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Em Rio Branco, Prefeitura e Sindcol em campanha pelo uso do Cartão Livre
quinta-feira, 9 de junho de 2011Facilita o troco, é mais rápido ao passar na catraca e traz segurança”, explicou o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Ricardo Torres, durante o lançamento da campanha.
Estudos comprovam que o acesso ao ônibus é mais ágil com o cartão: com o pagamento em dinheiro o tempo de embarque é em torno de 15 segundos, já com o cartão essa média cai para cerca de 6 segundos.
De acordo com a RBTrans e o Sindcol, não é novidade, nem tão pouco exclusividade da cidade de Rio Branco o problema com o troco no sistema de transporte coletivo, este fato acontece em quase toda a região norte do Brasil e soluções vem sendo buscadas para evitar esse tipo de situação. Em Rio Branco, devido a escassez de moedas de R$ 0,05 e R$ 0,10 comprovada pelo próprio Banco do Brasil, aliada a preferência da população em portar cédulas e ainda a cultura de economizar moedas em cofrinhos, a falta de troco apenas se agrava.
Para amenizar a situação, o Sindcol lançou uma campanha de troca de moedas por cupons para concorrer a sorteio de prêmios. Porém, os resultados não foram satisfatórios e as reclamações continuaram. Posteriormente uma das soluções encontrada foi um Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público Estadual. O documento autorizava a utilização do Vale-Troco, novo instrumento para tentar sanar o problema até a implantação da bilhetagem eletrônica, o que ocorreu em 2008.
O Vale-Trocom, como o próprio nome diz, era um vale impresso em papel especial, que representava o valor de R$0,10 e poderia ser utilizado nos coletivos ou trocado por moeda na sede do Sindcol. A solução definitiva para o problema do troco chegou no mês de maio de 2008, com a implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, o SBE. Com os custos de implantação chegando à R$1,8 milhões, o sistema proporciona maior controle e gerenciamento.
Para dar inicio a este projeto, RBTrans e Sindcol lançou o Jornal do Ônibus, formato mural, de periodicidade mensal. Ele será fixado nos coletivos, no painel detrás da cadeira do motorista e também nos principais pontos de parada da cidade. A ideia é aproveitar este espaço para a comunicação com o cidadão, divulgando ações, campanhas e dicas de melhor utilização do sistema. As matérias serão direcionadas ao transporte público. A campanha conta ainda com informações relacionadas aquisição do cartão livre, nos websites da Prefeitura e Sindcol (http://www.riobranco.ac.gov.br/ e http://www.sindcol.com.br/).
Cartão traz facilidades ao usuário
Algumas facilidades como a recarga de forma rápida e segura, diminuição de transações em dinheiro dentro dos ônibus em função do uso dos cartões, o que diminui também o risco de assaltos, propiciando maior segurança para passageiros e funcionários. No caso de perca ou roubo do cartão, é possível que os créditos não utilizados, sejam recuperados, isso sem contar a integração temporal, nome dado ao ato de poder embarcar em outro coletivo pagando somente uma passagem sem ter que ir até o Terminal Urbano.
Com relação ao troco, o cartão livre veio para resolver todos os problemas. Qualquer cidadão pode adquirir o seu de forma rápida e prática, passando na Central de Serviços Públicos, a OCA, e fazendo o cadastro, já recebe o cartão na hora. Assim a tarifa é descontada no valor exato, dando fim ao entrave com as moedinhas de R$ 0,10.
Use o cartão livre. É mais simples que um cartão de banco
O público alvo dessa campanha é o usuário do sistema que paga a tarifa integral, ou seja, aquele que não tem nenhum tipo de beneficio (estudantes, idosos, crianças e deficientes), este usuário representa cerca de 47,52% do sistema, sendo que destes, apenas 3,24% já possuem o cartão livre.
A campanha será veiculada em diferentes canais de comunicação, a intenção é alcançar a maior parcela da população, por isso peças para televisão, jornal impresso, rádio e website serão utilizadas, além da panfletagem em pontos estratégicos da cidade. Atualmente o sistema conta com mais de 120 mil cartões ativos.
Fonte: O RioBranco.Net
Postado por Meu Transporte às 07:43 0 comentários
Marcadores: Acre
Manaus, Empresas vencedoras na licitação do transporte público ainda não garantiram a compra de novos ônibus
Foto: Michael Dantas |
Quatro empresas vencedoras da última licitação do transporte público ainda não conseguiram garantir a compra de parte da frota de 400 novos ônibus.
Os veículos deveriam começar a operar em menos de três semanas, mas ainda não há previsão para a chegada deles, informou a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).
A reportagem apurou que os empresários só podem garantir 20% da promessa de renovação da frota, que é de 858 novos veículos. A maior dificuldade apontada por eles é a “desconfiança” dos bancos e financeiras para com o novo contrato.
Anunciados pelo superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, como a condição para atuação das nove empresas - o que também é determinado pelo próprio contrato firmado pela prefeitura - os novos ônibus deveriam começar a circular no dia 28 deste mês.
É o que determinam as ordens de serviço do contrato de concessão 001/2011, expedidas pela própria SMTU no dia 28 de abril.
Adiamento
Na última segunda-feira, 6, o prazo para a chegada dos novos ônibus - e o consequente aumento da tarifa - foi prorrogado pelo prefeito Amazonino Mendes para o dia 30 de agosto.
Na última segunda-feira, 6, o prazo para a chegada dos novos ônibus - e o consequente aumento da tarifa - foi prorrogado pelo prefeito Amazonino Mendes para o dia 30 de agosto.
O prefeito ainda negou que a chegada dos veículos tenha sido adiada, alegando que “nunca existiu um prazo. Essa coisa de dia 28 de junho foi (uma data) inventada por vocês”, disse Amazonino, referindo-se à imprensa.
Sem solução
Enquanto o prazo para chegada dos ônibus novos é adiado para o fim de agosto pela prefeitura, os usuários do sistema de transporte público continuam à mercê de uma frota sucateada e de panes mecânicas que deixam os passageiros no meio do caminho diariamente.
Enquanto o prazo para chegada dos ônibus novos é adiado para o fim de agosto pela prefeitura, os usuários do sistema de transporte público continuam à mercê de uma frota sucateada e de panes mecânicas que deixam os passageiros no meio do caminho diariamente.
Levantamento recente realizado pela SMTU apontou que 21,8% da frota atual - 328 dos cerca de 1,5 mil ônibus do consórcio Transmanaus cadastrados pelo órgão - possuem mais de dez anos de uso.
Essa é a idade máxima permitida para os veículos em circulação, segundo contrato firmado em 2007 entre a Transmanaus e a prefeitura. Há veículos com carrocerias fabricadas em 1990, há mais de 21 anos.
A auxiliar de enfermagem Rosana Salmeira, 30, reclama da demora nas viagens de ônibus na capital, ocasionadas pelas panes mecânicas.
“Tem dia que trocamos de ônibus mais de uma vez porque eles quebram no caminho. Me sinto numa lata de sardinha enferrujada”, disse.
Renovação ligada ao reajuste da tarifa
A SMTU não soube informar quais empresas ainda não conseguiram financiamento para a compra dos novos ônibus, quantos veículos deveriam ser adquiridos por cada uma dessas empresas e nem a quais lotes ou bairros da cidade elas respondem.
A SMTU não soube informar quais empresas ainda não conseguiram financiamento para a compra dos novos ônibus, quantos veículos deveriam ser adquiridos por cada uma dessas empresas e nem a quais lotes ou bairros da cidade elas respondem.
A chegada dos novos ônibus também está vinculada ao aumento da tarifa, que deve passar para R$ 2,75. O contrato firmado com as empresas estabelece que, sobre cada passagem vendida, R$ 0,05 devem ser repassados para a SMTU. O órgão informou que o valor deve compor um fundo para “modernização” do sistema.
Precariedade
Além dos transtornos aos usuários e retenções no trânsito, as panes mecânicas dos ônibus também provocam acidentes graves. Um desses casos ocorreu no dia 4 de abril, quando um veículo da linha 650 bateu em cinco imóveis no Coroado, Zona Leste da cidade, matando três pessoas. O ônibus tinha nove anos de uso.
858 novos ônibus é a promessa de renovação da frota, anunciada pela prefeitura durante a licitação. O processo licitatório foi iniciado em fevereiro e os contratos com as nove empresas vencedoras foram assinados no final de março. Na ocasião, a SMTU informou que os primeiros 400 veículos deveriam chegar em junho e o restante em 60 dias.
MPE pode recorrer após indeferimento
Após a Justiça indeferir, no fim do mês passado, pedido de liminar do Ministério Público Estadual (MPE), que solicitou a suspensão do processo de licitação do transporte público e, consequentemente, o início da atuação das empresas vencedoras, o MPE tem até a primeira quinzena de junho para recorrer da decisão.
Precariedade
Além dos transtornos aos usuários e retenções no trânsito, as panes mecânicas dos ônibus também provocam acidentes graves. Um desses casos ocorreu no dia 4 de abril, quando um veículo da linha 650 bateu em cinco imóveis no Coroado, Zona Leste da cidade, matando três pessoas. O ônibus tinha nove anos de uso.
858 novos ônibus é a promessa de renovação da frota, anunciada pela prefeitura durante a licitação. O processo licitatório foi iniciado em fevereiro e os contratos com as nove empresas vencedoras foram assinados no final de março. Na ocasião, a SMTU informou que os primeiros 400 veículos deveriam chegar em junho e o restante em 60 dias.
MPE pode recorrer após indeferimento
Após a Justiça indeferir, no fim do mês passado, pedido de liminar do Ministério Público Estadual (MPE), que solicitou a suspensão do processo de licitação do transporte público e, consequentemente, o início da atuação das empresas vencedoras, o MPE tem até a primeira quinzena de junho para recorrer da decisão.
Nesta terça-feira (7), a promotora Sheyla Andrade dos Santos informou, por meio da assessoria do Ministério Público Estadual, que a decisão de impetrar um agravo de instrumento cabe ao promotor Edilson Queiroz. O promotor, por sua vez, não foi localizado para falar sobre o assunto.
Na ação judicial, que segue em curso, o MPE questiona a quebra de contrato entre a prefeitura e a Transmanaus, já que o mesmo estaria vigente até o ano de 2017.
Nos autos do processo, os promotores questionam a abertura de uma nova licitação e assinatura de um novo contrato antes de um primeiro processo, que analisa a validade do contrato com a Transmanaus, esteja transitado em julgado.
O processo também vem sendo questionado por políticos e representantes de entidades de classe, que criticam o fato de as empresas vencedoras da “nova” licitação pertencerem às mesmas pessoas que administram as empresas da Transmanaus, que atuam hoje na cidade.
Fonte: A Crtica
Postado por Meu Transporte às 07:39 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Em Ribeirão Preto, Motoristas de ônibus entram greve nesta segunda-feira (13)
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Cerca de 75 mil usuários do transporte público em Ribeirão Preto serão afetados nesta segunda-feira (13), dia em que começa a greve dos motoristas de ônibus. Divididos em duas assembleias, 400 trabalhadores votaram contra o reajuste salarial de 8% proposto pelas empresas responsáveis pelo transporte coletivo na cidade.
De acordo com o presidente do sindicato dos motoristas, João Henrique Bueno, amanhã será enviado um comunicado aos órgãos interessados. “Foi uma decisão unânime. Agora, deixaremos tudo bem claro e documentado. Prefeitura, Polícia, Transerp, todos vão ser notificados nesta quinta-feira (9) pela manhã. A ideia é parar 100% da frota”, disse.
Procuradas pela reportagem do EP Ribeirão, as empresas permissionárias (Transcorp, Transurb e Rápido D’oeste) comunicaram, via assessoria de imprensa, que aguardam uma publicação oficial para fazer um pronunciamento sobre futuras medidas. Calcula-se que, em média, 150 viagens deixarão de ser feitas, caso 100% dos ônibus fiquem nas garagens.
Serviço essencial
O Tribunal Regional do Trabalho deve apresentar nos próximos dias uma liminar, exigindo um porcentual mínimo da frota que deve continuar em funcionamento.
De acordo com o advogado e diretor da OAB, Daniel Rondi, o transporte público não pode parar 100%. “Por se tratar de um serviço essencial, a Justiça determina um porcentual que deve continuar em operação para que a população não seja totalmente prejudicada”, disse.
Para o promotor Carlos Cezar Barbosa, independente da nomenclatura – greve, manifestação ou paralisação – os usuários não podem ficar sem ônibus. Segundo ele, o Ministério Público aguarda um posicionamento da Justiça. “O nome não pode servir como pretexto. A Justiça do Trabalho deve manifestar se a paralisação é legal ou ilegal. Ou seja, para que haja uma ação civil pública, é preciso ter uma declaração da Justiça”, explicou.
Fonte: EPTV
Postado por Meu Transporte às 20:20 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Programa de ônibus híbrido é inaugurado no Rio
O transporte rodoviário responde por 90% das emissões geradas em transporte na América Latina, metade das quais são produzidas pelo tráfego de passageiros. Ao longo dos próximos 14 meses, o desempenho ambiental e os benefícios econômicos de aproximadamente 10 ônibus híbridos e elétricos de diversos fabricantes serão testados em cidades da Rede C40 incluindo Bogotá, Curitiba e São Paulo, assim como no Rio de Janeiro. Os ônibus serão testados em condições reais de circulação, nos centros urbanos e em linhas de corredores expressos BRT. Os testes no Rio de Janeiro, que serão feitos em viagens da linha 123 (Central - Copacabana) tiveram início na tarde desta terça-feira, logo após a cerimônia de lançamento dos testes.
Os resultados dos testes de cada cidade serão utilizados na elaboração de recomendações que a CCI irá preparar em 2012 ao final do Programa, para o desenvolvimento do mercado de ônibus híbrido e elétrico na América Latina. Tal análise contemplará as barreiras para incorporação da tecnologia tanto do ponto de vista de suprimento como de demanda, com objetivo de estimular a produção regional de ônibus híbrido ou elétrico. Os dados obtidos irão definir a confiabilidade de ônibus híbridos e elétricos, estimar redução de emissões e os custos de ciclo de vida, e identificar outros benefícios e mecanismos para reduzir os custos e riscos associados à adoção da tecnologia de ônibus híbridos e elétricos. Com base em resultados esperados, o programa visa catalisar a introdução no mercado de 9 mil ônibus entre as cidades e reduzir as emissões anuais de dióxido de carbono em 556 mil toneladas até 2016.
Ônibus hibrido e elétrico são formas de transporte com baixa emissão de carbono. Ônibus híbridos normalmente são alimentados por um motor convencional de combustão interna e um sistema de propulsão elétrica que captura, armazena e reutiliza energia que de outra forma seria perdida no sistema de frenagem. Um sistema hibrido reduz consumo de combustível e emissões correspondentes, em alguns casos gerando 30% menos emissões de CO2 que um ônibus tradicional a diesel. Um ônibus elétrico possui baterias e como veículos elétricos, podem ser recarregados ao serem conectados em uma estação de energia elétrica para recarga. As emissões geradas por um ônibus elétrico podem ser próximas a zero se a eletricidade usada para a recarga for proveniente de fontes de baixa emissão de carbono.
Postado por Meu Transporte às 00:17 1 comentários
Marcadores: Reportagem especial, Rio de Janeiro, Videos
São Paulo: SPTrans informa alteração de itinerário na Zona Sul
Em razão do evento Pic Nic à Moda Antiga, que será realizado no dia 05 de junho, domingo, na Rua Augusta, a SPTrans informa a alteração nos itinerários de 5 linhas que trafegam na região durante a realização do evento.
Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.
Linhas e itinerários:
107P/10 Mandaqui – Pinheiros
107T/10 Metrô Tucuruvi – Cidade Universitária
Ida: Normal até Rua Augusta, Rua Caio Prado, Rua da Consolação, Rua Fernando de Albuquerque, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.
702P/10 Term. Penha – Pinheiros
Ida: Normal até Rua Augusta, Rua Caio Prado, Rua da Consolação, Rua Fernando de Albuquerque, Rua da Consolação, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Rua Augusta, Rua Marquês de Paranaguá, Rua Frei Caneca, Rua Caio Prado, Rua Augusta, prosseguindo normal.
702P/42 Term. Pq. D. Pedro II – Butantã
Sentido Único: Normal até Rua Augusta, Rua Caio Prado, Rua da Consolação, Rua Fernando de Albuquerque, Rua Augusta, Rua Colombia, prosseguindo normal até a Rua Augusta, Rua Marquês de Paranaguá, Rua Frei Caneca, Rua Caio Prado, Rua Augusta, prosseguindo normal.
7701/10 Jd. Guaraú – Term. Amaral Gurgel
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até Rua Augusta, Rua Caio Prado, Rua da Consolação, Rua Fernando de Albuquerque, Rua da Consolação, prosseguindo normal.
Assessoria de Imprensa - SPTrans
Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.
Linhas e itinerários:
107P/10 Mandaqui – Pinheiros
107T/10 Metrô Tucuruvi – Cidade Universitária
Ida: Normal até Rua Augusta, Rua Caio Prado, Rua da Consolação, Rua Fernando de Albuquerque, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.
702P/10 Term. Penha – Pinheiros
Ida: Normal até Rua Augusta, Rua Caio Prado, Rua da Consolação, Rua Fernando de Albuquerque, Rua da Consolação, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Rua Augusta, Rua Marquês de Paranaguá, Rua Frei Caneca, Rua Caio Prado, Rua Augusta, prosseguindo normal.
702P/42 Term. Pq. D. Pedro II – Butantã
Sentido Único: Normal até Rua Augusta, Rua Caio Prado, Rua da Consolação, Rua Fernando de Albuquerque, Rua Augusta, Rua Colombia, prosseguindo normal até a Rua Augusta, Rua Marquês de Paranaguá, Rua Frei Caneca, Rua Caio Prado, Rua Augusta, prosseguindo normal.
7701/10 Jd. Guaraú – Term. Amaral Gurgel
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até Rua Augusta, Rua Caio Prado, Rua da Consolação, Rua Fernando de Albuquerque, Rua da Consolação, prosseguindo normal.
Assessoria de Imprensa - SPTrans
Postado por Meu Transporte às 00:16 0 comentários
Marcadores: São Paulo
DFTrans autua empresas de ônibus por redução da frota no horário de pico
As empresas responsáveis pelo transporte coletivo começaram a ser autuadas pelo DFTrans na segunda-feira (6/6). O motivo é a redução de 30% da frota durante o horário de pico. Em nota, o DFTrans afirmou que a atitude é ilegal.
Cerca de 200 autuações já foram efetivadas pelo descumprimento das viagens determinadas. Segundo a nota, as irregularidades sujeitam as empresas ao pagamento de multas e, caso persistam, podem acarretar a suspensão do direito de operar no sistema.
Cerca de 200 autuações já foram efetivadas pelo descumprimento das viagens determinadas. Segundo a nota, as irregularidades sujeitam as empresas ao pagamento de multas e, caso persistam, podem acarretar a suspensão do direito de operar no sistema.
Na última semana, os rodoviários fizeram diversas paralisações relâmpago como forma de pressionar as empresas. No domingo (5/5) ficou decidido em assembleia que a categoria não rodaria com os 30% a mais, utilizado no horário de pico.
Os rodoviários reivindicam aumento salarial de 16,69% e a manutenção do acordo coletivo aprovado em 2010.
Confira a nota na íntegra
O DFTrans considera que o movimento de redução da frota de ônibus em circulação, ocorrido nos últimos dois dias, desrespeita decisão judicial que considera ilegal o pagamento da jornada extra de trabalho por meio do artificio da produtividade, quando devem ser pagas como horas extras.
Por ter esse entendimento, o DFTrans começou ontem (06.06) a autuar as empresas que não estão cumprindo os horários estabelecidos pelo órgão gestor para os períodos considerados de pico do sistema. Nesses dois dias, foram efetivadas cerca de 200 autuações por descumprimento das viagens determinadas. Tais irregularidades sujeitam as empresas ao pagamento de multas e, caso persistam, podem acarretar a suspensão do direito de operar no sistema.
Por determinação do governador Agnelo Queiroz, as tarifas de transporte público coletivo não serão reajustadas em função de aumentos salariais e benefícios que porventura venham a ser conquistados pela categoria dos rodoviários, nesta data base. O GDF apresentou proposta em que garante repassar os custos da negociação salarial. Infelizmente, até o momento, os empresários ignoraram a proposta apresentada pelo governo e, de forma inexplicável, recusam-se a abrir negociações com os trabalhadores, ausentando-se inclusive da rodada de negociação convocada pelo Ministério Público do Trabalho.
Reafirmamos nossa preocupação com os sofrimentos causados à população e insistimos na necessidade de entendimento entre empresários e rodoviários, de forma a evitar que os usuários do sistema venham a sofrer prejuízos ainda maiores. Da mesma forma, não aceitamos que os transtornos causados à população sejam utilizados como instrumento de pressão para tentar legitimar determinadas reivindicações, ao mesmo tempo em que reiteramos nossos compromissos com medidas para assegurar um transporte público coletivo de qualidade à sociedade brasiliense.
Os rodoviários reivindicam aumento salarial de 16,69% e a manutenção do acordo coletivo aprovado em 2010.
Confira a nota na íntegra
O DFTrans considera que o movimento de redução da frota de ônibus em circulação, ocorrido nos últimos dois dias, desrespeita decisão judicial que considera ilegal o pagamento da jornada extra de trabalho por meio do artificio da produtividade, quando devem ser pagas como horas extras.
Por ter esse entendimento, o DFTrans começou ontem (06.06) a autuar as empresas que não estão cumprindo os horários estabelecidos pelo órgão gestor para os períodos considerados de pico do sistema. Nesses dois dias, foram efetivadas cerca de 200 autuações por descumprimento das viagens determinadas. Tais irregularidades sujeitam as empresas ao pagamento de multas e, caso persistam, podem acarretar a suspensão do direito de operar no sistema.
Por determinação do governador Agnelo Queiroz, as tarifas de transporte público coletivo não serão reajustadas em função de aumentos salariais e benefícios que porventura venham a ser conquistados pela categoria dos rodoviários, nesta data base. O GDF apresentou proposta em que garante repassar os custos da negociação salarial. Infelizmente, até o momento, os empresários ignoraram a proposta apresentada pelo governo e, de forma inexplicável, recusam-se a abrir negociações com os trabalhadores, ausentando-se inclusive da rodada de negociação convocada pelo Ministério Público do Trabalho.
Reafirmamos nossa preocupação com os sofrimentos causados à população e insistimos na necessidade de entendimento entre empresários e rodoviários, de forma a evitar que os usuários do sistema venham a sofrer prejuízos ainda maiores. Da mesma forma, não aceitamos que os transtornos causados à população sejam utilizados como instrumento de pressão para tentar legitimar determinadas reivindicações, ao mesmo tempo em que reiteramos nossos compromissos com medidas para assegurar um transporte público coletivo de qualidade à sociedade brasiliense.
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 00:16 0 comentários
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