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Início do funcionamento do Move é adiado para março
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou na tarde desta quarta-feira que o funcionamento do sistema rápido por ônibus da capital mineira não começa no próximo sábado, como estava previsto. No fim de semana serão iniciados os testes no corredor da Avenida Cristiano Machado, que liga o centro de BH à Estação São Gabriel, mas sem levar passageiros. A operação comercial nesse trecho do BRT vai começar no dia 8 de março.
O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa da BHTrans, realizada no auditório da Prefeitura nesta tarde, para detalhar como funcionará o Move. A administração municipal informou que os testes da Estação Pampulha irão começar em 15 de março e a operação comercial no trecho terá início em abril.
Na Estação Vilarinho/Venda Nova os testes começam em 20 de abril e a operação em maio. Com isso, o funcionamento completo do Move só ocorrerá dentro de três meses.
A Prefeitura também detalhou o número de veículos que fará o transporte de passageiros em cada estação. No São Gabriel, serão 136 ônibus, na Pampulha, 181 e Venda Nova / Vilarinho, 98.
Conforme adiantou o Estado de Minas na edição desta quarta-feira, os primeiros ônibus articulados e simples (padron) do Move que irão rodar nos corredores exclusivos das avenidas Cristiano Machado, Santos Dumont e Paraná (com trecho na Avenida Antônio Carlos) serão os das linhas 82 (São Gabriel-hospitais), 83 (São Gabriel-Centro – direta) e 84 (Estação São Gabriel-Lagoinha, via Avenida Antônio Carlos). De acordo com as fontes ouvidas pelo EM, a BHTrans não conseguiu viabilizar a tempo a estreia da linha 80 (Estação São Gabriel-Estação Lagoinha), que deverá ser implantada após a inauguração, em um trajeto controverso, por se tratar de percurso semelhante ao que hoje é feito pelo metrô ao custo de R$ 1,80, contra os R$ 2,65 do Move. Todos os ônibus desses trajeto são de linhas chamadas troncais. Os veículos que levam passageiros dos bairros para as estações, classificados de alimentadores, entram no sistema futuramente, como já era previsto pela BHTrans.
Quando estiver completo, o ramal da Avenida Cristiano Machado, que marca o início do Move, vai receber 10 linhas troncais, trafegando nas pistas exclusivas, e 35 alimentadoras, que se comunicam com bairros e estações.
Quiosques para a compra de passagens
As estações de transferência localizadas nas avenidas Paraná e Santos Dumont não vão contar com bilheteria. Serão instalados quiosques em esquinas próximas ao local para os passageiros comprar ou recarregar o cartão BHBus ou comprar o cartão unitário. Veja abaixo onde ficarão as cabines.
Rua Rio de Janeiro com Avenida Santos Dumont
Rua São Paulo com Avenida Santos Dumont
Rua dos Tupinambás com Avenida Paraná
Rua dos Carijós com Avenida Paraná
Informações: Estado de Minas
Postado por Meu Transporte às 15:00 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Minas Gerais
No Recife, Construção das estações de BRT da Av. Conde da Boa Vista chega a 2ª etapa
A construção das estações de BRT da Av. Conde da Boa Vista está a todo vapor. A avenida, que integrará o corredor exclusivo de ônibus Leste/Oeste, receberá as obras da segunda estação no próximo sábado (15). Os usuários das linhas que trafegam pela Conde da Boa Vista devem ficar atentos as mudanças de parada no local.
As plataformas, que são compostas sempre por duas paradas, terão uma delas desativada. As linhas, que paravam na estação que receberá as obras, passarão a utilizar a parada seguinte, na mesma plataforma, evitando que o usuário se desloque para pegar o ônibus. O trecho em obras contemplam duas plataformas, nos dois sentidos da via, compreendidas entre a Rua José de Alencar e a Rua das Ninfas.
No sentido subúrbio/cidade, os usuários que utilizam a parada nº 180319, localizada em frente a Rua das Ninfas, passarão a realizar embarque e desembarque na parada de nº 180320, também localizada em frente a Rua das Ninfas. Já no sentido cidade/subúrbio, as linhas da parada nº180306, situada em frente à Caixa Econômica Federal, passarão a utilizar a parada nº 180307, em frente a Escola Metropolitana.
Lembramos que as linhas mudarão de parada, mas continuarão a atender as mesmas plataformas.
Confira abaixo as linhas que sofrerão mudanças e as paradas que serão desativadas provisoriamente:
Sentido subúrbio/cidade
As linhas abaixo atendiam a parada nº 180319, em frente a Rua das Ninfas.
312 – Mustardinha
315 – Bongi
331 - Totó (Jardim Planalto)
332 - Totó (Abdias de Carvalho)
341 - Curado I
346 - TI TIP/ Conde da Boa Vista
416 - Roda de Fogo
421 – Torrões
423 - Engenho do Meio
431 - Cidade Universitária (TRT)
446 – UR-07
448 - Jardim Petrópolis
459 - Loteamento Santos Cosme Damião
511 - Alto do Mandu
516 - Casa Amarela ( Nova Torre)
521 - Alto santa Isabel
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva)
624 - Brejo
644 - Largo do Maracanã
721 - Água Fria
726 - Alto Santa Terezinha (Cde. da Boa Vista)
811 - Campo Grande
977 – Paulista (Cde. da Boa Vista)
Sentido cidade/subúrbio
As linhas abaixo atendiam a parada nº 180306, em frente a Caixa Econômica Federal.
014 - Brasília (Cde. da Boa Vista)
032 - Setúbal (Cde. da Boa Vista)
042 - Aeroporto (Opcional)
061 – Piedade
071 – Candeias
100 - Circular (Cde. da Boa Vista)
101 - Circular (Cde. da Boa Vista/ Rua do Sol)
243 - Vila dois Carneiros
313 - San Martin (A.de Carvalho)
321 - Jardim São Paulo(A. de Carvalho)
324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)
413 - Avenida do Forte
414 – Torre
415 - Sítio das Palmeiras
422 - Monsenhor Fabrício
425 - Barbalho (Via Detran)
432 - Cdu (Várzea)
433 – Brasilit
437 - Caxangá (Cde. da Boa Vista)
442 - Jardim Primavera (V. Pedreiras)
445 – Tabatinga
450 - Camaragibe (Cde. da Boa Vista)
Informações: GRCT
Postado por Meu Transporte às 12:00 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Pernambuco
CET testa faixa reversível exclusiva para ônibus no Eixo Vitor Manzini/Ponte do Socorro/Guarapiranga
Como parte da Operação dá Licença para o Ônibus, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) testará uma faixa reversível para coletivos com 2,7 km de extensão, na pista sentido centro, do eixo formado pela avenida Vitor Manzini, ponte Santo Dias da Silva (ponte do Socorro) e avenida Guarapiranga.
A operação será realizada das 16h às 20 horas, de segunda a sexta-feira rumo bairro. A faixa reversível será operada dentro do corredor de ônibus. Ela se inicia na avenida Vitor Manzini, na altura da rua Bruges, prosseguindo pela ponte do Socorro e terminando na avenida Guarapiranga com a Estrada do M´Boi Mirim.
Ao longo deste trecho, o fluxo da faixa será invertido, deixando de operar rumo ao Centro e dando preferência aos ônibus seguirem em direção ao bairro.
Já a faixa exclusiva de ônibus na avenida Guarapiranga, sentido bairro, entre o largo do Socorro e rua Frederico Grotte, será destinada para o tráfego geral. A via passará de duas para três faixas de rolamento.
Alternativa
Enquanto a reversível estiver ativa, para acesso ao shopping Fiesta, os veículos vindos da avenida Guarapiranga, sentido Centro, deverão acessar as ruas André Leão, Santa Teresinha e Ptolomeu, acessando a avenida Guarapiranga no sentido bairro.
Informações: R7.com
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Postado por Meu Transporte às 10:00 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Em Salvador, Linhas de ônibus entre Lapa e Barra começam a operar domingo
Três linhas circulares criadas pela Prefeitura de Salvador passam a operar com destino ao bairro da Barra saindo da Estação da Lapa, a partir deste domingo, 16, informou a Prefeitura. Na estação de transbordo, o usuário irá descer e escolher, sem pagar nova passagem, a melhor maneira de chegar à Barra, podendo optar entre três trajetos diferentes. Nessa mesma data, nove linhas que partem de Cajazeiras, Boca da Mata e Fazenda Grande deixarão de seguir para a Barra, fazendo ponto final na Lapa.
Foto: Mila Cordeiro |
Segundo a prefeitura a medida faz parte da reestruturação do sistema de transporte coletivo da capital baiana, havia sido suspensa pelo prefeito ACM Neto para possibilitar ampla divulgação das mudanças à população.
As novas linhas passam a abranger também a região de Ondina e Avenida Garibaldi, aumentando as opções de transporte dos moradores de Cajazeiras, Boca da Mata e Fazenda Grande.
Para fazer a integração, o usuário terá que utilizar o Salvador Card Avulso ou o vale-transporte eletrônico, no prazo de duas horas. O transbordo da linha convencional para o ônibus circular será feito no subsolo da estação da Lapa, migrando da Plataforma A, onde atualmente param as linhas convencionais, para a Plataforma B. Os ônibus Lapa-Barra passarão nos pontos 31, 32 e 33.
A integração poderá ser feita através das seguintes linhas circulares:
O circular LB1 (Lapa -Chame-Chame) sairá da Lapa, passando pela Rótula dos Barris, Av. Centenário, passarela do Chame-Chame, pegando o retorno da Centenário, seguindo até a Rótula do Barris para acessar o ponto 36 da Plataforma B, no subsolo da Lapa.
A linha LB2 (Lapa - Barra Avenida/Barra) partirá da Lapa, seguindo pelo Politeama, Campo Grande, Vale do Canela, Ladeira da Gabriel, pegando as avenidas Princesa Leopoldina e Princesa Isabel, acessando o Porto da Barra e seguindo pela Avenida Sete de Setembro, Rua Marques de Leão, Rua Marquês de Caravelas, Rua Alameda Antunes, retornando pela Av. Princesa Isabel, Vale do Canela, viaduto do Campo Grande, Politeama e Rótula dos Barris, fazendo ponto final no ponto 35 da Plataforma B, no subsolo da Lapa.
O LB3 (Lapa -Garibaldi-Ondina) irá circular pela Rótula dos Barris, Av. Vasco da Gama, Av. Garibaldi, Av. Ademar de Barros, Av. Oceânica, Rua Baependi, Rua Oswaldo Ribeiro, pegando novamente a Av. Ademar de Barros, passando pela Av. Garibaldi, fazendo o retorno na altura do Hospital Jorge Valente, trafegando pela Av. Garibaldi e Av. Vasco da Gama, chegando no ponto 34 da Plataforma B, no subsolo da Lapa.
Linhas convencionais que passarão a ter a Lapa como destino:
CÓDIGO LINHA EMPRESA
1418 CAJAZEIRA 7/6-LAPA/BARRA SÃO CRISTÓVÃO
1418 CAJAZEIRA 7/6-LAPA/BARRA SÃO CRISTÓVÃO
1426 CAJAZEIRA 8-LAPA/BARRA SÃO CRISTÓVÃO
1427 CAJAZEIRA 10-LAPA/BARRA TRANSOL
1428 CAJAZEIRA 11-LAPA/BARRA CAPITAL
1429 FAZENDA GRANDE 1/2-LAPA/BARRA TRANSOL
1430 FAZENDA GRANDE 2/3-LAPA/BARRA EXPRESSO VITÓRIA BAHIA
1431 BOCA DA MATA-LAPA/BARRA BARRAMAR
1443 FAZENDA GRANDE 4-LAPA/BARRA CENTRAL
1465 CAJAZEIRA 6/7-BARRA/LAPA SÃO CRISTÓVÃO
Informações: A Tarde
Postado por Meu Transporte às 09:30 0 comentários
Marcadores: Bahia
BRT de Palmas perto de sair do papel
Provavelmente o ministro das cidades, Aguinaldo Velloso Borges Ribeiro (PP), deve estar em Palmas na próxima terça-feira, 18, para a assinatura da ordem de serviço das obras do projeto Bus Rapid Transit (BRT). Procurado pelo Conexão Tocantins, na manhã desta quarta-feira,12, o prefeito Carlos Amastha, informou que a agenda do ministro ainda não está confirmada.
O projeto BRT foi apresentado à sociedade palmense no dia 29 de janeiro em audiência pública. O mesmo é uma iniciativa da Prefeitura de Palmas, através do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) em conjunto com a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (Samot). O projeto BRT em Palmas será a instalação de um novo sistema de transporte público, tendo aproximadamente 35 km de corredor expresso para que o palmense tenha mais rapidez ao se locomover pela cidade. O projeto visa à implantação de uma via rápida no canteiro central da Avenida Theotônio Segurado.
Esse projeto gerou um impasse entre o governador do Estado e o prefeito da Capital. Siqueira defende a implantação do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), que por sua vez é um projeto a longo prazo, podendo demorar anos a ser concluído. Carlos Amastha, que implantará o Bus Rapid Transit (BRT), defende a instalação do BRT e será muito mais rápido a ser implantado.
O VLT é um projeto de transporte público que visa beneficiar 16 municípios da Região Metropolitana e pretende utilizar o canteiro central da avenida Theotônio Segurado como eixo de ligação entre as região sul, central e norte. Já o BRT, é um o sistema de transporte que prevê a instalação via rápida destinada ao transporte coletivo, partindo do canteiro central da Avenida Theotônio Segurado, ligando de um lado o setor Santo Amaro e de outro uma bifurcação que divide os caminhos para Taquaralto e Taquari.
Informações: conexaoto.com.br
Postado por Meu Transporte às 09:00 0 comentários
Motoristas que vão guiar ônibus BRT destacam dificuldades após treinamento
Manter a distância máxima de 13 centímetros entre o ônibus e a plataforma, parar os articulados de mais de 18 metros alinhando as portas de embarque e desembarque com os acessos dos terminais e controlar a velocidade para que tudo isso ocorra sem sobressaltos. Esses são procedimentos que estão sendo treinados por motoristas de empresas de coletivos de Belo Horizonte para dar início à operação do transporte rápido por ônibus (BRT) no sábado. Para quem já trabalha com veículos longos há anos, dirigir os novos coletivos é tarefa fácil.
Complicado mesmo, segundo os profissionais, tem sido lidar com a largura das pistas, estreitas em alguns pontos, e com a proximidade que os veículos passam de pilares que sustentam passarelas de pedestres, onde há risco de acidentes, segundo eles. Outra queixa é sobre a falta de sinalização que indique nas plataformas onde o ônibus deve parar para não ultrapassar as portas da estação. Para o sindicato que representa os trabalhadores, o tempo foi exíguo diante de tantos detalhes que exigem muito treino, como as manobras em vias públicas e paradas nas estações.
Entre todas as recomendações, motoristas em treinamento destacaram nessa terça-feira uma que os preocupa muito: o cuidado com os pedestres. Muitas pessoas ainda cruzam as pistas a pé e mesmo com a promessa de fechamento de quase todo o corredor, os condutores temem que haja brechas para que pedestres cruzem as pistas do Move, como é chamado o BRT da capital.
Na preparação de ontem na Avenida Cristiano Machado, eles foram orientados por instrutores da empresa fabricante do chassi dos veículos ou por motoristas já treinados que passaram a atuar como multiplicadores nas empresas de transportes. O treino foi realizado com cada aluno por cerca de uma hora no trecho entre a estação de metrô São Gabriel e a Rua Jacuí, no Bairro Ipiranga, Região Nordeste da capital. Um dos alunos, Reinaldo Ferreira, de 33 anos, que há 10 anos trabalho no transporte público, fez ressalvas sobre o sistema. “É preciso ter muita atenção ao passar perto das passarelas, porque o veículo é longo e a pista fica mais estreita perto das estruturas. Pode haver risco de acidente”, alerta, referindo-se à travessia elevada em frente ao Minas Shopping. Segundo ele, o problema se repete em vários pontos do corredor Cristiano Machado. “Na Antônio Carlos a situação é diferente. Lá o corredor é mais livre”, considera.
Das orientações do instrutor, Reinaldo destaca a recomendação sobre as pessoas que cruzam o corredor a pé. “O sistema ainda não começou a operar e ainda há muitas passagens para pedestres, que precisam ser mais bem sinalizadas para não haver risco de atropelamento. Temos que ter muito cuidado com isso”, alerta. A sinalização também foi uma queixa do motorista Reginaldo Gomes da Silva, de 50 anos, 18 deles dedicados ao transporte coletivo da capital. Mesmo com experiência como motorista de veículos longos, como carretas e caminhões no passado, Reginaldo teve muita cautela ontem para parar o ônibus articulado em uma das plataformas do Move. “Ainda falta instalar a faixa amarela que demarca o limite até o qual o ônibus vai na plataforma. Por isso estamos olhando o ponto em que as portas se encaixam nos vãos da estação”, explicou.
CORRIDO Para o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Belo Horizonte, as três semanas dedicadas à preparação dos motoristas estão aquém do necessário. “Tem motorista reclamando que o veículo é longo demais para operar com tranquilidade, por causa da largura das vias. Estão tendo dificuldade de virar, já que os corredores não são compatíveis. Parecem que não mediram o espaço certo das vias em todos os pontos”, afirma o sindicalista Denilson Dorneles. Segundo ele, cerca de 100 condutores estão em fase de treinamento. “Ao todo, o número deve chegar a 900 profissionais”, diz Dorneles.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), a preparação que está sendo feita é apenas o início do treinamento e cada motorista terá o tempo necessário para se aprimorar com o novo sistema.
Possível atraso
Um lote de ônibus articulados com pelo menos 13 unidades pode não chegar a BH a tempo de integrar o sistema Move no prazo previsto, devido a problemas fiscais. Apesar do contratempo que pode afetar os planos da BHtrans em relação à estreia de três linhas troncais, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BH garante que o cronograma será mantido. O Estado de Minas apurou que sete unidades de articulados foram entregues até o momento. Problemas com prazo já vinham sendo registrados, devido ao fato de as últimas especificações dos veículos terem sido repassados em cima da hora, como noticiou o EM no último mês.
Informações: Estado de Minas
Postado por Meu Transporte às 08:00 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Minas Gerais
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