Trolebus em SP
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Obras do BRT em Belo Horizonte interditará a Avenida Paraná
quarta-feira, 20 de março de 2013
A BHTRANS informa que, dando continuidade das obras do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) no Hipercentro, executadas pela SUDECAP, a partir das 6h de terça-feira, dia 26/3, será interditada a Avenida Paraná, entre Rua dos Tupis e Avenida Amazonas, sentido Rodoviário/Av. Amazonas. Não há previsão para o fim dessa interdição, ficando ativa, conforme andamento das obras.
Desde o dia 7/1, a Avenida Paraná, entre a Rua dos Caetés e Rua dos Tupis, sentido Rodoviário/Av. Amazonas, já se encontra interditadas para obras do BRT.
Os locais estão sinalizados com faixas de tecido para orientação aos condutores. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTRANS e PMMG, e Guarda Municipal irão operar o tráfego na região.
Para a segurança de todos, a BHTRANS orienta os motoristas a redobrar a atenção e respeitar a sinalização implantada e as orientações dos agentes de trânsito durante a operação.
INTERVENÇÕES
Do dia 19/3 até o dia 31/3
- Interdição da Avenida Paraná, entre Rua dos Tupis e Avenida Amazonas, sentido Rodoviário/Av. Amazonas.
DESVIOS
Não há necessidade de novos desvios, sendo indicado aos condutores que utilizem as vias paralelas: Avenida Olegário Maciel, Rua dos Guaranis e Rua Curitiba.
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Marcadores: B R T, Minas Gerais
'Tatuzão' que vai perfurar Linha 4 do metrô é liberado do Porto do Rio
O equipamento que vai perfurar o túnel da Linha 4 do metrô, chamado de "Tatuzão", foi liberado do Porto do Rio. Com a demora na liberação, as obras de vão sofrer um atraso. A escavação do trecho de Ipanema até a Gávea, na Zona Sul, inicialmente prevista para agosto, só deverá começar em outubro.
Importado, o "Tatuzão" chegou ao Rio há cerca de uma semana. Ele ainda vai ser montado para começar as escavações.
O "Tatuzão" consegue perfurar 15 metros de rocha por dia e vai levar 380 dias para escavar todo o trajeto do túnel. A previsão de conclusão da obra é dezembro de 2015. Segundo o governo do estado, o atraso na liberação do equipamento não vai alterar o prazo de conclusão da obra.
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Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
CET anuncia mais corredores de ônibus em Santos
terça-feira, 19 de março de 2013
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estuda implantar novos corredores de ônibus em Santos, que façam a interligação com as faixas já existentes. O órgão estima que, com esse sistema, a duração do trajeto tenha uma queda de 20% e 25%.
Os locais que devem receber o projeto são a Rua João Pessoa e as avenidas Martins Fontes, Nossa Senhora de Fátima, Jovino de Melo, Hugo Maia, Manoel Ferramenta Júnior e Beira Rio.
Há corredores em três avenidas da Cidade: Ana Costa, Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos
Na Rua João Pessoa, a circulação dos coletivos será feita na faixa da direita e se estenderá pela Rua Visconde de São Leopoldo. A Prefeitura acredita que esse corredor deva entrar em funcionamento assim que as obras de reurbanização desta avenida estejam concluídas, ainda neste ano.
Já as outras faixas reservadas aos coletivos atenderão aos moradores da Zona Noroeste. E levam em consideração as obras que serão realizadas na entrada de Santos e Zona Noroeste, o trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e as linhas de ônibus.
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Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Obras de expansão do Metrô de São Paulo terão R$ 37 bilhões em PPPs
O secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, anunciou, na abertura do Congresso Franco-Brasileiro de Mobilidade Urbana, na manhã de hoje (18), que quatro projetos de expansão metroferroviária paulista serão realizados por meio de parcerias público-privadas (PPPs). As obras apresentadas pelo secretário, orçadas em R$ 37 bilhões, foram as linhas 6- Laranja (Freguesia do Ó-São Joaquim) e 20-Rosa do Metrô (Moema-Lapa), a linha 18-Bronze do trem metropolitano (Alvarengas-Tamanduateí), e os trens intercidades, os primeiros ligando São Paulo a Campinas e Sorocaba, no interior.
O secretário ressaltou que, em 2014, o estado terá em andamento sete obras do Metrô ao mesmo tempo. “Até o final deste ano teremos a contratação de boa parte das obras da linha 18-Bronze, da extensão da linha 2-Verde, com 15 quilômetros, e da primeira fase da linha 6-Laranja, também com 15 quilômetros. Além disso, teremos a continuidade do processo das linhas 5-Lilás (Capão Redondo-Chacará Klabin), que deverá ficar pronta até 2015, da linha 17-Ouro (Congonhas-Morumbi), da linha 4-Amarela (Luz-Vila Sônia) e da linha 15-Branca (Oratório-Cidade Tiradentes)."
Fernandes minimizou o atraso de obras em andamento no metrô, sobretudo na linha 4-Amarela, que também é uma PPP. “Os atrasos foram decorrentes de uma série de fatores, como desapropriações, pendências judiciais, e até o acidente de 2007 na estação Pinheiros, nenhum deles relacionado ao modelo de contratação por PPP. Muito pelo contrário, a parceria acabou afetada por fatores externos a ela. Além disso, a parceria é fundamental para que consigamos construir todas estas linhas ao mesmo tempo. Nós não temos condição de gestão no Metrô para realizar isso sozinhos”, explicou.
As linhas 4-Amarela e 5-Lilás acumulam vários anos de atraso. A primeira iniciada em 2001, tinha previsão de conclusão total em 2008, ligando o bairro da Luz à Vila Sônia. No entanto, o primeiro trecho, com seis estações operando entre a Luz e Pinheiros, só foi entregue no final de 2010. Em 2007, uma cratera se abriu no que viria a ser a estação Pinheiros, matando sete pessoas e levantando inúmeros questionamentos sobre a qualidade dos serviços realizados pelas empresas consorciadas.
A previsão atual de entrega da segunda fase, com as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia e a ampliação do numero de trens em circulação, dos atuais 14 para 29, é entre junho e setembro de 2014, com pelo menos seis anos de atraso.
Já a linha Lilás, teve sua construção iniciada em 1998, gerida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sendo denominada Linha G. O primeiro trecho, entre Capão Redondo e Largo Treze, foi entregue em 2002. desde então nenhuma outra estação foi concluída. Em 2010, a licitação de seis lotes de construção da linha foram suspensas por suspeita de favorecimento de empresas e formação de cartel.
Os projetos foram apresentados a lideranças políticas e agências governamentais francesas, como a Ubifrance, responsável pela promoção do desenvolvimento internacional de empresas francesas. Além disso, estão participando do congresso 17 empresas que vêm apresentar casos de sucesso, entre elas a Alstom, que já sofreu denúncias de que realizava subornos para ganhar licitações da extensão do Metrô de São Paulo, a partir de uma investigação do Ministério Público da Suíça.
Postado por Meu Transporte às 17:27 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
O desafio de pegar ônibus de madrugada em Fortaleza
Foi uma madrugada mais longa do que de costume. Trocamos o conforto de casa por duas horas de viagem num ônibus lotado em plena madrugada. A bordo do Corujão / Grande Circular II, eu, o repórter-fotográfico André Salgado e o motorista do O POVO Antônio Pessoa tínhamos a missão de testar a qualidade do transporte pós-0h, ofertado a cerca de 1.700 pessoas toda noite.
Foto: André Salgado / O POVO |
Até chegarmos ao Terminal do Papicu, quase uma hora transcorreu. Pouca gente desceu na Barra do Ceará, avenida Leste Oeste e Praia de Iracema. Mas também pouca gente subiu. Cruzamos a Praia do Futuro, o Meireles... Fomos dos bairros de luxo aos de periferia. Quase 60 localidades, ao todo. Algumas estigmatizadas como violentas. Mas que passaram por nós sem qualquer marca negativa.
Da integração do Papicu em diante, o caos. Uma multidão esperava pelo 056. Jovens, em maioria, saídos do trabalho na rede hoteleira. Mas também alguns idosos e mulheres. Quase todos entregues à sonolência. O bocejo era o gesto mais comum após a disputa por cadeiras.
De Messejana ao Terminal do Siqueira e, por fim, ao Antônio Bezerra, até que é possível esquecer um pouco do desconforto e dar risada de certos causos. Como o do garotão, sem camisa e com o celular apoiado no peito que tentou paquerar uma garota ao som de Valesca Popozuda. Investida fracassada.
Foi exaustivo rodar por duas horas. Mesmo sem trânsito, o itinerário é estafante. A lotação sufoca. Sensação agravada com o calor, de escaldar até com janelas e claraboias abertas. Uma realidade não muito distinta da vivida pelos cerca de um milhão de fortalezenses que reclamam – aos montes – da qualidade do serviço prestado durante o dia.
Um garçom nos resumiu a frustração: “a Copa está chegando e a deficiência é grande. Para uma cidade que se diz turística, não ter ônibus 24 horas...”. Ele desceu no Siqueira e pegou um mototáxi para casa. Nós ficamos na integração seguinte (Antônio Bezerra), 20 minutos depois – às 2h30min. Foi quando demos o último bocejo da madrugada.
Serviço
Para reclamações de escassez de ônibus
Telefones: 3452 9339 ou 3452 8722
Postado por Meu Transporte às 17:27 0 comentários
EPTC recolhe 145 cartões TRI por mau uso em ônibus
Desde que deu início a uma avaliação sobre o uso do TRI no transporte público de Porto Alegre há 90 dias, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) identificou e retirou de circulação 145 cartões. Desses, 81% fazem parte da categoria "isenções".
Eles estão envolvidos nos chamados "esquemas de aluguel", quando são utilizados de maneira indevida pelos usuários. De acordo com monitoramento realizado, um único cartão foi utilizado até 300 vezes em apenas um mês. Segundo estimativas do órgão, atualmente, de cada 100 passageiros dentro de um ônibus, 33 não pagam tarifa.
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que o monitoramento é feito através de um acompanhamento diário de todas operações realizadas com os cartões. Os dados são filtrados e cruzados com as atividades dos operadores de cada ônibus.
Aqueles que registram 6 ou mais viagens por dia são levados à uma análise detalhada dos locais de embarque, linhas e trajetos. O objetivo, segundo Capellari, é identificar se houve roubo dos cartões, empréstimos ou fraudes dos cobradores.
Se constatada a irregularidade, é aberto um processo e encaminhado ao Ministério Público, com a possibilidade de apontamento do estelionato.
Este pente-fino será realizado pela EPTC até abril, com a possibilidade de ser prorrogado caso mais fraudes sejam identificadas. A iniciativa busca preservar a integridade do sistema, garantindo uma maior segurança para os próprios usuários, afirma Capellari:
—Este tipo de ação, uma fraude, sobrecarrega o sistema, pesa na tarifa, prejudicando a grande maioria dos usuários do transporte coletivo. Continuamos atentos para coibir estas atividades irregulares.
Postado por Meu Transporte às 17:10 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
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