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Um país congestionado e que quer se modernizar
quarta-feira, 23 de novembro de 2011Todas as cidades brasileiras estão com as ruas congestionadas pelo excesso de carros. Até mesmo cidades pequenas e pacatas foram tomadas pelos automóveis.
Cobra-se muito do governo para que melhore as rodovias. Quase todas as reclamações recaem sobre a falta de ferro-vias para tirar os caminhões das estradas. Mas se observarmos melhor veremos que o transito urbano nas capitais está ainda pior que as rodovias.
São Paulo tem engarrafamentos diários de dezenas de quilômetros e nos grandes feriados, então, os engarrafamentos formam uma fila de mais de uma centena de quilômetros.
Brasília, a capital do país, com suas ruas e avenidas traçadas para dar fluxo contínuo e rápido aos automóveis e ôni-bus, assim mesmo, a partir das 18 até as 21 horas, a cidade entope. Apesar das facilidades que os motoristas encontram aqui na Capital Federal para abandonar as grandes avenidas e continuarem avançando por vias paralelas, nunca conse-guem fazer o mesmo percurso sem perder, pelo menos, uma hora a mais todos os dias ao final do expediente.
Oscar Niemeyer quando projetou Brasília não incluiu nas possibilidades futuras da cidade um metrô para transportar passageiros das cidades satélites. Hoje Brasília tem um metrô, mas como os demais metrôs brasileiros carece de ampliação; de modernização e de mais investimentos, muitos e grandes investimentos.
A solução do tráfego urbano de Brasília, assim como as demais capitais brasileiras é implantar um bom transporte coletivo, como os que se vê em todas as grandes cidades do mundo. E o melhor transporte coletivo é o metrô. Essa seria a melhor maneira para a redução do número de automóveis nas ruas das cidades.
Brasília é uma das cidades onde o povo se esforça para que o trânsito seja preferencial aos pedestres. Como se pode notar, aqui os pedestres estão exigindo a preferência sobre os automóveis nos cruzamentos. Ao colocar os pés na faixa de passagem, os motoristas são obrigados a parar seus carros e esperar que a pessoa atravesse a via pública, mesmo que nessa rua não tenha semáforo. Os brasilienses estão certos ao obrigarem uma maior humanização do trânsito, até porque isso é modernidade.
E por falar em modernidade foi o que deparei aqui em Brasília no STJ, Superior Tribunal da Justiça. Estive na posse do novo ministro Marco Aurélio Buzzi e numa solenidade prestigiada pelos mandatários de todos os demais poderes, o presidente, após a posse declarou que não haveria discursos nessa ocasião, pois essa é norma no STJ. Tempos modernos.
Ao visitar o gabinete do novo ministro Marco Aurélio Buzzi, uma surpresa: prateleiras vazias, corredores limpos e, até mesmo sobre as mesas, a total ausência daqueles costumeiros calhamaços de papéis que formam os processos. No STJ os processos estão todos informatizados. Não há papel; é tudo no computador. Até mesmo a assinatura deles é eletrônica.
Mesmo assim, o ministro confessou que recebeu, para iniciar seu trabalho em Brasília, dez mil processos para despa-char. Acompanho há muito tempo a luta desse bravo novo ministro desde o tempo em que no estado de Santa Catarina era um bom Juiz, depois Desembargador. Notabilizou-se por excelentes trabalhos. Como, por exemplo, sua participação na atividade para implantar no país as Conciliações, uma forma de se agilizar a Justiça. Sua indicação para o STJ foi meritória.
Mas apesar de toda modernidade colocada a disposição do novo ministro essa sobrecarga reflete a atual situação de toda a Justiça brasileira, tão congestionada quanto as rodovias e ruas do país.
Por Valdir Guerra
Fonte: Progresso
Postado por Meu Transporte às 09:14 0 comentários
Marcadores: Brasil, Distrito Federal, São Paulo
Moradores de Planaltina do DF fecham BR-020 na luta por um transporte público de qualidade
Moradores de Planaltina interditam a BR-020 na manhã desta quarta-feira (23) em protesto contra as condições do transporte público da região. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de cem pessoas atearam fogo em pneus e fecharam as pistas nos dois sentidos da rodovia. O Corpo de Bombeiros foi chamado para controlar as chamas.
A polícia informou que os manifestantes afirmam que só vão liberar a via depois que um representante do governo for ao local e apresentar uma proposta de melhoria para o serviço de transporte.
De acordo com a polícia, o congestionamento na pista que segue para Brasília já chega a três quilômetros. Policiais rodoviários estão no local do protesto para tentar organizar a passagem dos carros e desviar o trânsito.
Informações do G1
Postado por Meu Transporte às 08:28 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Em Santa Catarina, População quer transporte coletivo barato, ágil, confortável e disponível
Pesquisa do Instituto Mapa sobre Indicadores de Mobilidade Urbana, realizada nos dez maiores municípios catarinenses, identificou que 82% utilizariam o transporte coletivo, desde que mais barato, ágil, confortável e com maior oferta de horários. Todavia, à pergunta sobre qual meio de transporte gostariam de usar, 38% dos usuários de ônibus manifestaram desejo pelo automóvel e 56% daqueles que usam o carro responderam que pretendem continuar utilizando-o.
A pesquisa ouviu 4.060 pessoas nas cidades de Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Itajaí Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul e Palhoça, entre os dias 6 e 28 de agosto passado. Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira (22), no I Fórum de Indicadores de Mobilidade Urbana, que aconteceu no auditório Deputada Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa, e que contou coma presença do governador Raimundo Colombo. A iniciativa é do Instituto Mapa, em parceria como Grupo RBS e com o apoio do Poder Legislativo.
Segundo a pesquisa, as pessoas escolhem o ônibus porque é a única opção ou porque é mais barato. Usam o carro porque é mais rápido e cômodo. Caminham e pedalam porque é mais rápido e saudável. E utilizam motocicletas por causa da agilidade e do baixo custo. Questionados sobre quais meios de transportes utilizam frequentemente, 60% dos pesquisados responderam que se deslocam a pé, 54% de ônibus, 54% de automóvel, 24% de bicicleta e 16% de moto. As cidades de Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Joinville e Palhoça são as campeãs do uso do automóvel.
De acordo com o Instituto Mapa, 32% dos pesquisados moram próximo do local de trabalho e 18% trabalham na mesma região em que residem. Neste cenário, Itajaí tem a menor distância de deslocamento, enquanto os moradores de São José e Palhoça são os que mais se deslocam para outra cidade, no caso Florianópolis, para trabalhar.
Quanto aos transtornos pessoais sofridos em decorrência do trânsito, 25% responderam que já chegaram atrasados ao trabalho, 6% perderam aulas, 2% deixaram de realizar negócios e 2% perderam ou tiveram de mudar de emprego. Acerca dos congestionamentos, 38% afirmaram que enfrentam mais de um por dia e 14%, um por dia.
Para a Mapa, Palhoça apresentou a pior avaliação do transporte coletivo, com índice de 4,8, enquanto Criciúma obteve a melhor nota, 6,4. Florianópolis recebeu nota 5,5. Criciúma e Joinville foram bem avaliadas no quesito disponibilidade de horários, enquanto as piores infraestruturas foram detectadas em Florianópolis e Palhoça. O menor preço em Lages e Chapecó, e os maiores custos em São José e Palhoça.
Segundo o diretor do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, os dados exigem a elaboração de planos diretores orientados ao transporte coletivo, com tarifas atrativas. Também indicam a necessidade da adoção de restrições ao transporte individual através do automóvel, a implantação de sistemas digitais de controle e de informação de tráfego, além da criação de alternativas seguras para pedestres e ciclistas. Nazareno lamentou o fato de que Florianópolis, apesar dos baixos índices de mobilidade urbana, ainda não realizou uma pesquisa de origem/destino das pessoas. “Não dá para planejar mobilidade urbana sem pesquisa de origem/destino”, argumentou Nazareno.
A pesquisa ouviu 4.060 pessoas nas cidades de Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Itajaí Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul e Palhoça, entre os dias 6 e 28 de agosto passado. Os dados foram divulgados na tarde desta terça-feira (22), no I Fórum de Indicadores de Mobilidade Urbana, que aconteceu no auditório Deputada Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa, e que contou coma presença do governador Raimundo Colombo. A iniciativa é do Instituto Mapa, em parceria como Grupo RBS e com o apoio do Poder Legislativo.
Segundo a pesquisa, as pessoas escolhem o ônibus porque é a única opção ou porque é mais barato. Usam o carro porque é mais rápido e cômodo. Caminham e pedalam porque é mais rápido e saudável. E utilizam motocicletas por causa da agilidade e do baixo custo. Questionados sobre quais meios de transportes utilizam frequentemente, 60% dos pesquisados responderam que se deslocam a pé, 54% de ônibus, 54% de automóvel, 24% de bicicleta e 16% de moto. As cidades de Florianópolis, Criciúma, Itajaí, Joinville e Palhoça são as campeãs do uso do automóvel.
De acordo com o Instituto Mapa, 32% dos pesquisados moram próximo do local de trabalho e 18% trabalham na mesma região em que residem. Neste cenário, Itajaí tem a menor distância de deslocamento, enquanto os moradores de São José e Palhoça são os que mais se deslocam para outra cidade, no caso Florianópolis, para trabalhar.
Quanto aos transtornos pessoais sofridos em decorrência do trânsito, 25% responderam que já chegaram atrasados ao trabalho, 6% perderam aulas, 2% deixaram de realizar negócios e 2% perderam ou tiveram de mudar de emprego. Acerca dos congestionamentos, 38% afirmaram que enfrentam mais de um por dia e 14%, um por dia.
Para a Mapa, Palhoça apresentou a pior avaliação do transporte coletivo, com índice de 4,8, enquanto Criciúma obteve a melhor nota, 6,4. Florianópolis recebeu nota 5,5. Criciúma e Joinville foram bem avaliadas no quesito disponibilidade de horários, enquanto as piores infraestruturas foram detectadas em Florianópolis e Palhoça. O menor preço em Lages e Chapecó, e os maiores custos em São José e Palhoça.
Segundo o diretor do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, os dados exigem a elaboração de planos diretores orientados ao transporte coletivo, com tarifas atrativas. Também indicam a necessidade da adoção de restrições ao transporte individual através do automóvel, a implantação de sistemas digitais de controle e de informação de tráfego, além da criação de alternativas seguras para pedestres e ciclistas. Nazareno lamentou o fato de que Florianópolis, apesar dos baixos índices de mobilidade urbana, ainda não realizou uma pesquisa de origem/destino das pessoas. “Não dá para planejar mobilidade urbana sem pesquisa de origem/destino”, argumentou Nazareno.
Postado por Meu Transporte às 08:13 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Projeto proíbe uso de som em transporte público em Votorantim
Tramita na Câmara de Votorantim o projeto que proíbe o uso de aparelho eletrônico ou telefone celular que reproduza música nos veículos de transporte público coletivo, inclusive os escolares, intermunicipais, ambulâncias e fretados para trabalhadores. O projeto de Lei nº 099/11, de autoria da vereadora Solange de Oliveira Pedroso (PMDB), foi protocolado e lido na última sessão, que aconteceu quarta-feira.
Qualquer tipo de som em alto falante será proibido, os fones de ouvido serão permitidos. Assim que a lei entrar em vigor, após a votação e a publicação, quem infringi-la será alertado a desligar o aparelho pelo motorista. Caso a pessoa se recuse a obedecer, o responsável pelo veículo irá chamar a intervenção da Polícia Militar.
De acordo com a autora, o projeto foi criado devido à quantidade de reclamações dos munícipes. “Recebi reclamação até de pessoas que usam as ambulâncias que levam pacientes para São Paulo”, afirma a vereadora.
Para Solange, principalmente os ônibus devem ser local de descanso para os munícipes, e a lei deve devolver a “paz” no transporte coletivo. “As pessoas vão trabalhar e saem de casa querendo sossego, mas precisam passar por essa situação no ônibus e já chegam irritadas e estressadas no trabalho. Da mesma forma acontece no fim do dia. Tem gente que até aproveita para cochilar no trajeto”, comenta.
Avisos proibitivos serão colocados nos veículos, em letras legíveis e com fácil visualização com os dizeres: “É proibido o uso de aparelhos sonoros ou musicais sem a devida utilização de fone de ouvido.”
A vereadora acredita que a lei será aprovada sem conflito dos colegas. “Acredito que, como vai trazer benefício para a população, não terá problemas.” Se necessário, Solange afirma ainda que o projeto de lei poderá conter uma emenda passível de sanção para quem não obedecer e desligar o aparelho ou utilizar fones de ouvido. Como já acontece em Sorocaba, onde foi apresentado um substitutivo ao mesmo projeto do vereador Francisco França (PT) que prevê multa aos usuários.
Fonte: Cruzeiro do Sul
Postado por Meu Transporte às 08:02 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Porto Alegre, Transporte coletivo recebe 40 ônibus novos esta semana
terça-feira, 22 de novembro de 2011
De acordo com o processo permanente de qualificação da frota de transporte coletivo da Capital, 40 ônibus novos serão entregues à população da Capital nesta semana. A apresentação dos veículos, todos com elevadores para portadores de deficiência física, acontece amanhã, 23, às 11h, no Largo Glênio Peres. Estarão presentes no evento o prefeito José Fortunati; o secretário municipal da mobilidade urbana, Vanderlei Cappellari, entre outras autoridades da Prefeitura, além de Ênio dos Reis, presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), e de José Alberto Guerreiro, presidente do Consórcio Unibus.
Os 40 ônibus novos atenderão linhas da região leste da cidade, dos eixos Protásio Alves e Bento Gonçalves. Somente neste ano já houve uma renovação de 136 veículos. De acordo com previsão da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), outros 40 ônibus novos entrarão na frota até o final do ano. Eles irão atender linhas que circulam nas regiões sul e norte, além da Carris.
Os 1.663 veículos da frota de ônibus têm uma idade média de 3 anos e 11 meses, uma das mais novas do País. A vida útil máxima de um ônibus é de 10 anos.O serviço de transporte coletivo por ônibus da Capital opera com 372 linhas, 25 mil viagens-dia, transportando cerca de 1 milhão de passageiros / dia.
Dos 1.663 ônibus, 330 têm até um ano de idade, renovados entre 2010 e 2011. Todos os novos veículos circulam com motores eletrônicos, os quais emitem baixo índice de poluentes.
A frota de ônibus adaptada para pessoas portadoras de deficiência agora é de 757 veículos, correspondendo a 46,20 % dos veículos. A exigência de vistoria varia, de acordo com a idade do veículo, entre 60 e 120 dias. Foi qualificada a iluminação interna, com lâmpadas leds, letreiros eletrônicos frontais maiores para dar maior visibilidade dos itinerários/linhas aos usuários; bancos mais confortáveis, com espumas de maior densidade, possibilitando 43 lugares sentados, em média.
Informações da EPTC
Postado por Meu Transporte às 19:53 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Justiça autoriza prosseguimento de obras no Metrô de SP
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu nesta terça-feira a paralisação das obras da Linha 5-lilás do Metrô. Na decisão, contudo, o judiciário manteve o afastamento do presidente do Metrô, Sérgio Henrique Passos Avelleda.
Na última sexta-feira, a juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública, determinou o afastamento do presidente do Metrô, Sérgio Henrique Passos Avelleda, e a suspensão dos contratos de extensão da Linha 5-lilás (lotes 2 a 8), devido a supostas fraudes em licitação de R$ 4 bilhões e danos aos cofres públicos.
Foto: Blog Diário da CPTM |
Em sua decisão, o presidente do tribunal, José Roberto Bedran, afirmou que "a suspensão do contrato importaria em grave dano à ordem administrativa, à saúde e economia públicas" e que a a manutenção da interrupção acarretaria grande prejuízo financeiro, com a realização de nova licitação, incidência de multas e indenizações e até mesmo a perda de financiamentos internacionais.
Ainda, além do afastamento de Avelleda, o TJ-SP manteve a multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento da ordem por parte do secretário dos Transportes.
Em nota, a Procuradoria-Geral do Estado afirmou que, "por uma questão de Justiça, o governo vai apresentar os recursos judiciais apropriados para restabelecer Sergio Avelleda ao cargo. O afastamento de Avelleda se mostra totalmente descabido, uma vez que a licitação não foi feita em sua gestão e que a decisão de prosseguir com os contratos, também em função do interesse público, foi tomada por toda a diretoria do Metrô".
Fonte: Terra Notícias
Postado por Meu Transporte às 19:43 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
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