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Metrô SP Metrô estuda levar a Linha 4 até o Pari, no centro da cidade

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Prevista para abrir no mês que vem, a Estação Luz não deverá ser o ponto final da Linha 4-Amarela do Metrô na região central de São Paulo. O governo do Estado já estuda prolongar o ramal um pouco para o leste, com o acréscimo de uma estação no Pari, bairro vizinho à Luz. O projeto inicial desse trecho - sugerido em antigos planos da rede - será feito em 2012.

Por enquanto, não existe previsão para o começo das obras, mas um túnel logo depois da Luz está pronto e poderia ser incorporado ao traçado. A estrutura, que termina em um poço de ventilação na Rua João Teodoro, foi construída pelo "tatuzão", equipamento responsável por escavar a maior parte da Linha 4.

Segundo o Metrô, ainda não é possível definir se esse túnel será usado na extensão da linha. O que se sabe é que ele servirá para manobrar e estacionar trens.

A possibilidade de ter uma estação de metrô perto de casa anima Yara da Mata, secretária da Associação dos Moradores, Comerciantes e Amigos do Brás, Pari e Canindé. "Aqui a gente tem de ir até a Estação Brás ou a Tiradentes. Até lá, de ônibus, às vezes leva meia hora, porque o trânsito no bairro vive parado."

Ela diz que há alguns anos ouviu sobre a intenção de se estender o metrô até o Pari. "Houve até um estudo e, pelo que disseram, a estação ficaria no antigo pátio da Rede Ferroviária Federal, onde hoje está a Feira da Madrugada, no final da Rua Oriente. A ideia era magnífica, só que, depois, ninguém mais tocou no assunto."

O Metrô não informou se há algum ponto sondado para instalar a futura estação. Mas, sobre o traçado do prolongamento da Linha 4 até o Pari, a estatal divulgou que ele será definido "nos próximos meses", quando for elaborado o projeto funcional.

O diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Rogério Belda, explica que a Estação Pari poderá atender moradores de bairros do setor nordeste da cidade, como Vila Maria e o Parque Novo Mundo, que hoje dependem principalmente da Linha 1-Azul. "Será uma alternativa importante."

No mapa de linhas do Metrô previstas para o futuro, a Estação Pari da Linha 4 aparece interligada à Linha 19-Celeste, que conectará a zona sul da capital ao Parque Cecap, em Guarulhos, na Região Metropolitana.

A outra ponta da Linha 4, que originalmente acabaria na Estação Vila Sônia, também deverá ser expandida. O estudo para a ampliação até Taboão da Serra, na Grande São Paulo, já se tornou promessa de governo, apesar de as cinco estações da segunda fase do ramal sequer terem sido entregues.


Fonte: Estadão

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BRT é alternativa para diminuir a lentidão do trânsito .

Sistema criado no Brasil em 1974 é exemplo de sucesso em todo o mundo. Rio de Janeiro se inspira em modelo do ABC paulista, que tem índices de aprovação equivalentes aos do metrô
Na discussão do planejamento das cidades para a Copa do Mundo de 2014, os projetos de mobilidade urbana são os que vêm ganhando mais atenção. Não somente pela necessidade de transportar de forma rápida e confortável os turistas, mas também pelo legado que deixarão para as respectivas populações. De acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela CNT/Ibope, 42% dos brasileiros usam o transporte coletivo para ir e voltar da escola ou local de trabalho. Nas cidades médias e grandes, 32% da população levam mais de uma hora por dia nesse trajeto. A pesquisa revela, ainda, que nas capitais a falta de conforto e o longo tempo de locomoção são as principais razões apontadas pela população para não utilizar o transporte público.
Um exemplo que tem se mostrado eficiente e promete ser uma importante alternativa aos tradicionais meios de locomoção é o sistema de corredor de ônibus BRT (do inglês Bus Rapid Transport), que opera fisicamente segregado do trânsito comum. Esse modal, criado no Brasil em 1974, está sendo projetado para diversas capitais que sediarão a Copa do Mundo, como Manaus, Fortaleza, Recife e Porto Alegre. Somente no Rio de Janeiro, que também será sede dos Jogos Olímpicos em 2016, quatro grandes corredores BRT serão construídos - com os nomes de TransOeste, TransCarioca, TransOlímpica e TransBrasil -, somando 155 km de vias exclusivas para ônibus.
Na Grande São Paulo, o Corredor ABD, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), operado pela Metra, é um exemplo de BRT bem sucedido. Com 33km de extensão, o corredor liga as zonas Leste (São Mateus) e Sul (Jabaquara) de São Paulo passando, ainda, pelas cidades de Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC. “Nosso corredor vem, há anos, dividindo com o Metrô a liderança na preferência dos usuários e isso é uma prova de que a solução para o transporte público já existe”, comenta o diretor da Metra, Carlos Alberto Sigliano.
O corredor paulista foi um dos locais visitados pelo secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Alexandre Sansão, responsável pela implantação dos corredores que promoverão uma ampla reformulação das formas de locomoção da população carioca, estimularão a racionalização do atual sistema de ônibus e darão maior agilidade aos deslocamentos das pessoas. "O corredor ABD impressiona pela eficiência conseguida, com simplicidade e foco na qualidade do serviço prestado ao usuário", disse o secretário.
Além de garantir maiores velocidades de operação para os ônibus, que não precisam disputar espaço com outros veículos, os corredores BRT trazem outras vantagens que encurtam o tempo de viagem dos usuários. Entre elas estão o embarque e desembarque mais rápidos, em função das plataformas serem feitas no mesmo nível do piso do ônibus; o pagamento da passagem antes do embarque, que reduz o tempo de parada; e áreas de ultrapassagem que evitam filas de ônibus nos pontos. A utilização de veículos mais modernos, maiores e mais confortáveis também é uma característica dos BRTs que traria mais usuários para o sistema.

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Rio de Janeiro já tem mais de um milhão de viagens de bicicleta por dia

Uso da bicicleta como modal de transporte assume importante papel na cidade e vai ser o tema central do biciRio – 1º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta na semana do Dia Mundial sem Carro.
 
A cidade do Rio de Janeiro vem presenciando o crescente fortalecimento do uso de bicicleta nos últimos 20 anos, contando hoje com cerca de 4% dos deslocamentos de curta e média distância feitos por esse meio de transporte.
 
“Estimativas feitas por ONGs especializadas no assunto dão conta que o número de viagens/dia de bicicleta na cidade do Rio de Janeiro já ultrapassa mais de um milhão, sendo que mais de 50% desse número se dão na Região Oeste, onde a população necessita de pelo menos dois meios de transporte para se deslocar. Em mais de 75% dos casos um desses meios é a bicicleta”, relata Altamirando Fernandes Moraes, Subsecretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Diretor Executivo do Comitê Organizador do biciRio – Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta.
 
Com o intuito de tornar-se a Capital da Bicicleta, a cidade vem investindo para isso implantando paulatinamente ciclovias na sua malha urbana que já conta com 240 km, entre ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas. Assim, hoje o município assume a liderança no Brasil em quilômetros de ciclovias construídas e a vice-liderança na América do Sul, perdendo apenas para Bogotá, na Colômbia. Além disso, dentro das diretrizes estabelecidas para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estabeleceu-se como meta, até 2012, chegar a 300 km de ciclovias construídas, além do incentivo à instalação de bicicletários, pontos de aluguel de bicicletas e equipamentos de apoio e a conservação das vias já existentes.
 
biciRio - Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta- Pensando nesse extraordinário crescimento do uso da bicicleta, atrelado à recente consciência dos numerosos benefícios que a introdução desse meio de transporte traz tanto do ponto de vista ambiental e social como da mobilidade em áreas urbanas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC) promove de 25 a 27 de Setembro, no Centro Empresarial Rio, o 1º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio.
 
A programação do Fórum inclui um passeio ciclístico de abertura (25 de Setembro), apresentação de palestras e trabalhos técnicos (26 de Setembro) e visitas técnicas a duas importantes ciclovias da cidade, Zona Oeste e Grajaú/Tijuca (27 de Setembro).
 
As inscrições estão abertas para quem deseja participar do evento como ouvinte ou ter o seu trabalho técnico sobre a bicicleta como modal de transporte apresentado entre os selecionados para o biciRio. A submissão de trabalhos e a inscrição para todas as atividades do evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo site [www.bicirio.com.br], mas convém apressar-se porque as vagas são limitadas. Os interessados na apresentação de trabalhos tem até o dia 29 de Agosto para efetuar o envio de seu material.

. [biciRio – Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta, dias 25, 26 e 27 de setembro, Rio de Janeiro, Centro Empresarial Rio. Praia de Botafogo, 228, 2º Andar – Pavimento de Convenções. .25 de Setembro – Passeio Ciclístico de Abertura, de 9 às 11h. Ponto de Encontro: Praia Vermelha, Urca. |. 26 de setembro – Agenda Técnica: palestras e apresentação de trabalhos técnicos, de 8 às 19h30h. Centro Empresarial Rio. Praia de Botafogo, 228, 2º Andar – Pavimento de Convenções. |.27 de setembro – Visita Técnica às Ciclovias da Tijuca e Zona Oeste. (O inscrito deve escolher apenas uma). Inscrições: www.bicirio.com.br |e-mail: secretaria@bicirio.com.br | http://www.facebook.com/biciRio | http://www.twitter.com.br/biciRio].

Fonte: Portal Fator Brasil

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Queima de parada vem prejudicando os usuários de ônibus de Fortaleza

domingo, 21 de agosto de 2011

Usuários do transporte público de fortaleza estão sendo prejudicados com as famosas queimas de paradas, não importa o usuário, seja ele jovem ou idoso, seja em dia de sol ou de chuva, o fato é que somado a demora de muitas linhas de ônibus a preocupação é o coletivo parar no ponto e para agravar a situação muitos motoristas param os coletivos fora das paradas e as vezes no meio da rua, os passageiros precisam reclamar para ETUFOR, que registra cerca de 80 autuações contra as empresas. Mas a reclamação tem que ter o horário, linha e número de ordem do ônibus. As reclamações devem ser feitas pelos fones: 3412-9292 ou 0800 285 0880
Muitos motoristas relatam que os passageiros dão sinal em cima da hora, na qual fica difícil parar o ônibus para evitar acidentes tanto de trânsito como dos próprios passageiros.
A ETUFOR esclarece que as viagens com reclamações feitas por queima de paradas não são pagas as empresas como meio de punição.

Informações: Blog Meu Transporte e CE TV

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Sistema BRS de corredores exclusivos para ônibus começa a funcionar nos bairros de Ipanema e Leblon

RIO - O Secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, inaugurou na manhã deste sábado mais um BRS (Bus Rapid System) sistema de faixas preferenciais para ônibus, no Leblon e em Ipanema, na Zona Sul do Rio. O novo corredor liga a Avenida Ataulfo de Paiva e a Rua Visconde de Pirajá ao BRS de Copacabana, implantado em fevereiro.

- Redução dos engarrafamentos já houve com a implantação do BRS de Copacabana, mas vai melhorar ainda mais. Vamos ganhar em organização do tráfego e redução de ruídos e poluição - disse o secretário.

A fiscalização no local já está sendo feita, mas as câmeras que farão o controle automático só devem entrar em funcionamento em 15 dias. As regras são as mesma do BRS de Copacabana, podendo circular na faixa seletiva apenas ônibus regulamentados, táxis ocupados e transporte escolar. Porém, como as vias de Ipanema e Leblon são mais estreitas, em alguns trechos a faixa seletiva terá que ser compartilhada com carros também.

Com a entrada em funcionamento dos corredores de ônibus BRS no Leblon e em Ipanema, oito linhas não farão parte do sistema, terão os seus itinerários modificados e deixam de circular na Avenida Ataulfo de Paiva. Segundo a Secretaria municipal de Transportes, a mudança não acarretará aumento de tráfego em ruas internas do Leblon nem trará prejuízos aos passageiros que as utilizam.

As linhas afetadas são a 438 (Leblon - Vila Isabel, via Jóquei), a 439 (Vila Isabel - Leblon, via túnel Rebouças/Jóquei), a 522 (São Conrado - Botafogo, via Jóquei - Circular), 512 (Urca - Leblon, via Copacabana - Circular), a 574 (Glória - Leblon, via Copacabana - Circular), a 591 (São Conrado - Leme, via Copacabana - Circular), a 593 (Leme - São Conrado, via Rocinha - Circular) e a 503 (Botafogo - Alto Leblon, via Copacabana - Circular). Das 55 linhas que passam atualmente nas duas avenidas, 50 permanecerão circulando no BRS e serão separadas em três grupos: BRS1, BRS2 e BRS 3, com 16 pontos.

Além disso, três pontos de ônibus das linhas do metrô na superfície que fazem o trajeto Ipanema/Gávea mudarão de lugar a partir deste sábado. O trajeto da linha Barra Expresso via Ipanema/General Osório (número 525) também sofrerá mudanças. Segundo a concessionária Metrô Rio, a parada Estação Nossa Senhora da Paz sai da Rua Visconde de Pirajá, número 259, e vai para a Rua Visconde de Pirajá, número 431. O novo ponto fica próximo à Galeria 444, entre as ruas Garcia D’Ávila e Maria Quitéria.

Já o ponto da antiga Estação Garcia D’Ávila, na Visconde de Pirajá, número 483, passa a ser em frente ao numero 577, próximo ao Supermercado Zona Sul, entre a ruas Henrique Dumont e Aníbal de Mendonça. Esse ponto passa a ser chamado de Estação Aníbal de Mendonça. Outro ponto que passará por mudança é a parada da antiga Estação Jardim de Alah, que sai da Rua Ataulfo de Paiva, número 19, e passa para a altura do número 221 da mesma rua, em frente ao shopping Rio Design Leblon, entre a Almirante Guilhem e a Afrânio de Melo Franco. Esse ponto passa a ser chamado Estação Afrânio de Melo Franco.

Outra mudança será no trajeto da linha Barra Expresso via Ipanema/General Osório (número 525). No sentido Barra, o ônibus não passará mais na orla de Ipanema. O novo itinerário será pelas ruas Prudente de Morais, General San Martin, Afrânio de Melo Franco e Delfim Moreira. Após a orla do Leblon, o trajeto segue como o antigo até o ponto final no Terminal Alvorada. Em direção a Ipanema, o ônibus não passará mais pela Rua Vinícius de Morais e seguirá da Avenida Delfim Moreira para a Epitácio Pessoa, passando pela Visconde de Pirajá até a Estação Ipanema/General Osório.





Globo Comunidade parte 01
Globo Comunidade parte 02
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Nova frota de ônibus de Manaus deve começar a circular na semana que vem

A Prefeitura de Manaus apresentou a nova frota de ônibus de Manaus na manhã deste sábado, 20 de agosto, na Avenida das Torres, na zona oeste da cidade.
Ao todo, 300 ônibus estiveram na apresentação que contou com a presença do prefeito de Manaus Amazonino Mendes e todo o seu secretariado, entre eles o superintendente da SMTU, Marcus Cavalcante.

Amazonino agradeceu as empresas vencedoras da licitação dos ônibus e afirmou não foi por “politicagem” a demora na entrega da nova frota. Ele ainda disse que outros 50 veículos ainda vão chegar a Manaus até o fim da semana que vem.

Segundo a assessoria da SMTU, os ônibus que já estão emplacados e regularizados no Detran começam a circular já na próxima semana. A Prefeitura de Manaus espera contar com 400 ônibus da nova frota até o fim de agosto. Daqui a dois meses, a expectativa é que 878 veículos recém-fabricados já estejam nas ruas da capital.







Fonte: d24 AM

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Sistema virtual mostra localização dos ônibus em Mauá

Os moradores de Mauá, que dependem de transporte coletivo, contam desde junho com uma ferramenta para facilitar o trajeto do dia-a-dia. Por meio do acesso da página da prefeitura na internet, o usuário poderá saber onde está o ônibus da linha e quanto tempo falta para ele chegar ao ponto.

Moradora do bairro Campo Verde, Vanessa Fernandes, 22, afirma que o sistema vai ajudar bastante, mesmo porque os horários dos ônibus são irregulares. “Principalmente na hora de sair do trabalho, vai dar pra saber o horário exato e não perder muito o meu tempo esperando”, afirma a estudante, que ainda desconhecia a novidade.

Todas as 42 linhas de ônibus da frota municipal possuem dispositivo GPS que enviam via satélite onde o veículo está e qual a velocidade. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira, o sistema de GPS nos ônibus existe desde 2009 e foi criado para ajudar na fiscalização, já que havia um grande número de reclamações por parte dos usuários.

“De posse dos mapas de localização situados em computadores, os fiscais podem saber se há ônibus atrasados e também perceber se algum veículo está circulando fora do limite de velocidade permitido”, afirma o secretário.

Ainda sem data determinada, a prefeitura prevê a instalação de telões no Terminal Central para informar os usuários em tempo real sobre os horários dos veículos. “O desafio agora é fazer com que toda a população, em particular os usuários que tenham acesso à internet, conheçam esse serviço”, explica o secretário.

Como acessar

O serviço está disponibilizado por meio do link Da Hora, situado à direita da página da prefeitura www.maua.sp.gov.br. O internauta também pode acessá-lo diretamente na página www.maua.sp.gov.br/onibus/. A população também poderá usar o sistema para identificar irregularidades na prestação de serviços do transporte coletivo. Quem deseja denunciar um problema deve ligar para o telefone 156 ou ao 156 Eletrônico, cujo link está na página da prefeitura. (Colaborou Carolina Neves | Reporter Diário)


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Linha 4 do Metrô do Rio está perto de sair do papel

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) deram mais um passo em direção a uma parceria que irá gerar investimentos na ordem de 500 milhões de euros em projetos de mobilidade pública no Rio. Nesta sexta-feira, representantes da entidade francesa estiveram reunidos com o secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, e o secretário Estadual da Fazenda, Renato Villela, para acertarem os detalhes da parceria, e conhecer com mais detalhadamente os projetos de mobilidade desenvolvidos pelo Governo do Estado.

As negociações entre o Estado e a AFD começaram em julho, com uma reunião com o governador Sérgio Cabral e o chefe da Casa Civil em Paris. No encontro desta sexta-feira foi confirmada a intenção do
investimento. Os investimentos devem priorizar a construção da Linha 4 do metrô (General Osório ↔ Jardim Oceânico), que beneficiará 240 mil pessoas diariamente.

O próximo passo será uma missão de técnicos franceses ao Brasil, que estarão no país já no mês de setembro para fazer uma análise macroeconômica do cenário brasileiro. Na ocasião, os técnicos aproveitarão para conhecer de perto os avanços
desenvolvidos pelo Governo do Rio no setor de mobilidade pública.


 
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