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Prefeitura do Recife estuda implantação de 10 novos corredores de ônibus
domingo, 9 de junho de 2013
O sistema de circulação da rede integrada de transporte público da Região Metropolitana do Recife é composto de 12 corredores radiais e quatro perimetrais. Até 2014, dois desses corredores radiais serão beneficiados com o modelo do corredor exclusivo de ônibus nos moldes do BRT (Bus Rapid Transit), os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste, que integram radiais como as avenidas Caxangá e Cruz Cabugá. Mas quais as perspectivas de melhora nos outros 10 corredores?
A Secretaria de Mobilidade do Recife está estudando a implantação de faixa exclusiva de ônibus para cinco vias radiais. Além das avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, também deverão receber faixa exclusiva para ônibus, as avenidas Abdias de Carvalho, Beberibe e Mascarenhas de Morais. A instalação da faixa exclusiva para o transporte público nos corredores poderá representar um ganho entre 20% a 30% na velocidade e melhoria na regularidade das viagens.
A ideia é implantar nas cinco avenidas o mesmo modelo que já faz sucesso no Rio de Janeiro, denominado BRS (Bus Rapid Service), uma versão mais simples do BRT. Numa analogia simples, o BRT estaria para as ciclovias, assim como BRS para as ciclofaixas. O primeiro é segregado e o segundo tem a sinalização horizontal e vertical na faixa.
De acordo com a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, a Avenida Norte ficou de fora porque já está contemplada com um projeto do governo do estado. “Já existe um projeto de BRT para a Avenida Norte, que não foi contemplado agora, mas está entre as prioridades, por ser uma linha troncal que faz ligação com o Terminal da Macaxeira”, explicou. Já o binário Rui Barbosa/Rosa e Silva será beneficiado com o projeto de navegabilidade.
A melhoria dos corredores que integram o sistema de transporte público é considerado um avanço para os especialistas. “Qualquer melhora para o transporte público irá significar ganho para a população, mesmo quando gera insatisfação do usuário do transporte individual com a redução das faixas”, ressaltou Maurício Pina, especialista em mobilidade e professor do departamento de engenharia das universidades Federal e Católica de Pernambuco.
“Já que o BRS é um modelo mais simples de ser implantado poderia ser adotado na Avenida Norte, enquanto o BRT não chega. Da mesma forma que será feito na Avenida Domingos Ferreira”, ressaltou. Atualmente o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) realiza 26 mil viagens por dia e transporta cerca de dois milhões de passageiros em um frota de três mil ônibus. “O que vai fazer a diferença também será o investimento nas perimetrais dois, três e quatro. A quarta perimetral na BR-101 liga Abreu e Lima a Prazeres. É de uma importância fundamental”, detalhou Oswaldo Lima Neto, doutor em mobilidade urbana.
Por Tânia Passos
Informações: Blog Mobilidade Urbana
Postado por Meu Transporte às 18:52 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
Em Curitiba, Obra desativa estação Antônio Cavalheiro, na Av. Paraná
A Prefeitura de Curitiba desativa na manhã desta quarta-feira (5) a estação tubo Antônio Cavalheiro, que fica na Avenida Paraná, dando continuidade aos trabalhos de desalinhamento das estações para a futura linha do Ligeirão Norte. Com a desativação, os usuários da linha expressa Santa Cândida/Capão Raso farão os embarques e desembarques na estação tubo Holanda, ou no Terminal Cabral.
Durante o período de obras, os ônibus expressos dessa linha, no sentido Capão Raso/Santa Cândida, desviam para a via lenta da Avenida Paraná na saída da canaleta após a Rua Quintino Bocaiúva, retornando para a canaleta bem próximo ao trilho de trem. Já no sentido Santa Cândida/Capão Raso, os ônibus desviam para a via lenta da Avenida Paraná na saída da canaleta perto do trilho, no cruzamento da rua Vereador Garcia Rodrigues Velho.
Informações: URBS
Postado por Meu Transporte às 18:25 0 comentários
Marcadores: Paraná
Justiça exige frota mínima em caso de greve de ônibus em Florianópolis
O Tribunal Regional do Trabalho estabeleceu manutenção de frota mínima de ônibus caso seja deflagrada greve do transporte coletivo em Florianópolis (confira os horário abaixo). A Justiça determinou multa diária de R$ 100 mil se a determinação não for respeitada.
A decisão foi tomada a partir de uma ação do Ministério Público do Trabalho e atinge os sindicatos que representa empresários e os motoristas e cobradores. O desembargador Gilmar Cavalieri considerou que em paralisações anteriores houve transtorno a população por causa do não cumprimento da frota mínima.
A decisão também estipula que sejam garantidas condições de segurança dos trabalhadore e dos ônibus usados para cumprir a determinação. As empresas devem convocar nominalmente os empregados em número suficiente para a operação das linhas.
Índices
Horários de pico - 100%
Das 5h30min as 8h - 50%
Das 17h30min as 20h- 50%
Informações: Diário Catarinense
Postado por Meu Transporte às 11:02 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Prefeitura de Goiânia anuncia bilhete único que permite ao usuário fazer até três viagens pagando o valor de uma passagem
O prefeito Paulo Garcia (PT) anunciou nesta sexta-feira (7) a implantação do programa "Ganha Tempo".
A partir da próximo segunda-feira (10) os cartões de acesso aos ônibus passam a funcionar com o novo sistema, que permite ao usuário fazer até três viagens pagando o valor de uma passagem, durante um período de 2h30.
O novo método de utilização dos cartões funcionará em toda região metropolitana da capital. As mudanças prevêem mais qualidade de vida para quem usa o transporte coletivo. Primeiro porque o passageiro vai ter um ganho de tempo de viagem, já que poderá optar pelas linhas de ônibus que desejar sem ter que passar por terminais de integração para evitar o pagamento de uma segunda tarifa.
O usuário escolherá a rota mais conveniente para fazer o trajeto mais curto até o destino. Com isso, os terminais que hoje estão lotados tendem a se esvaziar, porque o passageiro que utiliza o local só para a integração vai ter os cerca de seis mil pontos de ônibus para embarcar sem o pagamento de uma nova tarifa.
A solicitação dos novos cartões do programa é gratuita e pode ser feita nos mais de 400 pontos de venda e recarga do sitpass, bastando informar o CPF e o RG. Os cartões já utilizados pelos 570 mil usuários já cadastrados, como Cartão Fácil, Passe Escolar e Cartão de Integração, serão incluídos automaticamente no sistema sem necessidade de troca.
Informações: Diário da Manhã
Postado por Meu Transporte às 11:02 0 comentários
Marcadores: Goiás
Prefeitura de Fortaleza anuncia Plano de Mobilidade Urbana para Copa das Confederações
A Prefeitura de Fortaleza apresentou, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (5/6), o Plano de Mobilidade Urbana para a Copa das Confederações FIFA 2013, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho. Também foi feito detalhamento sobre o andamento das obras que envolvem a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo FIFA 2014.
De acordo com o Plano, as áreas no entorno do estádio Castelão terão circulação restrita ao transporte público. O efetivo operacional da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) identificará as vias restritas à circulação comum, bem como a permissão e proibição de estacionamentos em áreas do entorno.
Por sua vez, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) ficará responsável pela disponibilização de oito linhas especiais para transportar os torcedores até a Arena Castelão nos dias de jogos da Copa das Confederações. A operação foi montada pensando na agilidade do serviço e na comodidade da população, que não terá que se preocupar com estacionamento e com custos, pois o transporte será gratuito para quem tiver o ingresso das partidas.
O acesso aos ônibus especiais se dará em cinco bolsões de estacionamento, onde a população poderá deixar o carro: Universidade de Fortaleza, Shopping Via Sul, Centro Administrativo do Cambeba, Supermercado Extra (Antônio Bezerra) e Shopping Parangaba (R. Germano Frank, próximo ao terminal da Parangaba).
Desses locais, partirão as linhas expressas até a Arena Castelão, sem paradas no meio do caminho. Essa medida irá garantir a circulação dos coletivos, que poderão fazer diversas viagens até que toda a demanda de público seja atendida. Serão disponibilizados 250 ônibus somente para o deslocamento bolsões > Arena Castelão.
Além dos ônibus que sairão dos bolsões de estacionamento, também sairão linhas especiais do Aeroporto Internacional de Fortaleza, da estação de metrô da Parangaba e dos pontos de paradas da Av. Abolição (a partir da Av. Barão de Studart). Todos os pontos de embarque e desembarque estarão identificados e contarão com a presença de fiscais da Etufor para ajudar com informações.
Na chegada ao estádio, os coletivos farão o desembarque dos passageiros por três avenidas: Av. Paulino Rocha, Av. Alberto Craveiro e Av. Dedé Brasil. Os torcedores deverão realizar o embarque de volta nos mesmos locais onde desembarcaram e deverão ficar atentos ao nome das linhas para que retornem ao lugar de onde partiram. No retorno aos bolsões de estacionamento, as únicas mudanças serão nas linhas Unifor/Arena Castelão e Via Sul/Arena Castelão, que serão unificadas para atender a demanda dos bolsões da Av. Washington Soares. Desta forma, no percurso de volta passará a circular a linha Unifor/Via Sul/Arena Castelão.
Participaram da coletiva de imprensa o secretário Extraordinário da Copa de Fortaleza, Domingos Neto, o secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, o gerente de Transporte do Comitê Organizador Local da FIFA em Fortaleza, Paulo Rodrigues, o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, João Pupo, e o presidente da Etufor, Rogério Pinheiro.
Obras da Copa
O secretário municipal extraordinário da Copa, Domingos Neto, apresentou o avanço das obras de mobilidade urbana. O compromisso firmado a ser concluído até a Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 é a construção da rotatória que dá acesso à Arena Castelão e o trecho da Avenida Alberto Craveiro, que vai da Ponte do Riacho Martinho ao estádio.
Até maio de 2014, será concluída a construção do túnel da Avenida Paulino Rocha que será ligada à avenida Dedé Brasil, e ainda os canteiros centrais e a padronização das calçadas em todas as vias. Os serviços executados até junho deste ano foram alargamento da via e da ponte, pavimentação, drenagem. Atualmente, estão concluídos 82% da Avenida Alberto Craveiro, 78% da Avenida Paulino Rocha.
Segundo Domingos Neto, as obras mais complexas já foram concluídas e atualmente somente a pavimentação está pendente na Alberto Craveiro e na rotatória. As desapropriações (128 na Alberto Craveiro e 37 na Paulino Rocha) e as interferências da Embratel, Oi, Coelce e Cagece, que eram o maior entrave para o andamento da obra, foram resolvidas pela atual gestão.
Números
Ônibus (bolsões > Arena Casteão): 250
Ônibus (Fan Fest): 25
Bolsões: 5 - Universidade de Fortaleza, Shopping Via Sul, Centro Administrativo do Cambeba, Supermercado Extra (Antônio Bezerra) e Shopping Parangaba (R. Germano Frank, próximo ao terminal da Parangaba). Serão disponibilizadas 15 mil vagas de estacionamento gratuito nos bolsões.
Pontos de paradas das linhas especiais: 3 - Aeroporto Internacional de Fortaleza, da estação de metrô da Parangaba e dos pontos de paradas da Av. Abolição (a partir da Av. Barão de Studart)
Fiscais de trânsito da Etufor: 120 (espalhados pelos bolsões, paradas e Praia de Iracema)
Informações: Pref. de Fortaleza
Postado por Meu Transporte às 11:02 0 comentários
BRT extinguirá mais de 210 linhas de ônibus em BH
Pelo menos 213 linhas de ônibus de Belo Horizonte deixarão de existir com a implementação do BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus). Os 937 coletivos, que hoje passam pelas avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos em direção ao Hipercentro, terão os itinerários adaptados. Passageiros acostumados a apenas um embarque vão enfrentar baldeações.
Carlos Rhienck/Hoje em Dia |
A proposta é reformular o sistema de ônibus, com integrações. O resultado seria proporcionar maior fluidez aos coletivos, com ganhos de até 35 minutos no tempo das viagens. O projeto de transição do sistema convencional para o BRT começará em 1º de janeiro, segundo o diretor de planejamento da BHTrans, Célio Freitas.
As mudanças afetariam cerca de 700 mil passageiros nas duas avenidas. Inicialmente, nem todos os 200 ônibus do BRT irão operar. A transição levará 90 dias, divididos em nove etapas.
Mudanças
Segundo Célio Freitas, um grande trabalho de divulgação será feito para os passageiros, mas espera-se desinformação nos primeiros momentos. Linhas que ligam bairros, com passagem pelo Centro, serão alteradas. Os usuários se direcionarão às estações principais para, então, embarcar em outros coletivos para o destino final.
“No entanto, nem todas as linhas ficarão restritas ao corredor central do BRT. Alguns coletivos circularão nas pistas exclusivas e também entrarão dentro dos bairros”, observou o diretor. Para esses trajetos, serão usados ônibus especiais – menores dos que os articulados –, de 13 metros de comprimento e portas nos dois lados.
O sistema irá funcionar entre 5 horas e 24 horas. Durante a madrugada, coletivos convencionais farão o transporte pela pista mista. Ao iniciar as operações, apenas coletivos com portas à esquerda poderão circular pela pista central.
Táxis
Táxis também serão proibidos de transitar pelos corredores e serão instalados radares de avanço de faixas, semelhantes aos da avenida Nossa Senhora do Carmo.
Para especialistas em trânsito, a baldeação é comum em outros países, além de ser necessária e benéfica, pois racionaliza o sistema. “Aproveitamos as experiências de outras cidades para minimizar os erros. Porém, falhas acontecerão”, disse, quinta-feira (6), o prefeito Marcio Lacerda, durante o III Congresso de Melhores Práticas SIBRT na América Latina, no Ouro Minas Palace Hotel.
Por Danilo Emerich
Informações: Hoje em Dia
Postado por Meu Transporte às 11:02 0 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais
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