Trolebus em SP
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Governo de SP vai relançar edital da Linha 6 do Metrô
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta quarta-feira, 31, que será "relançado rapidamente" o edital da Linha 6 - Laranja (Brasilândia-São Joaquim), da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). Questionado se isso ocorreria em agosto, Alckmin afirmou que não há prazo definido, mas o objetivo é fazê-lo "o mais rápido possível". Ele disse que empresas manifestaram dúvidas sobre alguns pontos relacionados à licitação, especialmente envolvendo os valores para desembolso de desapropriações de imóveis e para o aporte do financiamento inicial das obras. Por isso, a disputa não teria registrado interessados.
"Tivemos muitas perguntas no edital e vamos relançá-lo rapidamente. Será mantido o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) integral. A PPP parcial pode ter desencontro de datas, enquanto na PPP integral a responsabilidade é só do setor privado", afirmou Alckmin, destacando o exemplo da obra realizada da asa leste do Rodoanel Metropolitano, que vai de Mauá a Guarulhos. O governador citou que o consórcio vencedor foi responsável por desapropriações, pela construção da obra e operação. "Esse é o modelo que já deu certo. O problema é que, no caso do Metrô, os custos são elevados", destacou Alckmin.
O governador ressaltou que a principal dificuldade para empresas participarem da licitação da Linha 6 teriam sido as dúvidas quanto ao financiamento de desapropriações de imóveis residenciais e comerciais. Ele disse que o governo de São Paulo "está conversando com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para ver que tipo de apoio o banco estatal pode dar a esse empreendimento público". "O desembolso é muito alto no começo e esse foi o problema", destacou.
Por Ricardo Leopoldo
Informações: Estadão
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Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Ministro dos Transportes confirma leilão do trem-bala em setembro
O governo descarta a possibilidade de adiar o leilão para o Trem de Alta Velocidade (TAV, conhecido como trem-bala) que fará a ligação Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, marcado para 19 de setembro. A informação é do ministro dos Transportes, César Borges, confirmando também que, apesar do acidentena última semana, os espanhóis estão aptos a participar da disputa.
"Não sei de onde surgiu o boato de adiamento do leilão. Efetivamente, alguns concorrentes até pediram para que fosse adiado. Mas vários outros pediram para que fosse mantido. O setor teve tempo suficiente para fazer seus cálculos e estudos", afirmou o ministro a jornalistas nesta quarta-feira, 31.
De acordo com Borges o acidente em Santiago de Compostela, que deixou 80 mortos, não ocorreu em uma linha de alta velocidade, e por isso, a espanhola Renfe não estaria desqualificada para operar o trem-bala brasileiro. O edital proíbe que empresas que tenham registrado acidentes fatais em operação de trens de alta velocidade nos últimos cinco anos participem da concorrência.
Informações: Exame Abril
Postado por Meu Transporte às 20:43 0 comentários
Marcadores: Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo, Trem Bala
Em Porto Alegre, Bilhetagem eletrônica abrange todo o sistema de lotações
quarta-feira, 31 de julho de 2013
A partir de quinta-feira, 01, todo o sistema de lotações da Capital já circulará com utilização do TRI Passe Antecipado. A medida, com implantação da bilhetagem eletrônica, iniciada há cerca de um mês na Linha Menino Deus, objetiva uma circulação mais qualificada e segura nos 403 veículos de 29 linhas. O pagamento da tarifa acontece quando do ingresso do usuário no veículo.
Como fazer o Cartão TRI Passe Antecipado
A Passagem Antecipada destina-se ao usuário comum. É uma passagem de valor integral da tarifa. Mas se você possui um cartão escolar, ou Vale-Transporte, pode colocar créditos de Passagem Antecipada no seu TRI. Assim, não é necessário adquirir um novo cartão.
O cartão de Passagem Antecipada e o de Vale-Transporte é o mesmo: há o nome e o CPF do usuário e não possui foto. Esse cartão não é intransferível, sendo possível que outra pessoa, além do titular, o utilize.
Como se Cadastrar
Se você ainda não tem um cartão TRI, pode fazer o cadastro para solicitação do cartão de Passagem Antecipada. Basta levar o seu CPF, carteira de identidade e um comprovante de residência em algum dos seguintes locais:
- Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC, na rua Uruguai, 45 – Centro de Porto Alegre, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
- ATP, na av. Protásio Alves, 3885 – Petrópolis, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
- Posto Integrado Terminal Triângulo, na avenida Assis Brasil – Terminal Triângulo, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.
- no Posto Móvel da ATP.
Outras informações no Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI, fone (51) 3027.9959, das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou pelo FalaPoa fone 156.
Informações: EPTC
Postado por Meu Transporte às 20:35 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Metrô Rio antecipa inauguração da Estação Uruguai para março de 2014
A inauguração da Estação Uruguai do Metrô está confirmada para março de 2014. O prazo anterior, agora antecipado, era dezembro. O trabalho foi intensificado para atender à demanda gerada pela Copa do Mundo. As obras físicas já se encontram concluídas.
Na fase atual, estão sendo instalados os equipamentos de infraestrutura da estação e do trecho de via que a liga até a Estação Saens Peña (energização, escadas rolantes, ventiladores, sinalização, etc.)
A estação é a quarta situada na Tijuca e terá 300 metros de plataforma e 7 mil metros quadrados de área escavada. Serão cinco acessos: um na Rua Dona Delfina, dois na Rua Itacuruçá e dois acessos na Rua Conde de Bonfim, sendo um na calçada sentido Praça Saens Peña e outro no sentido Usina. Para sua construção, aproveitou-se o trecho já escavado conhecido como Rabicho da Tijuca.
A Estação terá 10 escadas rolantes; 06 elevadores: 04 no nível rua/mezanino e 2 no nível mezanino/plataforma, estes últimos exclusivos para portadores de necessidades especiais; piso podotáctil para deficientes visuais em toda estação.
Quando em funcionamento, a estação propiciará redução de 46% na quilometragem percorrida pelos ônibus de integração (de 132.000 km para 71.000 km/mês), gerando uma diminuição na emissão de Gás Carbônico na Região. Também serão unificadas as Linhas de Integração que possuem grande parte do itinerário em sobreposição.
Informações: Metrô Rio
Postado por Meu Transporte às 16:38 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Mais três estações da CPTM aceitarão o cartão BOM
Nesta quarta, 31, mais três estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) passam a aceitar o cartão BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) para pagamento da tarifa. Na Linha 7-Rubi, valerá na estação Campo Limpo Paulista e, na Linha 10-Turquesa, nas estações Guapituba e Mooca.
O cartão já é usado em todas as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). Com estas inclusões, serão 115 estações do sistema metroferroviário que aceitarão o BOM. Até o final do ano, todas as 153 estações do Metrô e da CPTM vão aderir ao cartão, o que beneficiará 500 mil pessoas por dia.
A relação das estações que aceitam o BOM na CPTM e no Metrô pode ser visualizada neste link.
Do Portal do Governo do Estado
Postado por Meu Transporte às 04:23 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Licitação do transporte público da Região Metropolitana do Recife já tem as primeiras empresas de ônibus vencedoras
terça-feira, 30 de julho de 2013
Os lotes 1 e 2 da licitação dos corredores de ônibus do BRT (Bus Rapid Transit) da Região Metropolitana do Recife já estão com as empresas classificadas com o critério de menor preço. O lote 1, que corresponde ao corredor Norte/Sul, entre Igarassu e Recife com 33,2 km de extensão e 33 estações de embarque e desembarque, deve ficar nas mãos do consórcio Conorte, formado pelas empresas de ônibus: Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur.
Já o lote 2 referente ao corredor Leste/Oeste, entre Camaragibe e Recife com 12 km de extensão, teve como menor proposta de preço, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, a empresa Rodoviária Metropolitana.
Dentro de 15 dias haverá análise das propostas técnicas e no dia 13 de agosto ocorrerá a classificação provisória e a abertura da habilitação propriamente dita.
Os outros cinco lotes devem ser licitados em uma segunda etapa, prevista para o dia 30 de agosto deste ano, sendo eles o corredor da José Rufino e Abdias de Carvalho; Mascarenhas de Moraes; Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte; Beberibe e Presidente Kennedy; Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca. Segundo o governo, o custo estimado para a prestação de serviço nos sete lotes é de R$ 15 bilhões, sendo que os dois primeiros têm uma previsão de R$ 4,5 bilhões ao ano.
A licitação passou por mudanças também em seu modelo, que passa a se basear apenas na menor remuneração, seguindo sugestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), embora sejam exigidos a comprovação de capacidade técnica operacional das empresas. Os vencedores do edital terão direito de exploração de 15 anos, renováveis por mais cinco.
Os requisitos e indicadores de qualidade foram mantidos no novo edital, que coloca a idade média máxima da frota em três anos e meio para ônibus convencionais e oito anos para os articulados e TROs, sendo que cada veículo convencional só poderá rodar por até sete anos, enquanto os articulados, por dez anos.
O processo licitatório exige ainda que as linhas de TRO atuem com ar-condicionado até junho de 2014 e que as linhas ‘troncais’ contem com o equipamento até junho de 2015. O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda estuda como estender para o resto da frota o benefício. O edital pode ser conferido na página do Grande Recife.
Sistema de monitoramento
O Grande Recife abriu também licitação para o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), publicado no Diário Oficial no dia 14 de junho. Estimado em R$ 53,7 milhões, o processo deve ser concluído até agosto.
A licitação prevê a implantação de computadores de bordo em toda a frota do Sistema, a fim de otimizar a gestão e conseguir passar à população uma previsão real dos horários dos ônibus. As informações do processo também podem ser consultadas na página do Grande Recife
Informações: Blog Mobilidade Urbana
Postado por Meu Transporte às 18:49 2 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Pernambuco
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