Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

No Recife, Terminal Integrado Tancredo Neves será entregue em julho e o de Cajueiro Seco provavelmente no fim do ano

terça-feira, 15 de março de 2011


Foto clayton Leal (Term. Tancredo Neves)

O Terminal integrado de ônibus Tancredo Neves (Situado por trás da UPA da imbiribeira) está com suas obras avançadas, segundo o Consórcio Grande Recife de Transportes, o prazo de entrega será no mês de julho deste ano, este terminal visa integrar boa parte da população da região sul da cidade ao metrô linha sul e também a outras linhas da cidade, o terminal tem uma área aproximada de 11.6 m2, e estão sendo gastos cerca de R$ 10 milhões em sua construção.
Este Terminal terá 17 linhas que atenderão a uma demanda aproximada de cerca de 150 mil pessoas dia, com a conclusão deste terminal, muitos usuários poderão sair de bairros da zona sul até o Cabo de Santo Agostinho, pagando apenas uma passagem por exemplo, mais para isso, muitas linhas diretas do centro terão que ser relocadas para o terminal. Além deste terminal, já se encontram em obras os terminais do Aeroporto com previsão de entrega para inicio de 2012, e o de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes,  onde as linhas passarão a fazer a ligação entre os dois equipamentos, proporcionando o deslocamento dos usuários para todas as áreas atendidas pelo Sistema Estrutural Integrado (SEI) - através da ligação por ônibus e pelo Metrô. A previsão é de que o TI de Cajueiro Seco inicie a operação no começo de 2012 atendendo cerca de 40 mil por dia.
Foto: Clayton Leal (Terminal Cajueiro Seco)
O terminal de Cajeiro Seco começará  a operar com uma frota de 67 ônibus, que farão 489 viagens por dia. Ao todo, serão 10 linhas, sendo oito alimentadoras (que levam os passageiros das comunidades da região ao terminal) e duas troncais, que farão viagens do TI até Recife, passando pelo município de Jaboatão.  O espaço total de área construída é de 2,4 mil metros quadrados. O investimento para a construção do equipamento foi de R$ 4,1 milhões, oriundos do tesouro estadual.

Fonte: Meu Transporte


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No Rio, Corredor exclusivo de ônibus começa a multar, mas motoristas ainda cometem infrações

A Prefeitura do Rio começou ontem a multar motoristas que trafegam sem permissão nas duas faixas do corredor exclusivo de ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Carros de passeio, táxis sem passageiros e vans que circularem pelo BRS (Bus Rapid System) serão autuados por infração leve, e os motoristas perderão três pontos na carteira e pagarã R$ 53,20.

O balanço das multas aplicadas no primeiro dia só deverá ser divulgado hoje, segundo a Secretaria Municipal de Transportes. À tarde, a reportagem flagrou diversas irregularidades na via. “Não moro no Rio e não sabia desse corredor exclusivo. Acho que deveriam colocar mais placas avisando sobre isso”, argumentou o taxista Elton Teixeira, 28, de Iguaba Grande, na Região dos Lagos.

Ele parou para desembarcar passageiros do lado direito da avenida, próximo ao número 1.141, a poucos metros de uma placa avisando o horário de funcionamento do corredor. Perto dali, poucos minutos depois, outros dois táxis pararam irregularmente para apanhar clientes.

Ignorando a placa de proibido estacionar, um motorista de caminhão ficou pelo menos 45 minutos parado em frente ao Supermercado Pão de Açúcar. Ele só saiu do local depois de ser advertido por guardas municipais.
Ao longo da avenida, a todo momento, táxis sem passageiros trafegam no corredor BRS, saindo para a pista da esquerda somente quando se aproximam de um dos 11 radares que monitoram a via.

A secretaria garantiu, no entanto, que não adianta tentar burlar o sistema, porque toda é vigiada, inclusive nos espaços entre os radares.

Quem usa a Avenida Nossa Senhora de Copacabana diariamente afirma que a implementação do corredor BRS reduziu sensivelmente o tempo de viagem. “Antes, eu gastava mais de 20 minutos para cruzar a via. Agora, não levo nem 10 minutos”, elogiou o motorista do ônibus Eduardo Vasconcelos, 39.

“Dirigir afastado dos ônibus nos dá mais segurança”, afirmou a estudante de Biologia Janyra Mendes, 29.

Ontem, agentes da CET-Rio, guardas municipais e a Rio Ônibus ainda instruíam os motoristas. O próximo corredor exclusivo para ônibus — a ser implementado na Rua Barata Ribeiro, também em Copacabana — deve ser inaugurado no dia 26.

Punição é aplicada no segundo radar

Pelas regras da prefeitura, motoristas podem acessar o corredor para dobrar na primeira via que der mão à direita ou acessar garagens. Por isso, a punição só será aplicada se dois radares seguidos flagrarem o motorista no corredor. O sistema funciona de forma progressiva, ou seja, se passar pelo terceiro aparelho de fiscalização seguinte cometendo irregularidade, nova multa é aplicada.

Além dos ônibus, o BRS é destinado ainda a táxis dirigidos ou adaptados para portadores de necessidades e transporte escolar. O embarque e desembarque de táxis convencionais deve ser feito do lado esquerdo ou em ruas transversais.



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São Paulo: Perueiros suspendem greve por 72 horas

A ameaça de greve foi provocada pela reivindicação dos perueiros de um reajuste maior ao oferecido pela prefeitura.
Após a prefeitura prometer elaborar uma nova proposta até quinta-feira (17), uma reunião entre perueiros e sindicalistas decidiu suspender a paralisação.
A Secretaria Municipal de Transportes definiu o reajuste em 4,38%, mas os perueiros pedem 12%. A secretaria diz que o reajuste respeita "os índices previstos no contrato, firmado com base na licitação do sistema de transporte realizada em 2003".
De acordo com o presidente do sindicato da categoria e vereador pelo PT, Senival Moura, desde 2007 o reajuste da tarifa do transporte público foi de 30%, mas os perueiros receberam apenas 9,67% de aumento. Por isso pedem os 12%, para "equilibrar os custos operacionais".
"O custo operacional é muito alto, considera combustível, pneus, manutenção e pagamento do veículo. Hoje em dia tem perueiro que praticamente está pagando para trabalhar", disse.
De acordo com a secretaria, o pagamento dos perueiros não tem relação com a tarifa do transporte. "Os serviços prestados pelos operadores são pagos segundo um modelo específico de remuneração, que considera um valor fixo por passageiro registrado, multiplicado pela quantidade de passageiros transportados pelo operador."
Moura diz que este valor, hoje, está em R$ 1,27 --os 12% de aumento representam menos de R$ 0,20.
Cerca de 6.000 peruas operam em São Paulo, atendendo 3,3 milhões de passageiros por dia em linhas que ligam, principalmente, terminais de metrô, trens e ônibus.


Fonte: Folha.com

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Ministro das Cidades quer metrô em Porto Alegre até a Copa de 2014

Minutos depois de se reunir com o conselho de administração da Trensurb, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, disse que espera que o metrô em Porto Alegre seja concluído até a Copa do Mundo de 2014. "O prefeito José Fortunatti, juntamente com a sua equipe, apresentou o projeto muito detalhado, que vai ser analisado juntamente com o ministério do Desenvolvimento. Faremos isso em breve, até porque queremos agilizar o processo para que o metrô fique pronto até os jogos da Copa", disse Negromonte em entrevista à Rádio Guaíba.

A verba para a construção do metrô em Porto Alegre virá do PAC da Mobilidade Urbana, anunciado pela presidente Dilma Rousseff há duas semanas. "A capital gaúcha vai ser contemplada com até R$ 2,4 bilhões. No projeto apresentado pela prefeitura, o metrô terá 15 quilômetros de extensão", explicou Negromonte, que ressaltou a importância da obra:

“Um dos grandes conflitos do mundo hoje é o transporte urbano. Cidades da Europa estão colocando pedágios nas ruas para diminuir a concentração de veículos. Por isso a presidente Dilma lançou o desafio”, explicou. Além da reunião para tratar do metrô, o ministro visitou as obras das estações elevatórias e chaminés de equilíbrio o do Projeto Integrado Socioambiental.



Fonte:  Correio do Povo

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Novos ônibus híbridos já circulam em Londres

A empresa que opera o transporte coletivo em Londres, Inglaterra, já conta com os novíssimos ônibus Volvo com carrocerias Wrighbus, com dupla plataforma(2 andares) e dois motores: um elétrico e um diesel. Esses motores são colocados paralelamente no chassi e podem ser operados de forma simultanea ou independente.O motor elétrico é alimentado por uma bateria e esta é recarregada constantemente pela energia que é armazenada quando os freios são acionados, num sistema semelhante aquele dos carros da Fórmula 1( o chamado "Kers").
Os usuários tem gostado muito da novidade, que conta com um detalhe interessante: quando o veículo  se aproxima dos pontos de parada o motorista desliga o motor a diesel, deixando apenas o elétrico operando; dessa forma, com o onibus chegando e saindo dos pontos apenas com o motor elétrico funcionando, os passageiros não sofrem com a fumaça que normalmente seria expelida pelo motor a diesel. Essa seria uma novidade muito benvinda nas capitais brasileiras!


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Ônibus lotados e projetos superfaturados no Amazonas

Uma das 12 subsedes da Copa de 2014, Manaus tem, hoje, como principal desafio de infraestrutura, a melhoria do sistema de transporte coletivo da cidade. Com quase metade de sua população dependendo exclusivamente do serviço, o equivalente a 850 mil usuários e uma frota de 1.500 ônibus, o atual sistema não atende sequer a sua própria demanda de 1.802.525 habitantes, segundo o Censo de 2010.
A rotina de percalços inclui, em muitos casos, mais de 50 minutos de espera por um ônibus, veículos superlotados, com pessoas penduradas nas portas ou sentadas umas sobre as outras, panes mecânicas no meio dos trajetos e pontos de ônibus com dezenas à espera. Isso sem falar nas constantes greves dos tra$do sistema, que paralisaram o serviço pelo menos cinco vezes nos últimos dois anos, prejudicando milhares de pessoas que dependem dos ônibus para ir ao trabalho ou à escola. Para piorar, Manaus tem a oitava tarifa de ônibus mais cara do país, com passagem a R$ 2,25.
Mesmo sendo sede da Copa, a solução não deve chegar a Manaus tão cedo. Os dois principais projetos apresentados pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus como sendo a saída para o caos no sistema, como o monotrilho e o Bus Rapid Transit (BRT), respectivamente, ainda não têm previsão para serem executados. E o principal motivo é o superfaturamento nos projetos, como apontaram relatórios do Tribunal de Contas da $ão (TCU) e do Ministério Público Federal (MPF), em março de 2010. O monotrilho é um tipo de trem que utiliza pneus e trafega em vias elevadas e o BRT usa veículos articulados que trafegam em faixas específicas.
Empréstimos vetados
Dos R$ 1,3 bilhão orçados para o monotrilho, o MPF e o TCU encontraram indícios de superfaturamento em R$ 686 milhões. No projeto do BRT, que tem uma previsão de gastos de R$ 230 milhões, os dois órgãos observaram que a proposta tinha ausência dos projetos de fundações dos terminais, de terraplanagem, de pavimentação, de drenagem, de estações de transferência, hidráulico e de obras de arte especiais. A Controladoria-Geral da União (CGU) ratificou o relatório das duas instituições.
Diante das falhas nos projetos e suspeita de superfaturamento nas obras, os principais bancos financiadores, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal, vetaram qualquer tipo de empréstimo para as obras e decidiram: só vão abrir os cofres depois de corrigidos os problemas.
Outra obra de infraestrutura que ainda não começou em Manaus é a reforma e ampliação do Aeroporto Eduardo Gomes. De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, a previsão para o começo das obras de reforma e ampliação do aeroporto foi adiada para setembro deste ano.
O projeto que visa a preparação do local para a Copa de 2014 está orçado em R$ 1,3 milhão, com previsão de aumentar a capacidade dos atuais 2,5 milhões de passageiros por ano, em 2009, para 5 milhões de passageiros anuais, no ano da Copa. Os recursos vêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto também prevê o aumento da aérea do terminal de passageiros, dos 43,6 mil metros quadrados para 80 mil metros quadrados.
As obras de implantação de um novo sistema de transporte coletivo em Manaus, a construção da Arena Amazônia e as obras de reforma do aeroporto devem gerar pelo menos oito mil empregos na capital amazonense nos próximos três anos, segundo o consultor econômico Daniel Veiga, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Atualmente, cerca de 100 trabalhadores atuam no processo de demolição da estrutura de concreto e na retirada de materiais reutilizáveis do Estádio Vivaldo Lima, que dará lugar à Arena Amazônia.
— Estima-se que a arena abra cinco mil novos postos de trabalho; o monotrilho e o BRT, pelo menos 2,5 mil; e a reforma e ampliação do aeroporto, mais 500; totalizando oito mil empregos até a entrega das obras no início de 2014 — explicou o especialista, ressaltando que o número é a somatória de empregos diretos e indiretos. — Mas, diante da grandiosidade das obras, as empresas querem pessoas gabaritadas. Qualificação é essencial.



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Em São Paulo, Perueiros ameaçam greve e a prefeitura entra na Justiça para barrar paralisação de ônibus

segunda-feira, 14 de março de 2011

Os perueiros que trabalham no transporte público da cidade de São Paulo ameaçam paralisar o serviço a partir da 0h desta terça-feira (15).
De acordo com o presidente do sindicato da categoria e vereador pelo PT, Senival Moura, a reivindicação é um reajuste maior ao oferecido pela prefeitura.
A Secretaria Municipal de Transportes definiu o reajuste em 4,38%, mas os perueiros pedem 12%. A secretaria diz que o reajuste respeita "os índices previstos no contrato, firmado com base na licitação do sistema de transporte realizada em 2003".
Moura alega que, desde 2007, o reajuste da tarifa do transporte público foi de 30%, mas os perueiros receberam apenas 9,67% de aumento. Por isso pedem os 12%, para "equilibrar os custos operacionais".
"O custo operacional é muito alto, considera combustível, pneus, manutenção e pagamento do veículo. Hoje em dia tem perueiro que praticamente está pagando para trabalhar", disse.
De acordo com a secretaria, o pagamento dos perueiros não tem relação com a tarifa do transporte. "Os serviços prestados pelos operadores são pagos segundo um modelo específico de remuneração, que considera um valor fixo por passageiro registrado, multiplicado pela quantidade de passageiros transportados pelo operador."
Moura diz que este valor, hoje, está em R$ 1,27 --os 12% de aumento representam menos de R$ 0,20.
Uma reunião nesta noite entre lideranças do sindicato vai definir detalhes da greve, que pode ser suspensa "caso a prefeitura se mostre disposta a negociar". "Mas tudo indica que teremos a greve. Até agora, a prefeitura não se manifestou", disse Moura.
Cerca de 6.000 peruas operam em São Paulo, atendendo 3,3 milhões de passageiros por dia em linhas que ligam, principalmente, terminais de metrô, trens e ônibus.
LIMINAR
Em nota divulgada na noite de hoje, a prefeitura informou ter acionado a Justiça e conseguido uma liminar (decisão provisória) que proíbe a greve, "sob pena de multa de R$ 100 mil por dia a cada permissionário que parar o serviço".
Senival Moura disse que a paralisação está mantida, pois o sindicato não foi notificado oficialmente da decisão. Caso a notificação seja recebida, o presidente disse que o setor jurídico do sindicato vai adotar com as medidas necessárias.


Fonte: Folha.com

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MegaBRT da Neobus foi testado em corredor do Rio de Janeiro e será usado na Via Transoeste

O MegaBRT, articulado da gaúcha Neobus, apresentado ofi cialmente na Fetransrio, em novembro passado, impressionou. Ainda hoje continua despertando atenção e suscitando comentários pelos seus atributos. Para começar, ele tem jeito de veículo leve sobre trilhos, mas não é um VLT. Tem a forma de trem de alta velocidade, mas não é um TAV. Conceitualmente, é uma maneira inovadora da indústria de ônibus, gestores públicos, operadores do sistema e usuários enxergarem o futuro do transporte urbano de passageiros no Brasil, na medida em que o veículo embute um conjunto de atrativos capaz de convencer o mais exigente dos executivos a deixar o carro em casa para ir e voltar do trabalho. Precisa dizer mais?
“É o trem-bala do Brasil”; “É trem-bala sobre rodas”, “Inovador”; “Pioneiro”;
“Saiu na frente”. Estas foram as reações ouvidas pela equipe da Neobus na Fetransrio. “Em 30 anos de atuação nesse ramo, sinceramente, nunca vi algo tão diferenciado e impactante numa feira como esse carro”, afirma o presidente da empresa, Edson Toniello, suspeito de primeira grandeza para falar da criação, mas sem disfarçar o entusiasmo pelos elogios recebidos
“Parece o GVT da França” encantou-se o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, após conhecer o MegaBRT que será usado na Via Transoeste, o primeiro BRT (Bus Rapid Transit) da cidade, que vai ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande, numa distância de 56 km, passando pelo Túnel da Grota Funda, gerando economia de uma hora no tempo de viagem. A apresentação aconteceu no local onde ocorre a abertura do Túnel da Grota Funda, uma das etapas mais importantes da implantação do Transoeste. As obras desse corredor fazem parte do pacote viário que prepara a cidade para a Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.
Na voz de quem concebeu o MegaBRT, o designer Leônidas Fleith, ele é um legítimo puro-sangue que nasceu para impressionar. A inspiração arquitetônica veio dos trens de alta velocidade. “Mas desde o princípio a preocupação foi oferecer um plus para o usuário se sentir atraído, que fosse bonito esteticamente e convidativo, ou seja, que fizesse parte do seu diaa-dia. O resultado é um veículo atraente, com uma coluna dianteira de perfil inclinado, teto em ângulo descendente, na cor negra, além da amplitude e altura interna. Ele transmite dinamismo, alegria e fluidez. “Quebra um pouco aquela ideia de carro robusto”, resume Fleith.
O projeto do MegaBRT tem signifi cado especial para a Neobus. Funcionará como uma espécie de divisor de água para a empresa ao assumir posição na linha pesada. Até pouco tempo atrás ela era conhecida no mercado pelos seus micro-ônibus. “Meia dúzia de anos de trabalho e o pessoal dizia:
‘Ela faz uns bons micro-ônibus’. Sim, fabricamos bons micros, mas também bons articulados, bons urbanos, bons BRTs, e quem sabe, bons rodoviários no futuro”, diz em tom de desabafo. Ou seria desafio? Remexendo a história, Toniello lembra que os primeiros produtos da Neobus foram modelos articulados para Porto Alegre.
Quem viu de perto o MegaBRT reconhece que o segmento de urbanos de passageiros
atingiu um novo status. “Ele vira uma página no transporte coletivo”, exaltao presidente da Neobus, Edson Toniello, ressaltando que o upgrade rompe décadas de uma linha convencional. “A nossa proposta foi criar uma imagem moderna para que os passageiros, e a própria população, enxergassem o transporte público diferente. E despertar o poder público para fazer a parte dele, por exemplo, descongestionando os corredores para que o tráfego flua melhor”, complementa. Tem razão: a população não suporta mais perder duas horas para ir e duas horas para voltar do trabalho.
O MegaBRT encaixa-se como alternativa nos planos de municípios com perfil populacional acima de 500 mil habitantes – na ponta do lápis são cerca de 40 cidades em todo o país – que estudam construir VLTs ou metrôs como soluções para equacionar problemas de mobilidade. Além de ser escolhido para a Transoeste, no Rio de Janeiro, o articulado da Neobus é alternativa para projetos BRT em outras cidades e capitais que optaram por soluções rápidas, simples e baratas. A sorte parece favorecer os mais preparados: depois de uma peregrinação em diversos locais para mostrar o novo veículo, a empresa engata conversas que devem resultar em negócios num futuro próximo.
Antecipando-se ao mercado, parte da fábrica está sendo preparada com investimentos na linha de montagem e no treinamento de pessoal. Isso ocorre paralelamente ao recebimento de chassi para montagem dos primeiros MegaBRT. “A grande preocupação é a tarifa, mas temos que encontrar o equilíbrio entre a tarifa e volume de passageiros transportados. Nosso desejo não é aumentar tarifa. É transportar mais passageiros. E mais passageiros significa otimizar o transporte”, destaca o empresário.
Quando pensou criar o projeto, quatro anos atrás, Toniello repassou à equipe de engenheiros e de designer os parâmetros que buscava, priorizando, fundamentalmente, o caráter inovador. Teria que ser um projeto que saísse do formato tradicional, do senso comum. O objetivo era demonstrar à comunidade, fabricantes de chassis, que o ônibus evoluiu em termos de design, tecnologia, eletrônica embarcada e motorização. Provar que os encarroçadores têm capacidade de ofertar produtos diferenciados, fugindo do padrão “do preço baixo porque não tem tarifa” que balizou o mercado nos últimos anos.
Se pensar um pouco, o empresário tomou a decisão de dar largada ao projeto um ano antes de a Fifa oficializar o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, que aconteceu em outubro de 2007, e três anos antes de o País receber a informação para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Na verdade, a Neobus antecipou-se à renovação das concessões. “Os empresários não podem esperar por 2012 ou por 2014 para comprar. Precisa dele hoje”, diz Toniello.
A Neobus encerra 2010 com aumento de 25% na produção – com 3.925 unidades, segundo os números divulgados pela Fabus – e de 40% em receita. Para Toniello, o próximo ano será de muita produção. A empresa cortou as férias coletivas da virada de ano e reiniciou as atividades no dia 2 de janeiro. “2011 será um ano de muita renovação de frota. Muitas cidades já renovaram as concessões. Temos que estar atentos a isso. A partir de 2012 e 2013 começam outros eventos, como a troca da motorização para Euro 5. Algumas capitais e alguns empresários já estruturados devem antecipar as compras. Ou seja, 2011 será de muito trabalho na indústria de ônibus”, assinala.
Os próximos urbanos convencionais vão seguir essa linha de design? “Esta linha de design destina-se principalmente a corredores, canaletas, piso baixo. Na linha convencional o motor dianteiro continua seguindo alguns padrões”, observa o executivo”. Mas, a gente vai privilegiar a linha pesada (veículos com 13 e 15 metros). Fazer com que o setor público veja diferente o fluxo de passageiros. Acho que de certa forma provocamos a mudança”.

EM SINTONIA COM O MUNDO
No exterior, os especialistas descobriram que há um fascínio das pessoas pelo sistema ferroviário, maior que o rodoviário. Eles pensam: trilhos salvarão as cidades. As pessoas atribuem esse valor em parte ao design dos veículos, particularmente, os VLT. Nas versões modernas eles possuem janelas enormes, layout diferente dos ônibus. A tendência é o ônibus ir se aproximando do veículo sobre trilhos em termos de design.
Quem diz isso é o diretor nacional do Centro de Transporte Sustentável (CTS Brasil), Luiz Antonio Lindau, especialista em mobilidade urbana, que costuma cutucar ouvintes com questionamentos incisivos, do tipo: “Queremos mover gente ou veículos?” Depois de ver fotos do MegaBRT Lindau foi taxativo: “Os ônibus mais modernos no mundo estão migrando para este tipo de ônibus que a Neobus está fazendo. Janelas amplas, iluminação interna interessante, layout moderno, wireless, no fundo tem espaço para bicicletas. É ótimo. Está no que a gente espera. É o caminho que está sendo feito em outros lugares”.
Para ele, o projeto da Neobus é atrativo para tirar carros das ruas e atrair as pessoas para dentro dos ônibus. “A grande vantagem desse veículo é que ele rompe um pouco com aquele conceito de um BRT ser um ônibus. Demonstra que é, sim, um veículo de alta capacidade, um ônibus moderno com outra configuração. O veículo de superfície está assumindo um estágio distinto do ônibus tradicional que a gente conhece. Este é o conceito do BRT”, assinala.
Fã assumido do sistema BRT, Lindau tem dúvidas se os projetos previstos para iniciarem em 2011 conseguirão efetivamente decolar. Sem entrar em detalhes, o especialista da CTS Brasil informa que o sistema é uma solução que pode ser implementado relativamente rápido, mas é claro que todos gostariam de ter BRT de altíssima qualidade. “É bom poder contar com ônibus novos, como este, que estão sendo propostos agora”, comenta.

“Ônibus não é só para pobre”

Está lá no Dicionário Aurélio: Trovão [Do Lat. turbone, “turbilhão”] S.m. 1 Estrondo causado por descarga de eletricidade atmosférica, trovoada; 2 Grande estrondo 3. Coisa ruidosa, ou espantosa.
No mundo real, Edson Toniello, o Trovão, 50 anos de idade, 30 dos quais, mergulhado no universo de ônibus é um sujeito que se impõe não necessariamente pelo tom de voz ampliado, mas pela inquietude e sagacidade. É capaz de manter uma conversa com você usando a metade do cérebro, enquanto que divide a outra em outros pensamentos em estágios avançados, no mínimo, dois passos à frente de você.
Aos 31 anos de idade, Toniello desligou-se da Marcopolo, onde passou nas áreas de Programação e Controle de Produção e depois Logística, Suprimentos e Industrial, para abrir seu próprio negócio, e oito anos depois, em 1999, em plena turbulência do segmento de ônibus, começou a fazer as primeiras unidades. A seguir trechos da entrevista.

Technibus – O veículo urbano ganha novo status?
Toniello – Este é um modelo de ônibus caro, porque possui muita tecnologia, muita eletrônica embarcada, mas com isso estamos valorizando o passageiro. É preciso mudar. Ônibus não é só para pobre. É preciso descolar a imagem de que ônibus é para população carente. Em Londres, pessoas com alto poder aquisitivo usam ônibus.
O que o Brasil precisa é ter estrutura para atrair essa população.

TB – A Neobus foi ousada?
Toniello – Sem dúvida. Nestes dez anos sempre procuramos inovar. Quando criamos o micro-ônibus com espaçamento e altura diferenciados, fomos bem sucedidos. A Neobus se antecipa às necessidades, vê o mercado de modo diferente. É uma empresa que tem inteligência competitiva nos espaços em que ela atua.

TB – Este articulado encaixa-se em cidades como São Paulo e Rio?
Toniello – Nos horários de pico no Rio de Janeiro forma-se uma fila indiana de ônibus. Por que isso? Temos uma competitividade depredadora que não leva a nada. Pelo contrário, enfraquece uns e fortalecem outros e não oferece um bom serviço para a população. Quem perde são é a população.

TB – Transporte é questão política ou cultural?
Toniello – Não há uma forma de as cidades acompanharem toda a infraestrutura necessária para o volume de automóveis que está sendo colocado. Não sou contra o cara ter o carrinho dele, mas ele tem de certa forma ajudar aquele que precisa de ônibus. Prefeito que coloca o transporte público como segunda opção precisa repensar rapidamente. É uma questão cultural, pois mexe com interesses imobiliários e comerciais na operação.

TB – Para a Neobus esse BRT pode ser um divisor de águas?
Toniello – Não tenho dúvida nenhuma. Mostra nossa visão para o futuro. Endossa a preocupação com novas inovações que vão surgir.

TB – Isso vai ser tendência? Os outros irão copiar vocês?
Toniello – Não tenho dúvida nenhuma. A concorrência está se movimentando, mas diria que isso é sadio. É importante que o setor cresça.

TB – A ideia é a Neobus futuramente avançar na direção dos grandes players?
Toniello – A Neobus já está bem posicionada e não só pelo volume de produção, mas pela tecnologia. Não devemos nada a ninguém. Ainda temos alguns produtos a serem lançados, mas em matéria de tecnologia, não deve a nenhum fabricante nacional.

TB – Por que não deu certo em Porto Alegre e Belo Horizonte?
Toniello – O BRT, por usar um veículo de alto valor agregado, mas que por alguns momentos a demanda de passageiros não tinha o volume sufi ciente, começou a se visto mais como alternativa. Paralelamente, com desemprego em alta no passado as vans e picapes tomaram conta, e isso ajudou a desestruturar o sistema. Agora se pensa em um rearranjo.

TB – Uma reconstrução?
Toniello – Uma reconstrução. Ao mesmo tempo em que termina a estrutura desordenada de vans criam-se cooperativas, com os próprios operadores.

DE OLHO NA SUSTENTABILIDADE
A principal estratégia da Neobus é sensibilizar o poder público, de todos os níveis, em investir em infraestrutura, oferecendo condições para que o trabalhador vá e volte para casa no menor tempo possível. A busca é pelo sincronismo de ações entre a estrutura de operação e poder concedente e de operadores. Edson Toniello entende que o Brasil precisa avançar mais na criação de mecanismos que evitem que haja tantas interferências partidárias, políticas ou de técnicos que pertencem a determinadas instituições.
“Quando o sujeito dentro do seu carro ver o corredor de ônibus fluindo rápido e ele ali, parado, numa fila, no meio da poluição e congestionamento, ele vai falar: “Peraí um pouquinho”, comenta Toniello, apostando que o País vai amadurecer no médio prazo, defi nindo o seu material rodante, estrutura viária, sustentabilidade desse processo e permitindo que o trabalhador assalariado gaste somente 10% do seu salário em transporte.
O empresário cita como exemplo a cidade de Porto Alegre que tem um caso de sucesso a partir do momento que passou a se organizar em consórcios – Zonas Sul e Norte, Leste e Oeste. “Esse modelo trouxe outro padrão para o transporte”, conta ele. Curitiba também é citada: “A troca de governo sempre priorizou a melhoria contínua do sistema. É o piso baixo, a porta elevada, a porta que abre mais rápido, é a estação mais bonita, é o jardim do lago. Enfi m, cria-se uma estrutura de lazer que encanta”, diz.
Já para quem usa o automóvel, que não precisa tanto de ônibus, o empresário é da opinião que ele precisa pagar tarifa mensal para ajudar a pagar a passagem do trabalhador mais necessitado. Não adianta dizer que o IPVA de uma BMW é 10 e de um Fusca é 1. O fato é que precisamos de medidas de restrição ao uso de carro, e isso acontece quando doer no bolso, reconhecendo que não é fácil administrar todos os interesses em jogo no tabuleiro.




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