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CTBel esclarece concessão de linhas de transporte público

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Prefeito de Belém, Duciomar Costa, determinou que técnicos da Companhia de Transportes do Município (CTBel) fizessem um estudo para viabilizar a concessão de novas linhas de transporte público de passageiros na cidade, principalmente nas áreas de expansão, com vistas a regulamentar a atividade, que vem sendo executada de forma irregular por alguns veículos.
Feito o levantamento, a CTBel elaborou um projeto que aponta as áreas da capital onde o transporte coletivo é deficitário e que necessitam serem abastecidas por novas linhas. A empresas que passarem a operar nessas áreas terão que cumprir regras, seguindo rigorosamente o que determina a Lei Orgânica do Município de Belém e o Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus do Município. As novas concessões para o sistema de transporte público de passageiros de Belém estão sendo definidas e os detalhes sobre o processo serão divulgados nesta segunda-feira, dia 12, às 10h, durante coletiva na sede da CTBel.

Fonte: Wordpress

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Rodoviários sinalizam nova greve em Manaus


Após o sinal verde do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Manaus (Sinetram), para a greve no sistema de transporte coletivo da cidade, os rodoviários prometem paralisar todas as atividades da categoria na próxima quarta-feira (14), em protesto contra a rejeição da proposta de reajuste salarial.

Os rodoviários reivindicam reajuste salarial de 10%, o que segundo o sindicato da categoria, está previsto na convenção coletiva para 2010/2011. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, caso o Sinetram não atenda a reivindicação até a próxima quarta-feira, o sistema de transporte coletivo será paralisado.

O Sinetram classificou o reajuste de inviável e explicou que o sistema em está com prejuízo, agravado com a redução da tarifa de ônibus de R$ 2,25 para R$ 2,10, determinada pelo prefeito Amazonino Mendes (PTB).

A redução de R$ 0,15 no valor da tarifa estaria gerando o prejuízo diário de R$ 77 mil, segundo informou o Sinetram. (FM)

Fonte: Portalamazonia
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BH importa modelo colombiano de transporte público


Belo Horizonte foi buscar longe a experiência para implantar o Transporte Rápido por Ônibus, o BRT (sigla de Bus Rapid Transit). Recentemente, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) viajou com uma comitiva de técnicos a Bogotá, capital da Colômbia, para conhecer o Transmilenio, sistema modal colombiano. Com 7,5 milhões de habitantes, a cidade tem área de 380 quilômetros quadrados, próxima à de BH, que tem 2,4 milhões de moradores. Mas essa não é a única semelhança: a frota de veículos das duas cidades é quase a mesma, em torno de 1 milhão de carros. O dado evidencia uma diferença gritante: 80% da população de Bogotá é usuária do transporte coletivo, enquanto na capital mineira essa parcela não chega a 60%.

De acordo com a consultora técnica da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas (Smurbe) Maria Caldas, a visita foi fabulosa. “Bogotá mostrou com convicção absoluta de que estamos no caminho certo, não dá para projetarmos mais a cidade pensando em carros. Andamos nas horas de pico nos ônibus e vimos que funciona exatamente como um metrô, com estações pré-pagas, ônibus articulados e biarticulados, a entrada e saída dos passageiros é em nível (sem degraus)”, afirma Maria Caldas.

O mestre em engenharia de transporte Paulo Rogério Monteiro, assessor técnico de mobilidade da Agência Metropolitana, em Bogotá, explica que o BRT foi pensado para revitalizar o centro urbano. “Bogotá é uma cidade que não foi planejada e estava muito degradada. O BRT foi o eixo de requalificação da cidade, a partir dos anos 1990.” Mas sem atravessar as fronteiras do país é possível encontrar experiências bem sucedidas do corredor rápido de transporte coletivo. O Ligeirinho da capital paranaense foi o precursor do sistema modal do BRT, implantado na década de 1970.

O projeto leva em conta dois conceitos: o transporte e uso do solo. “Quanto mais perto dos corredores de ônibus, maior a capacidade de adensamento da população, dispensando a criação de linhas radiais”, afirma Monteiro. Apesar de modelo, atualmente, o Ligeirinho de Curitiba está com a capacidade saturada. “Ele foi planejado para a cidade e não para a região metropolitana”, ressalta o especialista.

Fonte: UAI Minas
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Rio: Suposta greve de rodoviários prejudica passageiros de ônibus na Zona Oeste


Passageiros estão enfrentando dificuldades para encontrar ônibus, principalmente na Zona Oeste, no início da manhã desta segunda-feira. Embora não haja informações oficiais sobre uma possível paralisação dos rodoviários, os pontos de ônibus estão lotados em bairros como Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. O movimento nos ramais do Metrô e da Supervia também já começam a apresentar aumento da fluxo de passageiros.

Funcionários da empresas de ônibus Pegaso, Jabor e Zona Oeste cruzaram os braços na madrugada deste segunda-feira. Alguns deles estão concentrados em frente às garagens das companhias, todas na zona oeste, na tentativa de impedir a circulação de coletivos. A paralisação começou por volta das 2h, prejudicando passageiros em bairros das zonas Sul e, principalmente, Oeste do município.
Nelis Marcos Teixeira, presidente da Rio Ônibus, sindicato patronal do setor, reagiu com estranheza à manifestação.
- Fui pego de surpresa, já que o dissídio (5%) foi assinado pelo sindicato dos metroviários. Tive a informação de que essa greve é uma ação política de um grupo de oposição do sindicato - afirmou.
Funcionários da Empresa Real também teriam aderido à paralisação. Segundo o presidente da Rio ônibus, cerca de 35% de cada uma dessas empresas afetadas não estão trabalhando.

Fonte: O Globo
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Recife: Ônibus climatizados, horário certo e mesmo nível das paradas. Essa é a forma de atrair população para o uso de coletivos


O conceito do transporte público do futuro, aquele do corredor inteligente com ônibus no mesmo nivel das paradas, com horário certo de chegada e partida, com estações climatizadas e pagamento antecipado, a gente já conhece e aguarda a implantação, prevista nos principais corredores de tráfego Norte/Sul, Leste/Oeste e Avenida Norte até a Copa de 2014. Esse conceito, que a gente ensaia fazer aqui, já é realidade em 20 países e a ideia, que não é nova, surgiu em Curitiba na década de 1970 pelas mãos do urbanista Jaime Lerner, o mesmo que elaborou o projeto do Norte/Sul.

A preocupação com o transporte do futuro foi um dos temas debatido ontem no Congresso Internacional Cidades Sustentáveis, promovido pelo Sindicato da Arquitetura e de Engenharia (Sinaenco-PE),no Centro de Convenções, em Olinda. E traz no centro do problema o desafio de aumentar as restrições para os carros individuais e atrair esse público para o coletivo.

Há, no entanto, um consenso de que não basta apenas melhorar a qualidade do transporte nos corredores. As linhas alimentadoras são tão importantes quanto. Os caminhos que antecedem os corredores são longos e penosos e dificultam qualquer logística de deixar o carro em casa. A dona de casa Jaciara Minervina, 32 anos, não tem essa opção. Depende do ônibus. Ontem, enquanto aguardava a condução, numa espera de 40 minutos, em uma parada ao lado do Largo da Paz, no bairro de Afogados, conversava com um olho nas compras e outro na rua. O ônibus, que faz a linha Jaboatão/Centro, da empresa Santa Cruz e ligada ao Sistema Estrutural Integrado (SEI), chegou finalmente. Mas parou muito distante da parada. Não só ele.

"Vou ter que correr agora, senão perco o ônibus", contou. Conseguiu ajuda de outro passageiro e subiu em um ônibus já lotado, atravessando quase metade da pista. Não deu tempo perguntar o que ela esperava do transporte do futuro. A pergunta foi então para o aposentado José Nunes Filho, 76. A resposta veio imediata. "Colocar mais ônibus. A gente espera muitotempo e vem tudo lotado", reclamou. "Isso também, mas o que o senhor gostaria mais?

Por exemplo, paradas de ônibus climatizadas, com o ônibus parando pertinho, sem precisar correr e já saber o horário de chegada. Que tal?", insisto. Ele não tem dúvidas: "Acho que se colocar mais ônibus já fica bom", considerou o aposentado, que não tem nenhum parâmetro para exigir o contrário.

O contrário do que José Nunes conhece é possível e deve ser prioridade para não transformar em caos um trânsito já ruim. Para o engenheiro e ex-professor de trânsito da Universidade de São Paulo (USP), Wagner Colombine, as linhas alimentadoras precisam também se tornar atraentes. Com a experiência de quem ajudou a implantar o Tranporte Rápido por Ônibus (TRO) em outros países, ele explica que a multiplicação dos automóveis não comporta nas vias existentes e o fenômeno dos engarrafamentos deixou de ser dos grandes centros urbanos.

"Há carro demais e ruas de menos. É preciso investir no transporte público em toda sua dimensão, corredores e linhas alimentadoras", enfatizou. Ainda segundo ele, o transporte não motorizado, no caso o pedestre e o ciclista são complementares. "Isso significa calçadas em condições de uso e cliclovias. É isso ou esperar o caos, como já acontece nos grandes centros urbanos", ressaltou.

Fonte: Diário de Pernambuco
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Curitiba: Linha Turismo terá novos modelos de ônibus de dois andares em 2010


A Linha Turismo de Curitiba terá novidades a partir de março de 2010. Para atender os curitibanos e turistas que pretendem conhecer a cidade com um olhar “mais elevado”, a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs) e a prefeitura irão implantar quatro novos ônibus double deck, aqueles de dois andares e com a parte de cima aberta. A novidade, no entanto, não fica apenas no aumento da frota (atualmente são cinco ônibus de dois andares). As quatro novas unidades terão mudanças no projeto.
Segundo Elcio Luiz Karas, gestor de vistoria e cadastro da Urbs, os novos ônibus terão um toldo retrátil na parte superior e suportes para bicicletas e carrinhos de bebê na parte traseira do veículo. “Queremos atrair as pessoas que usam bicicleta a também usar o ônibus de turismo”, afirmou Karas.
O gestor afirmou que as mudanças são adequações e melhorias no sistema. “Vamos adotar o toldo em função do clima de Curitiba, em dias chuvosos a linha fica ociosa. Assim, o ônibus vai poder continuar trabalhando e oferecemos conforto para o usuário”, explicou. O ônibus de dois andares completou um ano no dia 15 de novembro de 2009.
De acordo com o Instituto Municipal de Turismo, da prefeitura de Curitiba, desde a entrada do ônibus foi registrado um crescimento de 54,5% no número de passageiros da Linha Turismo. A comparação foi feita com dados de 2008. A presidente do Instituto, Juliana Vosnika, afirmou que os meses de dezembro, janeiro e julho são os que têm a maior procura, pois coincidem com férias escolares.
“Nos meses de alta os ônibus funcionam às segundas-feiras também. No resto do ano isso não ocorre”, disse Juliana. Os dados da prefeitura mostram que o maior volume de pessoas na Linha Turismo é registrado aos sábados. Em 2009, de janeiro até novembro ocorreram 117.953 embarques aos sábados. Sexta e domingo também são dias de bastante movimento.

  1. Projetos
    A presidente do Instituto Municipal do Turismo, Juliana Vosnika, disse que o órgão está fazendo um estudo de revisão de todos os serviços oferecidos pela Linha Turismo. “Como, por exemplo, a opção de colocar um guia dentro do ônibus para dar informações sobre os locais e distribuir material informativo como panfletos”, explicou. Juliana afirmou que foram pegos exemplos de outras cidades do mundo que oferecem serviço semelhante.
    “Técnicos do instituto estão discutindo com a Urbs para ampliar e melhorar os serviços para o turista. Queremos colocar mais lugares para comprar o tíquete de embarque.” Juliana disse que as ações tomadas pela prefeitura e pela Urbs estão levando em conta o aumento de turistas na cidade, em razão da Copa do Mundo de 2014. Curitiba é uma das sedes do mundial de futebol.
  2. Transporte de bicicletas
    Nos quatro novos ônibus, as pessoas poderão levar as bicicletas nos suportes dos ônibus e deixar as pedaladas apenas para os parques. “Com o equipamento será possível transportar bicicletas. Também será possível colocar carrinhos de bebês. O suporte levará de 3 a 4 bicicletas e 3 carrinhos de bebês. Queremos melhorar o aproveitamento do veículo, possibilitar um conforto e incentivar o uso de bicicletas”, enumerou o gestor da Urbs Elcio Karas.
  3. Serviço
    A Linha Turismo circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 45 quilômetros em cerca de 2 horas e meia. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos de embarque. O passageiro compra uma cartela com cinco tíquetes no valor de R$ 20 e tem direito a um embarque e quatro reembarques.

Fonte: Gazeta do Povo

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Londrina: Ônibus terão faixa exclusiva na Rua João Cândido a partir desta segunda


A partir desta segunda-feira (12), ônibus e táxis com passageiros terão uma faixa exclusiva na Rua Professor João Cândido, no centro de Londrina. A medida anunciada no fim de março tem como objetivo dar maior fluidez no tráfego de veículos no quadrilátero central. Com a mudança, a via perdeu locais de estacionamento e o itinerário de alguns ônibus precisou ser mudado. No primeiro dia, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai orientar os motoristas.

A faixa exclusiva funcionará das 7 às 19 horas. Diversos lojistas da região reclamaram da falta das vagas de estacionamento. A CMTU argumentou que ampliará vagas, principalmente de carga e descarga, em vias transversais. Empresários pediram que a implantação da terceira faixa fosse adiada, para que o assunto pudesse ser melhor discutido. A prefeitura não atendeu à solicitação.

O diretor de trânsito da CMTU, Wilson de Jesus, explicou que a terceira faixa será entre as Avenida Juscelino Kubitschek e Rua Benjamin Constant. “Os motoristas que quiserem fazer a conversão à direita, deverão dar seta e entrar na terceira faixa 25 metros antes da faixa de pedestres”, explicou o diretor. Segundo ele, num primeiro momento haverá permissão para embarque e desembarque na pista da esquerda. “Mas segunda é o primeiro dia e vamos ver ainda como será a sinalização dos motoristas”, afirmou.

O itinerário dos ônibus que subiam a João Cândido e realizavam a conversão na Rua Pará foi modificado. Todos seguirão diretos pela João Cândido até o Terminal Urbano de Londrina. “A única linha de ônibus que fará a conversão à direita será a 800, entrando na Rua Piauí. Os demais ônibus, que entravam na Paraná, vão subir direto a João Cândido”, informou Jesus. Desta forma, as linhas que antes paravam em pontos nas ruas Pará, Prefeito Hugo Cabral e Benjamin Constant, não mais passarão por eles.

A CMTU levará equipe técnica e de fiscalização para a João Cândido na manhã desta segunda-feira (12). O objetivo é avaliar os resultados da mudança e implantação da terceira faixa. Além disso, funcionários das empresas de transporte coletivo também ficarão monitorando. “Como é o primeiro dia, estaremos lá bem cedo para ver o desenrolar do fluxo. Vamos orientar e ver o comportamento do motorista. Certamente haverá gente com dúvida”, afirmou o diretor de trânsito.
As mudanças na Avenida Duque de Caxias estão programadas para iniciar na próxima semana, já que nesta os agentes da CMTU concentrarão as atividades na avaliação da João Cândido.

Fonte: Jornal de Londrina
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Teresina sedia capacitação para 2 mil funcionários de ônibus coletivos


De 14 a 16 de abril cerca de 2 mil funcionários das empresas de ônibus participam de atividade de capacitação. A III Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - Sipatrans, é o único evento do país que reúne colaboradores de todas as empresas de um mesmo segmento. Além da reciclagem profissional o evento proporciona uma verdadeira integração entre as empresas.

A troca de experiências se verifica no Encocipas - Encontro de Representantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Eles discutem questões como a padronização das ações e a responsabilidade legal das empresas nos acidentes de trabalho.

A prestação de serviços é outro destaque. Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, serão oferecidos vários exames médicos como testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

O evento é promovido pelo Setut em parceria com as seguintes instituições: Strans, Ministério Público do Trabalho, Sintetro, Sup Reg de Trabalho e Emprego, INSS, Sest/Senat, Fundação Municipal de saúde e Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: Cidadeverde
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