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Em Belo Horizonte, Projeto de Mobilidade da Copa de 2014 muda avenidas na Região da Pampulha
sexta-feira, 14 de outubro de 2011O projeto de mobilidade para a Copa de 2014 começa a dar novos ares na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), 20% das intervenções previstas já começaram, e três obras do projeto estão em andamento. Quarenta e seis imóveis já foram desapropriados e 43, demolidos paras as reestruturações
Segundo a Sudecap, na Avenida Pedro I, duas pistas centrais vão ser exclusivas para o Transporte Rápido por ônibus (BRT), um sistema com transportes maiores e mais rápidos. O canteiro central ampliado é para receber as plataformas da estação de integração do BRT Antônio Carlos/ Pedro I. Ela vai ficar onde hoje tem uma área verde, perto da barragem da Pampulha.
A Avenida Santa Rosa também passa por uma reforma na pavimentação, por causa do novo modelo de transporte. Já na Avenida Abraão Caram, a reestruturação é para construir dois viadutos e uma trincheira que facilitem o acesso ao Mineirão, informou a Superintendência.
De acordo com a BHTRANS, 45 mil veículos passam todos os dias só na Avenida Pedro I. Ainda segundo a Sudecap, a previsão é que as obras na interseção das Avenidas Antônio Carlos e Abraão Caram sejam concluídas até o mês que vem.
Fonte: G1 Minas
Postado por Meu Transporte às 02:07 0 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais
Ônibus movido a etanol hidratado foi operado no Corredor Metropolitano ABD
O ônibus brasileiro urbano movido a etanol hidratado combustível foi operado no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara), gerenciado pela EMTU/SP e operado pela Concessionária Metra. Os testes que aconteceram entre 2008 e 2010 mostraram que o ônibus é altamente confiável, não tendo havido nesse período a ocorrência de problemas relacionados ao sistema de tração.
Essa nova tecnologia no transporte é o principal foco do Projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport ou Bioetanol para o Transporte Sustentável), programa internacional coordenado no Brasil pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio). Trata-se de um projeto financiado pela União Européia, cuja finalidade é estimular o uso do etanol como combustível alternativo ao óleo diesel e à gasolina, e que tem na EMTU/SP, uma importante parceira para realização dos testes de viabilidade dessa tecnologia.
O Brasil é primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação pelo Best. Outras oito cidades da Europa e Ásia participam do programa: Estocolmo (Suécia), Madri e a região basca (Espanha), Roterdam (Holanda), La Spezia (Itália), Somerset (Inglaterra), Nanyang (China) e Dublin (Irlanda).
A ação é uma iniciativa do Cenbio em parceria com mais oito entidades:
BAFF/SEKAB, Copersucar, EMTU/SP, SPTrans, Marcopolo, Petrobras, por meio do Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural) e da Petrobras Distribuidora, Scania e Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com incentivo da União Européia. O investimento no Projeto BEST é da ordem de R$ 1,6 milhão.
Sustentabilidade
possui índices de redução de mais de 90% da emissão de material particulado (fumaça preta) e de 50% de óxidos de nitrogênio (NOx);
não contribui para o aquecimento global como os combustíveis fósseis (90% de redução na emissão de gás carbônico fóssil - CO2); é uma alternativa viável com benefícios imediatos ao meio ambiente;
pode ser manuseado sem riscos em moderna infraestrutura de abastecimento;
é usado em veículos já incluídos na linha de produção de diversos fabricantes de carros.
Além dos benefícios, a utilização do etanol em motores a etanol possui outros pontos favoráveis, são eles: diversificação da matriz energética no setor de transportes, uso de um combustível nacional, infraestrutura de distribuição compatível com a existente no Brasil e interesse de vários setores do governo em apoiar o produto.
Cabe lembrar que o Brasil é hoje o segundo maior produtor de etanol, atrás apenas dos EUA, que extrai o produto do milho. A safra nacional é de 17,8 bilhões toneladas de etanol e deve chegar a 2012 com 37,5 bilhões, segundo a Unica.
Informações da EMTU SP
Postado por Meu Transporte às 01:35 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Dilma anuncia verba de 1 bilhão para metrô de Curitiba
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
A presidente Dilma Rousseff vem a Curitiba para anunciar oficialmente a liberação de recursos da União para o metrô de Curitiba. Orçado em R$ 2,25 bilhões, o projeto deve receber R$ 1 bilhão em financiamento federal a fundo perdido (sem necessidade de devolução) e até R$ 950 milhões em linhas de crédito especiais, com juros mais baixos, direcionadas a parceria público-privada (PPP), além do investimento da administração municipal – em torno de R$ 150 milhões. O projeto conta ainda com R$ 300 milhões de investimentos do governo estadual, via empréstimo do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
Nas últimas semanas, Dilma viajou pelo Brasil para confirmar a liberação de verbas de projetos do PAC Mobilidade Grandes Cidades – que prevê R$ 18 bilhões em investimentos, R$ 6 bilhões a fundo perdido e R$ 12 bilhões por meio de financiamentos. Há duas semanas, a presidente esteve em Belo Horizonte para anunciar a liberação de recursos para o metrô mineiro – a capital também vai receber R$ 1 bilhão do governo federal. Ainda hoje, a presidente segue a Porto Alegre para oficializar os recursos destinados ao metrô gaúcho. Em março, as três capitais se uniram para solicitar isenção de impostos federais e negociação conjunta para garantir o repasse de recursos.
Em uma reunião realizada no último dia 7, prefeitura de Curitiba e União acertaram os últimos detalhes do projeto. A tarifa do metrô será a mesma cobrada nos ônibus e o modal será acoplado à Rede Integrada de Transporte (RIT), gerenciada pela Urbs. A empresa responsável pela PPP deve administrar o sistema por até 30 anos, recuperando o investimento por meio da contraprestação dos serviços.
O projeto
O metrô terá 14,2 quilômetros de extensão e 13 estações construídas no trecho que ligará a Cidade Industrial de Curitiba ao Centro da capital. De acordo com a prefeitura, os danos ambientais serão minimizados em razão de o trajeto seguir a rota do expresso e há a intenção de construir um parque linear onde hoje se localiza a canaleta.
Fonte: Gazeta do Povo
Postado por Meu Transporte às 10:02 0 comentários
Marcadores: Paraná, trem/metrô
Metrô de SP terá coleta de lixo eletrônico na estação Tucuruvi
A estação Tucuruvi do Metrô, na zona norte de São Paulo, contará, a partir hoje com um posto de recolhimento de lixo eletrônico, onde poderão ser entregues televisores, monitores, computadores, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones celulares, eletrodomésticos de pequeno porte, fitas, CDs e DVDs.
A entrega do lixo eletrônico no posto de coleta poderá ser feita diariamente, entre 6h e 18h, até o dia 26 de outubro. O posto de descarte será instalado na área livre (não paga) do mezanino. Ações simultâneas estão previstas para os metrôs das cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
Em apoio ao Dia Nacional do Consumidor Consciente, comemorado no próximo sábado, dia 15, a ação na capital paulista faz parte da campanha "Mês do Consumo Sustentável", que pretende conscientizar a população sobre consumo e descarte responsáveis de equipamentos eletrônicos.
Fonte: Info.abril.com.br
Postado por Meu Transporte às 10:02 0 comentários
Marcadores: Campanhas, São Paulo, trem/metrô
Corredor de ônibus BRT, bem-avaliado pelo ABC, pode ser solução para São Paulo
A Câmara Municipal apresentou, na tarde desta terça-feira, 11/10, os resultados da consulta pública “Você no Parlamento”, realizada pela Rede Nossa São Paulo, que ouviu 33.340 moradores da capital sobre as principais necessidades dentro de 18 temas. A prioridade para ações envolvendo corredores de ônibus foi a que ganhou maior porcentual de adesão entre todas as propostas da pesquisa: 77,41%. Na área de transportes, o segundo lugar ficou com a redução do preço das passagens (58,95%). Demandas antigas que têm experimentado pouca evolução.
Já no ABC, desde 1997, opera um corredor de ônibus que liga a capital paulista à região, que é um exemplo de sucesso. Com 33km de extensão, o corredor ABD, operado pela Metra, liga as zonas Leste (São Mateus) e Sul (Jabaquara) de São Paulo passando, ainda, pelas cidades de Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC. “O corredor vem, há anos, dividindo com o Metrô a liderança na preferência dos usuários, segundo pesquisas de satisfação feitas pela Agência Nacional de Transporte Público. O que é bom para o ABC pode ser solução para São Paulo”, afirma diretor da Metra, Carlos Alberto Sigliano.
Além de garantirem maiores velocidades de operação para os ônibus – 21 km/h contra 11 Km/h nos corredores convencionais -, que não precisam disputar espaço com outros veículos, os corredores BRT (Bus Rapid Transit) trazem outras vantagens que encurtam o tempo de viagem dos usuários. Entre elas estão o embarque e desembarque mais rápidos, em função das plataformas serem feitas no mesmo nível do piso do ônibus; o pagamento da passagem antes do embarque, que reduz o tempo de parada; e áreas de ultrapassagem que evitam filas de ônibus nos pontos.
A operacionalização programada e a exclusividade da operação refletem também na relação custo-benefício. A passagem para circular nos ônibus da Metra custa R$ 2,90 enquanto que em São Paulo o custo do bilhete é de R$ 3,00.
Ao todo foram abordados 18 tema importantes para a qualidade de vida dos moradores da cidade, com base nos indicadores de Referência de Bem-Estar do Município – Irbem, elaborado pela Rede Nossa São Paulo.
Fonte: Segs.com.br
Postado por Meu Transporte às 01:39 0 comentários
Em Manaus, Com protestos e reclamações, tarifa de ônibus à R$ 2,75 já está em vigor
Usuários do transporte coletivo pagaram a tarifa reajustada para R$ 2,75 hoje pela manhã, mesmo com uma liminar concedida que impede o aumento do valor da tarifa. A reportagem do Portal D24AM percorreu os Terminais 3 (Cidade Nova), 4 (Jorge Teixeira) e 5 (São José) onde os passageiros reclamaram do descumprimento da decisão da justiça.
No Terminal de Integração 3, o vendedor Amiraldo Braga, 24, disse que o não cumprimento da determinação judicial é um afronta. “Fui pego de surpresa porque o jornal ‘tá dando’ que vale o preço antigo, mas as empresas cobram o valor reajustado. Perguntei da cobradora, mas ela disse que foi determinação da empresa e que não pode fazer nada. Tem muita gente reclamando” afirmou é morador do bairro Campo Dourado, zona norte da capital. O vendedor disse que pagou R$ 2,75 ao embarcara no ônibus da linha 040.
Uma cobradora de linha 640 informou que uma usuária exigiu cobrar a tarifa de R$ 2,25, mostrando a manchete do jornal Dez Minutos, informando que a justiça tinha cancelado o reajsute da tarifa. “Ela esfregou o jornal na minha cara, mas tive que explicar que se ela não pagasse a tarifa reajustada, era eu quem iria pagar a diferença”, relatou a cobradora, que preferiu não se identificar.
No centro comercial da cidade, a reportagem flagrou um micro- ônibus executivos cobrando preços diferentes da tarifa. Entre cerca de dez veículos notados,a maioria não informava o valor da tarifa na área interno dos micros, um estampava o valor da nova tarifa determinada pela Prefeitura de Manaus, R$ 5,50, e, pelo menos dois indicavam no pára-brisa dos veículos a o valor da tarifa em R$ 3,00.
Até ontem a noite, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) afirmou que não havia sido comunicada da decisão judicial.
Fonte: d24 AM
Postado por Meu Transporte às 01:38 1 comentários
Marcadores: Amazonas
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