Trolebus em SP
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Mercedes-Benz vende seu primeiro ônibus híbrido
sexta-feira, 28 de junho de 2013
A Mercedes-Benz registrou a encomenda da primeira unidade de seu ônibus híbrido: o cliente será a Metra, empresa responsável pelo transporte urbano de passageiros de São Bernardo do Campo (SP). Desenvolvido em parceria com a Eletra, fabricante de veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea), híbrido (grupo motor gerador + baterias) e elétrico puro (baterias), o novo ônibus da conta com motor elétrico da Weg e banco de baterias tracionárias da Moura.
“Ele amplia a nossa linha de ônibus, a maior do País, que oferece modelos para todas as demandas do mercado, tanto no segmento urbano, quanto rodoviário, escolar, fretamento e turismo”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O ônibus é equipado com um grupo motor gerador e um banco de baterias. Apenas o motor elétrico movimenta o veículo, caracterizando a tecnologia híbrido série. O motor elétrico foi desenvolvido pela WEG: a energia para o motor elétrico vem de um grupo motor gerador formado por um motor veicular Mercedes-Benz Euro 5 movido a diesel, biodiesel ou diesel de cana e um gerador também fabricado pela WEG.
Um banco de baterias tracionárias, desenvolvido pela Moura, complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada para entrada de passageiros ou semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias. As baterias são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicláveis.
“O HíbridoBR é o primeiro com tecnologia 100% nacional a circular no País. Esta solução é fruto de um conceito inédito de parceria com a Eletra, fabricante brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica. Com base na experiência e conhecimento de ambas as empresas estamos buscando oferecer ao mercado um produto desenvolvido em nosso País, totalmente adequado para uso nas cidades brasileiras, adaptado às características já conhecidas pelas empresas e operadores de transporte de passageiros”, afirma Curt Axthelm, gerente de marketing de produto ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O ônibus híbrido da Mercedes-Benz será exposto durante a Transpúblico 2013, feira de produtos e serviços para o transporte coletivo urbano, que será realizada de 3 a 5 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, simultaneamente ao Seminário Nacional da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
Informações: automotivebusiness.com.br
Postado por Meu Transporte às 20:36 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Achados e Perdidos do Metrô de São Paulo pode ser consultado pela internet
O sistema de busca de Achados e Perdidos do Metrô de São Paulo também pode ser consultado pela internet. O serviço online destina-se à localização de objetos perdidos nos trens e estações de todo o sistema e cuja identificação do dono seja possível, como documentos, agendas, pastas e carteiras.
O posto central funciona na Estação Sé, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, exceto feriados. O interessado também pode fazer uma consulta pelo telefone, no número 0800-770 77 22, todos os dias, das 5h30 às 23h30.
Os objetos permanecem à disposição por mais de 60 dias. Os não procurados são encaminhados para o Fussesp (Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo) e os documentos, para os órgãos emissores.
Do Portal do Governo do Estado
Postado por Meu Transporte às 20:36 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Valor total do projeto do metrô curitibano passará de R$ 3 bilhões
O projeto do metrô de Curitiba deverá custar mais de R$ 3 bilhões – pelo menos 28% a mais do que o previsto pela gestão do ex-prefeito Luciano Ducci. A nova estimativa foi apresentada ontem, pelo secretário municipal de Gestão e Planejamento, Fábio Scatolin, durante simpósio organizado pelo CREA-PR. Para bancar o custo adicional, a administração do prefeito Gustavo Fruet não nega que poderá buscar novos recursos federais para a obra.
“O preço será algo próximo da Linha Lilás de São Paulo. Estamos estimando algo em torno de R$ 3 bilhões para a primeira fase. Mas não tenho dados precisos ainda, pois isso é o mercado quem vai dizer”, afirmou Scatolin.
A primeira fase do projeto do metrô de Curitiba, que ligaria o CIC Sul à futura Estação Rua das Flores, estava orçada em 2,34 bilhões. Esse valor será dividido entre os governos federal e estadual (R$ 1 bilhão e R$ 300 milhões), prefeitura (R$ 82 milhões) e iniciativa privada (R$ 949 milhões). O acréscimo estimado pela prefeitura poderá ser buscado junto ao governo federal.
“Após os protestos, houve o anúncio da presidente de mais investimentos em mobilidade urbana. Não posso afirmar onde especificamente esse dinheiro será utilizado, mas o prefeito está atento e esperamos algo para projetos de metrô”, afirmou o secretário.
O novo custo ainda será confirmado pela Comissão de Revisão do Projeto do Metrô de Curitiba, que receberá até o próximo dia 12 de agosto Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI) – instrumento é previsto pela Lei de Parceria Público Privada (PPP) e pelo qual as empresas manifestarão desejo em participar da concorrência.
Até o momento, nenhum projeto foi apresentado. Scatolin garante que isso não é um problema. “A ideia é receber ao final, não no meio do caminho. Quero, pelo menos, um projeto, que precisará ser bem feito para nos capacitarmos em direção à licitação”, afirmou.
Curitiba tem até o dia 30 de agosto deste ano para garantir o aporte de R$ 1 bilhão do governo federal para o projeto de metrô. Esse é o prazo para que a administração municipal dê o sinal verde de que fará a obra, garantindo que os recursos sejam incluídos na Lei Orçamentária Anual federal.
Por Raphael Marchiori
Informações: Gazeta do Povo
Infográfico |
Postado por Meu Transporte às 20:35 0 comentários
Marcadores: Paraná, trem/metrô
Toshiba vai instalar sistema elétrico em metrô do Rio de Janeiro
A empresa japonesa Toshiba fornecerá os sistemas elétricos para a rede de trens do metrô do Rio de Janeiro, um pedido estimado em 6 bilhões de ienes (R$ 2,7 bilhões), informou nesta quinta-feira a companhia.
Concretamente, a Toshiba será responsável por instalar os sistemas de propulsão, as redes elétricas auxiliares e os sistemas de acompanhamento de um total de 60 trens.
O pedido, realizado pelo consórcio China National Machinery que se encarrega das obras do metrô carioca, será entregue entre setembro de 2013 e dezembro de 2014, segundo comunicado emitido hoje pela Toshiba.
A modernização do sistema de metrô é uma das prioridades nas duas maiores cidades do país - São Paulo e Rio de Janeiro - para 'aliviar os frequentes engarrafamentos', detalhou a Toshiba.
O Brasil é um dos principais mercados para o fabricante japonês, que até o momento participou na instalação do equipamento elétrico de 50 trens do metrô do Rio de Janeiro, nos quais instalou sistemas de luz, ar condicionado e motores de tração de baixo consumo.
Além disso, em meados de maio anunciou o início das operações em uma nova fábrica para produzir transformadores elétricos na cidade de Betim em Minas Gerais.
Por EFE Brasil, EFE Multimedia
Informações: MSN
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Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Faixas de ônibus serão instaladas em grandes avenidas de SP em julho
Algumas das grandes avenidas de São Paulo, como a Paulista, a Doutor Arnaldo e a Tiradentes, passarão a ter faixas exclusivas para ônibus no mês de julho. Ao todo, 38,3 quilômetros de pistas para o transporte coletivo serão instalados nessas vias no próximo mês. Na Paulista e na Doutor Arnaldo, as faixas começam a funcionar no dia 15, e na Tiradentes, em 25 de julho. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A marginal Tietê já possui faixas exclusivas para ônibus - 12,7 quilômetros -, assim como a radial Leste - 2,5 quilômetros. No dia 15 de julho, o mesmo esquema começará a funcionar na marginal Pinheiros, com 21 quilômetros de extensão. Nas avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia, as delimitações começarão em 25 de julho. No dia 29, abre a faixa da avenida Sapopemba, que terá 4,6 quilômetros. A partir de 5 de agosto, a Vinte e Três de Maio também terá pistas só para coletivos, com 8,7 quilômetros no total. Até agosto, haverá 60 quilômetros de faixas.
Informações: Portal Terra
Postado por Meu Transporte às 20:34 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Projeto de lei quer vagões de trem e metrô exclusivos para mulheres
O PL (Projeto de Lei) que obriga que trens, metrô e ônibus de São Paulo destinem vagões e assentos exclusivos para mulheres foi aprovado pela Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O PL 341/2005, de autoria do então deputado Geraldo Vinholi (PSDB), obriga que as empresas tenham espaço somente para mulheres durante os horários de pico do transporte público.
Segundo o PL, no caso do Metrô e da CPTM, as empresas devem destinar um vagão inteiro para as mulheres. Para os ônibus, pode haver assentos específicos ou até mesmo, dependendo da linha e da disponibilidade de veículos, um coletivo específico para transporte feminino.
O projeto teve parecer favorável do deputado Gerson Bittencourt (PT), que apresentou duas emendas ao PL. Bittencourt alterou o período para adaptação das empresas de transporte, caso o PL entre em vigor, de 90 para 180 dias. Além disso, o deputado acrescentou ao texto que o espaço feminino nos trens e ônibus deve ser identificado.
Na justificativa do PL, Vinholi disse que muitas mulheres são assedias no transporte público e ficam indefesas por causa da superlotação dos horários de pico. A medida de destinar vagão específico para mulheres já existe em trens e Metrô do Rio de Janeiro.
De acordo com a assessoria de imprensa da Assembleia, ainda não há previsão de quando o PL será votado em plenário.
Informações: R7.com
Postado por Meu Transporte às 19:50 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
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