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Ônibus de Porto Alegre passam a ser abastecidos com diesel menos poluente

sábado, 27 de março de 2010


Desde janeiro deste ano, os 1.575 ônibus que circulam por Porto Alegre estão sendo abastecidos com diesel S-50. Fornecido pela Petrobras, o combustível reduz em dez vezes a concentração de enxofre utilizado na produção do S-500. O resultado, até agora, segundo dados da empresa, é a diminuição de 11% da poluição ao meio ambiente por parte da frota.

A mudança é resultado de um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado em outubro de 2008 entre o Ministério Público Federal, o governo do Estado de São Paulo, o Ibama, a Cetesb, a Agência Nacional do Petróleo, a Petrobras, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e 17 fabricantes de veículos e motores, com o apoio dos ministérios do Meio Ambiente e das Minas e Energia.

O acordo, de 30 páginas, exigia da ANP regulamentar o uso exclusivo do diesel S-50 nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza e Recife até março de 2009, e o uso do diesel S-50 nas frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro até janeiro de 2009; de Curitiba, em agosto; de Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e da região metropolitana de São Paulo, em janeiro de 2010; e nas regiões metropolitanas de Santos, Campinas, São José dos Campos e Rio de Janeiro até janeiro de 2011.

O uso do diesel menos poluente na frota de ônibus atual, além de reduzir mais de 10% das emissões de material particulado, permite a instalação de equipamentos que potencializam esta redução a níveis entre 30% a 90%. A ANP devia ainda elaborar um plano de nacional de abastecimento, prevendo a distribuição do S-10 a partir de 2013.

Fonte: MPF
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Estação moderna do metrô de São Paulo não tem banheiro


A mais nova estação do metrô de São Paulo não têm banheiros nem postos de recarga para o bilhete único. Inaugurada em 31 de janeiro para receber 80 mil usuários ao dia, a estação Sacomã é, segundo o governador José Serra (PSDB), "a mais moderna da América Latina no que se refere ao conforto, à segurança e ao meio ambiente".

Os passageiros, no entanto, dizem que a falta do banheiro destoa em meio a inovações como o bloqueio sem roletas, com portas eletrônicas, e a porta-plataforma --uma parede de vidro que separa a área de embarque dos trilhos.
Ao pedir para usar o toalete, o passageiro é aconselhado a caminhar cerca de três minutos até o terminal Sacomã, atravessando uma passarela sobre a rua Bom Pastor. Para recarregar o seu bilhete único, tem de fazer o mesmo trajeto.

Fonte: Agora S. Paulo
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DF: Grevistas aceitam proposta de 19,4% e metrô volta a funcionar


A greve do metrô chegou ao fim. A partir de amanhã, os passageiros que procurarem às estações vão poder contar com os trens rodando normalmente. Em assembléia na Praça do Relógio, em Taguatinga, os metroviários resolveram aceitar a proposta apresentada pela Governo do Distrito Federal de reajuste salarial de 19,4% (6,5% em abril, 6,5% em setembro), mais o Índice de Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), tíquete de alimentação no valor diário de R$ 26,9, (R$ 591 ao mês), auxílio-creche de R$ 150, auxílio-saúde de R$ 146 em julho e R$ 161 em novembro, e abono dos pontos dos dias parados.

Há 11 dias parados, os metroviários lutavam por um reajuste de 120%, mais benefícios. Após negociações, as propostas caíram para 60% de aumento, mais auxílio-alimentação de R$ 30/dia, gratificação de 30% para funcionários da operação e manutenção e aumento do auxílio-creche de R$ 115 para R$ 300. Cerca de 460 mil pessoas ficaram prejudicadas diariamente pela greve do metrô. Trabalhadores tiveram de enfrentar ônibus lotados.

O Tribunal Regional do Trabalho chegou a exigir que 60% dos trens trabalhassem para atender a população no horário de pico da manhã, entre 6h e 9h, e 80% no pico da tarde, entre 16h e 19h. Afim do cumprimento da decisão, o TRT passou o valor da multa de R$ 100 mil para R$ 250 mil caso a categoria descumprisse a decisão.

Fonte: Correio Brasiliense
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Mulher no volante, sensibilidade constante dentro dos ônibus de Teresina


Quem nunca ouviu um homem por aí dizer que mulher no trânsito, o perigo é constante? As piadas são diversificadas, mas será que eles têm razão? Núbia Maria Mousinho (foto acima), uma piauiense de 39 anos, mostra que nem sempre é assim. Para a surpresa de muita gente, ela é motorista de transporte coletivo em Teresina. Em uma cidade onde o trânsito a cada dia fica mais difícil, guiar um ônibus por ruas abarrotadas de carro não é tarefa simples.
Núbia é motorista há 22 anos. São 15 como profissional e dez dedicados a empresa Transcol. Tem uma rotina de trabalho que chega a 9h por dia e ainda encontra tempo para cuidar da família. É mãe de dois garotos gêmeos.

  • “Eu levanto às 3 da manhã, saio de casa às 4h, 4h30 eu já estou na garagem. Saio de lá por volta de 5 da manhã. É tudo muito corrido”, afirma à reportagem do Acessepiauí.
    “Tenho dois filhos que amo demais, mas acabo me distanciando deles por conta do trabalho. Eles chegam a me chamar de pãe, pois eu mais pareço um pai, que só serve para trabalhar, ganhar dinheiro e levá-los ao médico”, fala emocionada, lembrando que por conta do dia-a-dia agitado, seus filhos passam a maior parte do tempo com os avós.
    “Eu tenho uma vida muito difícil, quase não paro durante o dia, mas no mínimo que posso, dou carinho”, afirma.
Muito marmanjo não teria pique para acompanhar nossa motorista, que revela já ter ouvido e visto de tudo em suas viagens. Como é de se imaginar, um dos principais entraves para ela permanecer no emprego foi o preconceito, mas nada que uma boa dose de força de vontade não contribuísse para a vitória.
  • “É claro que no início havia preconceito, as pessoas não gostavam muito de pegar ônibus com uma motorista mulher, mas isso foi mudando com o tempo. Também foi difícil convencer os outros motoristas de trabalhar ao lado de uma mulher, hoje isso é diferente. Com o tempo eu conquistei o respeito das pessoas e dos colegas de trabalho”, comemora.
    Para o estudante Carlos André, ver uma mulher no volante de um ônibus é diferente, mas tem seu lado positivo. "Eu não vejo problema algum uma mulher dirigir um ônibus. É diferente, confesso, mas por outro lado temos mais confiança. Elas são mais atentas e não são de brigar no trânsito", afirma.

Se no trabalho o preconceito é coisa do passado, na vida afetiva a realidade é outra. “Acho que o maior preconceito em minha vida é no tratamento como mulher. Hoje em dia ainda é difícil encontrar um homem que aceite uma mulher que trabalha como motorista, São raros os que aceitam uma mulher que sai 3h da manhã e quando volta para casa já é tarde. Acho que esta é uma das maiores dificuldades que tenho de enfrentar”, destaca.

  • Mas nem por isso ela desanima. Ainda comemorando o mês da mulher, Núbia conta que sempre arruma um tempinho para se cuidar. “Nos finais de semana eu sempre tiro um tempo para poder arrumar o cabelo, fazer uma escova, as unhas, sempre cuido de mim. Saio para trabalhar sempre bem maquiada, perfumada, uso filtro solar e óculos escuros. Não me descuido. E neste sentido é uma coisa boa de trabalhar com homens, eles sempre notam quando mudamos alguma coisa no visual. Sempre que corto o cabelo eles percebem” comenta.
Com tanto capricho, o assédio é inevitável. É rotina da motorista sempre ouvir um “gatinha”, tanto de outros motoristas, como dos passageiros. “Mas nunca houve nada demais, algo que me incomodasse. Os meninos aqui costumam comentar que se para cada beijinho que os homens me dedicam, eu ganhasse um real, no final do dia eu tava rica”, brinca.
  • Brincadeiras a parte, o que mais Núbia gosta no trabalho, além de dirigir, é o contato com seus passageiros. É nestas horas que a sensibilidade do sexo feminino leva vantagem na profissão. Ela contou ao Acessepiauí que ao ser transferida para outra linha, cerca de três ou quatro meses depois, seus antigos passageiros ligaram para a empresa pedindo que voltasse.
    “Eles são a principal causa de eu estar neste trabalho há tanto tempo. Tem dias que saio de casa estressada e encontro um passageiro, amigo de todos os dias, o humor muda. Sempre tem aquele passageiro que sobe no mesmo ponto, conversa com a gente, é um bom relacionamento”, finaliza.
Todo esse carinho das pessoas pela motorista não é à toa. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT), Herbert Miúra (foto ao lado), as mulheres são mais atenciosas no que fazem e se dedicam com maior afinco a profissão.
“Elas são muito eficientes. Para você ter uma ideia, eu não encontro com as mulheres da minha empresa. Quando eu vejo funcionário é porque está dando problema”, afirma.
Segundo o presidente, a maioria das mulheres que trabalham no transporte público de Teresina está na área administrativa e serviços gerais dentro dos veículos. “Os ônibus mais limpos de Teresina são os da Piauiense, porque só as mulheres limpam. Lá, só elas cuidam dessa parte. Na verdade, elas são bem mais caprichosas. As duas motoristas que eu tive nunca bateram carro”, disse Miúra.

  • Teresina possui 13 empresas de ônibus urbanos. A Emtracol é a mais feminina, com cerca de 20 funcionárias. No total, as catracas do transporte público da capital são acionadas 7 milhões de vezes por mês. São 93 linhas em toda a cidade.
Fonte: Acessepiauí
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Metrô de São Paulo é escolhido como o melhor das Américas


O Metrô de São Paulo é o melhor das Américas (Best Metro Americas), de acordo com a The Metros, principal premiação do setor metroviário no mundo. O anúncio foi feito durante a conferência MetroRail 2010, que reuniu em Londres, 250 executivos, representantes de 70 companhias de metrô de 40 países.

O júri, formado por especialistas de publicações como BBC News, Metro Report International, Passenger Focus e Spitfire Consultancy, escolheu o Metrô-SP pelos seguintes critérios: cobertura da rede, integração com outros sistemas de transportes, frequência, eficiência e segurança dos serviços, níveis de serviço ao cliente, avaliação do serviço e do preço pelo cliente, condições gerais como acessibilidade, segurança pública e operacional, altos níveis de confiabilidade e alto padrão de desempenho, inovação tecnológica, considerações e contribuições ambientais.

Segundo o presidente do Metrô-SP, José Jorge Fagali, a premiação é um reconhecimento da excelência dos serviços prestados. "Operando desde 1974, a companhia atualmente passa por um período de inovações, com significativos investimentos na expansão e modernização da rede, que somam R$ 11 bilhões no período entre 2007 e 2010".

A conferência escolheu o metrô de Londres como o melhor da Europa e o de Cingapura o da Ásia-Pacífico. Realizado anualmente, o evento tem o objetivo de promover a troca de conhecimento e intercâmbio de melhores práticas entre os executivos das companhias de metrô de todo o mundo.

A premiação The Metros foi criada para reconhecer as realizações mais significativas dos principais líderes do transporte de alta capacidade. Sua missão é identificar e reconhecer as companhias que tem demonstrado uma extrema habilidade em manter, com sucesso, seus padrões de excelência.

Fonte: Governo do Estado

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Rio Branco: A partir de maio, 50% da frota de ônibus será completamente renovada


A partir de maio, 50% da frota de ônibus da cidade de Rio Branco será completamente renovada com veículos 0 km, que atendem todas as exigências para o transporte coletivo de passageiro. Ontem pela manhã, o prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim participou na garagem da empresa Floresta, da entrega de 32 novos carros que fazem parte da renovação da frota urbana da Capital.

A aquisição dos veículos faz parte de um pacote de medidas adotadas pela atual gestão para melhorar o sistema de transporte coletivo da cidade, que passa por um processo de modernização tecnológica, a partir da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e vai até a renovação total da frota atual.

Com um investimento aproximado de R$ 9 milhões, a empresa Floresta, com esse processo renova em 40% de sua frota e passa a oferecer mais qualidade e conforto para os usuários do transporte coletivo na capital.No total, a frota será renovada em 100%, o que representa a aquisição de mais 58 novos carros que devem integrar a frota ainda este ano.

  • Nova frota tem embarque para portadores de necessidades especiais

Adquiridos no Estado do Paraná, cada ônibus está avaliado em R$ 200 mil. Todos os veículos estão adaptados com plataforma para embarque e desembarque de cadeirantes, assentos exclusivos para idosos, crianças e gestantes, além de dois exclusivos para pessoas obesas.
O administrador da empresa, Donizete Barros lembra que os carros estão equipados com botões de solicitação de parada em braile, e possuem um moderno sistema de ventilação que diminui o calor em seu interior. "A nossa empresa explora 22 linhas no transporte coletivo na Capital. 20 linhas ligam o centro aos bairros e duas são intermunicipais: Bujari e Senador Guiomard. Nesse primeiro momento, estamos treinando nosso pessoal para atuar na nova estrutura e esperamos a compreensão dos nossos usuários para esse processo de adequação".
Com as mudanças, a Prefeitura de Rio Branco garante a inclusão social de usuários que possuem mobilidade reduzida, como cadeirantes, idosos e pessoas com carrinho de bebê, possibilitando acesso aos meios de transportes públicos e atende as novas normas brasileiras de acessibilidade.
A distribuição dos novos ônibus que estarão em circulação a partir da próxima semana, atende as necessidades da comunidade, sendo levado em consideração o elevado número populacional dos bairros contemplados, bem como a distância percorrida até o Terminal Urbano.

  • Os novos veículos estarão em circulação a partir da próxima semana e a expectativa é de que 100% da frota seja renovada até 2011, gradativamente todas as linhas serão contempladas com as mudanças.

Fonte: JusBrasil

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Projeto torna obrigatório uso de vidros reflexivos em ônibus


A Câmara analisa o Projeto de Lei 6890/10, da deputada Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG),que torna obrigatório o uso de vidros reflexivos em veículos de transporte coletivo. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). A regulamentação da medida será feita pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran). A deputada já havia apresentado projeto semelhante em 2008, que foi arquivado.
Os vidros reflexivos, produzidos à base de óxidos metálicos, refletem os raios solares sem prejudicar a visibilidade dos motoristas. Esse tipo de vidro, segundo Maria Lúcia Cardoso (PMDB-MG), tem sido cada vez mais utilizado pela construção civil por contribuir para a redução da temperatura das edificações e, consequentemente, gerar economia de energia com aparelhos de ar condicionado.

  • Redução de temperatura
    Para Maria Lúcia Cardoso, os vidros reflexivos podem ser aproveitadas em ônibus para melhorar o conforto térmico. Ela acredita que o uso de ar condicionado nesses veículos, apesar de também oferecer conforto aos passageiros, tem um preço elevado e aumenta o consumo de combustível, causando danos ambientais.

Fonte: Transporta Brasil

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Transporte coletivo no "caminho das emoções" dos teresinenses

Os destinos são inúmeros e variam desde a ida ao trabalho, à escola, ao hospital, fazer compras, visitar um amigo ou parente, e até mesmo para o lazer, como ir ao shopping, à balada. Seja qual for o destino, o deslocamento da maioria dos teresinenses atualmente é feito através de um transporte coletivo.
Diariamente 235 mil pessoas usam o serviço prestado pelos 500 ônibus que circulam na capital, o que resulta na marca de sete milhões de passagens contabilizadas mensalmente pelo SETUT (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina).
A responsabilidade de deslocar com segurança todos esses usuários cabe a homens e até mesmo mulheres que gostam e estão satisfeitos com o que fazem, cada vez mais presentes na vida dos passageiros, pois quem nunca programou um compromisso levando em conta quantos minutos passará dentro de um ônibus?
Muitos acreditam que os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina não passam de funcionários que são obrigados a exercerem a profissão porque precisam do salário, entretanto, para os responsáveis por conduzirem o transporte coletivo da cidade, levar e trazer o passageiro de seus destinos é mais que uma função, se trata de uma relação de compromisso e amizade.
Para estes funcionários o serviço feito durante o transporte de passageiros é também um local para fazer amizades, como é o caso da dona de casa Maria dos Santos, que trabalha como cozinheira há 30 anos em um quiosque do Mercado Central e todos os dias utiliza a mesma condução às seis horas manhã.

“Após pegar tantas vezes o mesmo ônibus no mesmo horário, fiquei amiga do motorista e do cobrador, ao ponto de todos os dias levar uma garrafa de café para eles tomarem quando chegassem no ponto final, e quando eles voltam para fazer o percurso novamente devolvem a garrafa para minha filha. Mesmo quando acontecia o rodízio e eles tinham que mudar de linha, eu sempre deixava na banca de bombom que tenho a garrafa de café e minha filha entregava para eles. Fico triste quando o motorista ou cobrador de quem gosto mudam de linha e passam a trabalhar em outro bairro”, conta Maria dos Santos.
Em alguns casos a relação entre funcionário da empresa de ônibus e passageiro vai além da amizade. Foi o que aconteceu com o motorista José Altamir, que segundo ele conheceu o amor da sua vida durante o percurso que fazia diariamente na linha de ônibus para o bairro Santa Maria da Codipi, da empresa Emvipi, na zona norte de Teresina.
“Ela trabalhava como professora bolsista numa escola e todos os dias ela pegava o ônibus no mesmo horário. Sempre quando entrava, dava bom dia e passava na catraca, ficávamos depois trocando olhares pelo retrovisor, até que um dia trocamos o número de telefones e marcamos um encontro e desde esse dia estamos juntos. Temos dois filhos e me sinto muito feliz por conviver há 17 anos com minha esposa, Janaina Shirlei”, declarou o motorista.
Histórias como a de Altamir dificilmente acontecem, isso porque a relação entre funcionários e passageiros deve ser a mais profissional possível. Entretanto, motoristas e cobradores sempre presenciam amizades e namoros que acontecem dentro dos ônibus seja entre passageiros e funcionários ou entre os próprios passageiros.
“Com os estudantes é mais fácil acontecer uma paixão, quando os dois estudam em colégios distintos e trocam olhares dentro do ônibus, também há casos em que sempre nos perguntam onde determinada pessoa pega o ônibus, se conhecemos, e às vezes damos uma de cúpido e formamos os casais”, afirmou o cobrador Abrão da Silva.
Abrão conta ainda que os motoristas e cobradores de ônibus em Teresina conhecem a grande maioria dos passageiros que utilizam os ônibus, já que pegam a condução todos os dias nos mesmos locais e horários.
“Algumas pessoas que ao entrar no ônibus nos cumprimentam, perguntam como foi a noite, nos tratam muito bem, mas há ainda os passageiros que já sabemos que quando o ônibus atrasa três minutos, vão entrar reclamando e dizendo que está atrasado para o trabalho”, relata o cobrador.
O motorista Francisco Miguel conta que na profissão além de amizades e amores que começam dentro dos ônibus, também já presenciou casos tristes, como assaltos, brigas de marido e mulher, passageiros que se sentem mal devido ao calor e até mesmo a morte de um deles, como o caso ocorrido em agosto do ano passado na linha viária 802, Conjunto Santa Fé via Avenida Maranhão.
“Joaquim entrou no nosso ônibus no bairro Saci e se sentou no fundo do veículo. Quando estávamos próximos ao Centro Administrativo, começou uma gritaria e pediram para eu parar o ônibus porque havia um senhor passando mal. Estacionei e todos desceram ajudando a carregar o homem, mas já era tarde demais. Foi tudo muito rápido. Ele sofreu um ataque fulminante", lamenta Francisco Miguel, que hoje trabalha na linha Teresina – Timon Conjunto Boa Vista via Ponte Nova, da empresa Dois Irmãos.

Fonte: TV Canal 13

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