Trolebus em SP
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No Recife, Linha Ibura/Ipsep muda operação para atender ao bairro de Afogados
quinta-feira, 6 de junho de 2019
Atendendo a uma solicitação de moradores, a linha 110 – Ibura/Ipsep muda de nome e amplia o seu itinerário. A novidade tem início neste sábado (08), quando a linha passa a se chamar 110 – Ibura/Afogados (Ipsep) e percorre algumas ruas do Largo da Paz. A alteração acontece nos dois sentidos da viagem. Confira, abaixo, como fica o percurso:
Segundo o conselheiro representante dos usuários no CSTM Clayton Leal, essa medida visa diminuir o trajeto origem/destino por ser uma viagem direta e por isso, tendo mais atratividade para os usuários.
Terminal/ponto de retorno: Rua São Paulo, Av. Quixaramobim, Av. Santa Fé, Av. Santos, Rua Sargento Sebastião Chaves, Av. Rio Largo, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio São Francisco, Av. Pernambuco, Ladeira da COHAB, Av. Dois Rios, Av. Dom Hélder Câmara, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Professor José Vicente, Rua Aristides Lobo, Rua Anísio Galvão, Rua Jean Emile Favre, Rua Jamaica, Av. Mascarenhas de Moraes, Av. Sul, Rua Nicolau Pinheiro, Rua da Paz (Largo da Paz).
Ponto de retorno/terminal: Ponte Motocolombó, Av. Mascarenhas de Moraes, Rua Itacarai, Rua Jean Emile Favre, Av. Recife, Rua Pintor Antônio de Albuquerque, Rua Hélio Brandão, Rua São Nicolau, Av. Dom Hélder Câmara, Av. Dois Rios, Ladeira da COHAB, Av. Pernambuco, Av. São Francisco, Engenho Muribara, Av. Engenho Muribeca, Av. Engenho Serra Verde, Av. Rio Largo, Rua Sargento Sebastião Chaves, Av. Santos, Av. Santa Fé, Av. Quixaramobim, Rua São Paulo.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
Informações: Grande Recife e Blog Meu Transporte
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Postado por Meu Transporte às 20:38 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Em Curitiba, Controladores de acesso para evitar fura-catracas
As empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, em parceria com a prefeitura da capital, começaram uma ação de conscientização nesta terça-feira (4) para coibir os chamados fura-catracas, que embarcam no transporte coletivo sem pagar.
Controladores de acesso foram contratados pelas empresas para ficar em estações-tubo onde ocorrem a maior quantidade de casos. A ação deve durar um ano, e os trabalhadores não terão locais fixos para ficar.
Nesta terça, houve distribuição de panfletos para conscientizar sobre a prática, que é crime.
Caso invasores ou atos de violência contra cobradores e motoristas sejam flagrados, a situação e será repassada aos órgãos de segurança pública, como a Guarda Municipal e a Polícia Militar (PM).
De acordo com o diretor-executivo, Luiz Alberto Lenz César, o custo da iniciativa será bancado exclusivamente pelas empresas e não terá impacto na tarifa técnica nem na tarifa para o passageiro.
“O crime acaba retardando investimentos na melhoria do sistema e deixando a tarifa mais cara para todos, o que não é justo”, disse.
As empresas estimam que anualmente o prejuízo causado pelos fura-catracas é de R$ 6 milhões, que são pagos pelos usuários.
Informações: G1 PR
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Postado por Meu Transporte às 20:24 0 comentários
Marcadores: Paraná
Em SP, Linha 5175/10 Bal. São Francisco – Pça. da Sé tem alteração no itinerário e começa a funcionar nos fins de semana
A SPTrans informa que a partir deste sábado, dia 8, a linha 5175/10 Bal. São Francisco – Pça. da Sé será unificada com a linha 6366/10 Jd. Miriam – Pq. Ibirapuera e terá seu itinerário alterado, passando a atender a Avenida Brig. Luís Antônio. Os passageiros interessados em acessar a Av. Vinte e Três de Maio deverão utilizar as linhas que circulam pela Av. Pedro Álvares Cabral Parada 2 - MAC/USP, como a 5611/10 Eldorado - Pça. João Mendes e a 5630/10 Term. Grajaú – Metrô Brás.
A linha 5175/10 também funcionará aos sábados e domingos em substituição ao atendimento 5175/21 Bal. São Francisco – Pq. Ibirapuera, que só operava nos fins de semana.
Confira o itinerário:
5175/10 Bal. São Francisco – Pça. da Sé
Ida: normal até Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Pedro Álvares Cabral, Viad. Gen. Euclides Figueiredo, Av. Pedro Álvares Cabral, Pça. Gen. Estilac Leal, Pça. Armando Sales de Oliveira, Av. Brig. Luís Antônio, Viad. Da. Paulina, Rua Quintino Bocaiuva, Rua Senador Feijó.
Volta: Rua Senador Feijó, Rua Cristóvão Colombo, Viad. Brig. Luís Antônio, Rua Jundiaí, Rua Manoel da Nóbrega, Pça. Gen. Estilac Leal, Rua Manoel da Nóbrega, Av. Pedro Álvares Cabral, Av. Prof. Ascendino Reis, prosseguindo normal.
Informações: SPTrans
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Postado por Meu Transporte às 20:21 0 comentários
Marcadores: São Paulo
CPTM recebe na China o primeiro trem da Linha 13-Jade
quarta-feira, 5 de junho de 2019
Nesta segunda-feira (03/06), o presidente da CPTM, Pedro Moro, e o Coordenador da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões, Michael Cerqueira, representante da Secretaria de Transportes Metropolitanos, receberam na China o primeiro trem da Linha 13-Jade.
O trem embarcará em navio especial rumo ao Brasil, com previsão de chegada em agosto. Depois de testes na CPTM, entrará em operação na Linha 13-Jade. No total, oito composições serão fabricadas pelo consórcio formado pela empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang e pela filial brasileira da empresa espanhola Temoinsa e deverão ser enviadas a São Paulo até o final deste ano.
Antes da cerimônia de entrega, o presidente e o coordenador conheceram a fábrica dos trens que ocupa uma área de cerca de 250 campos de futebol em Qingdao, cidade chinesa que fica cerca de 670 km de Pequim.
Os principais diferenciais dessa frota, chamada 2500, são o bagageiroWhatsApp Image 2019-06-03 at 17.23.35 (3).jpeg para malas pequenas localizado acima dos assentos e o espaço específico para malas grandes. Esses itens vão garantir conforto na viagem até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Atualmente, circulam na Linha 13-Jade trens novos do mesmo padrão das demais linhas da CPTM.
O consórcio Temoinsa-Sifang venceu a licitação internacional com a apresentação da melhor proposta no valor de R$ 316,7 milhões. A aquisição dessa frota está sendo financiada com recursos do Banco Europeu de Investimento (BEI), que disponibilizou € 85 milhões para o Governo do Estado de S. Paulo.
A exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, os trens chineses terão oito carros cada, totalizando 170 metros de comprimento. Possuem salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
Informações: CPTM
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Postado por Meu Transporte às 00:04 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Rio perde quase um quinto da frota de ônibus em um ano
O Rio de Janeiro perdeu, de um ano para cá, 1.509 ônibus. Os números são da própria Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Em 2018, a frota da cidade contava com 8.342 coletivos; este ano, são 6.833 carros em circulação. A redução é de 18%.
Para o professor Marcus Quintella, especialista da FGV Transportes, da Fundação Getúlio Vargas, o problema começou em 2015, com a “racionalização” do sistema.
“Ao longo desse tempo, não houve um planejamento muito correto. A redução do número de linhas e o encurtamento dos itinerários desfavoreceram as regiões periféricas”, afirma.
Ainda segundo a prefeitura, a Zona Oeste é a região mais afetada. “Há pessoas que têm que ir a pé em parte do trecho”, lembra Quintella.
“Durante o dia, esse sujeito leva quatro horas para ir ao trabalho e voltar para casa. Quanto isso custa para a sua qualidade de vida?”, questiona o professor.
O fechamento de empresas que atuavam na região é a principal causa da redução.
Linha fantasma
A linha 365 (Mendanha-Praça Tiradentes) consta da relação da prefeitura, mas deixou de circular há mais de dois anos. O site da SMTR mostra que a frota determinada para esta linha é de três ônibus.
Na 366 (Campo Grande-Tiradentes), seriam 27 carros, mas moradores relatam que apenas um serve à linha.
O que diz a SMTR
Em nota, a secretaria afirma que a frota está sendo renovada. “Desde a assinatura do acordo entre a prefeitura e os consórcios, em junho de 2018, 370 novos ônibus, com ar-condicionado, wi-fi e entrada USB para carregar o celular, foram incluídos no sistema da SMTR”, diz.
Informações: G1 Rio
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Marcadores: Especialistas, Rio de Janeiro
Governo de SP diz que expansão da Linha 2-Verde do Metrô será retomada em 2020
O governo de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (3), que retomará a expansão da Linha 2-Verde do Metrô até o bairro da Penha, na Zona Leste da capital. Segundo a gestão João Doria (PSDB), a meta é iniciar as obras no primeiro trimestre de 2020 e concluí-las até 2025.
A ampliação da Linha 2-Verde da Vila Prudente até Guarulhos foi anunciada em 2012 pelo então governador Geraldo Alckmin (PSDB). Em 2014, o governo concluiu o processo de licitação do projeto, que foi dividido em oito lotes. Terrenos no entorno começaram a ser desapropriados.
Em 2016, no entanto, o Metrô decidiu suspender as obras diante de dificuldades orçamentárias. À época, o governo afirmou que priorizaria projetos que já estavam em andamento. Desde então, as obras de expansão seguiam paradas.
O anúncio de Doria desta segunda-feira trata de um trecho menor que o inicialmente proposto por Alckmin, com 8 novas estações (8,3 km de extensão) até o bairro da Penha, na Zona Leste: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. O projeto anterior previa 12 estações até a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.
De acordo com o governo, serão investidos R$ 5,5 bilhões no trecho. Parte deste valor já foi utilizada na desapropriação de 96% dos 226 imóveis necessários para a obra.
Quando concluída a extensão até Penha, a Linha 2-Verde terá 23 km de extensão, com 22 estações desde a Vila Madalena. Passará a ser a linha de metrô mais extensa de São Paulo, conectando-se com as linhas 1-Azul, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 11-Coral.
Perguntado se a linha não iria mais até Guarulhos, o Metrô afirmou em nota: "O Metrô tem o compromisso permanente de melhorar a oferta do serviço para a população ampliando a malha. Nesse momento os esforços são para levar a Linha 2-Verde até a Penha, na Zona Leste".
Informações: G1 SP
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Marcadores: São Paulo, trem/metrô
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