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Novos ônibus da Metrobus começam a circular na terça-feira (6), em Goiânia

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Os 11 primeiros ônibus articulados e biarticulados, de um total de 90, da Metrobus Transporte Coletivo S/A começam a circular em Goiânia na próxima terça-feira (6), no Eixo Anhanguera, de acordo com o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Jânio Darrot.

Segundo o secretário, os veículos sairão em comboio do Terminal Padre Pelágio, na terça-feira às 7h. Um deles conduzirá autoridades até a Praça Cívica. Os outros seguirão pela Avenida Anhanguera, em trabalho normal. São seis ônibus articulados e cinco biarticulados.


Informações do G1 GO

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Paulista é mais uma cidade da Região Metropolitana do Recife a proibir Kombis do transporte alternativo

A juíza da Vara da Fazenda Pública de Paulista, Ana Carolina Paiva, intimou formalmente a Prefeitura de Paulista a cumprir a recomendação do Ministério Público, determinando que os veículos de placas cinzas sejam retirados do sistema municipal de transporte de passageiros.

A Secretaria Municipal de Transportes e Habitação se comprometeu a apresentar, na próxima semana, um Plano de Ação de curto, médio e longo prazos para o cumprimento da ordeM judicial. A partir do próximo dia 12 de setembro a Prefeitura irá iniciar as operações de bloqueio, em conjunto com BPTran e Polícia Militar, no sentido de coibir este tipo de prática, tendo em vista que tal atividade afronta o Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com o secretário de Transportes e Habitação, Sérgio Pinho Alves, as entidades representativas da categoria, que estiveram presentes à referida audiência, já foram avisadas da determinação judicial e o município espera que a retirada das kombis de placas cinza seja feita de forma voluntária por parte dos proprietários. “Já realizamos um amplo diálogo com a categoria, agora teremos que cumprir a decisão judicial”, ressalta.

A Prefeitura de Paulista reafirma o compromisso de conceder 60 novas permissões de praças de aluguel para o transporte alternativo, após o devido processo licitatório. Deste modo, alguns dos ‘kombeiros’ ora afastados, poderão voltar a integrar o sistema de transportes, futuramente, desta feita de forma regular.



Fonte: NE 10

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Paralisação dos ônibus em Uberaba deixou população prejudicada

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Trabalhadores do transporte coletivo em Uberaba cruzaram os braços na manhã desta quinta-feira (1º). A categoria reivindica reajuste salarial. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores, a adesão foi de 60%.
Tumulto na frente da garagem de uma das empresas responsáveis pelo transporte coletivo de Uberaba. Motoristas e cobradores de braços cruzados. A paralisação começou às 4h30 da manhã. O dia já estava claro e nem sinal de ônibus nas ruas.
Uma turma precisava entrar no trabalho às 7h, mas já eram quase 8h e continuavam no ponto. O ônibus que elas aguardavam, da linha Alfredo Freire/Distrito Industrial, passou com quase uma hora e 15 minutos de atraso. Em outro ponto da cidade teve gente que cansou de esperar.
Para não prejudicar mais os usuários, os ônibus voltaram a rodar, mas com outros motoristas. “Estão dirigindo motoristas que deveriam ter parado na madrugada ou até profissionais de outras funções sem o treinamento devido”, denuncia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Uberaba, Lutério Antônio Alves.
A negociação salarial já dura quase um mês. Na última conversa com os trabalhadores as empresas avançaram um pouco na proposta, mas não houve acordo. Os empresários querem dar aumento de 8% mais R$1 no tíquete, que passaria de R$7 para R$8 por dia. Os profissionais defendem um reajuste de 12% no salário.
O piso atual do motorista em Uberaba é de R$ 1.060. Com o reajuste de 12% iria para R$1.187, 20. Menor que o salário base pago em Uberlândia para a mesma função. Nas duas cidades a tarifa do transporte é a mesma: R$ 2,40.


Fonte: MegaMinas

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Prefeitura de Porto Alegre entrega projetos para obras de mobilidade

Os projetos básicos de três grandes obras que fazem parte da Matriz de Responsabilidades da Copa de 2014 foram entregues pelo prefeito José Fortunati ao superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Ruben Danilo de Albuquerque Pickrodt, na tarde desta quarta-feira, 31. A expectativa é de que as obras comecem nos primeiros meses de 2012.

Foram encaminhados os projetos básicos da passagem de nível da rua Anita Garibaldi com a Terceira Perimetral, a pavimentação em concreto do corredor da avenida Protásio Alves, preparando para a primeira etapa dos BRTs, e a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO) junto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) - monitoramento dos corredores de ônibus.

“Este é mais um passo significativo para a qualificação da cidade. Os projetos são fundamentais para que qualquer obra possa ocorrer. Isso aqui já é uma obra, a máquina nas ruas é a consequência deste trabalho”, disse Fortunati, salientando o trabalho realizado em conjunto pelas equipes técnicas da prefeitura, da Caixa e do governo federal.

O prefeito também lembrou as iniciativas que estão em execução, como a duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e a implementação do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa). O secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, apresentou o detalhamento das três intervenções de mobilidade na cidade à equipe técnica da Caixa.

Tramitação - os projetos serão analisados pela CEF, órgão financiador dos investimentos, e deverão ser liberados para as licitações até o final do ano. De acordo com Pickrodt, a análise dos materiais começará imediatamente para que os prazos de licitação e instalação para as obras sejam cumpridos.

Obras:
BRTs PROTÁSIO ALVES
Projeto de pavimentação em placas de concreto dos corredores de ônibus da Protásio Alves e Osvaldo Aranha, que constitui a primeira etapa da implantação do BRT da Protásio Alves.
Valor do investimento: R$ 16,6 milhões.

OBRAS DE ARTE DA TERCEIRA PERIMETRAL
Projeto de Engenharia da Trincheira da rua Anita Garibaldi com a avenida Terceira Perimetral.
Valor do investimento: R$ 16,6 milhões.

MONITORAMENTO DOS CORREDORES DE ÔNIBUS
Projeto de edificação e estrutura interna para o Centro de Controle Operacional.
Valor do investimento: R$ 5,053 milhões.


Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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Ônibus BRT terá GPS, TV digital, internet sem fio, câmeras de segurança, computador de bordo, sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota

Quem não se lembra daqueles antigos ônibus da EMTU? Exatamente, aqueles em que nos sentávamos sobre o motor quando escolhíamos ser a turma do fundão durante as viagens urbanas e, de quebra, nos deixavam com cheiro de óleo queimado...
Mas os tempos mudaram e, por volta da década de 1990, nos deparávamos com modelos mais modernos, que traziam as mesmas lanternas do Volkswagen Gol, mas alojadas de maneira invertida.
Com o passar dos anos, as tecnologias e cabeças pensantes foram se aperfeiçoando e, claro, não podemos nos esquecer da alarmante piora na mobilidade urbana e da preocupação com o meio ambiente.

Dentro desse contexto, eis que surge o sistema BRT (sigla que vem de Bus Rapid Transit, ou ônibus de trânsito rápido, em português).
Esse tipo de transporte é encontrado em várias cidades espalhadas pelo mundo (acima de 600 mil habitantes) e, além de diminuir o tempo de viagem, a vantagem aqui é garantir mais conforto e comodidade aos passageiros - tarefa quase impossível nos dias de hoje. Para isso, a Marcopolo lançou o Viale BRT.

Após dois anos de pesquisas e desenvolvimento, o modelo chega ao mercado com design inspirado nos famosos trens-bala, tudo "para dar a ideia de segurança, fluidez, conforto e eficiência", diz o gerente de design da Marcopolo, Petras Amaral.

Na frente, além dos faróis em LEDs (com o Daytime Running Light, inédito no Brasil,que tem acendimento automático mesmo durante o dia), um dos maiores destaques deste coletivo é o para-brisa totalmente liso que, além da leveza no design, permite mais facilidade em termos de visualização do motorista.

Os espelhos retrovisores são integrados à carroceria e têm indicadores de direção. Já na traseira, nada de reaproveitar as lanternas de automóveis populares. Aqui, as luzes em LED formam filetes verticais que casam com o desenho da tampa posterior e do para-choque.

Vale destacar que a carroceria é feita em estrutura de aço e laterais em alumínio. Os vidros laterais são colados.
Na versão articulado 6x2, o modelo tem até 21 metros de comprimento e capacidade para 145 passageiros. Há também o 8x2, de até 23 metros e o biarticulado 8x2: 28 metros.
Com largura de 2,6 metros e 3,56 metros de altura, o veículo garante amplitude de espaço, pois a configuração das poltronas proporciona maior área livre e facilita a circulação de passageiros.
O sistema de ar-condicionado foi integrado ao teto. Há alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores.

No mais, o Viale BRT tem GPS, TV digital, internet sem fio, câmeras de segurança, computador de bordo, sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota. Sem contar que o veículo é equipado com câmbio automático e, como no metrô, não se movimenta com as portas abertas.
Ainda há uma cabine individual para o motorista, novo painel, câmera de ré e sistema de indicação audiovisual de parada, disponível nos monitores do salão de passageiros.

De acordo com o diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo, Paulo Corso, a marca desenvolveu o Viale BRT com várias configurações e capacidades de passageiros, acessibilidade e altura da plataforma, tudo para atender às diversidades de cada município brasileiro."

Vagner Aquino
do Diário do Grande ABC

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São Paulo: Faixa exclusiva de ônibus na Radial Leste será ampliada

Nas próximas semanas, a Radial Leste terá uma ampliaçaõ do espaço exclusivo para os ônibus do lado direito. A ideia, com a mudança, é aumentar a velocidade do transporte coletivo na via enquanto o corredor à esquerda não for construído. O prefeito Gilberto Kassab anunciou que as obras do corredor na esquerda da Radial começam até o próximo ano.

A nova faixa exclusiva será implantada entre as ruas Wandenkolk e Pinhalzinho, no sentido bairro, e entre as ruas Carlos Silva e da Figueira, no sentido centro.

Os viadutos Pires do Rio e Alcântara Machado ficarão de fora do novo espaço. O funcionamento da faixa exclusiva no sentido centro será 24 horas. No sentido bairro, somente das 10h às 23h, de segunda a sexta-feira.

Atualmente a Radial Leste já tem um trecho de 4,4 km de faixa exclusiva. Com a ampliação, haverá um total de 10,5 km.Neste ano, a SPTrans já implantou 3,8 km de faixas exclusivas para ônibus, em trechos da Vereador José Diniz, Borges Lagoa, Domingos de Moraes e ponte do Socorro.

A SPTrans informou que as novas faixas fazem parte de um pacote de ações para aumentar a velocidade dos coletivos.


As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

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