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Em Natal, Integração de ônibus e vans será realizada a partir de 21 de março

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e a cooperativa Transcoop acordaram no início desta semana que a partir do dia 21 de março já estará em pleno funcionamento a unificação dos cartões de passagens na cidade do Natal, o Sistema Automatizado de Bilhetagem Eletrônica (SABE).

Ônibus e opcionais utilizarão o mesmo cartão de passagens. Em todos os pontos de vendas da NATALCARD, o usuário do transporte coletivo da cidade poderá comprar os créditos para os dois sistemas de transportes.

Como publicado no Decreto Municipal 9.313 de 10 de fevereiro de 2011, o cartão de passagens terá dois chips, que poderá ser abastecido separadamente.

A Seturn deixará de comercializar os cartões com uma área de memória, devendo os cartões já comercializados serem substituídos gratuitamente, mediante solicitação do usuário.

Fonte: No Minuto

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Em BH, Alunos de da rede pública ganham direito ao meio-passe estudantil

O prefeito Marcio Lacerda sancionou ontem a lei que concede Auxílio de Transporte Escolar, conhecido como meio-passe, para estudantes de Belo Horizonte. O benefício será oferecido, preferencialmente, aos alunos da rede pública do ensino médio que residam a uma distância superior a mil metros (um quilômetro) da unidade escolar. A solenidade que marcou a sanção da lei foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro) e contou também com a participação dos secretários municipais de Políticas Sociais e Educação, Jorge Nahas e Macaé Evaristo, do diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, do presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Ames), Gladson David Silva, além de estudantes e outras autoridades. A lei é originária do Projeto de Lei 1.173/10, proposto em junho de 2010, aprovado em dezembro pelos ve­readores da capital e encaminhado ao prefeito no dia 2 de fevereiro deste ano.

O auxílio de transporte escolar será concedido a estudantes cujas famílias sejam beneficiárias de programas sociais desenvolvidos pelo município, como Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), entre outros, com possibilidade de atender também estudantes universitários. A lei entra em vigor no prazo de 60 dias com a regulamentação que será feita pelo Executivo. De acordo com Marcio Lacerda, a princípio, cerca de 10 mil alunos serão beneficiados com o meio-passe. “Esse é o primeiro passo que estamos dando para atender aqueles que mais precisam e que estão inscritos no cadastro dos programas sociais da PBH”, disse.

Para viabilizar o benefício, foi criado o Fundo Municipal do Auxílio de Transporte Escolar, que servirá para captar e gerenciar recursos necessários à aplicação da lei. Inicialmente, o fundo começará com um investimento de R$ 4,5 milhões. Sendo assim, não haverá aumento da tarifa do transporte público municipal. Os estudantes pagarão 50% do valor da passagem por meio de um cartão, similar ao cartão utilizado pelos idosos de Belo Horizonte. Para o secretário Jorge Nahas, a aprovação da lei é um momento histórico. “Absorvemos as mudanças que acontecem na política social e na tecnologia que possibilitam a gestão do sistema de transporte com uma base mais eficiente e com um controle melhor”, garantiu. O presidente da Ames, Glad­son Silva, ressaltou que Marcio Lacerda foi o primeiro prefeito de Belo Horizonte que recebeu um movimento estudantil. “A data de hoje é um marco importante e representa o reconhecimento da conquista da nossa luta pelo meio-passe que já dura mais de 25 anos”, disse. Segundo ele, o projeto aprovado veio da luta dos estudantes e da sensibilidade não só do poder público, mas da sociedade na implementação da política social.

Concessão do auxílio

Com a finalidade de captar e gerenciar os recursos necessários à execução da lei do meio-passe foi criado o Fundo Municipal do Auxílio de Transporte Escolar. E, para acompanhar a concessão dos benefícios, foi criado o Conselho Municipal do Auxílio de Transporte Escolar, que contará com representantes da PBH, da Câmara Municipal, de estudantes e empresas concessionárias de transporte coletivo. Segundo Marcio Lacerda, a regulamentação da lei será discutida com os estudantes nos próximos dias. “Estamos dando um passo importante. E a ideia do fundo municipal é generosa, pois permite aportar recursos de outras origens”, contou.

Fonte: BHTrans

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SPTrans informa alteração de itinerário na Zona Leste

A SPTrans informa a alteração do itinerário das linhas 3024/10 Vila Industrial - Terminal Vila Prudente; 4286/10 Vila Industrial - Term. Correio e 476G/41 Vila Industrial - Metrô Ana Rosa, de modo que dê maior fluidez ao serviço e agilidade às linhas.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:

3024/10 Vila Industrial - Term. Vila Prudente
4286/10 Vila Industrial - Term. Correio
Ida:
normal até a Rua Solar dos Pinheiros, Rua Anai, Rua Gonzaga de Campos, Rua Prof. Zeferino do Amaral, Rua Maria Graham, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

476G/41 Vila Industrial - Metrô Ana Rosa
Ida:
normal até a Rua Solar dos Pinheiros, Rua Anai, Rua Gonzaga de Campos, Rua Prof. Zeferino do Amaral, Rua Maria Graham, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

Fonte: SPTrans

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Corredores de ônibus aceleram renovação da frota no Rio

A criação de quatro projetos de corredores de ônibus (BRTs) para atender à demanda prevista para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 vai acelerar a renovação da frota no Rio de Janeiro. Com os BRTs, sigla em inglês de Bus Rapid Transit, o ritmo de renovação da frota de ônibus poderá dobrar em relação aos padrões atuais.
A estimativa é que até 2016 esses novos corredores sejam servidos por 581 veículos articulados, que vão exigir investimento de R$ 485 milhões, incluindo a compra de equipamentos e sistemas eletrônicos e a instalação de um centro de controle e operação.
As projeções são da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), com base em informações de projetos dos governos do Estado e do município.
Lélis Marcos Teixeira, presidente-executivo da Fetranspor, disse que o índice de renovação da frota no Rio situa-se, atualmente, na faixa de 10% a 15% ao ano, percentual que poderá chegar a 20% com os BRTs. Cada ônibus articulado transporta, em média, três vezes mais passageiros sentados do que os veículos tradicionais.
As empresas que vão operar os BRTs do Rio se agruparam em quatro consórcios, um por corredor, conta Teixeira. Os consórcios deverão contratar empréstimos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com agências multilaterais de crédito, como Bird e BID, para financiar a compra de veículos e implantar a operação do sistema. Outra opção de financiamento são os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios.
Segundo Teixeira, as futuras operadoras dos BRTs pediram aos fabricantes de ônibus que apresentem a tecnologia dos motores dos veículos articulados a serem usados no Rio. Teixeira disse que o objetivo é fazer com que os novos ônibus sejam compatíveis com as normas europeias, mais rígidas em termos de emissões.
A medida deverá encarecer o custo dos veículos, mas a eficiência energética será maior, disse o executivo. Hoje, a Fetranspor trabalha com um custo entre R$ 600 mil e R$ 800 mil por veículo para os BRTs. Wilson Pereira, gerente-executivo do mercado de ônibus da Scania para o Brasil, disse que a empresa está preparada para atender à demanda.
O corredor Transcarioca, que vai ligar a Barra da Tijuca ao aeroporto internacional do Rio, começa a ser construído no dia 1º de março. A via terá 39 quilômetros de extensão e a estimativa é que o tempo gasto no trajeto entre os dois pontos seja reduzido em mais de 60%. O valor previsto nas obras é de R$ 1,3 bilhão, com recursos do governo federal e contrapartida do município. A previsão é concluir os trabalhos em 2014, quando o corredor poderá transportar 400 mil pessoas por dia, com o uso de 217 ônibus articulados.
O Transoeste, corredor expresso que vai ligar a zona oeste da cidade à Barra da Tijuca, está com as obras em andamento. Os outros dois corredores são o Transolímpica, na zona oeste, e o TransBrasil, ligando o centro à zona oeste da cidade.
Antonio Jofre, coordenador-geral de concessões da Secretaria de Transportes do município do Rio, disse que o estudo sobre o projeto do corredor TransBrasil passa por revisão. A ideia é que esse corredor esteja implantado no início de 2016, com o número de ônibus em circulação podendo chegar a 219 veículos. No total, os quatro projetos terão cerca de 130 quilômetros de extensão e poderão beneficiar mais de um milhão de pessoas.

Fonte: Valor Econômico  


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A mobilidade urbana: Prioridade é dos meios de transporte coletivo e, não, do individual

A liberdade do ir e vir. É por esse direito constitucional que devemos refletir sobre o que tem se tornado o cotidiano dos grandes centros urbanos. Pensar em mobilidade urbana é mais do que tratar de transporte e trânsito. Requer a orquestração e a continuidade de uma série de iniciativas que se integram e interagem com agentes públicos e privados. Tais iniciativas devem ser traçadas com diretrizes que envolvam a combinação de políticas de uso do solo, de ambiente, de transporte, de trânsito; e devem compor um modelo que inclua questões de oferta de infraestrutura e monitoramento eletrônico do trânsito. Sem descuidar do mais importante, o ser humano.

A cultura preventiva deve prevalecer em relação à corretiva. Já o quesito fluidez deve ter importância secundária, pois que a prioridade é a segurança no trânsito, sem esquecer da poluição ambiental. Há ainda os escoamentos de águas pluviais, para que não tenhamos de ficar em cima do capô do carro para não morrermos afogados.

Para que seja efetiva, a mobilidade urbana necessita de um conjunto de políticas de planejamento de transporte e de circulação que visem ao acesso amplo e democrático às vias. A prioridade é dos meios de transporte coletivo e, não, do individual. O planejamento urbano é inexistente e, com isso, a mobilidade urbana tem sido um verdadeiro risco ao cidadão. Quando há intervenção do poder público, essa vem atrasada.

No início deste ano, o Ipea divulgou pesquisa que nos remete a refletir sobre a mobilidade urbana com seriedade e planejamento. Diz o Ipea que 44,3% da população tem no transporte público seu principal meio de deslocamento. Na região Sudeste, o percentual atinge 50,7%. Apesar da importância desse tipo de transporte, a quantidade de ônibus em circulação cresceu menos, de 2000 a 2010, que a de veículos particulares. Hoje, há um ônibus para cada 427 habitantes; em 2000, era um para 649 pessoas.

Hoje, é um automóvel para cada 5,2 habitantes, enquanto há dez anos eram 8,5. Quase 50% das pessoas que andam de ônibus estão no Sudeste, enquanto 45,5% daqueles que utilizam bicicleta moram no Nordeste, o mesmo acontecendo com 43,4% que utilizam motocicleta.

A pesquisa traz, ainda, informações preocupantes sobre a quantidade de pessoas afetadas por congestionamentos: 69% dos cidadãos disseram que enfrentam engarrafamentos. De cada três brasileiros, dois tiveram a percepção de que a sinalização de trânsito é ruim. Em relação à segurança, 32,6% declararam que não se sentem seguros. Portanto, é mais do que necessário pensarmos em executar políticas no sentido de melhorar e incentivar o transporte coletivo.

Depois da experiência de seis anos na Câmara Municipal, tendo a oportunidade de debater e procurar caminhos para o ir e vir com maior qualidade, neste primeiro mandato na Assembleia Legislativa priorizarei a questão da mobilidade urbana. Obras estruturantes e metrô já.
Fonte: O Tempo


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Bicicletada contra o aumento da tarifa de ônibus em Florianópolis deve acontecer nesta quinta

A Frente de Luta pelo Transporte Público de Florianópolis promove nesta quinta-feira a primeira manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus deste ano. A concentração para a 1ª Bicicletada Contra a Tarifa acontece a partir das 16h Concha Acústica da UFSC e a saída está marcada para as 18h.

Além da bicicletada haverá confecção de camisetas da Frente com stencil e tela para os interessados, que devem levar camisetas lisas. Em caso de chuva, o evento será adiado.

Tarifas podem chegar a R$3,14
Como de costume, a tarifa de ônibus em Florianópolis deve ser reajustada entre os meses de abril e maio, quando ocorre o acordo coletivo dos motoristas e cobradores. Neste ano, o aumento pode ser de 6,53%, conforme o Índice Nacional de Preços do Consumidor (INPC).

O secretário municipal de transportes, João Batista Nunes, admite que o valor do acréscimo já está sendo discutido com o prefeito Dário Berger, que é quem bate o martelo. Mas por enquanto, segundo o secretário, não há definição.

— O que posso garantir é o que aumento será de acordo com o INPC, no máximo, e pode ficar abaixo disso — garante.

Hoje a passagem de ônibus na Capital custa R$ 2,95 para quem paga em dinheiro e R$ 2,38 para quem utiliza o cartão recarregável. No caso de aumento de 6,53% passariam a custar R$ 3,14 em dinheiro e R$ 2,53 no cartão.

Conforme o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf) em julho de 2009 as passagens custavam R$ 2,20 e R$ 2,80 na cidade. Em maio de 2010 o valor foi reajustado para R$ 2,38 e R$ 2,95.


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Em Manaus, Prefeitura adota 'emergência' no transporte coletivo

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), da Prefeitura de Manaus, autorizou, a partir desta quarta-feira (23), a ampliação de itinerários de 36 linhas de micro-ônibus do sistema alternativo de passageiros.

Os 260 ônibus alternativos, conhecidos como 'amarelinhos', tinham circulação restrita nas zonas Leste e Norte e poderão operar, temporariamente, nas zonas Centro-Oeste e Centro-Sul de Manaus, com a mesma tarifa dos ônibus convencionais, R$ 2,25.

A expansão dos itinerários está sendo acompanhada pela SMTU. "Colocamos os 'amarelinhos' para circular em outras zonas como medida emergencial para socorrer a população, uma vez que as empresas de transportes Transamazônia e São José, responsáveis pelo atendimento aos usuários dessas áreas, estão falhando. Desrespeitam as pessoas fazendo-as esperar pelo coletivo por longo tempo nas paradas e ainda colocam ônibus velhos que quebram o tempo todo", desabafou o superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante.

Cavalcante acrescentou que a circulação ampliada dos 'amarelinhos' vai durar até que a licitação de transporte coletivo de passageiros lançada pela Prefeitura de Manaus seja concluída, e os ônibus convencionais novos comecem a circular na cidade.

"Quando os novos coletivos chegarem, a SMTU fará um estudo para verificar a viabilidade de manter ou não a prestação desse serviço emergencial", explicou.
Novos itinerários

Com a ampliação dos itinerários, os “amarelinhos” vão poder circular pela avenida Efigênio Sales até a área do Amazonas Shopping, onde retornam. A avenida André Araújo também será contemplada com itinerário indo até a Sefaz, com retorno para zona leste naquela área.
Os alternativos vão percorrer ainda toda a avenida Max Teixeira até alcançar a avenida Torquato Tapajós, onde retornam.

Reforço
Além do reforço dos 'amarelinhos', a SMTU está convocando as empresas de transportes especiais e particulares com ônibus ociosos ou da frota reserva, em bom estado de conservação, para participar nesse atendimento emergencial à população.

As negociações com as empresas de transportes especiais e particulares dispostas a ajudar a população no atendimento emergencial estão sendo coordenadas pela SMTU.

Marcos Cavalcante antecipou a informação de que a empresa disposta a operar nesse momento de "extrema urgência" ficará com a receita da circulação.

Fonte: A Critica

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VLT de Maceió pode começar a operar em três meses

Três meses. É essa a previsão atual para que o polêmico Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) comece a funcionar em Maceió. Apesar de todos os contratempos que atrasaram em mais de um ano a implantação do projeto, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) tem esperanças, ainda que cautelosas, de que as metas de prazo para conclusão das obras entrem, por fim, na linha.

Embora as informações iniciais, ainda em meados de 2009, tenham entusiasmado os maceioenses, sob anúncios de que o Veículo Leve percorreria toda a cidade de Maceió, quem pretende utilizar o VLT para ir ao shopping, em Mangabeiras, ou para pegar uma praia na Pajuçara, terá que esperar ainda um pouco mais.

De acordo com a companhia, até o momento as previsões do veículo só incluem a passagem pela linha férrea já construída – a mesma por onde o trem passa atualmente – que deve percorrer as 15 estações, até Lourenço de Albuquerque. Ao todo, são esperados oito composições de três vagões nos meses de abril ou maio para que, até o final do ano, o novo veículo esteja em pleno funcionamento.

Mais imprevistos ainda podem surgir

Em meio aos constantes questionamentos de “vai sair ou não vai?”, os dirigentes da CBTU cansaram de falar à imprensa, e decidiram nessa semana divulgar informações apenas por meio de assessoria. A opção é por não revelar mais datas e, das vagas previsões que anunciam, sempre as ligam a alguma palavra de cautela, que não descarte possibilidades de imprevistos.

A expectativa pelas mudanças de mobilidade no transporte público acabou se transformando até em descrença durante alguns meses, e após tantos adiamentos, lançamentos e prazos, apenas a observância das obras por todas as imediações do Centro, Mercado e Bebedouro.

Projeto esbarra em várias dificuldades para implantação

A situação foi levada no banho-maria até o mês de março, quando o presidente nacional da CBTU, Elionaldo Magalhães, cobrou agilidade na desocupação dos feirantes, sob ameaça de que a bagatela de R$ 150 milhões retornasse aos cofres federais. A pressão parecia ter surtido efeito e, em maio de 2009, a licitação para início da obra foi anunciada, durante solenidade que contou com a presença do ministro das Cidades, Marcio Fortes. Não foi a primeira vez em que Fortes desembarcou em Maceió pelo mesmo motivo.

À época, o secretário de Abastecimento, Carlos Ronalsa, estabeleceu que, até outubro daquele mesmo ano, toda a área estaria desocupada. Mais um engano. Apenas em julho de 2009, prefeitura e Estado firmaram acordo para disponibilização da antiga Ceasa para os ambulantes e lojistas da Feira do Passarinho. Local decidido, em agosto de 2009, a força-tarefa pôde, por fim, o deslocamento para o local.

Fonte: Gazetaweb

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