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São Paulo: Linha 4-Amarela do Metrô amplia horário de funcionamento na próxima segunda-feira

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Foto: Blog Diário da CPTM
O governador Geraldo Alckmin anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Linha 4-Amarela de Metrô (Vila Sônia-Luz) a partir da próxima segunda-feira, 2 de maio. As três estações já em operação comercial na nova linha metroviária, Paulista (com integração com a Linha 2-Verde), Faria Lima e Butantã, passarão a funcionar das 4h40 às 15h, de segunda a sexta-feira, inclusive feriados. Atualmente, o horário é das 8h às 15 horas.

Com esta ampliação de horário (acréscimo de 3h20), a previsão é de que a Linha 4 aumente sua demanda atual, de 29 mil usuários/dia, para cerca de 50 mil passageiros/dia. Alckmin também confirmou a data de início da operação comercial da estação Pinheiros da Linha 4-Amarela: dia 16 de maio.

Operada por concessionária privada, a ViaQuatro, a Linha 4-Amarela terá sua primeira etapa de implantação concluída no segundo semestre deste ano, com a inauguração das estações República (local de integração com a Linha 3-Vermelha) e Luz (integração com a Linha 1-Azul), com a previsão de transportar diariamente cerca de 700 mil passageiros.

Até 2014, a Linha 4-Amarela (com 12,8 km de extensão entre Vila Sônia e a estação Luz, na área central da capital) deverá ampliar sua demanda diária para mais de 900 mil usuários, com a entrada em operação comercial das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Fonte: Governo de Sõa Paulo

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Metrô de Teresina volta a funcionar após 3 dias parado para manutenção

A Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) informou que o funcionamento do Metrô de Teresina foi restabelecido às 6h desta quinta-feira (28). O sistema ficou paralisado desde que uma locomotiva com quatro vagões descarrilou sobre uma ponte no Bairro Ilhota, na zona Sul da Capital, na segunda-feira (25).
Cerca de 36 mil pessoas ficaram sem transporte nos três dias de interrupção. Não há sistema alternativo de transporte para os usuários. Esta foi a segunda vez que o Metrô enfrentou problemas semelhantes. O primeiro acidente ocorreu em 14 de abril, em um local próximo ao desta segunda-feira.
O transporte deveria ter voltado a funcionar nesta quarta-feira (27), mas a chuva que voltou a atingir a cidade interrompeu as atividades de manutenção da malha ferroviária, por motivos de segurança. A troca dos dormentes e a drenagem da água da chuva foram prejudicadas durante a operação, de acordo com a CMTP.
O Metrô do Piauí foi inaugurado em 1990, tem nove estações e 3,5 quilômetros de extensão, liga a região Sudeste ao Centro de Teresina. A passagem custa R$ 0,80.
Metrô voltou a funcionar nesta quinta-feira em Teresina (Foto: Divulgação/Irina Coelho/CMTP)
(Foto: Divulgação/Irina Coelho/CMTP)
O diretor administrativo da CMTP, Antônio Sobral, disse que foram realizados testes nas linhas. Ele afirmou que o problema ocorreu por conta das fortes chuvas que atingira a capital. Isso teria encharcado os dormentes de madeira sob os trilhos.
De acordo com Sobral, há um projeto de modernidade e duplicação da linha. "A proposta já está no Ministério das Cidades, onde teremos uma reunião em 20 de maio para debater a liberação do recurso R$ 130 milhões, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC). Esse investimento será liberado em 2012. Isso vai permitir, entre outra medidas, a troca de dormentes de madeira por dormentes de concreto", disse Sobral.
Metrô sai dos trilhos em ponte e passageiros são retirados em Teresina (Foto: Thiago Amaral/Piauiimages/Folhapress)


Fonte: G1

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No Recife, Transporte Complementar deve ser ampliado para outros bairros

Foto: Maria Helena
O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) é oferecido à população do Recife desde novembro de 2003, em substituição ao transporte clandestino, que conduzia seus veículos de maneira irregular e perigosa. A Prefeitura do Recife criou o sistema com o objetivo de proporcionar maior segurança e mobilidade aos cidadãos entre os bairros da cidade e em áreas de difícil acesso. Hoje o serviço, gerenciado pela CTTU, beneficia 62 bairros e comunidades da capital pernambucana, com a operação de 23 linhas. Ao todo, o sistema chega a transportar cerca de 67.000 pessoas por dia.

O STCP/Recife é formado por dois tipos de linhas: alimentadoras e interbairros. Com caráter social, as alimentadoras transportam gratuitamente as pessoas que moram em áreas de difícil acesso até os terminais de ônibus mais próximos. Ao todo, 16 linhas estão em operação, beneficiando cerca de 34 comunidades. Todos os veículos são rastreados via satélite, através do sistema GPS. Essa fiscalização garante o melhor cumprimento das viagens e a qualidade do serviço oferecido à população. Todas as linhas já dispõem dessa tecnologia.

As linhas interbairros, por sua vez, facilitam o deslocamento de pessoas entre os subúrbios da cidade, sem passar pelo centro do Recife e pelos corredores de ônibus. Neste caso, o transporte é remunerado e o usuário paga o valor equivalente à tarifa do anel A, ou seja, a passagem mais barata do sistema de ônibus. As sete linhas em circulação ainda garantem o benefício da meia passagem aos domingos e a estudantes, além da gratuidade para deficientes físicos e idosos. Com isso, o STCP/Recife supre a necessidade de deslocamento dos recifenses, completando o serviço de transporte dos ônibus.


Ampliação
Segundo a CTTU, já está em estudo a ampliação deste serviço a outras comunidades do Recife.

Acessibilidade
Dos 135 veículos que operam no sistema, mais de 50 já estão adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência. Segundo determinação federal, até 2014, todos deverão estar adaptados.
 
Segurança e fiscalização
A CTTU informou que todos os veiculos são monitorados rigorosamente via GPS e que existe um fiscal para cumprir os horários determinados, ainda de acordo com a segurança, todas as linhas interbairros possuem cameras de segurança.

Linhas permissionárias do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) no Recife:


INTERBAIRROS:
LINHA
104Casserita / Casa Amarela / Jaqueira
105Córrego do Boleiro / Casa Amarela / Jaqueira
108Dois Unidos / Torres
110Campo Grande / Afogados
112Casa Amarela / Campo Grande (via Shopping Tacaruna)
205Jardim Uchoa / Boa Viagem
301San Martin / Lagoa do Araçá / Boa Viagem
ALIMENTADORES:
LINHA  
106Alto Nossa Senhora de Fátima  / Vasco da Gama  
109Alto da Favela / Alto da Esperança / Vasco da Gama 
113Alto do Rosário (via Córrego do Curió) 
114Alto do Capitão / Alto do Rosário / Dois Unidos 
115Sítio dos Macacos / Guabiraba 
116Alto de Santa Tereza / Nova Descoberta   
117Alto do Refúgio / Alto do Reservatório 
118Alto do Maracanã / Alto do Brasil 
119Córrego do Deodato / Água Fria 
120Alto da Telha (via Nova descoberta) 
201Curado / Parqtel / TIP 
202UR7 / Cosme e Damião 
203Totó / Alto da Bela Vista 
303Dancing Days / Pinheiros 
304Jardim Primavera / Jordão Baixo / Alto da Jaqueira 
305Jordão Alto / Jordão Baixo / Alto da Bela Vista 

Informações da CTTU



Fonte: Meu Transporte
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Mobilidade Urbana: Enfim, as cidades da Copa começam a se mover

Como em todas as áreas vinculadas à infraestrutura da Copa, o diagnóstico de transportes não é dos mais animadores. Nenhuma das 50 obras listadas na Matriz de Responsabilidades começou no prazo. O documento foi assinado em janeiro de 2010 e estabelece quanto cada esfera de governo deve investir para o Mundial.

O próprio Ministério do Esporte reconhece os problemas. Relatório publicado em janeiro coloca apenas 21 projetos de mobilidade sob a rubrica “adequado”, certamente desconsiderando os atrasos iniciais. Fora a situação “preocupante” do monotrilho de Manaus, as demais obras tiveram cronograma “reprogramado”, o que indica uma extensão dos prazos. A publicação é um avanço em comparação à quantidade de informações oficias disponíveis no ano passado. Ainda assim, o documento peca ao não dizer o porquê dos adiamentos, maquiando os atrasos iniciais.

IndefiniçõesSegundo apuraram os correspondentes do Portal 2014 nas 12 cidades, os principais entraves ao início das obras são irregularidades nas licitações, ausência de projetos, problema com desapropriações e indefinição sobre o tipo de sistema a ser adotado. A ação dos Ministérios Públicos paralisou a construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília e impediu a concorrência dos monotrilhos de Manaus e São Paulo.

Mesmo com problemas saltando às vistas, o governo federal é esquivo ao falar dos atrasos. Quando cobrado, o Ministério do Esporte joga a responsabilidade sobre estados e prefeituras. Por seu lado, os gestores locais ignoram a ausência de obras e afirmam que “tudo está em dia”.

O otimismo, porém, não esconde o óbvio: as cidades brasileiras estão cada dia mais engarrafadas. A situação é bastante parecida em todas as sedes do Mundial. Os projetos de transporte público não deslancham e, como consequência, a frota de veículos cresce em ritmo acelerado.

LentidãoSão Paulo, por exemplo, bateu o recorde dos sete milhões de veículos em 2010, enquanto a ampliação do metrô apenas engatinha. Cidades até então consideradas pequenas, Cuiabá e Manaus já enfrentam engarrafamentos semelhantes aos das metrópoles. A menos de três anos para a Copa, Salvador e Recife ainda discutem se bondes ou ônibus são mais adequados para aliviar o trânsito.

A lentidão para tirar as obras do papel não passou despercebida para a presidente Dilma Rousseff. No início do ano, ela exigiu relatórios trimestrais sobre as obras da Copa a Orlando Silva. O pulso firme da presidente tem razão de ser. Depois de publicação do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) concluir que nove aeroportos não estarão prontos até a Copa, a oposição entrou em campo para cobrar ações do governo.

A ofensiva teve direito a anúncios em rádios e TVs e a um pedido do senador Álvaro Dias (PSDB-SP), em plenário, para que o Brasil desista da Copa a fim de evitar uma vergonha mundial.

InvestimentosExageros à parte, os quase R$ 11,9 bilhões a serem investidos em mobilidade podem de fato representar um salto de qualidade nas 12 cidades-sede. Desse montante, R$ 7,8 bilhões serão financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF) com recursos do FGTS, e o restante pelos governos estaduais e municipais.

A prioridade é para o transporte coletivo em rotas que liguem aeroportos, estádios e setores hoteleiros. Com isso, serão construídos corredores rápidos de ônibus (BRTs), veículos leves sobre trilhos (VLTs, ou “bondes" modernos), dois monotrilhos (em Manaus e São Paulo), além de intervenções pontuais em vias e sistemas de monitoramento. O desafio é tirar as obras do papel. Confira um resumo do andamento das obras nas 12 cidades-sede da Copa.

Belo HorizonteObras deveriam ter começado ano passado, mas mudanças nos projetos executivos adiaram as intervenções para 2011.

BrasíliaA obra do VLT começou em 2009, mas sofreu diversas paralisações. A última suspensão ocorreu ano passado devido a irregularidades na licitação e ausência de projetos de impacto ambiental e vizinhança.

CuiabáGoverno de Mato Grosso ainda não definiu se adotará o BRT (Bus Rapid Transit) ou o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Desapropriações para as obras ainda não começaram.

Curitiba
Governo do Paraná teve que revisar projetos, o que provocou atrasos nas licitações das principais obras da cidade.

FortalezaInício das obras do VLT, de quatro BRTs e de ampliação de cinco avenidas foi adiado em até nove meses. Prazos tiveram que ser revistos com a Fifa.

ManausMinistério Público encontrou falhas no projeto básico do monotrilho e paralisou a licitação da obra, que está um ano atrasada. Governo retomou a concorrência em fevereiro, mas empresa foi desclassificada. Viabilidade econômica do BRT também sofre contestação.

NatalAs reformas que visam estruturar as principais vias da capital potiguar enfrentam mais de um ano de atraso.

Porto AlegreGoverno do Rio Grande do Sul não conseguiu contratar 90% dos projetos de mobilidade para a Copa.

RecifeDos cinco projetos da Copa, apenas um está em obras. Atrasos já chegam a cinco meses. Além disso, governo não sabe se adotará BRTs ou VLTs.

Rio de Janeiro
Construção do BRT Transcarioca começou em fevereiro, com atraso de quase um ano.

SalvadorCom nove meses de atraso, governo da Bahia ainda não decidiu se adotará BRT ou VLT.

São PauloFaltando três anos para a Copa, governo estadual e prefeitura definiram na semana passada as obras viárias para a Copa. Recursos do PAC da Mobilidade Urbana serão usados na construção de um monotrilho que passará a 30 km de distância do estádio do Mundial.

Fonte: Portal 2014

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São Paulo ganha mais de 20 mil carros por mês e amplia frota

Nos últimos anos, milhares de paulistanos das classes C e D realizaram o sonho de comprar um carro. Tudo graças ao aumento da renda familiar e do acesso a mais crédito. Por isso, a frota paulistana não para de crescer. Este ano, a frota de veículos só na capital paulista já chegou a mais de 7 milhões. Segundo o Detran, a frota aumenta, em média, 20 mil por mês.

O número de carros circulando na cidade de São Paulo é preocupante. Além dos congestionamentos, os veículos são responsáveis por 90% da poluição da cidade.

Francisco das Chagas, professor de tênis, usou o transporte público por 12 anos, para trabalhar e estudar. Cansado de pegar o ônibus lotado e demorar até quatro horas para chegar em casa, decidiu investir em um carro próprio. Ele financiou o saldo em 36 vezes, mas diz não se arrepender. “Uma conta a mais, mas também um conforto a mais. Posso viajar, posso sair com meus filhos, não preciso depender de um ônibus.”

Segundo o especialista em tráfego Horácio Figueira, o problema na hora do transporte é que os ônibus são mais lentos. Mais paulistanos usariam o transporte público se não houvesse tanto congestionamento. “Eu preciso dar velocidade para essas linhas nos corredores e faixa exclusiva, eu preciso dar conforto e frequência. Hoje você não tem nada disso. Você não tem velocidade, não tem conforto e não tem frequência e nem confiabilidade.”Sobre o trânsito caótico e a poluição, Francisco diz que não tem peso na consciência. “O carro hoje pra mim é uma necessidade. É claro q se tiver uma outra maneira, um carro elétrico e um preço acessível, acho que a gente pode pensar completamente em trocar de carro porque não sou chegado em velocidade. Sou chegado em praticidade.”

Fonte: G1

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Passageiro de Goiânia e 17 municípios poderá ligar sem custos de qualquer telefone fixo

O serviço de Ouvidoria da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) funciona agora pelo sistema 0800. A medida foi tomada com o objetivo de melhorar e agilizar o atendimento e o contato com o usuário do transporte urbano.

Por meio do número 0800- 646-1851 o passageiro de Goiânia e dos 17 municípios integrados à Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) poderá ligar de qualquer telefone fixo, incluindo o público, sem custos (veja quadro). Ao ouvir a gravação o usuário terá duas opções para falar com a CMTC. Ao teclar 01 será disponibilizado o atendimento da Ouvidoria e 02 o do Acessível.

Uma equipe com seis atendentes está de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas, pronta para ouvir sugestões, denúncias, reclamações e elogios sobre o serviço ofertado pelo sistema de transporte. “Nós queremos ter o usuário cada vez mais próximo do órgão gestor do sistema de transporte. Nós planejamos o transporte, monitoramos o atendimento e o passageiro nos oferece o retorno dessa operação. Por isso, a CMTC decidiu fazer esse investimento na Ouvidoria que significa também um avanço”, ressalta Romero Arruda, assessor de Informação e Cidadania da CMTC.

Serviço:

Assunto: Ouvidoria da CMTC agora com 0800
Contato: Romero Arruda-Assessor de Informação e Cidadania da CMTC
3524 1807

Fonte: maisbrasilia.com


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No Rio, Balanço reprova 45% dos ônibus avaliados no município

Um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) sobre a fiscalização de ônibus no município apontou que 45% dos veículos avaliados nos últimos 13 meses foram reprovados por não estarem de acordo com as exigências da Prefeitura para a prestação adequada deste serviço de transporte urbano à população.

De acordo com o documento, dos 1.484 coletivos fiscalizados, 667 não passaram na avaliação dos fiscais devido à constatação de irregularidades como: mau estado de conservação dos veículos; extintor de incêndio vencido ou a falta dele; e a falta de documentos obrigatórios exigidos pela SMTR para a prestação do serviço e circulação do veículo pelas ruas. No mesmo período, a fiscalização flagrou em suas operações 87 ônibus não cadastrados junto à SMTR para prestar o serviço de transporte remunerado de passageiros, ou seja, em condição “pirata”.

Os consórcios Transcarioca, Intersul, Internorte e Santa Cruz começaram na gestão das linhas de ônibus municipais em novembro do ano passado, após vencerem licitação, e todos estão sendo alertados pela Secretaria sobre essas irregularidades, bem como terão que saná-las, uma vez que as infrações ganharam peso maior a partir dos contratos que assinaram com o município. Após a implantação do sistema de consórcio, a SMTR fiscalizou 398 ônibus, aprovou 258 e reprovou 140.

Fiscalização

A Prefeitura conta com as denúncias dos usuários como parâmetro para as ações pontuais de fiscalização, uma vez que a SMTR utiliza uma metodologia direcionada para avaliar os veículos que integram as frotas operantes no município. Um ranking mensal das linhas que circulam pela cidade é elaborado pela Ouvidoria da SMTR, sinalizando as que mais recebem reclamações efetuadas pela população na Central de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 1746. Valoradas conforme o Código Disciplinar de Ônibus (Decreto n.º 32.843, de 01/10/2010) e de acordo com o IDH do bairro do reclamante, as denúncias que compõem o ranking refletem o nível de satisfação do serviço por ser estabelecido segundo o ponto de vista da população.

De acordo com o ranking mais recente da Fiscalização Direcionada de Ônibus, a classificação geral por linhas é:

As sete linhas que mais receberam reclamações:

1º Linha 381 – 99,67
2º Linha 384 – 35,58
3º Linha 854 – 31,26
4º Linha 523 – 30,04
5º Linha 945 – 29,61
6º Linha 866 – 27,35
7º Linha 691 – 26,96

As cinco linhas que menos receberam reclamações:
161º Linha 238 – 1,04
162º Linha 239 – 1,00
163º Linha 284 – 0,98
164º Linha 217 – 0,96
165º Linha 864 – 0,77

Denúncias

A SMTR recomenda e destaca que é de suma importância que o usuário registre a sua ocorrência pelo telefone 1746 - canal oficial da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e por meio do qual é possível o usuário obter respaldo legal às denúncias relacionadas à prestação do serviço de transporte urbano.

No caso de denúncias referentes a ônibus, é importante que o usuário forneça o maior número de informações sobre a linha, incluindo o número de ordem e/ou placa do veículo, nome e número de registro do condutor, além de data, horário e local onde o fato ocorreu.

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Estado de São Paulo têm 07 cidades entre as 10 tarifas de ônibus mais caras do Brasil

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Tarifa em São Paulo Custa R$ 3,00
A ANTP divulgou a relação das tarifas de ônibus das cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, e nessa nova atualização pouca coisa mudou no rankeamento das cidades que tem as tarifas mais altas do país.
Para se ter uma idéia, das 10 tarifas de ônibus mais caras do Brasil, 07 estão no Estado de São Paulo, onde a capital tem a triste realidade de ter a mais cara do Brasil.
As sete cidades paulistanas que estão entre as 10 tarifas mais caras são: São Paulo R$ 3,00, Guarulhos R$ 2,90, Osasco R$ 2,90, Santo André R$ 2,90, São Benardo do Campo R$ 2,90, Campinas R$ 2,85 e São José dos Campos R$ 2,80, e essa lista poderia ser maior, pois a cidade de Sorocaba R$ 2,65 vem logo em 11º lugar entre as mais caras.
As Cidades que tem as tarifas mais baratas estão na região nordeste, da qual se destacam as cidades de Belém R$ 1,85 e Teresina R$ 1,95.
Recife e Fortaleza que são uma das principais capitais Nordestinas também se destacam entre as mais Baratas com suas tarifas em R$ 2,00, porém outra cidade importante do Nordeste que é Salvador carrega a incomoda fama de ter a tarifa de ônibus mais cara do Nordeste onde a tarifa é de R$ 2,50.
Outras cidades que estão entre as 10 mais caras são Florianópolis R$ 2,95, Campo Grande R$ 2,70 e Porto Alegre R$ 2,70.
Os dados são de Abril de 2011.
Fonte: Meu Transporte


Confira tabela:
http://portal1.antp.net/site/simob/Lists/trfs/trfs_atuais.aspx
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ANTP divulga tabela atualizada das tarifas de ônibus das maiores cidades brasileiras

Na terceira semana de abril de 2011, foi atualizada a página do Sistema de Informação da Mobilidade Urbana (SiMob) no Portal da ANTP, que disponíbiliza gratuitamente para técnicos, autoridades, pesquisadores, jornalistas e outros interessados uma tabela com os valores de janeiro 2011 das tarifas de ônibus urbanos em capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.

O SiMob também coloca à disposição do público uma série histórica de valores das tarifas de ônibus urbanos no mesmo conjunto de cidades, entre junho de 2005 e abril de 2011. Os levantamentos entre junho de 2005 e setembro de 2007 foram feitos a intervalos maiores e a partir de 2008 ganharam caráter trimestral, o que facilita o trabalho dos estudiosos do setor.

Relatórios disponíveis. O Portal da ANTP mantém à disposição do público, via Internet, um conjunto de documentos do Sistema de Informação da Mobilidade Urbana: o Relatório 2009, com dados atualizados até aquele ano sobre 438 cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes, onde estão 2/3 da frota nacional de veículos.

Estão também disponíveis outros dois documentos: o Relatório Comparativo 2003/2009 e o 2006 – English Sumary Report. O Sistema de Informação da Mobilidade Urbana agrega mais de 150 dados básicos, obtidos por meio de questionário enviado pela ANTP e preenchidos pelos responsáveis do transporte e transito municipais e metropolitanos. Os dados compreendem o transporte por ônibus (municipal e metropolitano), sistemas metroferroviários, trânsito e mobilidade urbana.Acesse a tabela com os valores de abril de 2010 das tarifas de ônibus urbanos em capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes

Fonte: ANTP

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Agência Reguladora vai apurar supostas agressões no Metrô Rio

O Conselho Diretor da Agetransp (Agência Reguladora de Transportes Públicos do Rio de Janeiro) instaurou nesta quarta-feira (27) processo regulatório para apurar as circunstâncias e responsabilidades relativas ao princípio de tumulto ocorrido entre seguranças do Metrô Rio e usuários na noite de ontem (26), na estação de Botafogo, na zona sul.
A investigação começou após a TV Globo ter exibido imagens de um segurança imobilizando um passageiro que teria pulado a roleta sem pagar e o levando para dentro da cabine. Dentro dela, o rapaz cai no chão e parece estar sentindo dor.
Um outro passageiro, que teria saído em defesa do homem, também aparece nas gravações sendo imobilizado com uma gravata por um guarda. As imagens mostram ainda os seguranças gritando com os clientes do Metrô.
A concessionária que administra o serviço informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está apurando com rigor o incidente. Segundo a empresa, os agentes envolvidos no episódio serão chamados a prestar esclarecimentos para que medidas cabíveis sejam adotadas.
O Metrô Rio informou ainda que seus funcionários são treinados para agir em situações adversas adotando normas de conduta padrão de segurança, sem uso indevido de força.

Fonte: Ultimo Segundo

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Em Fortaleza, Carteiras estudantis só valem até sábado

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que as carteiras estudantis antigas terão validade até o próximo sábado (30) e o prazo não será prorrogado. A partir de 1º de maio só terão direito à meia ilimitada no transporte público de Fortaleza aqueles alunos que portarem a carteira nova, relativa a 2011.
Desde o início do processo de distribuição dos novos documentos de identificação estudantil, mais de 240 mil carteiras da rede pública e particular de ensino já foram entregues às entidades, responsáveis pela distribuição aos alunos.
Hoje, cerca de 70 mil cartões já estão confeccionados à espera da confirmação da matrícula dos estudantes para serem desbloqueados e, posteriormente, entregues às entidades estudantis. A fim de otimizar essa distribuição, a Etufor solicita que a direção das escolas e universidades confirme urgentemente as matrículas dos seus alunos no site do órgão (http://www.etufor.ce.gov.br/).
A nova carteira de estudante começa a valer no dia primeiro de maio deste ano para alunos veteranos, que terão o documento desbloqueado automaticamente no próprio validador do ônibus ou van. Já os novatos, que não possuíam o documento antigo, poderão utilizá-lo assim que receber.


Fonte: Diário do Nordeste

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No Rio, Detro tira 42 ônibus irregulares de circulação

Equipes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) do Rio estiveram, na manhã desta quarta-feira, em terminais rodoviários da capital e de municípios do interior do Estado, com a operação “Legal tem que ser Legal” que resultou em 42 ônibus recolhidos para as garagens das empresas e 52 multas aplicadas. Em paralelo, foi mantida a fiscalização no transporte complementar com 29 veículos irregulares apreendidos.
A operação “Legal tem que ser Legal” foi lançada pelo Detro com o objetivo de fiscalizar as condições da frota regular do transporte intermunicipal e dentro da mesma são realizadas ações para checar a qualidade do serviço prestado à população pelas empresas. Na ação desta quarta-feira, a Viação 1001 foi a que teve maior número de registros com 14 ônibus recolhidos e três multados.
As principais causas de recolhimento e multas dos veículos foram a má conservação (para-brisas trincados, lanternas e faróis queimados, entre outros), alteração de características (instalação de roleta em ônibus rodoviários e retirada do assento do trocador), documentação irregular, falta de trocador, descumprimento do quadro de horários e parada em fila dupla nos terminais.
No Rio, foram recolhidos ônibus nos terminais Américo Fontenelle (Central) das empresas Viação Jurema, Reginas, Transmil, sendo um de cada, além das multas aplicadas a dois carros, um da Tinguá e outro da União; e no Menezes Cortes, das empresas Reginas, Expresso Garcia e Nossa Senhora do Amparo, um ônibus recolhido de cada uma dessas, além de outros dois da 1001.
Em Niterói, na Região Metropolitana do estado, foram recolhidos sete veículos, sendo dois da Nossa Senhora do Amparo, um da ABC que também teve dois ônibus multados, dois da Rio Minho, um da 1001, um da Estrela, além de aplicadas multas a dois carros da Rio Ita e um da Fagundes. No Terminal do Alcântara, em São Gonçalo, foram recolhidos quatro ônibus da Viação Mauá e dois da Fagundes.
No interior do Estado, as equipes do Detro tiraram de circulação dois ônibus da 1001 em Cachoeiras de Macacu; dois ônibus da 1001 em Nova Friburgo; dois ônibus da 1001 em Cabo Frio; um ônibus da Nossa Senhora Aparecida, um da Colitur, dois da Normandy e dois da São João Batista em Volta Redonda; um da Evanil e outro da Falcão em Barra Mansa; um da Normady em Piraí; um da Falcão em Resende; dois da 1001 em Campos, onde a empresa teve também dois veículos multados; e três da 1001 em Macaé.
Os fiscais do Detro estiveram também em vários municípios do Estado para combater o transporte irregular de passageiros, registrando a apreensão de 29 veículos, na maioria vans piratas. No Rio, houve apreensão no Centro (cinco vans e dois carros particulares em lotada), Ilha do Governador (uma van e três kombis), Jacarepaguá (uma van) e Santa Cruz (duas vans e duas kombis).
A fiscalização apreendeu, ainda, irregulares nos municípios de Maricá (quatro carros particulares em lotada), de Cabo Frio (quatro carros particulares em lotada) e entre Macaé e Quissamã (sete vans).


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No Recife, Parceria entre empresa de ônibus e a UFPE leva apresentações de Coros internacional

O Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE mantém um intercâmbio com os Coros Orféo e Escales, das cidades de Grenoble e de Lyon, na França, respectivamente.
Esse ano nosso estado estará recebendo pela segunda vez a visita do Coro Orféo, que juntamente com os Coros Txaimus e Opus2 do Departamento de Música da UFPE farão apresentações em Recife e Olinda.
Trata-se de um apoio com uma visão voltada para a valorização das ações de cunho sócio-cultural, tendo como premissa básica o acesso de todos os interessados às apresentações dos Coros, pois serão realizadas gratuitamente, ou seja, não haverá cobranças de ingressos.
Por conta disso, no intuito de acolher a todos a Expresso Vera Cruz irá disponibilizar um ônibus para seus deslocamentos nos dia 28 de abril na Torre Malakoff às 18hs e 1º de maio no Seminário de Olinda às 16 horas.
Fonte: Meu Transporte


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Em São Paulo, Metrô Pinheiros será inaugurado no dia 16 de maio

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou na manhã desta terça-feira (26) que a Estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela do Metrô, será inaugurada no dia 16 de maio. Alckmin disse também que a partir do dia 2 de maio a Estação Butantã, também da Linha 4, vai funcionar das 4h40 até as 15h. Hoje, ela só abre às 8h.

Em janeiro, a Estação Pinheiros iniciou a fase de testes. A construção ficou a cargo do consórcio Via Amarela. A Linha Amarela terá 12,8 km de extensão e vai ligar o bairro da Luz (região central) à Vila Sônia (Zona Sul).
Até agora, só as estações Faria Lima, Paulista e Butantã foram inauguradas. Junto com as paradas República e Luz, a de Pinheiros faz parte da primeira fase da obra, que, de acordo com o Metrô, custou R$ 3,8 bilhões (incluindo participação privada).

A previsão do Metrô é que cerca de 350 mil pessoas passem por dia pelas estações Pinheiros e Butantã. Para entrar em Pinheiros, o usuário não encontra catracas, mas portas de vidro que se abrem quando a passagem é paga. Até a plataforma, distante 30,95 metros da superfície, o passageiro opta por escadas comuns, 32 escadas rolantes e dois elevadores. A construção tem ao todo seis andares.

Grande parte do teto da Estação Pinheiros contém vidro, aproveitando a luz natural. As escadas rolantes têm sensores e só funcionam quando alguém chega perto. Para esperar o trem, se for o caso, há bancos para obesos.
A plataforma, que tem 132 metros de comprimento, é toda cercada por uma barreira de vidro. O objetivo é evitar que as pessoas se machuquem durante o embarque e o desembarque. As portas se abrirão quando a composição parar. O caminho até o trem é traçado com o chamado piso direcional, usado por pessoas com deficiência visual.

A operação da estação ficará sob responsabilidade do consórcio ViaQuatro. A empresa diz que os trens já passam pelos trilhos, fazendo testes. As composições, assim como em toda a Linha 4, não terão condutor nem separação entre os vagões. A energia elétrica que move o trem fica no teto, evitando acidentes por choque.

Fonte: G1.com.br




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Em Uberlândia, Termina a paralisação dos trabalhadores do transporte público

O fim da greve parcial dos trabalhadores do transporte coletivo foi aprovado na noite desta terça-feira (26), em assembleia geral realizada pelo sindicato da categoria (Sindttrans). Os grevistas acataram a proposta feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que, dentre outros itens, determina a criação de uma comissão para resolver problemas ligados à jornada de trabalho.
A comissão, formada por trabalhadores e agentes públicos, deverá acompanhar a readequação de escalas nas empresas de ônibus. Em até 30 dias, a jornada de trabalho deverá ser de sete horas, sem direito a hora extra, ou de dupla pegada, que se refere à carga horária de seis horas seguidas com intervalo de duas a três horas e direito a folga aos domingos e feriados.
O presidente da Sindttrans, Célio Moreira, afirmou que as empresas seguiam um padrão próximo ao estabelecido pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), permitindo a alguns até 12 horas de trabalho com apenas uma hora de intervalo. “Se, em 30 dias, não for acatada a proposta do Ministério Público, nós podemos parar novamente a qualquer momento”, disse.
Representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindett) afirmaram que seguiram a jornada estabelecida por determinação judicial, podendo ser punidos com multa diária de até R$ 35 mil em caso de descumprimento. “As empresas vão seguir a decisão do Ministério Público e readequar os horários, desde que isto não interfira no estabelecido pela determinação judicial”, disse Miguel Soares, gerente da empresa de transporte São Miguel.
Os trabalhadores também tiveram reajuste salarial de 7,36% baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

70% da frota não circulou hoje

Cerca de 70% da frota de ônibus da empresa São Miguel, o que corresponde a 91 veículos, não circulou no início da manhã de hoje (26), segundo o Sindttrans. Já a São Miguel informou que apenas 30% dos 130 veículos ficaram parados. Os trabalhadores das empresas Sorriso de Minas, com 133 veículos, e Turilessa, com 131, não aderiram ao movimento.
Os trabalhadores reivindicavam reajuste salarial real de 15% mais 7,5% com base no INPC, aumento do valor do tíquete-alimentação de R$ 159 para R$ 264, melhoria da cesta básica e garantia das coberturas atuais dos planos de saúde e de odontologia, além da readequação da jornada de trabalho.
Pelos menos 11 bairros de Uberlândia tiveram o transporte coletivo prejudicado na manhã de hoje por causa da greve parcial. No Morumbi, zona leste, os pontos estavam cheios. A reportagem do CORREIO flagrou uma van com usuários do transporte coletivo que deixava o ponto na avenida Santos Reis.
A operadora de caixa Helena Melo de Souza chegou por volta de 5h50 e só conseguiu embarcar às 7h55 em um ônibus praticamente lotado. Por volta de 8h30, outro ônibus vazio passou pelo local, mas muitos passageiros preferiram não embarcar. Eles justificaram que podia não ter ônibus para trazê-los de volta para casa no fim do dia. No bairro Custódio Pereira, a paralisação causou indignação. “É injusto com quem depende deste meio de transporte”, disse a vendedora Fabiana Souza.

Empresa alega que dois ônibus foram apedrejados

De acordo com o gerente-geral da São Miguel, Miguel Soares, dois ônibus de transporte coletivo da empresa foram apedrejados na manhã de hoje por manifestantes do movimento grevista do transporte coletivo de Uberlândia. A ação seria uma represália aos funcionários que não aderiram à greve. Um dos veículos ficou com o para-brisa destruído. O outro teve uma janela lateral quebrada. Soares informou que os motoristas dos dois ônibus disseram que viram quando dois homens numa uma moto arremessaram pedras contra os veículos. “Eram pessoas ligadas ao movimento”, disse.

Fonte: Correio de Uberlândia




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São Paulo começa a equacionar mobilidade em Itaquera


O número de veículos em São Paulo bateu a casa dos sete milhões no ano passado. O recorde sinaliza que a cidade que pretender sediar a abertura da Copa é cada vez mais um símbolo da lentidão, reflexo da falência de políticas públicas voltadas para o transporte individual em detrimento do coletivo.

A aglomeração de veículos faz com que a velocidade média no rush noturno fique abaixo dos 15 km/h desde 2008. Acelerado, apenas o ritmo do crescimento da frota na capital paulista. Nos últimos dez anos, mais de 1,8 milhão de carros, ônibus, motos e caminhões entraram em circulação. Em contrapartida, a malha de metrô conta com 71 km, enquanto a da Cidade do México, iniciada também nos anos 1970, chegou a 200 km.

As obras de mobilidade para o Mundial não devem mudar esse quadro, já que as intervenções estão focadas em soluções pontuais, na zona leste e partes das zonas oeste e sul. E pior: a menos de três anos da Copa, governo do estado e prefeitura ainda patinam para definir as prioridades e tocar as licitações.

Na opinião do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, a falta de planejamento para a Copa tende a agravar a já precária condição do trânsito paulistano. “As questões de mobilidade precisam ser tratadas de forma sistêmica pelos governos. Sem isso, a velocidade média do transporte público e individual vai diminuir mesmo."

Avenidas na zona leste...
Exemplo da análise do urbanista é que somente na semana passada foram definidas as soluções viárias para o bairro de Itaquera. É nessa região que se pretende construir um estádio para a competição.

Governo estadual e prefeitura assinaram convênio para obras de R$ 478 milhões (72,4% do estado) que facilitarão o acesso à arena. As intervenções, essenciais para articular o tráfego da região, vinham sendo cobradas desde a aprovação do Plano Diretor de 2002. Mas ganharam prioridade apenas com a Copa.

O ponto crítico é que nem governador, nem prefeito sabem quando as obras começam. Definida mesmo, apenas a conclusão em junho de 2013.

O projeto foi chamado de Nova Radial. Inclui cinco intervenções, sendo a principal a construção de alças de acesso entre as avenidas Jacu-Pêssego e Radial Leste. Custo: R$ 100 milhões.

A Jacu-Pêssego faz a ligação das cidades do ABCD (importantes polos econômicos) com Guarulhos (onde fica o Aeroporto Internacional de Cumbica), cortando a zona leste no sentido norte-sul. Já a Radial é a principal conexão entre o centro e os bairros a leste de São Paulo.

Além disso, serão construídas duas avenidas que circundarão o futuro estádio do Corinthians, passarelas de acesso à estação de metrô Itaquera (a 500m da arena), e adequações viárias menores.

Quanto a transporte público, o estádio de Itaquera é servido pela linha 3-vermelha do metrô e pela linha 11-coral de trem (CPTM). O governo afirma que investirá cerca de R$ 2 bilhões nas duas linhas até 2014, mas não detalha as intervenções.

...Monotrilho no Morumbi
Estranhamente, os recursos do PAC da Mobilidade Urbana passarão bem longe da zona leste paulistana. Mais exatamente, a 30 km de Itaquera.

Isso porque até o ano passado os jogos estavam reservados para o Morumbi, localizado no outro extremo da cidade. Esta opção fez com que a Companhia do Metropolitano, o Metrô, tirasse da gaveta o projeto da linha 17-ouro, um dos monotrilhos do governo estadual.

Em julho, porém, o Morumbi foi excluído do Mundial. Mesmo assim, a Caixa Econômica Federal assinou em setembro contrato para financiar R$ 1,08 bilhão da obra, orçada em R$ 2,86 bilhões.

O monotrilho de 21,6 km conecta a zona oeste (Morumbi) a bairros da zona sul, com parada no Aeroporto de Congonhas. O governo justifica o uso dos recursos da Copa dizendo que a conexão do metrô com o terminal aéreo será importante para a competição.

Mas o argumento pode cair por terra. O novo governador, Geraldo Alckmin, pensa em adiar para 2015 a inauguração do ramal que liga a linha 17 ao aeroporto.

Outro empecilho à construção do monotrilho é a ação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Ano passado, o órgão recomendou a suspensão da concorrência, pois o Metrô queria iniciar a obra sem projeto básico.

O governo estadual não informa se atendeu às recomendações da procuradoria e afirma que pretende prosseguir com a licitação do projeto.

Planejamento
Segundo Wilheim, a diretriz da linha 17 é eficiente, mas o modelo de metrô elevado é caro, além de provocar interferência excessiva na paisagem urbana.

“(O monotrilho) tem boa conectividade, pois corta 5 linhas de trem e metrô. Mas este modelo nem sempre é a melhor solução, porque seu traçado deve acompanhar o sistema viário e isto envolve custos, muitas vezes altos, como também a implantação das estações aéreas”, afirma.

O urbanista considera que a aposta nos sistemas sobre trilhos é ideal para uma cidade com a dimensão de São Paulo. Mas a ampliação também esbarra na falta de planejamento. "Precisamos três vezes mais estações e linhas, coisa que poderia ser feita em 15 ou 20 anos. Mas estamos muito aquém disso, sem justificativas aceitáveis."


Fonte:  Portal 2014

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