Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

VLT pernambucano entrará em operação nos próximos dias

sábado, 31 de março de 2012

Há um ano chegava a Pernambuco o primeiro dos sete Veículos Leve sobre Trilho (VLT), que irão operar na linha Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho. Agora são quatro VLTs em fase de testes. A previsão é que os ajustes operacionais sejam concluídos até abril e depois disso, eles poderão operar.

A data da inauguração do sistema ainda não está confirmada, mas a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não irá esperar a entrega dos outros três trens, até agosto, e pretende iniciar a operação ainda este semestre.

Ontem, um grupo de empresários de Suape participou de um passeio em um dos trens. O passeio foi para conhecer o funcionamento do VLT que, ao contrário do metrô, é movido a biodíesel e não a eletricidade, mas em termos de conforto não há praticamente diferença.
O VLT da linha do Cabo terá três composições com a opção de ser acoplado a outro trem, nos horários de pico, totalizando seis composições em uma única viagem e capacidade de transportar cerca de 1.200 passageiros. Parece muito, mas o trem a díesel, que faz atualmente a linha até o Cabo, tem cinco vagões e capacidade para transportar mais de mil passageiros.

O problema é que só há dois trens a díesel na linha com intervalos de 50 minutos e ainda sem o conforto do VLT.“Às vezes, o trem quebra e a viagem demora duas horas e faz muito calor aqui dentro”, revelou Joéliton Ferreira, 32 anos, masseiro.

Os quatro VLTs que vão iniciar a operação na linha Cajueiro Seco/Cabo irão possibilitar a redução no intervalo das viagens de 50 para 38 minutos. Quando 100% do sistema estiver implantado com os sete trens e a duplicação da linha férrea, a estimativa de redução nos intervalos das viagens é de 11 minutos.

A linha tem 18 quilômetros e está com 33% do trecho duplicado. “Já se encontra duplicado o trecho entre a estação de Pontezinha e a estação Ângelo Souza, o que dá uma média de seis quilômetros”, revelou o presidente da CBTU, Ricardo Beltrão.
A parte que mais interessa a Suape será o ramal que ligará a estação da cidade Garapu até o território de Suape.

Esse será o trecho a ser conveniado com a CBTU. O contrato ainda não foi assinado, mas a necessidade da implantação do sistema de transporte é urgente. Em 2010, havia cerca de 55 mil trabalhadores na região e em 2012 esse número já subiu para 80 mil. “O VLT deixou de ser importante para ser fundamental”, afirmou o diretor de Suape Global, Sílvio Leimig.

Saiba Mais
O VLT de Pernambuco
18 kms da Linha Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho
14 kms da Linha Cidade Garapu/Suape
7 VLTs vão operar na linha Cabo
14 VLTs vão operar na linha Suape
1.200 pessoas serão transportadas por viagem nos horário de pico na linha Cabo
1.600 pessoas serão transportadas por viagem nos horários de pico para Suape

Os números do Metrô
25 trens compõem o sistema Metrorec
15 trens foram adquiridos pela CBTU
40 trens irão compor o sistema até dezembro de 2013
660 mil passageiros/dia será a capacidade do sistema
400 mil pessoas por dia é a estimativa de passageiros a partir de 2013
39 quilômetros é a extensão de linha para o trem elétrico
31 quilômetros é a extensão de linha do trem a díesel

Fonte: CBTU e Blog Mobilidade Urbana

READ MORE - VLT pernambucano entrará em operação nos próximos dias

Em Fortaleza, Linha expressa de ônibus começa a circular ligando dois terminais

Uma nova linha expressa de ônibus deve entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira, dois de abril, ligando os terminais do Antônio Bezerra e da Parangaba, em Fortaleza.

Intitulada (091) Expresso/Antônio Bezerra/Parangaba, a linha circulará de segunda a sexta-feira somente nos horários de pico, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A frota, inicialmente composta por três veículos, atenderá a demanda nos períodos da manhã, de 6h às 8h, e da noite, de 16h30 às 19h30.

Sem paradas para embarque e desembarque ao longo do trajeto, a linha reforçará o atendimento já realizado pela linha (072) Ant. Bezerra/Parangaba, cujo tempo gasto na viagem é de aproximadamente de 45 minutos.


READ MORE - Em Fortaleza, Linha expressa de ônibus começa a circular ligando dois terminais

Nova rede de informática garante mais segurança ao Metrô de BH

Para garantir mais segurança de acesso à rede de computadores da CBTU-METRÔ BH, a Coordenadoria de Informática (COINF) iniciou o processo de migração dos cerca de 250 computadores, gerenciado pela rede Novell, para a rede de plataforma Linux. A migração segue até junho de 2012 e vai envolver a implementação do novo sistema em todas as 32 gerências e coordenadorias do prédio Sede.

O Linux é uma plataforma livre e não representou custo de implantação para a Companhia. O investimento realizado foi apenas para a troca do servidor, que está estimado em R$ 14 mil.

Além de mais segura, a nova rede vai garantir mais espaço e maior interface entre os sistemas de informática dos prédios Sede e São Gabriel. Também será criada uma área pública ("PUB") compartilhada por empregados de todas as áreas. O coordenador de Informática, Jackson Viveiros, destaca as vantagens da mudança. "Com a nova rede teremos um sistema muito mais robusto e estável. Nosso espaço em disco será dez vezes superior ao da antiga rede e quase não há modificações para o usuário. A interface gráfica da rede Linux é a mesma do sistema Novell e a migração de dados é rápida e precisa", explica Jackson.

A mudança reduzirá a incidência de vírus e permitirá um monitoramento preciso das informações acessadas na rede. Jackson ainda acrescenta que "a novidade vai aumentar a capacidade do servidor, eliminando as constantes mensagens de excesso de volume da rede".

100% concluída A implantação da nova rede começou no Pátio São Gabriel, em 2008, onde já está 100% concluída. A mudança ampliou a organização garantindo mais espaço, velocidade, centralizando a base de dados e gerando mais interface entre as áreas. O projeto piloto demorou dois anos para ficar pronto.

A migração no Prédio Sede foi iniciada em janeiro de 2012 e o primeiro setor a receber a novidade foi a Coordenadoria de Projetos.

A Gerência de Comunicação e Marketing é a segunda a receber a migração de dados e exigiu algumas particularidades, em especial, quanto às permissões de acesso de usuários em razão de processos relativos à Publicação Legal, que demandam interface com diferentes áreas que ainda não foram migradas.

A partir de junho, será iniciada a migração dos sistemas das gerências do prédio do Centro de Controle Operacional (CCO).

Fonte: CBTU

READ MORE - Nova rede de informática garante mais segurança ao Metrô de BH

E a greve de ônibus continua na Região Metropolitana do Rio

A audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) entre representantes do Sindicato dos Rodoviários de Niterói e integrantes do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do estado (Setrerj), na tarde de ontem (30), terminou sem acordo. A categoria, que deu início à greve na madrugada de quinta-feira (29), decidiu manter a paralisação por tempo indeterminado, segundo informou O TRT, por meio de sua assessoria de imprensa.
Ainda de acordo com o tribunal, os representantes marcaram uma nova reunião para próxima segunda-feira (2), às 13h. Os rodoviários reivindicam aumento salarial de 16%, fim da dupla função, extinção da função de motorista júnior e um reajuste de 50% no valor da cesta básica. O sindicato patronal manteve a proposta de 10% de reajuste sobre o atual salário e 25% de aumento na cesta básica.
De acordo com superintendente do Setrerj, Márcio Barbosa, as empresas de ônibus estão dispostas em manter a proposta apresentada, caso os rodoviários voltem ao trabalho ainda hoje. Segundo ele, caso contrário a proposta volta a ser os 5,6% com base no reajuste da inflação do ano passado.
"Na realidade, nós retiramos a nossa proposta de manter os 10% sobre o salário e 25% sobre a cesta básica, mas a desembargadora propôs que a gente a mantivesse. O presidente do Setrerj concordou, desde que os rodoviários acabem com a greve ainda hoje. Representantes dos motoristas disseram que vão se reunir ainda esta tarde com integrantes da categoria para decidir se mantem ou não a greve".

Fonte: Folha.com

READ MORE - E a greve de ônibus continua na Região Metropolitana do Rio

São Paulo / Caos da CPTM: Sinto-me impotente por saber que estamos nas mãos de governantes que pouco ou nada sabem de transporte público”, disse a usuária

Enquanto representantes da Secretaria de Transportes Metropolitanos e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) justificam o defeito no sistema de alimentação elétrica dos trens na região da Estação da Luz que prejudicou ontem (29) a circulação de trens da Linha 7-Rubi por quase duas horas, e negam o caos no sistema, a população continua indignada e quer resposta do poder público. Revoltados, os usuários, parados dentro de uma composição entre as estações Pirituba e Vila Clarice, quebraram janelas e desceram aos trilhos para caminhar até a estação mais próxima.

Em Francisco Morato, na região metropolitana, usuários que esperavam o trem, quebraram a entrada da estação, incendiaram a bilheteria e destruíram catracas e portas. A Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral para conter a manifestação. A estação foi reaberta às 15h, sem catracas.

Vanessa Silva, moradora de Franco da Rocha é usuária da linha 7-Rubi há quatro anos e presenciou o tumulto de ontem. “Nós que usamos o serviço todos os dias colecionamos histórias de problemas e transtornos pelos defeitos que ocorrem nesta linha. Mas a impressão que tenho é que com as obras para‘melhoria’, o problema tem se agravado”, disse.

Deputados estaduais do PT protocolaram junto à Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo, na tarde de ontem, representação solicitando perícia sobre as condições de infraestrutura e serviços fornecidos pela companhia, bem como soluções para ros problemas.

“A CPTM registrou, em média, uma ocorrência grave por semana neste ano”, afirma o documento. Um dos pedidos feitos pelos deputados é que seja apurada se a falta de investimentos para a ampliação dos serviços acarretou a superlotação e constantes falhas que produziram o transtorno e afetaram a segurança dos usuários e dos funcionários.

Para Alencar Santana, deputado estadual e líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o governo do estado e a CPTM têm tratado a questão dos trens com total descaso. "Uma das causas das constantes panes é o corte de investimentos ocasionando, entre outras coisas, a falta de manutenção dos trens e das linhas”, disse.

“Agora, o governador Geraldo Alckmin anunciou que vai aumentar o investimento e melhorias nas estações de energia que alimentam os trens (R$ 385 milhões). Só fez isso agora porque quebraram toda a estação de trem de Francisco Morato, o assunto bombou no Facebook e a imprensa foi obrigada a falar sobre o tema”, disse Vanessa.

“Nós, cidadãos e cidadãs, temos o direito de ir e vir, é um direito básico e que vem sendo sistematicamente violado. Sinto-me impotente por saber que estamos nas mãos de governantes que pouco ou nada sabem de transporte público”, disse a usuária.

O prefeito Zezinho Bressane (PT), de Francisco Morato, disse que a estação não tem acessibilidade e condições mínimas de segurança para a população. “A estação foi construída há quatro anos, provisoriamente, e não tem suporte para atender ao fluxo de pessoas, que chega a 40 mil diariamente.”

Bressane disse que os secretários Jurandir Fernandes e Edson Aparecido, das secretarias de Transportes Metropolitanos e de Desenvolvimento Metropolitano, estão cientes da situação. “Desde o começo do meu mandato, em 2009, estamos cobrando e acompanhando essa questão”, disse o prefeito.

Alencar Santana e o deputado estadual José Zico Prado, acompanhados do prefeito Zezinho Bressane, visitaram a estação Francisco Morato e se comprometeram a acompanhar a situação junto ao governo de São Paulo e à CPTM.

Na manhã de hoje (30), um defeito de tração em uma composição da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, prejudicou a circulação na via. De acordo com a empresa, o problema ocorreu às 8h50 na estação Ceasa, na zona oeste de São Paulo e a situação foi normalizada por volta das 9h20.

Procuradas para responder sobre a questão dos trens em São Paulo, a Secretaria de Transportes Metropolitanos e a CPTM não se manifestaram até o início desta tarde.

Fonte: Rede Brasil Atual

READ MORE - São Paulo / Caos da CPTM: Sinto-me impotente por saber que estamos nas mãos de governantes que pouco ou nada sabem de transporte público”, disse a usuária

Os 71 Km da rede de metrô de São Paulo são minúsculos para uma cidade de 19 milhões de habitantes

Um artigo publicado nesta quinta-feira pela revista The Economist afirma que, apesar dos avanços representados pela inauguração da Linha 4 do metrô, o sistema de transporte público de São Paulo ainda é insuficiente para atender a demanda da maior cidade da América do Sul.

A revista afirma que a Linha 4 liga, áreas como a Avenida Paulista e a Faria Lima, já transporta 550 mil passageiros por dia e representa economia de meia hora para muitos usuários que se deslocam da periferia para o centro da cidade.

"Os 71 Km da rede de metrô de São Paulo são minúsculos para uma cidade de 19 milhões de habitantes. Isso dificilmente seria digno de nota em outras cidades internacionais.", diz o texto.

"O metrô da Cidade do México tem mais de 200 Km de extensão. O de Seul, quase 400 Km. Até mesmo Santiago, com um quarto do tamanho de São Paulo, tem uma rede de metrô 40% maior", diz a revista.

Segundo a Economist, o recente crescimento econômico e o fato de o Brasil ser sede da Copa do Mundo de 2014 colocaram o transporte público de volta à agenda do governo federal.

No entanto, o artigo afirma que ainda deve levar tempo para que se note uma grande melhora na questão do transporte público em São Paulo, e que isso deve exigir não apenas ajuda do governo federal, mas também dinheiro do setor privado.

Fonte: Terra

READ MORE - Os 71 Km da rede de metrô de São Paulo são minúsculos para uma cidade de 19 milhões de habitantes

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960