passagem (uma em cada sentido), ciclovia, além de iluminação renovada, paisagismo e calçadas.

A Linha Verde Sul poderá chegar até Fazenda Rio Grande. O primeiro passo para que possibilitará essa integração metropolitana está acontecendo com a duplicação da BR 116, no trecho entre Curitiba e Mandirituba. A duplicação é responsabilidade da concessionária OHL, que administra a via.

A intervenção no trecho da BR-116 para além dos limites de Curitiba prevê a reserva de área para a linha exclusiva de transporte (canaleta) num trecho de 11,8 quilômetros até Fazenda Rio Grande. A duplicação da rodovia seguirá até o município de Mandirituba.

"Essa duplicação da BR 116 é a partida para a extensão da Linha Verde para municipios vizinhos, demonstrando a forte parceria e o compromisso que temos junto com o governador Beto Richa de melhorar a integração com a Região Metropolitana. É uma obra que trará mais facilidade e conforto para a população e também mais segurança no trânsito da BR", destaca Ducci.
Informações: URBS


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Porto Alegre: Projeto transfere recursos do BRT Assis Brasil ao BRT João Pessoa

Em 1ª Sessão de Pauta, os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre discutiram, nesta quarta-feira (28/3), projeto do Executivo que altera a Lei 10.905, que autoriza o Poder Executivo a contratar operações de crédito para o projeto que prevê a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) Assis Brasil. A Prefeitura propõe que esses recursos sejam transferidos para o BRT do Corredor João Pessoa/Azenha e Salgado Filho.
A justificativa da modificação é que o eixo de transporte inicialmente previsto está incluído no Projeto da 1ª Fase do Metrô de Porto Alegre. O traçado do Metrô prevê, além da Avenida Assis Brasil, as Avenidas Brasiliano Índio de Moraes e Benjamim Constant. Atualmente, existem na Capital 55 quilômetros de corredores em operação, dotados de faixas exclusivas para ônibus, que necessitam reformulação e requalificação para possibilitar a implantação do sistema BRT. O valor da operação de crédito é de R$ 484.400.000,00.

Da Camara de Vereadores

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Rio: Rodoviários confirmam greve de ônibus em Niterói, São Gonçalo e outras cidades a partir de meia-noite

quarta-feira, 28 de março de 2012

O diretor do Sindicato dos Rodoviários de Niterói - sede de Alcântara, Wilson Costa, confirmou que os rodoviários da região entrarão em greve a partir da meia-noite desta quarta-feira. Segundo ele, a paralisação vai afetar os municípios entre Niterói e Arraial do Cabo, passando por São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito e Cabo Frio, entre outros.

A categoria pede aumento de 25% nos salários, na cesta básica, na compra de uniforme e no vale-refeição. As empresas ofereceram 10% de aumento salarial e 25% nos outros itens. Segundo Costa, a greve é por tempo indeterminado.

Em outros municípios - como o Rio de Janeiro e Nova Iguaçu - os rodoviários também estão em fase de negociação de reajustes salariais. No estado, apenas em Duque de Caxias patrões e funcionários já chegaram a um acordo.

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No Recife, GRCT prorrogou o prazo de validade da carteira de estudante 2011

O Grande Recife Consórcio de Transporte prorrogará até o dia 30 de junho de 2012, a validade das carteiras de estudante de 2011, dos alunos matriculados na rede de Educação Infantil; nos ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Pré-Vestibular de toda a Região Metropolitana do Recife. Originalmente, o prazo de validade da versão 2011 do documento seria encerrado no próximo dia 31 de março.

Historicamente a validade do documento é prorrogada. Com o aumento anual no número de escolas cadastradas e alunos aptos a solicitar a carteira, o processo de emissão e confecção necessita de mais tempo para atender ao universo de aproximadamente 400 mil alunos.

É válido enfatizar que a prorrogação da Carteira 2011 não está vinculada ao funcionamento do novo sistema, pelo contrário, os números do Carteira Fácil comprovam que esse novo procedimento deu mais velocidade na solicitação e emissão do documento.

Com a expectativa de um incremento no número de solicitações em 2012, devido à implantação do sistema Carteira Fácil, o número de documentos confeccionados pode chegar a 600 mil. Por esse motivo se fez necessário a prorrogação por mais três meses.

Até o momento, quase nove mil carteiras já foram entregues às escolas, 26 mil estão prontas aguardando o resgate e outras 77 mil em confecção. No mesmo período em 2011, apenas 32 mil carteiras estavam em fase de confecção e 1.700 documentos tinham sido entregues na segunda quinzena de março de 2011.

O prazo para a entrega da carteira de estudante 2012 também diminuiu. Agora, a partir do pagamento do boleto pelos estudantes, a carteira fica pronta em 30 dias corridos, diferentemente dos 50 dias úteis, ou seja, quase três meses de espera em 2011.

No entanto, algumas instituições de ensino tem demorado para se cadastrar e abastecer o banco de dados do sistema Carteira Fácil, o que consequentemente impossibilita o processo de solicitação do documento por parte do aluno.

É importante também que os estudantes e seus familiares estejam em contato permanente com as escolas, cobrando das instituições o resgate imediato do material impresso.

Visitas - Com a preocupação de otimizar o processo de emissão das carteiras de estudante 2012, o Grande Recife Consórcio de Transporte está visitando os representantes dos Órgãos Gestores das instituições de ensino públicas e privadas, para avaliar melhor os procedimentos que foram adotados para o funcionamento do sistema Carteira Fácil.

Desde a implantação do sistema, os ganhos na agilização do processo são significativos em comparação com os procedimentos antigos, utilizados até o ano passado. A inovação do sistema facilita o acesso dos estudantes à solicitação da carteira estudantil e otimiza a produção dos documentos, que até o ano passado era feito de forma manual.O atual sistema gera economia de tempo, com a entrega em 30 dias corridos, que antes era de 50 dias úteis e eliminação de burocracia e erros na emissão já que a tramitação é toda feita pela Internet.

Carteira Fácil – Desde o dia 31 de janeiro o Grande Recife lançou o sistema Carteira Fácil, que agora possibilita a requisição online, da Carteira de Estudante pelo próprio aluno. A inovação no processo facilita o acesso dos estudantes à solicitação da carteira estudantil e agiliza o processo de produção dos documentos, que até o ano passado era feito de forma manual. Isso acarreta economia de tempo e eliminação de burocracia e erros na emissão do documento.

Para ter acesso ao sistema Carteira Fácil, basta que o aluno esteja matriculado em qualquer escola secundarista, cadastrada no Grande Recife, localizada em um dos 14 municípios da RMR. O estudante deverá entrar no site do Grande Recife e clicar no espaço “Carteira Fácil”, que dará acesso ao link “Acesso para o Estudante”. Nesta página, o aluno digitará o seu nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Caso seu cadastro esteja correto ele visualizará as informações que constarão na carteira, além de conferir a foto que também seguirá anexada no sistema.

Em seguida, o sistema irá gerar um boleto bancário, que poderá ser impresso pelo próprio aluno, a ser pago na Caixa Econômica Federal (Rede Lotérica, Internet, Auto Atendimento e Correspondente Caixa Aqui). Após o pagamento, o Grande Recife solicita automaticamente a produção da carteira, que ficará pronta em até 30 dias corridos.

Informações sobre a carteira de estudante 2012:

Carteiras com boletos emitidos: 126 mil
Carteiras com boletos pagos: 77 mil
Carteiras entregues: 9 mil
Carteiras prontas: 26 mil
Prazo de entrega da carteira de estudante 2012: Até 30 dias corridos
Informações: GRCT

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