Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Contrato do transporte coletivo de Ponta Grossa será investigado pelo Ministério Público

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O promotor público Honorino Tremea instaurou na última terça-feira, dia 8, um inquérito civil público, solicitando investigações a respeito da prorrogação do contrato da empresa Viação Campos Gerais (VCG) com a Prefeitura de Ponta Grossa, na concessão do serviço de transporte público da cidade. O objetivo é verificar em que circunstâncias se deu a assinatura da prorrogação, pelo então prefeito Pedro Wosgrau Filho, em seus últimos dias de mandato.

Conforme Tremea, o inquérito se mostrou pertinente em função das notícias e boatos que dominaram a cidade, em especial no final de dezembro de 2012, a respeito de possíveis irregularidades na assinatura do contrato.

“Só ao final [do inquérito] será possível analisar se existe, ou não, irregularidade. Um dos requisitos [para a assinatura] era que a empresa atingisse 98% de eficiência no serviço prestado. Queremos verificar se foi comprovada essa eficiência, e entender o porquê da rapidez dessa renovação, sendo que há mais seis meses para o fim do prazo”, diz Tremea.

Informações: JM News

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Contrato do transporte coletivo de Ponta Grossa será investigado pelo Ministério Público

Em Santos, Corredores exclusivos voltam a funcionar segunda-feira

Os corredores de ônibus voltam a vigorar a partir de segunda-feira (14). Na faixa exclusiva da avenida Ana Costa, ficam proibidos a circulação e o estacionamento de veículos das 6h às 9h, no sentido praia/Centro, e das 17h às 20h na direção oposta. Nos corredores preferenciais das avenidas Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos (canal 2), retorna a proibição de estacionamento no sentido Centro/praia, das 17h às 20h. 

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) solicita a obediência à sinalização e que se conceda a preferência de passagem ao transporte coletivo. As regras valem de segunda a sexta-feira.

A cidade possui 9,6 quilômetros de faixas para circulação de ônibus. Elas têm o objetivo de melhorar a fluidez viária e favorecer, em especial, os passageiros de ônibus. Nas três vias onde os corredores foram implantados houve redução média de 20% no tempo de percurso dos ônibus. 

A diferença entre faixa exclusiva e preferencial é que a primeira proíbe o estacionamento e a circulação de veículos no seu trecho de abrangência. A parada de veículos é permitida apenas se for feita de forma rápida, para operações de embarque e desembarque de pessoas. Já a faixa preferencial proíbe o estacionamento e permite a circulação dos demais veículos dentro do corredor, desde que respeitada a preferência de passagem ao transporte coletivo.

READ MORE - Em Santos, Corredores exclusivos voltam a funcionar segunda-feira

VLT pode gerar economia de até R$ 410 milhões ao ano no Rio

O sistema de bondes que a prefeitura quer ver operando no Centro do Rio antes dos Jogos Olímpicos de 2016 tem potencial para gerar uma economia de até R$ 410 milhões ao ano para o bolso dos cariocas e para os cofres públicos. Os números são resultado de um cálculo financeiro que leva em conta o tempo de deslocamento nos transportes público e individual, o gasto com combustíveis, as emissões de carbono dos veículos que deixarão de circular na região, a redução do número de acidentes de trânsito e até mesmo gastos com a saúde da população. Os dados fazem parte do estudo da viabilidade técnico-econômica do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) encomendado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) para o edital de licitação do sistema, publicado em dezembro.


— O objetivo era avaliar o VLT nos aspectos técnicos, operacionais, econômicos e financeiros. Nesse contexto, o estudo detalhou os impactos na economia. A aposta da prefeitura é que o VLT vai racionalizar o transporte. No fim, o ganho será dos passageiros, que ficarão menos tempo na rua e gastarão menos combustível, e do poder público, que gastará menos com a conservação de ruas e com despesas em saúde — explica o presidente da Cdurp, Alberto Silva.

Como se propõe a tirar o maior número possível de ônibus e veículos particulares das ruas, o VLT ajudaria a enxugar o tempo de deslocamento de quem circula no Centro. Essa economia, segundo a Cdurp, seria de R$ 235 milhões ao ano.

209 mil veículos por dia

Já a economia com combustíveis seria de R$ 108 milhões ao ano. Dinheiro que deixaria de ser gasto pelo carioca preso no trânsito e pelas empresas de ônibus e transporte de carga e de serviços nas vias mais disputadas e congestionadas da cidade. Dados da CET-Rio mostram que a Avenida Presidente Vargas recebe entre 50 mil a 209 mil veículos por dia, dependendo do trecho. Cerca de 104 mil veículos por dia disputam espaço na congestionada Avenida Francisco Bicalho, que fica na área de influência do VLT. Coração do Centro, a Rio Branco recebe quase 37 mil veículos diariamente.

Os passageiros, por sua vez, esperam que a reorganização do transporte no Centro traga também mais qualidade para o serviço. Evitando, por exemplo, situações como de Magali Jordão, funcionária da Transpetro que anda com um rolo de fita adesiva na bolsa para se proteger das saídas de ar-condicionado dos ônibus que pega para chegar em casa.

— Não é só uma questão do tempo de viagem, que pode chegar a três horas. Os ônibus são velhos. As saídas de ar não têm mais a proteção que direciona o vento. Aí é preciso tapar com fita, que fica permanentemente na minha bolsa. Os ônibus também não respeitam horário — diz Magali, ao embarcar num coletivo.

READ MORE - VLT pode gerar economia de até R$ 410 milhões ao ano no Rio

Reajuste na tarifa de ônibus em Cuiabá gera protestos

Um grupo de usuários do transporte coletivo de Cuiabá se reuniu na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá, nesta quarta-feira (9) para protestar contra o reajuste de 13,43% na tarifa de ônibus. A passagem aumentou de R$ 2,70 para R$ 2,95 a partir do dia 28 de dezembro de 2012.

De acordo com um dos representantes do movimento, Eduardo Matos, 60 entidades de classe participaram do protesto e as mobilizações começaram pelas redes sociais. "Queremos uma resposta do atual prefeito de Cuiabá sobre o reajuste e tentar buscar solução apesar dele já ter descartado qualquer possibilidade de revogar a medida", disse.
Foto: Rayane Alves/G1
Ele afirmou que a intenção é fazer com que o valor da tarifa volte a ser o mesmo de antes. “Estamos pedindo revogação imediata do aumento da tarifa do transporte público para voltar ao valor anterior. Também queremos um transporte de qualidade para os usuários, além do fim da sobrecarga de trabalho dos motoristas”, comentou em uma entrevista ao G1.

A assessoria da Prefeitura de Cuiabá informou ao G1 que os secretários de Trânsito e Transporte Urbano e de Governo do município, Antenor Figueiredo Neto e Flávio Garcia, conversaram com os líderes do movimento e garantiram que será feita análise da planilha de contrato e, se for identificado quaisquer indícios de irregularidades, a administração municipal vai acionar o Ministério Público Estadual (MPE). No entanto, caso não haja nenhuma falha, a tarifa será mantida.


Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

Abaixo-assinado
Os manifestantes também começaram um abaixo-assinado para protocolar uma ação civil pública contra os responsáveis pela autorização da tarifa unificada dos coletivos de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital.

Segundo o militante, Luis Barril, responsável por colher as assinaturas, 1.086 usuários já assinaram o documento pedindo a melhoria dos serviços prestados pelas empresas. Ele reclamou que os ônibus não têm horários fixos para circular e estão sucateados.

No documento, ainda há críticas em relação à ausência dos cobradores nos ônibus municipais, o que faz com que os passageiros utilizem somente o cartão-transporte. “As empresas reduziram seus custos demitindo os cobradores e acabaram trazendo mais transtornos para os usuários”, alegou.

Na manifestação, os usuários levaram auto-falantes, pandeiros, cartazes e faixas. O movimento reuniu cerca de 150 estudantes e militantes de movimentos sindicais. segundo a Polícia Militar, que acompanhou a movimentação.

Informações: G1 MT
READ MORE - Reajuste na tarifa de ônibus em Cuiabá gera protestos

Obras do metrô de Porto Alegre devem começar entre julho e setembro de 2013

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O ano é de preparação para a Copa do Mundo, mas a obra que promete marcar 2013 é a construção do metrô de Porto Alegre, um dos três projetos eleitos pelos gaúchos como prioritários para o desenvolvimento do Estado. Orçada em R$ 2,4 bilhões, volume de investimento raras vezes visto por aqui, a linha subterrânea entre o Centro e a Zona Norte deve começar a ser escavada entre julho e setembro, se o cronograma for obedecido.

É verdade que o ano do metrô começou com um adiamento: na quinta-feira, a prefeitura transferiu de 10 de janeiro para 7 de fevereiro o prazo concedido para que as empresas interessadas apresentem seus projetos e estudos técnicos. Foi o segundo adiamento. O limite inicial era 12 de novembro.

O cronograma, no entanto, foi mantido. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 2017. Segundo o secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, o prazo extra dado às 12 empresas no páreo permitirá um maior detalhamento dos projetos, o que representaria economia de tempo na próxima fase do processo.

— Com esses 30 dias a mais, poderemos ter propostas melhor acabadas. Se elas vierem mais completas, o prazo para fechamento do edital vai diminuir. Por isso, não alteramos o cronograma — afirmou.

O adiamento foi concedido a pedido de parte das empresas participantes. Elas estavam com dificuldade para concluir suas propostas. Não se de tarefa fácil. O que está em jogo neste momento é a elaboração de como será o metrô de Porto Alegre nas mais diversas dimensões. 

As empresas precisam apresentar projetos sobre tipo de trem, concepção das estações, forma de escavação dos túneis, esquema de integrações com outros meios de transporte, bilhetagem eletrônica e urbanização da área ao longo do trajeto de 14,88 quilômetros, incluindo paisagismo e ciclovias. Essas definições devem ser apresentadas já com preço, sem extrapolar o orçamento total.

A melhor proposta será selecionado por uma comissão, que poderá solicitar melhoramentos e adições. É essa fase que Schmitt espera tornar mais ágil, ao dar mais tempo para as empresas detalharem os projetos agora. A previsão é de que o edital de licitação para implantar o metrô, baseado na melhor proposta, seja lançado ainda no primeiro trimestre.

O sistema de trens subterrâneos foi eleito um dos três Projetos para o Rio Grande, ao lado da duplicação da BR-386 e da construção de uma ponte entre Brasil e Argentina. Em 2009, Zero Hora convidou a população a votar quais, dentre 15 grandes projetos, eram os mais importantes para o Estado. O jornal se comprometeu a acompanhar todos, até sua conclusão. 

Se não houver imprevisto, 2013 pode ser o ano não apenas do início do metrô, mas também da inauguração da primeira obra eleita: a duplicação da BR-386. Confira nestas páginas o que mudou deste o último acompanhamento feito por ZH, em abril.

READ MORE - Obras do metrô de Porto Alegre devem começar entre julho e setembro de 2013

Bilhetagem Eletrônica gera inúmeras vantagens para os usuários de João Pessoa

A cidade de João Pessoa já tem uma das frotas mais novas dentre as capitais brasileiras, um dos maiores volumes per capita de ônibus especiais e, ainda opera com 100% das suas linhas com bilhetagem eletrônica. Para tanto, desde dezembro de 2006, a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) optou pela utilização dos cartões ‘Passe Legal’, vale-transporte e cidadão para o pagamento da tarifa nos ônibus. Com eles, os usuários apenas aproximam o cartão do validador (equipamento embarcado no ônibus) para que seja reconhecido o crédito e a roleta liberada. O uso da tecnologia de ponta proporciona mais segurança e agilidade ao passageiro na hora do embarque porque dispensa o manuseio de dinheiro ou tíquetes nas paradas ou dentro dos veículos, eliminando problemas com o troco e reduzindo, assim, o risco de assaltos.

“Com a utilização do cartão ‘Passe Legal’ foi diminuído significativamente o uso de dinheiro nos ônibus, o que favorece tanto na questão do troco, como principalmente, na segurança dos passageiros e operadores, no caso de assaltos e roubos,” enfatizou o diretor institucional da AETC-JP, Mário Tourinho.

Embora o sistema seja bem moderno e traga uma série de vantagens para o usuário, algumas pessoas ainda preferem utilizar os ônibus pagando as passagens em espécie, e nem se dão conta de que estão perdendo a oportunidade de até economizar em seus deslocamentos. Com o cartão ‘Passe Legal’ o passageiro pode andar em dois ônibus e pagar apenas uma passagem, através da integração temporal, que pode ser feita em qualquer uma das 86 linhas de forma gratuita e dentro do tempo 30 minutos. Há ainda, o benefício da integração temporal das linhas intermunicipais que circulam de forma integrada nas cidades de Bayeux, Santa Rita, Conde e Cabedelo. “Quem não tem o cartão da bilhetagem, não pode usufruir das vantagens das Integrações que possibilita o passageiro andar em dois ônibus e pagar apenas uma passagem”, destaca Mário.
Ainda de acordo com o diretor, outra vantagem do sistema é que no caso de extravio do bilhete eletrônico, os créditos não são perdidos, já que o usuário cadastrado na AETC-JP pode resgatá-los, comprando uma segunda-via do cartão. “Para resgatar os seus créditos, primeiramente o usuário deverá efetuar o seu registro de perca ou roubo do cartão junto a AETC-JP, para que seja feito automaticamente o bloqueio do mesmo e, posteriormente, no prazo de até 48 horas, o resgate do saldo de créditos”, exemplificou ele.

Mário lembra ainda que para registrar o extravio do cartão “Passe Legal”, no caso do Passe Legal Estudante e Cartão Cidadão pode ser feito diretamente na sede da AETC-JP na Rua 13 de Maio, no Centro da cidade, ou através do telefone 3221-9092, durante o horário de funcionamento que é de 2ª a 6ª, das 8h às 16h30, sem intervalo para almoço. “Já no caso do vale-transporte, as empresas cadastradas contam também com o e-mail: cadastro@passelegal.com.br, através do qual pode ser realizado tanto o registro de extravio do cartão, como ainda, a recarga de novos créditos do mesmo”, complementou. “Para registrar a ocorrência o usuário precisa informar tanto na AETC-JP, quanto por e-mail, o número do cartão ‘Passe Legal’ e o seu nome completo”, finalizou Mário.  

Informações: PB Agora
READ MORE - Bilhetagem Eletrônica gera inúmeras vantagens para os usuários de João Pessoa

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960