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Reunião da Comissão de Transporte e Meio Ambiente teve palestra sobre energia nos ônibus brasileiros

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Uma palestra de Guilherme Wilson, da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) marcou a realização da 4ª Reunião da Comissão de Transporte e Meio Ambiente da ANTP, no manhã de 23 de setembro de 2010, na sede da ANTP, em São Paulo.

Participaram do encontro: Adalberto Felício Maluf (Fundação Clinton), Ailton Brasiliense Pires (ANTP), Berenice Santana (ANTP), Cacilda B P Silva (Metrô-SP), Cássio Belvisi (Setpesp), Cláudio de Senna Frederico (Artificium), Eduardo A. Vasconcellos (ANTP), Guilherme Wilson (Fetranspor), Hélcio Raymundo (Setpesp), João G. Haenel Filho (SOCICAM), Karin Regina de C.C. Martins (EMTU-SP), Marcos Bicalho (ANTP), Plínio Assman (Brain Engenharia), Reginaldo Paiva (CPTM, ANTP), Renato Boaretto (IEMA), Rosemeiry Leite (CET).

Energia nos ônibus brasileiros. A exposição de Guilherme Wilson versou sobre o uso atual e futuro da energia nos ônibus brasileiros. O palestrante expôs todas as formas de energia que vêm sendo usadas nos ônibus brasileiros, a começar pelo óleo diesel, que corresponde a quase a totalidade dos veículos no Brasil. Relatou a evolução da qualidade do diesel em relação ao seu teor de enxofre.

Houve intensa discussão sobre o problema enfrentado com a lentidão da Petrobrás em reduzir o teor de enxofre e sobre os próximos passos a serem tomados. Ficou evidente a falta de organização das decisões da política brasileira de energia veicular, na medida em que há falta de informações técnicas adequadas e ocorrência de decisões isoladas, desconsiderando o quadro completo. Foi discutido especialmente como adaptar os veículos brasileiros ao diesel com reduzido teor de enxofre (S10) que estará disponível em 2013. Foi feita a proposta de que a ANTP se empenhe em realizar um resumo das conclusões e faça um acompanhamento permanente do tema, com foco no 18º Congresso da ANTP, em 2011, no Rio de Janeiro.

Vantagens, desvantagens e testes. Wilson mostrou as vantagens e desvantagens do uso biodiesel, do etanol, do gás natural, do diesel de cana de açúcar e da tecnologia híbrida nos ônibus nacionais, mostrando o resultado de um estudo detalhado sobre as conveniências do ônibus 'flex' (diesel e GNV). Ele informou que há testes em andamento no Brasil com veículos a etanol em São Paulo e proximamente no Rio de Janeiro; com uso do diesel S50 no Rio de Janeiro (desde janeiro deste ano), e com diesel de cana de açúcar no Rio de Janeiro a partir de 2011.

Finalmente, Guilherme Wilson resumiu o que qualifica como preocupações e sugestões para uma política energética adequada: informações de qualidade, planejamento coordenado, disponibilidade da energia, e adaptação às condições de cada região do país e ao tipo de sistema de transporte coletivo que se pretende incentivar.

Fonte: ANTP
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DF: Metroviários decidem não entrar em greve e fazem nova assembleia no domingo

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os metroviários não entrarão em geve nesta quinta-feira (14/10). A decisão foi tomada em assembleia às 20h desta quarta-feira (13/10). A paralisação estava agendada para amanhã desde o último domingo, quando o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (Sindmetro-DF) se reuniu em outra assembleia. Entretanto, a intenção de paralisar as atividades só foi adiada.  A categoria se reúne novamente no próximo domingo (17/10) para decidir se param na segunda-feira (18/10).
Segundo o coordenador-geral do Sindmetro, Israel Pereira, a greve foi adiada após o Metrô/DF divulgar uma nota onde diz que as negociações estão abertas. "Queremos dar uma oportunidade de negociação ao Metrô", explicou. De acordo com Israel, integrantes do sindicato e do Metrô devem se encontrar nesta quinta-feira (14).

Reiivindicação
Segundo o coordenador-geral, a principal reivindicação da categoria é a nomeação dos aprovados no concurso público de 2009, que vence no próximo dia 25. "O nosso principal pedido é visando a manutenção dos serviços para a população. Hoje temos 150 mil usuários e a expectativa do Metrô é de que no próximo ano dobre, com 300 mil usuários. Se não tivermos mais efetivo, haverá uma dificuldade em atender a demanda", explica o coordenador-geral. Além disso, para ele, com um bom quadro funcional, os problemas vão diminuir.

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Rio de Janeiro: Começa Cadastramento do Bilhete Único Carioca

Começa nesta quarta-feira (13) o cadastramento do Bilhete Único Carioca (BUC), sistema que integra as linhas de ônibus municipais da cidade do Rio. Com o bilhete, os passageiros poderão realizar duas viagens em um período de duas horas a um custo de R$ 2,40.
O sistema passaria a valer a partir do dia 30 de outubro, no mesmo fim de semana do segundo turno das eleições presidenciais. Por isso, o prefeito Eduardo Paes adiou a implantação do Bilhete Único para o dia 6 de novembro.
O usuário só poderá usufruir da tarifa do Bilhete Único Carioca, após seu cadastramento no site do RioCard, vinculando o CPF ao número do cartão.
Caso tenha alguma dificuldade ou não possua internet, a pessoa pode dirigir-se aos Postos de Cadastramento, listados abaixo:
• Barra da Tijuca: Terminal Rodoviário Alvorada- Avenida das Américas, s/nº , de segunda a sexta das 8h às 18h
• Shopping Bangu - Rio Poupa Tempo - Rua Fonseca, 240 - 2° piso, de segunda a sexta das 8h às 18h, e sábado de 9h às 13h
• Botafogo: Secretaria municipal de Saúde- Rua D. Mariana, 48 – térreo, de segunda a sexta, das 9h às 16h
• Carioca: Rio Poupa Tempo - Rua da Ajuda, 5 - Centro, de segunda a sexta, das 8h às 17h30
• Central do Brasil: Quiosque - Rua Cristiano Otoni, s/nº, de segunda a sexta, das 8h às 18h
• Irajá: Regional Administrativa/Prefeitura - Av. Monsenhor Felix, 512 , de segunda a sexta, das 8h às 18h
• Madureira: Terminal Rodoviário: Praça Armando Cruz, s/nº , de segunda a sexta, das 8h às 18h
• Santa Cruz: Regional Administrativa/Prefeitura: Rua Fernanda, 155, de segunda a sexta, das 8h às 17h
Para efetuar a compra através da Rede de Recarga, o usuário pode colocar o valor de créditos que desejar, entre R$ 4,80 e R$ 300 e o cartão é gravado na hora com o valor pago em dinheiro. O usuário só poderá usufruir da tarifa do Bilhete Único Carioca 48 horas após o cadastramento.
O cartão pré-carregado é vendido com o valor de R$ 21 e R$ 55 nas agências do Unibanco-Itaú credenciadas e Lojas RioCard, também após o cadastramento.
O cartão também pode ser adquirido pós-carregado, no mesmo site. Após o cadastramento, a entrega é realizada em cinco dias úteis, após confirmação do pagamento dos créditos nas Lojas RioCard, agências do Unibanco-Itaú credenciadas ou em domicílio - neste caso, será cobrada taxa de entrega. A primeira carga deverá ser no valor mínimo de R$ 4,80, com recargas mínimas no mesmo valor.
Quem já possui o Bilhete Único Intermunicipal e o Vale Transporte RioCard não precisa de cadastrar.

Passageiros de ônibus intermunicipais pagam R$ 4,40
O Bilhete Único estadual já existe desde fevereiro e beneficia quem precisa pegar duas conduções para chegar ao local de destino. Quem já possui o cartão paga o valor máximo de R$ 4,40 por duas passagens a serem utilizadas num prazo de duas horas e meia em transporte público intermunicipal.

Fonte: G1.com.br
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SPTrans informa alteração de itinerários devido a obra no Terminal Vila Madalena

Em virtude das obras de implantação de lombofaixa e adequação geométrica da entrada da plataforma B no Terminal Vila Madalena, que terá início no dia 14.10 (quinta-feira) e durará cerca de 25 dias, a SPTrans informa que as três linhas de ônibus que operam com ponto terminal na plataforma citada deverão operar em sistema circular durante as obras.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

8047/41 Jaraguá - Metrô Vila Madalena
7725/10 Rio Pequeno - Metrô Vila Madalena
7725/21 Metrô Vila Madalena - USP
Sentido Único
: Normal até a Rua Heitor Penteado (lateral do Metrô Vila Madalena), contorno na Praça Baronesa da Bocaina, Rua Marinho Falcão, prosseguindo normal.
Fonte: SPTrans
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Pista exclusiva para ônibus em Vitória começa a funcionar na tarde desta quarta-feira

A faixa exclusiva para ônibus na avenida Desembargador dos Santos Neves, na Praia do Canto, Vitória, será liberada após as 15h desta quarta-feira (13). A informação é do secretário de Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória, Fábio Damasceno.

A faixa, de cerca de 200 metros, servirá de acesso para a Reta da Penha no sentido Centro-Ufes. Os ônibus deverão seguir pelo corredor exclusivo e virar à esquerda. Os demais veículos devem seguir passando pela Praça do Cauê, no bairro Praia de Santa Helena, para acessar a avenida. Quem desrespeitar o corredor estará sujeito a multa de R$ 255.

Ainda segundo o secretário a medida deve beneficiar, principalmente, os usuários do sistema Transcol. "Vai auxiliar a população que utiliza o transporte coletivo. Vai diminuir o caminho e encurtar o tempo de viagem, porque ele passa a deixar de usar um quilômetro, fora o tempo que fica nos semáforos".

A administradora Ana Carolina Ferreira Silva, 25 anos, moradora da região, acredita que a faixa para os ônibus deve ajudar também os outros motoristas.

"A rotatória e pequena aqui no bairro Praia de Santa Helena e os ônibus atrapalham bastante. Por volta das 18h o trânsito não anda".

Havia expectativa de que a faixa fosse liberada para o trânsito de ônibus ainda na manhã desta quarta-feira. Por volta das 10h equipes da Guarda Municipal de Trânsito e de empresas de manutenção semafórica chegaram ao local maso horário para o início dos trabalhos ainda não havia sido estipulado.

Antes da liberação do corredor exclusivo os semáforos próximos ao Shopping Boulevard da Praia serão alterados. Quatro sinais luminosos permanecerão desligados durante o serviço e os motoristas devem ficar atentos. Agentes da guarda devem orientar os condutores.

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Corredores exclusivos na Grande Vitória
A faixa localizada na avenida Desembargador dos Santos Neves é a primeira exclusiva para ônibus em Vitória e foi feita pela prefeitura da cidade. O secretário Damasceno explicou que o local foi escolhido por já possuir espaço suficiente.

O projeto de corredores exclusivos para ônibus na Grande Vitória é de responsabilidade do Governo do Estado. O trecho da Praia do Canto disponibilizado pela prefeitura da capital poderá ser integrado aos outros corredores que ainda serão implementados pelo Estado.

Com 52 quilômetros de extensão na Grande Vitória, o trecho prioritário dos corredores deve percorrer as vias onde há maior volume de congestionamento e por onde circulam as linhas troncais, que interligam os dez terminais urbanos do sistema Transcol: Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina, Jardim América, Itacibá, Campo Grande, São Torquato, Ibes, Vila Velha e Itaparica.

Na semana passada a subsecretária de Mobilidade Urbana da Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas, Luciene Becacici, informou que o primeiro trecho dos corredores deve ficar pronto no final do ano que vem. Serão 8,5 km de pista exclusiva na avenida Talma de Freitas, na Serra, entre os terminais do sistema Transcol de Jacaraípe e Laranjeiras. Outra obra que está em andamento e prevê faixa exclusiva para ônibus está sendo realizada na avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha.

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Rio dá início à elaboração do Plano de Transporte Não-motorizado

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Transportes do Estado do Rio realizará a primeira etapa de um grande seminário envolvendo 27 prefeituras do estado - sendo 15 da Região Metropolitana e 12 do interior – para iniciar a elaboração do Plano Diretor de Transporte Não-motorizado.
O objetivo é que cada prefeitura apresente ao estado suas demandas, ideias e projetos para melhorar a mobilidade urbana para pedestres e ciclistas. Os dados coletados servirão para definir os projetos e investimentos em infraestrutura de forma a garantir uma mobilidade segura e adequada para pedestres e ciclistas nestes municípios.
A elaboração do plano diretor tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
"Depois de ser o primeiro estado do Brasil a utilizar biodiesel na frota de ônibus, o Rio será o primeiro também a ter um Plano Diretor de Transporte Não-motorizado, o que confirma a vocação do estado na busca por um transporte sustentável e melhoria da mobilidade urbana. A meta do Governo do Estado é aumentar significativamente a utilização de bicicleta em todas as cidades do Rio de Janeiro, seguindo uma tendência mundial e crescente. Saber das prefeituras locais quais os equipamentos e instalações são necessários para facilitar o uso das bicicletas é o primeiro passo para isso", comentou o secretário de Transportes Sebastião Rodrigues, que vai conduzir o seminário junto com a equipe do programa Rio Estado da Bicicleta, do Governo do Estado.
Além do vice-prefeito do Rio e secretário de Meio Ambiente da Capital, Carlos Alberto Muniz, e o subsecretário da pasta Altamirando Moraes, responsáveis pelos programas cicloviários da cidade, participarão do seminário representantes das prefeituras de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Araruama, Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Macaé, Resende, Volta Redonda, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Valença.

Agência Rio
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