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Em São Paulo, Bilhete único mensal vai valer por 31 dias

sábado, 13 de abril de 2013

O bilhete único mensal valerá por 31 dias, um a mais do que o anunciado previamente pela Prefeitura. A partir de segunda-feira os interessados poderão se cadastrar no site da São Paulo Transporte (SPTrans): bilheteunico.sptrans.com.br. Mas, mesmo com a ampliação, o serviço só vai ser vantajoso para quem faz mais do que 46 viagens mensais nos coletivos da cidade. O preço do serviço não foi definido, mas originalmente havia sido anunciado que seria R$ 140.

O motivo da vantagem de um dia é que a contagem da validade de um mês do cartão começa só à meia-noite após o primeiro uso. Assim, quanto mais cedo o usuário passar o bilhete na catraca neste primeiro dia, mais horas ele vai poder usar o serviço.

Outra novidade é que será possível consultar o saldo do cartão, bem como ter acesso a uma planilha mostrando todas as suas utilizações. Isso deve facilitar o controle das viagens de cada pessoa. O bilhete mensal estará à disposição da população a partir de novembro, conforme o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou na semana passada. A entrega dos cartões começa a ser feita em outubro.

Diferentemente do que Tatto havia afirmado, os cartões não serão entregues na casa do usuário pelos correios, para o endereço cadastrado no site. Será preciso pegar o bilhete em algum posto da SPTrans. A data e o local podem ser agendados. Agora, a SPTrans diz apenas que outras formas de entrega, entre elas a pelos Correios, "estão em estudos" pela companhia.

Para utilizá-lo, é preciso fazer um cadastro no site da SPTrans, enviando informações pessoais, como número do RG e do CPF, e uma foto 3x4 com um tamanho máximo de 30 kilobytes, em formato JPG. A imagem será estampada no cartão personalizado.

Quem quiser poderá continuar carregando os créditos eletrônicos de acordo com as regras atuais, que permitem fazer até quatro viagens de ônibus no período de três horas, ao custo de somente uma tarifa. De acordo com a Prefeitura, o bilhete único mensal "está preparado para armazenar o direito de viagem (tempo ou crédito) de vale-transporte, estudante e comum em um único cartão".

Integração
A SPTrans também informa que a possibilidade de o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) adotar o bilhete único mensal, uma das principais promessas do prefeito Fernando Haddad (PT), "está em estudo" e que os governos municipal e estadual (este, controlado pelo tucano Geraldo Alckmin) "já estão em negociação visando a aceitação" do cartão nas estações.

Ainda não está definido o valor do bilhete único mensal. Na campanha de Haddad e no início do ano, a Prefeitura havia informado que o serviço custaria R$ 140. Os créditos poderão ser comprados pelo site da SPTrans, que também tem três lojas físicas, ou em postos autorizados. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

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Terminal de Integração começa a ser construído em Rio Branco

Um Terminal de Integração do transporte público será construído em Rio Branco. O local escolhido foi a Baixada da Sobral, que comporta 17 bairros da capital acreana. As obras foram anunciadas na manhã deste sábado (13) pelo prefeito Marcus Alexandre.

A estrutura terá sala de monitoramento, banheiros e fraudário. A obra está orçada em pouco mais de R$ 630 mil e deve ficar pronta em um prazo de 90 dias. A área possui 552 metros quadrados. A ideia, segundo o prefeito, é  facilitar a integração entra as linhas de ônibus da cidade, sem comprometer o 'bolso' do usuário.

Os passageiros vão poder fazer a 'baldeação', que significa passar de um ônibus para o outro sem precisar pagar uma nova passagem, da forma como acontece no Terminal Urbano de Rio Branco. Para a inauguração do micro-terminal estão previstas algumas alterações e implantações de novas linhas de ônibus.

"O nosso plano é a construção de cinco terminais, como eu disse em campanha, fundamentais para ligar um bairro a outro. Nós já estamos nestes primeiros quatro meses construindo este aqui na baixada, que tem 17 bairros, quase 70 mil pessoas, e que recebe gente da área rural", diz Marcus Alexandre.

Por Débora Ribeiro, da TV Acre
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Governo Federal abre consulta para 2 linhas de trem no Sul

O Ministério dos Transportes abriu consulta pública nesta sexta-feira sobre os estudos de viabilidade econômico-financeira de duas linhas de trens de passageiros na Região Sul. Um delas liga as cidades paranaenses Londrina e Maringá, passando por 13 municípios, e a outra conecta as gaúchas Caxias do Sul e Bento Gonçalves, passando por outras três cidades. 

Os estudos foram feitos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a consulta pública segue até o próximo dia 30. De acordo com o ministério, a intenção é utilizar trechos de ferrovias de cargas existentes, para a passagem de trens de passageiros de média velocidade. 

A exploração das linhas se dará por concessão ou Parcerias Público-Privadas (PPP) e o objetivo é desafogar a malha rodoviária das regiões. Os estudos de outros quatro trechos ferroviários para transporte de passageiros ainda estão em desenvolvimento: Pelotas (RS) a Rio Grande (RS), Conceição de Feira (BA) a Feira de Santana (BA) - passando por Salvador -, Teresina (PI) a Codó (MA), e São Luís a Itapecuru-Mirim (MA).

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Sistema de BRTs irão retirar 2.350 ônibus no Rio de Janeiro

Quando estiverem concluídos, os quatro BRTs em projeto e construção no Rio de Janeiro terão retirado das ruas 2.350 ônibus. A maioria deles será varrida da cidade pela Transbrasil (Deodoro-Centro), que, sozinha, eliminará 1.500 coletivos. De acordo com a prefeitura, a Transoeste retirará 250 veículos; a Transcarioca, 500; e a Transolímpica (Deodoro-Barra da Tijuca), 100.

Hoje, existem cerca de 8.900 ônibus no Rio. Assim, a frota cairia de imediato para 6.550. Considerando-se que os BRTs terão uma média de cem veículos, cada um, a cidade teria aproximadamente 7 mil ônibus municipais.

Mas esse número pode ser ainda menor com a operação dos bondes, a partir de 2015. As seis linhas terão 42 estações em 28 quilômetros. Duas delas atravessarão a Avenida Rio Branco, que será fechada aos ônibus. Segundo a Fetranspor, passam por ali cerca de 2.100 coletivos por dia.

- Não passará mais ônibus na Rio Branco porque o BRT seguirá em duas mãos na Avenida Presidente Antônio Carlos. Quando todos esses modais chegarem ao Centro, 70% dos ônibus saem de lá. Hoje, não tenho como dizer para um cara deixar o carro em casa e ir de transporte público. Quer ir, vá. Mas vai ficar engarrafado - conta o prefeito Eduardo Paes, que não esconde a ansiedade por voltar a ver os bondes no Rio:

- O bonde é a busca da civilização, sem trocador, com bilhete único. Eu queria muito inaugurar uma linhazinha antes da Copa, mas não vai dar tempo.

Além disso, as vans também estarão integradas pelo bilhete único aos BRTs.

Para tanto BRT, foram desapropriados 3.570 imóveis. Ao todo, foram pagos R$ 202,4 milhões até agora.

- Houve um caso em que optamos por desviar o percurso do Transoeste, para não passar por cima de um quilombola - lembra Paes.

por Marcelo Dias
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Operação policial reduz assaltos a ônibus no Grande Recife

O resultado da Operação Transporte Seguro, que teve início em março, é a diminuição em 70% no número de crimes que acontecem dentro dos ônibus que circulam no Recife, em relação ao mesmo período do ano passado. Com a Região Metropolitana, a redução é de 49%. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), pontos de bloqueios policiais, instalados nos locais mais críticos, param e vistoriam os coletivos, com a finalidade de evitar a ação de assaltantes. “Nossa meta é zerar este tipo de ocorrência dentro dos ônibus”, diz o coordenador da operação, major Rogério Almeida.
Edmar Melo/JC Imagem
Desde que a ação começou, 50 mil pessoas, em 2.975 ônibus foram abordadas nos dez pontos instalados no Grande Recife. “Logo no começo do mês passado apreendemos uma arma, em Muribeca (Jaboatão dos Guararapes)”, ressalta o major. Ele disse que a prioridade é para as áreas onde mais se registram ocorrências. Toda semana, os pontos de bloqueio mudam de lugar. “No mês de março nós ficamos sempre nos mesmos locais, mas era um teste. Temos que ficar mudando, para que não se torne visível para os assaltantes. Também precisamos chegar a outras áreas.”

Os 280 policiais que participam da operação foram distribuídos pela Avenida Sul, Ibura (UR-06, UR-05 e UR-11) , Avenida Caxangá, Muribeca, Tancredo Neves, Pina, Mascarenhas de Morais, Avenida Norte, Agamenon Magalhães, Estrada da Batalha e Rua São Miguel, na Mangueira. Na próxima semana, eles mudam. Ao todo, 16 unidades da Polícia Militar estão envolvidas, entre elas o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv); Companhia Independente com Apoio de Motocicletas (CIPMotos), Batalhão de Trânsito (BPTran); Batalhão de Choque (BPChoque), além dos 6º, 11º, 13º e 19º Batalhões.

Arnaldo Izídio da Silva, 53 anos, trabalhou durante 12 como cobrador de ônibus, nas linhas que circulam na Zona Norte do Recife. “Fui assaltado umas oito vezes.” Conviveu com o medo por mais de uma década, até que resolveu trocar de profissão. “Hoje eu sou autônomo. Vivia com medo de levar um tiro. Sempre tentava manter a calma, porque ficar nervoso era um risco enorme”, contou. Ele disse que a maioria dos assaltos aconteceu nas imediações de Santo Amaro, área central do Recife.

O estudante de engenharia Marcílio Viana, 23, foi assaltado dentro de um ônibus na Avenida Caxangá. “Eles levaram um dos meus celulares. Não acharam o outro e foi tudo muito rápido. Subiram no ônibus, pediram os nossos objetos e foram embora. Nem tinha como alguém do lado de fora notar o que estava acontecendo.”

Por Maiara Melo
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Metrô é 'única forma racional' de transporte público, diz Dilma

A presidente da República, Dilma Rousseff, disse na manhã desta sexta-feira, em Porto Alegre, que a construção de metrô é a única forma racional de transporte coletivo de massa para o Brasil, crucial para promover a qualidade da vida urbana. "É a única forma racional que está à altura do nosso País, temos todas as condições para ter o metrô, por isso estamos dando condições para todas as prefeituras", disse Dilma, citando não só Porto Alegre, como Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

Dilma demonstrou interesse em investir na mobilidade urbana de Porto Alegre, cidade onde mora o neto dela, Gabriel, 2 anos. A capital gaúcha pretendia viabilizar o metrô até 2017, mas o início das obras está em aberto.  Às vésperas da Copa do Mundo de 2014, a cidade realiza obras para a instalação de corredores rápidos de ônibus e recebe o Aeromóvel, veículo suspenso que ligará o aeroporto ao trem metropolitano, o Trensurb.

"Fico muito feliz quando se fala que estamos mudando as condições de mobilidade da cidade do meu neto. Vou ter que prestar contas não só para todos os brasileiros e brasileiras quanto para o menino pequeno", afirmou. "Tenho muito interesse no metrô. Estamos participando não só com financiamento. (...) Na década de 80, tentaram fazer metrô no Brasil, mas sempre tem aquele pessoal que fala que não é adequado, que o Brasil é pobre, que é coisa de gente rica", disse a presidente.

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