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Terminal de ônibus do Jardim Casa Branca é inaugurado em Embu

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, inauguraram neste domingo (10), o terminal de ônibus do Jardim Casa Branca, em Embu. O investimento do fundo nas obras foi de quase R$ 2 milhões
Além da reforma e ampliação do terminal de ônibus, o Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento) investiu na reforma da praça secundária do Jardim Casa Branca e na pavimentação da rua Constantinopla.

A entrega do terminal Casa Branca, que abrigará três linhas metropolitanas da região, beneficiará em torno de 20 mil usuários por dia.

As três linhas metropolitanas, gerenciadas pela EMTU/SP, que atenderão o novo terminal, com uma frota de 42 ônibus, são as seguintes:

- Linha 090 (Embu/ Jardim Santa Tereza - Pinheiros) que opera com 18 ônibus com a frequência de um veículo a cada 5 minutos;

- Linha 459 (Embu/ Jardim Santa Tereza – Itaim Bibi) operada por seis ônibus a uma frequência de um coletivo a cada 20 minutos;

- Linha 272 (Embu/ Casa Branca – Pinheiros) operada com 18 ônibus com a partida de um veículo a cada 5 minutos também.

Na ocasião, Alckmin também anunciou a liberação de recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) no valor R$ 4.104.970,12 para a construção do Centro de Eventos do Parque Rizzo; e outros R$ 4 milhões - relativos ao ano passado - para a revitalização do Centro Histórico. Além disso, o governador liberou recursos do Dersa para recompor as ruas danificadas com as obras do rodoanel sul. 

 


Fonte: R7.com

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Curitiba: Horário dos ônibus pelo Site, confira:

A URBS Curitiba fornece aos usuários de ônibus da Região Metropolitana de Curitiba os horários e itinerários das linhas que compõem o sistema de transporte, para isso o usuário basta clicar no link a seguir, Fazer Consulta Aqui, isso faz com que os usuários possam se programar quanto a sua saída de casa e também do trabalho por exemplo, para os usuários do sistema isso é de fundamental importância, pois sair de casa sem saber o intervalo dos coletivos faz com que muitas pessoas fiquem esperando muito em paradas de ônibus muitas vezes sem boas estruturas, vale lembrar que devido ao fluxo do trânsito, esses horários muitas vezes não podem ser cumpridos rigorosamente, este serviço também é ofertado em outras cidades do Brasil.

Informação: Blog Meu Transporte

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Prefeitura de São Paulo não vai atingir meta de ciclovias para 2012

A Prefeitura de São Paulo estabeleceu como meta entregar aos paulistanos 100 km de novas ciclovias até 2012, mas essa marca não deve ser atingida neste prazo.
Isso porque, até agora, apenas 18,5 km de faixas destinadas às bicicletas estão prontos e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), documento que estabelece metas que serão perseguidas pelo governo em sua proposta orçamentária, prevê que a administração municipal faça 31 km de novas ciclovias em 2012, totalizando apenas 49,5 km – menos da metade do prometido. 
Foto: Márcio Fernandes
Na conta para atingir a meta, a prefeitura ainda contabiliza 2,5 km da Ciclofaixa de Lazer, que liga os parques Ibirapuera e Villa-Lobos. Esse via, no entanto, só abre aos domingos e está em teste nos feriados nacionais. Mesmo somando tudo, a prefeitura só chega a 52 km de faixa exclusiva para bicicletas.

Até agora foram entregues 13 km da Estrada Parque, que fica nas subprefeituras da Penha/ Ermelino Matarazzo e São Miguel, na zona leste; 3 km, na região da Capela do Socorro, e 2,5 km, na Vila Mariana, ambas na zona sul da capital paulista. O prefeito Gilberto Kassab fica no cargo só até o final de 2012, não podendo se reeleger para cumprir a promessa de 100 km de ciclovias.

A reportagem do solicitou à SMT (Secretaria Municipal de Transportes) um posicionamento sobre o assunto, mas não obteve retorno. A população pode acompanhar o cumprimento das metas pelo site Agenda 2012, criado para monitorar as ações realizadas e programadas pela prefeitura. 


Fonte: R7.com

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Cortes no transporte público prejudicam passageiros na Califórnia

Apesar de as ruas de Los Angeles estarem rotineiramente congestionadas com carros buzinando na parte da manhã, há também um grupo de pessoas quase invisível – os milhões de usuários do transporte público, na maioria pobres – que depende dos ônibus da cidade.
Mas o futuro desse sistema não está claro. Enquanto as autoridades locais empurram o transporte público como o caminho para um futuro mais sustentável, a Autoridade de Transporte Metropolitano do Condado de Los Angeles anunciou que irá cortar dezenas de linhas de ônibus e encurtar percursos para economizar dinheiro que diz que seria melhor gasto em outro lugar.
Assim, a linha 305, que vai de Watts, no sudeste da cidade, a Westwood, no noroeste, será em breve substituída por um sistema centralizado que as autoridades dizem ser mais eficiente, com trens e outras rotas de ônibus.
Essa é a única rota direta que liga os bairros mais empobrecidos da cidade a regiões mais ricas, onde legiões de porteiros, babás e empregadas domésticas trabalham diariamente. Para as dezenas de pessoas que usam o ônibus todas as manhãs, a perspectiva pode parecer assustadora.
"Alterar as linhas significa que eu nunca sei quantas horas levarei de um lugar para outro", disse Guadalupe Lopez, que usa a mesma rota há mais de uma década para chegar ao seu trabalho como faxineira. "Pode chegar ao ponto em que não vale a pena, pois vai levar muito tempo. Mas ninguém onde moro vai me pagar para limpar casas".


Supervisão

Durante anos, o governo federal supervisionou o sistema de trânsito, seguindo um processo de direitos civis dizendo que a autoridade de transporte não tinha feito o suficiente para manter suas tarifas baixas ou impedir a superlotação. Mas essa supervisão expirou em 2006, e um grupo de defesa, o Sindicato dos Usuários de Ônibus, entrou com uma ação que desencadeou uma investigação.
As autoridades de trânsito dizem que estão tentando usar novas linhas ferroviárias para transformar o sistema desconexo da região em uma grade de transporte – um objetivo dificultado pelo fato de que Los Angeles não foi construída com precisão geométrica e que a área de serviço se espalha por cerca de 4 mil km².
Mas o Sindicato dos Usuários de Ônibus reclama que o órgão responsável pelo trânsito continua a tratar as linhas de ônibus como um "sistema separado e desigual". "As pessoas vão pagar mais por menos serviço", disse Esperanza Martinez, uma organizadora do sindicato. "Em nome da eficiência, eles retrocederão para onde estávamos anos atrás”.

Por Jennifer Medina - Ultimo Segundo

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Em Ribeirão Preto, Empresas de ônibus pedem que tarifa de ônibus passe a R$ 2,75

domingo, 10 de julho de 2011

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto anunciou nesta sexta-feira (8) que protocolou, na Transerp, pedido para reajustar o valor da tarifa de R$ 2,40 para R$ 2,76. O aumento reivindicado é de 15%.
Esse índice havia sido antecipado por A Cidade no início de junho, quando patrões e funcionários entraram em acordo para elevar o salário em 9,5%, em reunião intermediada pela prefeita Dárcy Vera (DEM).
Na época, o impasse nas negociações levou os motoristas a promover paralisação de um dia no Centro, que deixou 70 mil usuários sem condução. Para forçar os patrões a ceder nas negociações, chegaram anunciar uma greve, o que fez a prefeita intervir no caso. A prefeitura negou que, para incentivar as concessionárias a melhorar o índice de reajuste, teria convencionado possível autorização de reajuste da passagem.
Por meio de assessoria de imprensa, as concessionárias informaram que o valor de R$ 2,76 reflete o impacto do índice dado para o salário da categoria, além de outras despesas com manutenção dos ônibus e combustíveis.
Como o pedido protocolado, as empresas iniciam a negociação com a Transerp, que pode acatar ou não o índice. Em 2010, os patrões reivindicaram R$ 2,45, mas a empresa de trânsito autorizou R$ 2,40.
O presidente do sindicato das empresas, Luiz Gustavo Vianna, afirmou nesta sexta que vai conceder entrevista nesta segunda-feira.

Outro lado
De acordo com nota da assessoria da prefeitura, a Transerp ainda não recebeu o documento das concessionárias com pedido de reajuste da tarifa do transporte coletivo.
A empresa de trânsito afirma ainda que tão logo receba o referido documento, vai fazer uma análise técnica e se manifestar sobre o assunto.



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Em Brasília, Maioria das ciclovias ainda está no papel

São apenas cerca de 56 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas finalizadas para quase 400 mil ciclistas que trafegam pelas vias do Distrito Federal. A primeira etapa do Programa Cicloviário do DF, promovido pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER), está em andamento desde 2008. No total, as obras de implementação chegam a 145 quilômetros de rotas cicláveis sem finalização. Outros 134 quilômetros estão somente no papel. A boa notícia é que uma nova obra para ciclovias, desta vez na área central de Brasília, deve acontecer ainda este ano.

A implementação das ciclovias e ciclofaixas no DF envolvem três órgãos da administração pública: Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Secretaria de Transportes e Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Cada um possui um projeto diferente para o crescimento das vias com trechos exclusivos para os ciclistas. Ainda assim, existe dificuldade em aplicação desses projetos. As vias com maior fluxo de veículos e com alta velocidade são as que oferecem maior perigo a quem busca uma forma de transporte saudável, econômico e sustentável. De 1995 a 2010, 767 ciclistas morreram no DF por atropelamentos, abalroamentos e colisões de diversos tipos.



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