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Rio de Janeiro: Monotrilho ligará Niterói a Itaboraí

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Viajar de metrô com direito a vista panorâmica de todo o percurso. A novidade será um benefício exclusivo dos passageiros da Linha 3 do metrô (Niterói-São Gonçalo-Itaboraí), que após anos de atraso finalmente vai entrar nos trilhos. E no lugar dos tradicionais trens que operam nas Linhas 1 e 2, modernas composições como as instaladas nos parques da Disney, nos Estados Unidos, vão deslizar por viadutos.

As estruturas serão construídas ao longo do trajeto de 22 quilômetros que vai ligar os municípios de Niterói e Itaboraí, passando por São Gonçalo. “Será um presente para os moradores dessa região”, destacou o governador Sérgio Cabral, que prometeu para o segundo semestre de 2011, o lançamento do novo edital de licitação e o início das obras para 2012.

A expectativa é de que tudo esteja pronto antes da Copa de 2014. “Optamos por este tipo de sistema por ser mais rápido e barato. Além disso, ele é capaz de transportar até 40 mil passageiros por hora, por sentido, que é exatamente a demanda de lá. É perfeito”, afirmou o governador.

Licitado em 2002, o projeto original da Linha 3 não pôde sair do papel por causa de irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Do modelo antigo, restou apenas o percurso que será mantido, e seguirá a linha férrea que já foi desativada na região.

ÁREAS REURBANIZADAS

Nas áreas que ficarão embaixo dos viadutos, obras de reurbanização serão realizadas pelo governo do estado. Apesar de ainda não ter definido o valor da tarifa, Cabral prometeu não repassar para os usuários as despesas com a implantação do novo sistema. “Se fizesse isso, o preço da passagem seria absurdo”.

Conhecido como ‘monorail’ (monotrilho), o novo sistema de metrô que será adotado na Linha 3 já faz sucesso em vários países. Nos parques da Disney, nos Estados Unidos, eles são usados para encurtar a distância que separa os visitantes das atrações.

350 mil passageiros beneficiados

De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, a construção da Linha 3 do metrô vai beneficiar 350 mil passageiros por dia. Além da comodidade, a redução no tempo de viagem é apontada como uma das principais vantagens para os usuários.

Nos horários de pico, por exemplo, o tempo de deslocamento no trecho Niterói-São Gonçalo, que é de 1h25, não deverá passar de 20 minutos.

A obra de construção da Linha 3 também proporcionará a criação de oito mil novos postos de empregos diretos e indiretos. Ao todo, deverão ser construídas 13 estações de embarque e desembarque. “Mas a responsabilidade pela operação do serviço só será definida através de licitação”, avisou o secretário Régis Fichtner, chefe da Casa Civil.

Ontem, o estado anunciou a compra de mais quatro novos trens chineses que, neste caso, serão entregues à SuperVia. Os outros 30 comprados anteriormente começam a ser entregues em maio.

Punição por demora na entrega de trens

Irritado com a demora na entrega dos 19 novos trens das linhas 1 e 2 do metrô, o governador Sérgio Cabral quer que a concessionária seja multada.

Em ofício encaminhado dia 20 à Agetransp (Agência Reguladora dos Serviços de Transportes do Estado), ele alega que o Metrô Rio descumpriu cláusula do contrato de renovação da concessão. “Lá está escrito que eles deveriam começar a entregar os novos trens a partir de agosto de 2010. Mas, até agora, não chegou nenhum. Essa é uma obrigação deles, por isso estamos pedindo a aplicação da multa”, justificou Cabral.

Em nota, a Agetransp informou que foi aberto um processo que será julgado nas próximas sessões regulatórias da agência.

Procurado, o Metrô Rio disse que não vai comentar o assunto. Mas, em agosto, o presidente da concessionária, José Gustavo de Souza, disse que o primeiro dos novos trens só chegará em outubro de 2011.

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Biodiesel de cana nos ônibus reduz 30% das emissões, comprovam pesquisas

Da soja às microalgas provenientes da água doce ou do mar, o Brasil avança ano a ano na produção de combustíveis mais limpos e menos dependentes de fontes não renováveis. Trabalhos científicos e pesquisas realizadas em diversas regiões do país buscam novas matérias-primas que obedeçam a leis ambientais, critérios sociais e que ainda sejam economicamente viáveis.

Nesse cenário, a cana-deaçúcar se apresenta, mais uma vez, como uma alternativa interessante aos combustíveis de origem fóssil. Depois do etanol se mostrar como uma opção à gasolina no abastecimento dos veículos leves, agora é a vez do diesel de cana ser uma opção ao diesel mineral no caso de ônibus e caminhões. O novo combustível foi desenvolvido pela Amyris,
empresa norte-americana que há três anos mantém sede em Campinas (SP), e já está sendo testado, em campo, desde julho deste ano.

O projeto é uma parceria com a Viação Santa Brígida, empresa de ônibus urbanos de São Paulo, a Mercedes-Benz, a SPTrans (Secretaria de Transporte da cidade de São Paulo) e a Petrobras. Para os testes que serão finalizados ainda este mês, foram selecionados seis veículos da Santa Brígida. Três deles foram abastecidos com uma mistura de 10% do diesel de cana e 90% do diesel metropolitano (B5 S50) e os outros três, com 100% do diesel metropolitano. Os veículos já rodaram até o momento, aproximadamente, 20 mil quilômetros pelas ruas da capital paulista.

De acordo com os resultados preliminares apresentados pelo diretor de marketing da Amyris no Brasil, Adilson Liebsch, o novo combustível foi capaz de reduzir entre 8% e 30% os níveis de opacidade dos gases de escapamento (indicadores da poluição causada pelos veículos) quando comparados aos veículos de referência utilizando somente o diesel fóssil. “Além disso, por ser de origem renovável, testes com diesel de cana puro mostraram redução de 12% nas emissões praticamente todos os gases de efeito estufa emitidos durante a sua produção e consumo são absorvidos na própria cadeia produtiva do combustível. Estimamos que a redução desses gases seja superior a 90% quando comparado ao uso do combustível mineral”, afirma Liebsch.

Segundo ele, o novo combustível é similar ao biodiesel já comercializado no país porque ambos são provenientes de fontes renováveis. Porém, tecnicamente, os dois combustíveis são diferentes. “O diesel que produzimos a partir da cana tem as mesmas características técnicas do diesel de origem fóssil e, por isso mesmo, é possível garantir a total substituição do combustível sem alterações nos motores existentes”.

Testes de bancada realizados pela Mercedes-Benz comprovam isso. De acordo com Salvador Sanles, gerente de motores da montadora, nenhuma alteração de performance ou consumo foi verificado nos veículos movidos com 100% de diesel de cana.
“Não identificamos a necessidade de modificação no motor nem no plano de manutenção dos veículos com qualquer percentual de diesel de cana. Foi mantida a mesma potência, o mesmo consumo e, ainda, reduziu-se a emissão de poluentes”.

Os testes com 100% do novo combustível mostraram uma redução de 12% de material particulado e de 6% na emissão de NOX
(óxido de nitrogênio). Segundo o gerente da Mercedes, existem planos de ampliar o percentual do diesel de cana em testes de campo, mas ainda não há data prevista para a realização dos mesmos.

A redução das emissões não é a única vantagem do diesel de cana, garante a Amyris. Segundo a empresa, o combustível também não tem enxofre, o que ajuda ainda mais na melhora da qualidade do ar, reduzindo a emissão de particulados, possui motor diesel, e tem influência direta na partida e no seu funcionamento sob carga. Ainda mantém baixo ponto de névoa, que permite sua utilização em baixas temperaturas e a lubricidade dentro dos limites especificados para a proteção dos sistemas de injeção de combustível.

Para Itamar Lopes dos Santos, gerente de manutenção da Santa Brígida, ainda é preciso aguardar a finalização dos testes para verificar se não houve qualquer alteração nos componentes dos veículos, mas, segundo ele, “tudo colabora para a aprovação da nova matriz”.

O processo de produção do diesel de cana é muito similar ao do etanol. Em ambos, é utilizado o caldo da cana, mas no processo de fermentação do diesel, leveduras modificadas são capazes de produzir hidrocarbonetos (substância orgânica formada por átomos de carbono e hidrogênio) no
lugar de álcool. Como os hidrodestilação para eliminar algumas impurezas orgânicas”, explica Liebsch, da Amyris.

Numa segunda etapa do processo, após a purificação, é realizado um procedimento de saturação das moléculas, o que dá ao combustível as propriedades que o fazem adequado à distribuição, armazenamento e consumo nos veículos. A produção do diesel em escala comercial deve ser iniciada em 2012. A usina produtora será a São Martinho, em Pradópolis (SP). A previsão é que no primeiro ano sejam produzidos 50 milhões de litros do produto, podendo ampliar a capacidade para até 100 milhões de litros.

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São Paulo: Pinda terá reajuste nas tarifas de ônibus urbano para R$ 2,55

Usuários do transporte urbano de Pindamonhangaba vão pagar passagem de ônibus com aumento a partir de domingo, 2 de janeiro de 2011. A partir dessa data, as passagens pela empresa Viva Pinda e transporte complementar. Através do Decreto 4689, a prefeitura de Pindamonhangaba autoriza o aumento do valor do transporte público das linhas urbanas para R$ 2,55.
O ajuste faz parte do contrato de concessão junto à municipalidade e está previsto na planilha anual de custos na prestação de serviços. O aumento da tarifa obedece o  índice de reajuste de 6,25 % de acordo com o Índice Nacional de preços ao Consumidor (INPC).

Fonte: Agoravale
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São Paulo vai ter a tarifa de ônibus mais cara do Brasil, R$ 3,00

A tarifa de ônibus na cidade de São Paulo será reajustada para R$ 3 a partir de 5 de janeiro, segundo informou o prefeito Gilberto Kassab (DEM) nesta terça-feira. O valor atual da passagem é de R$ 2,70.
O Orçamento da prefeitura para o ano de 2011 já projetava reajuste da tarifa de ônibus municipal para R$ 2,90, mas o prefeito confirmou que o reajuste será maior.

Com o novo valor, a tarifa ficou 11% mais cara. Para efeito de comparação, a inflação neste ano na cidade foi de 5,83%, segundo cálculo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
A tarifa do bilhete único, que faz a integração entre os ônibus municipais e metrô, vai passar de R$ 4,07 para R$ 4,29.

A tarifa de ônibus é definida a partir do custo do sistema. Uma planilha de custos entregue pelas empresas é analisada por técnicos da prefeitura, que apontam quanto custa manter o funcionamento do sistema. A partir daí, a tarifa ideal é calculada, com base no número de passageiros.

A partir do valor da tarifa ideal, a prefeitura calcula quanto será bancado pelo Orçamento municipal. Neste ano, por exemplo, foram gastos R$ 600 milhões de subsídio. Para 2011, estão previstos R$ 743 milhões.
O custo do sistema tem de ser equivalente à soma se tudo o que é arrecado com tarifas com os subsídios pagos pela prefeitura.

Passageiro tem até dia 4 para recarregar bilhete único a R$ 2,70
Os passageiros que quiserem utilizar os ônibus municipais de São Paulo pelo valor atual das passagens, de R$ 2,70, deverão recarregar o bilhete único até o dia 4 de janeiro. Quem deixar para o dia seguinte pagará o valor que entrará em vigor --R$ 3.

Segundo a SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo), o valor máximo a ser carregado no bilhete único é de R$ 200. Se a quantia for creditada antes do reajuste, ela poderá ser utilizada de acordo com o valor antigo das passagens até o término do valor. Não existe um prazo para a validade do crédito.
O reajuste das passagens de ônibus foi confirmado nesta terça-feira pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM). Com o novo valor, a tarifa ficou 11% mais cara. Para efeito de comparação, a inflação neste ano na cidade foi de 5,83%, segundo cálculo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

A tarifa de ônibus é definida a partir do custo do sistema. Uma planilha de custos entregue pelas empresas é analisada por técnicos da prefeitura, que apontam quanto custa manter o funcionamento do sistema. A partir daí, a tarifa ideal é calculada, com base no número de passageiros.

A partir do valor da tarifa ideal, a prefeitura calcula quanto será bancado pelo Orçamento municipal. Neste ano, por exemplo, foram gastos R$ 600 milhões de subsídio. Para 2011, estão previstos R$ 743 milhões.
O custo do sistema tem de ser equivalente à soma se tudo o que é arrecado com tarifas com os subsídios pagos pela prefeitura.

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Tarifa de ônibus em salvador sobe para R$ 2,50, a mais cara do nordeste e uma das mais caras do Brasil

Menos de um ano depois do último reajuste, a Prefeitura de Salvador vai aumentar de R$ 2,30 para R$ 2,50 o valor  da tarifa do transporte coletivo. O novo preço começará a valer no dia 2 de janeiro.
O reajuste, de 8,7%, supera a inflação acumulada de 2010, prevista para fechar o ano em 5,78% (pelo IPCA). Em termos absolutos e percentuais, é o dobro do último aumento, que foi de R$ 2,20 para R$ 2,30 (4,1%) – realizado em 15 de janeiro. Salvador se mantém como a mais cara tarifa do Nordeste e, agora, uma das mais caras do Brasil.
De acordo com a Secretaria de Comunicação, deve ser publicada no Diário Oficial, até o final desta semana, uma portaria estabelecendo o reajuste. Não foi informado se também serão reajustados os valores das linhas seletivas de ônibus.
O aumento no preço do ônibus já era esperado desde a semana passada, quando a prefeitura publicou um decreto dando poderes ao secretário de Transportes e Infraestrutura, Euvaldo Jorge, para “fixar o valor da tarifa de transporte coletivo”. Na ocasião, entretanto, o secretário negou que soubesse de qualquer reajuste.
Mas nesta terça-feira, 28, o secretário enviou à Câmara de Vereadores uma planilha de custos explicando o aumento – mesmo assim, a assessoria da Setin chegou a negar que houvesse o aumento. Na planilha, a prefeitura calculou em R$ 2,63 o valor da tarifa, se considerados os custos das empresas de ônibus, mas justifica que tomou uma decisão política de só conceder aumento até R$ 2,50. Os empresários queriam R$ 2,74.
Reações - Representações de estudantes e até o Ministério Público Estadual criticaram o aumento. A Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (Ages) soltou nota afirmando que a cidade possui “um dos piores sistemas de transporte coletivo do Brasil”,  declarando “repúdio” à medida.

A promotora Rita Tourinho, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público (Gepam), afirmou que só uma auditoria independente poderia mensurar com imparcialidade os custos reais das tarifas.  “O cálculo da tarifa é literalmente uma caixa-preta. Para chegar ao valor da tarifa, é preciso informações que vêm apenas das empresas”, avaliou.

A planilha de custos feita pela prefeitura será analisada pela Comissão de Transportes da Câmara de Vereadores, mas sem nenhum efeito prático, já que a fixação da tarifa não depende do Legislativo. “Eu não sabia de nada, tomei conhecimento só hoje (terça-feira)”, afirmou o vereador Jorge Jambeiro (PSDB), presidente da comissão.(Felipe Amorim)

Fonte: A Tarde
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Tarifa de ônibus em Recife pode ser reajustada já em Janeiro

O suspense anda no ar quando a questão é a o aumento de passagem de ônibus, e por incrível que pareça o esperado aumento da tarifa que ocorreria no começo de 2010 não aconteceu, muitas foram às causas para que o aumento não viesse neste ano, a principal é claro foi as eleições para o governo do estado, porém a população do Recife e Região Metropolitana tem é mesmo que se preparem para um aumento da tarifa de ônibus.
Vale Lembrar que a capital pernambucana hoje tem a 2ª menor tarifa entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, as únicas cidades que tem as tarifas mais baratas que a cidade de Recife é Juiz de Fora de Fortaleza (R$1,80), sendo que também em Fortaleza já se vê uma briga dos empresários com a prefeitura junto a um aumento, ou seja, é praticamente certo um aumento na tarifa dos ônibus na capital pernambucana já em janeiro.
 Só fica a dúvida de quanto será esse aumento, pois as empresas é claro pedirão um aumento de mais de 10% devido aos custeios com óleo diesel, renovação e manutenção de frota e pagamento de pessoal, já o governo vai na base do aumento de acordo com a inflação que este ano está na faixa dos 6%, em contrapartida os empresários, vão reclamar que não tem aumento a mais de 02 anos, que renovaram suas frotas, aumentaram salários dos motoristas e cobradores.
A tarifa de ônibus do Anel ‘’A’’ usado por mais de 70% dos usuários hoje no Recife custa R$ 1,85 e com o aumento poderá ficar entre R$ 2,00 à R$ 2,10.
O certo é que está começando as negociações para um aumento na tarifa de ônibus, à população é torcer por um transporte público de qualidade, coisa que na capital pernambucana vem deixando a desejar.
Fonte: Blog Meu Transporte
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