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Em Natal, Corredor de ônibus da Av. Bernardo Vieira está cheio de Buracos

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Virou rotina para os motoristas caírem nos muitos buracos das vias de Natal. Passado o susto inicial, ao voltar no local, normalmente conseguem desviar do problema. Agora, imagine ser obrigado a passar todos os dias pelo mesmo buraco. É o que acontece com os ônibus que tem a Avenida Bernardo Vieira como percurso diário. Os veículos das quatro empresas responsáveis pelo transporte dos passageiros para Zona Norte caem diariamente 2.200 vezes no mesmo buraco, localizado no cruzamento com a avenida Interventor Mário Câmara (Avenida 6) - essa é a quantidade diária de viagens realizadas. Diante da situação, os empresários podem desviar a rota e sair do corredor exclusivo para ônibus da avenida ainda esta semana.
Foto: Carlos Santos
Inaugurada há três anos, a Bernardo Vieira é a única via com faixa exclusiva para ônibus em Natal e já pede uma reforma urgente. Além do crescente número de buracos, que também estão aumentando, o desnivelamento do asfalto está cada dia pior, forçando os motoristasa saírem de suas faixas, o que pode causar acidentes e ainda gerar uma multa ao condutor.

Segundo o proprietário da empresa Guanabara, Fernando Queiroz, uma das que mais usam a via na rota dos transportes, todos os dias o motorista é obrigado a passar por dentro do buraco, visto que não há espaço para desviar dentro da faixa exclusiva. "Tem foto do local, o buraco vai aumentando a cada dia e não tem como o motorista desviar", ressalta o empresário. Fernando entrou em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para conseguir uma solução mais rápida para o caso.

Os prejuízos vão desde corte de pneu, passando por problemas na suspensão do veículo e atrasos nos horários de saída, até a queda no número de passageiros, em razão de um possível desvio do caminho feito pelo ônibus. Fernando afirma que pediu a uma equipe da empresa para avaliar a situação no trecho mais esburacado da avenida, caso fique constatado a impossibilidade de transitar no local, os ônibus farão um caminho alternativo. Os empresários estudam como será feita essa mudança.

De acordo com o chefe do departamento de Estudos e Projetos da Semob, Flávio Nóbrega, foi feita uma solicitação à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi) para tampar o buraco, que prometeu até sexta-feira solucionar o problema. "Não é fácil desviar o fluxo de uma faixa exclusiva", disse afirmando ter pedido prioridade no caso.

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Governo de Goiás busca recursos para implantação do VLT

VLT em Barcelona
Comitiva formada pelo secretário da Região Metropolitana, Jânio Darrot; da Infraestrutura, Wilder Morais; pelo presidente da Metrobus, Carlos Maranhão e pelo representante do Setransp, Edmo Pinheiro, esteve ontem no Ministério das Cidades em reunião com o Secretário Nacional de Mobilidade, Luiz Carlos Bueno, para defender a aprovação da liberação de recursos do PAC da Mobilidade Urbana, de R$215 milhões, voltados para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, no Eixo Anhanguera, em Goiânia.

O recurso pleiteado representa 20% do valor total da obra, que deve receber aportes de linhas de crédito, ainda em estudos, e da iniciativa privada por meio de parcerias público-privadas. “Buscamos a revitalização do transporte coletivo na capital ao promover a modernização do seu principal eixo de transporte, o Eixo Anhanguera”, argumenta Jânio Darrot.

O Eixo Anhanguera serve de acesso para o transporte de mais de 200 mil passageiros por dia. A extensão, que corta a capital goiana de um extremo ao outro, atinge  13,2 quilômetros. A iniciativa privada, com anuência do Governo do Estado, deve entregar dentro de 60 dias, os estudos de viabilidade técnica que detalharão todos os pontos necessários para a instalação, como as definições de quando a via será rebaixada ou suspensa para agilizar o transporte e reduzir o número de interrupções – sinais de trânsito - que hoje somam 80 pontos em toda a sua extensão.



Informações do Goiás Agora
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Governo do Rio faz censo para melhorar mobilidade urbana

Em outubro, cerca de 12 mil residências da Região Metropolitana do Rio serão visitadas por especialistas da Secretaria de Transportes que elaboram o novo Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), realizado pela primeira vez em 2005. 

O estudo irá avaliar o sistema de transporte e desenvolver políticas sustentáveis e de menor custo para as mais de 20 milhões de viagens diárias feitas em ônibus, trens, metrôs e carros.  As pesquisas de campo do plano começaram na segunda-feira (29) nas rodovias estaduais.

De acordo com o secretário de Transportes, Julio Lopes, o estudo, financiado pelo Banco Mundial, funciona como um censo dos transportes, que informa o número de embarques e as origens e destinos dos deslocamentos, inclusive de veículos particulares. A partir do resultado, que será divulgado entre março e abril de 2012, o Estado e concessionárias como o Metrô Rio e a SuperVia terão novos subsídios para iniciar projetos de mobilidade urbana.

"A concorrência internacional já foi feita e três empresas importantes, que estão trabalhando em consórcio, ganharam. Agora, vamos fazer o maior número possível de entrevistas domiciliares. A pesquisa nos ajudará a atender às demandas. Convidamos o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) para participar do novo PDTU, assim como a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a Secretaria Municipal de Transportes", afirmou Lopes.

A elaboração do PDTU inclui a revisão dos últimos estudos apresentados em 2005 e o zoneamento das áreas de trabalho, além da atualização de sua base de dados. Nesta fase, são avaliados os cenários de operação do setor: atualização de vias rodoviárias, análises de tarifas e levantamento, por GPS, da distribuição espacial e temporal da velocidade média de percurso nas principais avenidas. No fim da pesquisa, serão analisados os pontos de integração intermodal e a eficiência das integrações já em funcionamento.



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Metrô é confirmado como modal de transporte para Salvador

O governador Jaques Wagner e o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, reuniram-se com os vereadores nesta segunda-feira (29) e reafirmaram a escolha do metrô como modal de transporte para Salvador na Copa 2014. O encontro foi realizado na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou também com a presença dos secretários estaduais do Planejamento Zezéu Ribeiro, do Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e das Relações Institucionais, Cesar Lisboa, além do chefe de gabinete do governador, Edmon Lucas.

Durante a reunião, foi explicado aos parlamentares o processo utilizado por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Mobilidade Urbana, como estratégia para a decisão do modal. Após o encontro, os vereadores demonstraram estar satisfeitos com as explicações do governo estadual. Para a escolha do modal, foi avaliada a consistência de viabilidade técnica, ambiental e financeira, sendo analisados sete projetos que concorreram ao PMI, realizado pelo Governo do Estado.

“A Câmara de Vereadores não tem preferência por modal. Não somos nem pelo pneu nem pelo trilho. O queremos é abrangência do sistema e tínhamos de entender como vai funcionar. O governador se comprometeu a ajudar a cidade e sem dúvida isso trará muito benefício para Salvador”, afirmou o presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal, vereador Jorge Jambeiro.

Diálogo permanente 

De acordo com o governador Jaques Wagner, será estabelecido, entre o Governo do Estado e Câmara Municipal, um diálogo permanente sobre a mobilidade urbana de Salvador. “Longe de mim qualquer tentativa de afrontar a legitimidade da Câmara em debater todos os temas de interesse da cidade”, disse o governador. De acordo com ele, o governo estadual participa do assunto porque o estado tem a capacidade de se comprometer com o dinheiro.

“E como tínhamos que apresentar um projeto, fizemos o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). Deixei claro nesta reunião que este modal, que é o metrô, não é tudo. Tenho consciência de que é preciso desenvolver outros tipos de sistema de transporte na cidade. E por isso, estaremos em constante diálogo”, enfatizou Wagner.

Segundo o governador, o edital de licitação das obras do metrô na Avenida Paralela está em fase de elaboração. Ele assegura que, concomitantemente à implementação do metrô, será possível construir a Avenida 29 de Março, ligando a Paralela à BR-324. Os investimentos nas obras do metrô totalizam R$ 1,6 bilhão e no total serão disponíveis para o projeto de transporte para a capital baiana, cerca de R$ 2,4 bilhões, do PAC da Mobilidade Urbana.

Na opinião do prefeito João Henrique houve um avanço significativo durante a reunião desta segunda-feira (29). Para ele, o termo de anuência deverá ser concedido com mais rapidez, a fim de se lançar o edital de licitação. “Nós estamos avançando. Superamos etapas e algumas dúvidas. Acredito que a Câmara tem um grande conhecimento acumulado, devido aos estudos realizados sobre a mobilidade de Salvador e pode contribuir com o projeto”.


Informações do Governo da Bahia

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Paradas de ônibus de Porto Alegre em clima de Copa do Mundo

Paradas de ônibus da Capital já entraram no clima da Copa do Mundo de 2014. Equipes de mobiliário urbano da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) instalaram nesta manhã, 31, quatro painéis com a logomarca oficial da Fifa em quatro abrigos da avenida Borges de Medeiros. Inicialmente serão implantadas 20 paradas em diversos pontos da cidade e, posteriormente, mais 20 pontos receberão os painéis. As próximas serão nas vias Cavalhada, Oscar Pereira, Assis Brasil, 24 de Outubro, José de Alencar, Gastão Mazeron e João Pessoa.

A iniciativa integra a proposta da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa) de difundir o espírito do mundial na cidade. “É preciso envolver a sociedade no espírito da Copa para que tenhamos um grande evento e possamos fazer de Porto Alegre uma das melhores sedes do mundial”, explica o titular da Secopa, secretário João Bosco Vaz.

Outra ação da prefeitura foi a caracterização de ônibus da Carris e do Linha Turismo com motivos alusivos à Copa. Desde maio, os veículos estão circulando pela Capital.



Informações da Prefeitura de Porto Alegre

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Grande Vitória pode ter sistema público aquaviário de transporte de passageiros

A volta do sistema público aquaviário de transporte de passageiros na Grande Vitória ganhou um novo rumo. Foi publicado, no Diário Oficial dos Poderes do Estado (DIO), o extrato do contrato n.º 30/2011, via Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), para a contratação do Tecbus Consultoria e Projetos Ltda., sob o valor de R$ 14.730,00.

O objetivo da contratação, autorizada pela Secretaria de Estado dos Transportes Urbanos da Grande Vitória (Setop), é a prestação de serviços de consultoria para elaboração do estudo de avaliação de custos do sistema hidroviário da Região Metropolitana da Grande Vitória. O prazo do contrato é de 60 dias, a partir da data da assinatura, no último dia 15.

O sistema hidroviário, conhecido também como aquaviário, está previsto para 2012. Dois terminais de lanchas também estão previstos: um deles na Enseada do Suá, na Praça do Papa, em Vitória, e o outro na Prainha, em Vila Velha. Há reivindicação de comunidades no município de Cariacica para a volta de um terminal no bairro Porto de Santana.

A volta do sistema é uma alternativa para desafogar o trânsito na Região Metropolitana, que atualmente conta com um tráfego de 700 mil veículos. O estudo também poderá apontar a viabilidade de funcionamento do aquaviário de forma integrada com o Sistema Transcol. Até 2014, está prevista a instalação do corredor exclusivo para ônibus, o BRT (Bus Rapid Transit), acoplado ao transporte público.

Parado há 11 anos
O sistema hidroviário de transporte de passageiros começou a atuar em 1978. Em 2000, foi paralisado. Chegou a funcionar com 11 lanchas e a transportar quase 450 mil pessoas por mês. Desde o período em que ficou sem funcionar, a população reivindica seu retorno. Ainda no governo Paulo Hartung (PMDB), em 2008, a volta do sistema parecia uma certeza e previa um investimento de R$ 9 milhões. O governo havia solicitado apresentação de custos, modelos de embarcação, sistema de operação e preço de tarifas.

Um novo estudo técnico para tratar da implantação do hidroviário já havia sido anunciado, no último mês de junho, pelo secretário de Estado de Transportes de Obras Públicas, Fábio Damasceno.

Ales
No início de 2010, a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) aprovou a alteração na Lei n.º 3.693/1984, sobre Sistema de Transportes Urbanos da Aglomeração Urbana da Grande Vitória. A lei estabelece juridicamente a reestruturação do sistema hidroviário e sua viabilidade integrada aos serviços de ônibus e determina que a Ceturb esteja autorizada, mediante concessão, a contratar o serviço.



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Mais um acidente com ciclista em Curitiba

Mais um acidente com ciclista em Curitiba, na segunda-feira, mostra que falta estrutura cicloviária na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 121 pessoas ficaram feridas em 146 acidentes envolvendo ônibus e bicicletas na cidade neste ano. Isso tem ocorrido porque os ciclistas, sem via própria para percorrer os bairros, têm dividido o mesmo espaço com carros, ônibus e motocicletas.

É importante incentivar a bicicleta como meio de transporte, por ser mais ecológica e promover a diminuição do número de carros nas ruas. Mas é preciso cuidado por parte dos ciclistas e, para que ele não use as ruas e canaletas, necessita de um espaço próprio. A prefeitura estuda uma nova malha de ciclofaixas e tem discutido o assunto com entidades representativas dos usuários de bicicleta. Que o Plano Diretor Cicloviário signifique um avanço concreto para o uso seguro desse modal.




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Estudantes de Teresina protestam contra aumento de passagem de ônibus

Estudantes de Teresina, no Piauí, fizeram uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus na capital. O reajuste foi de cerca de 12% e a passagem subiu de R$ 1,90 para R$ 2,10. O ato terminou em confronto com a tropa de choque da Polícia Militar, na Avenida Frei Serafim. Como resultado, seis jovens foram detidos e levados para Central de Flagrantes e liberados horas depois por falta de provas.

Os estudantes tentaram falar com a Prefeitura, mas não forma recebidos. Depois, ocuparam a sede do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut). Alguns estudantes arremessaram pedras nos ônibus que passavam. Segundo eles, as pedras foram um revide, já que o motorista teria tentado atropelar os manifestantes.

Com a confusão, equipes da polícia foram acionadas e tentaram conter o movimento. Os policiais usaram sprays de pimenta e até balas de borracha.

O estudante identificado como Gustavo, da Universidade Federal do Piauí, destacou que o movimento foi pacífico e que a depredação aconteceu por parte de estudantes secundaristas, que na realidade não fazem parte do ato.

O estudante José Orlando, do curso de jornalismo da Universidade Federal do Piauí, foi atingido na perna por uma bala de borracha.

- Estou indignado, estamos realizando uma manifestação legal, e os policiais usaram da força, com armas nos agredindo - disse.
Os estudantes prometem uma nova manifestação.


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