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Trem Bala no Brasil tem previsão de entrega em 2019

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A expectativa atual do governo é de que o Trem de Alta Velocidade (TAV) seja concluído em 2019, três anos após a última previsão, feita antes do leilão marcado para julho, que era 2016. A afirmação foi feita hoje pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que participa da 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo. Ele estima que os estudos de engenharia levarão entre um ano e um ano e meio para ficarem prontos.

O governo chegou a realizar, em julho, após dois adiamentos, um leilão para a concessão do TAV, mas a iniciativa fracassou, já que nenhuma empresa apresentou proposta. O governo anunciou então que adotará um novo modelo de licitação, em duas etapas: uma para selecionar a tecnologia a ser usada e quem cuidará da operação do trem, outra para escolher o responsável pela construção da ferrovia que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

Segundo Bernardo Figueiredo, está mantida a ideia de que, caso alguma construtora participe de um consórcio vencedor como investidora, não poderá ser contratada para realizar as obras do projeto. "Queremos um processo transparente. Se uma mesma empresa investidora for responsável pelas obras, há o risco de o custo real ser mascarado", afirmou Figueiredo. Ele disse que as obras serão divididas em pelo menos dez lotes. "Queremos a participação ampla de várias construtoras, inclusive de pequenas e do exterior."
 
Ele também reafirmou que o governo assumirá a responsabilidade de pagar a conta, caso a demanda não seja suficiente para que o operador do TAV (vencedor da primeira fase da licitação) pague o arrendamento combinado pelo uso da infraestrutura (cobrado pelo vencedor da segunda fase), já que uma parte do valor do aluguel será fixa e outra dependerá do número de passageiros.

Segundo Figueiredo, concessionárias de rodovias como a CCR, a EcoRodovias e a Invepar estão interessadas no projeto. "As empresas de ônibus também manifestaram interesse em participar como operadoras", disse. De acordo com Figueiredo, a ANTT foi procurada pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati). A ANTT está concluindo entre esta semana e a próxima o novo edital do TAV, que deve ser apresentado para audiência pública em outubro. A previsão é de que o edital definitivo fique pronto em novembro e o leilão seja realizado no primeiro semestre de 2012.



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Até 2030, São Paulo terá metrô em seis estradas (Bandeirantes, Régis Bittencourt, Fernão Dias, Dutra, Raposo Tavares e Anhanguera)

O metrô de São Paulo vai chegar às estradas paulistas. De acordo com o plano de expansão da companhia, obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo, as Rodovias Bandeirantes, Régis Bittencourt, Fernão Dias, Dutra, Raposo Tavares e Anhanguera ganharão linhas e estações entre 2020 e 2030.

Esses novos ramais também terão bolsões de estacionamento - a ideia é que os moradores da Região Metropolitana deixem os carros no local e sigam para o trabalho na capital de metrô.

O modelo de estações-estacionamento na beira de grandes rodovias é considerado essencial para diminuir o número de veículos na cidade e estimular o uso do transporte público. Ele será o mesmo já aplicado na Estação Santos-Imigrantes, da Linha 2-verde.

Localizada na Avenida Ricardo Jafet, próxima da Rodovia dos Imigrantes e acesso importante para o litoral, a estação foi inaugurada em 2006 com 231 vagas de garagem - cada uma custa R$ 9,44 por 12 horas, incluindo passagens de ida e volta na rede metroviária. A ideia agora é replicar o modelo para outros pontos de entrada para a capital.

Linha 4-Amarela

As primeiras nesse modelo que deverão ser inauguradas é a Bandeirantes, da Linha 6-Laranja, e a Taboão da Serra, que será construída como extensão da Linha 4-Amarela. A primeira ficará posicionada na rodovia de mesmo nome, que dá acesso à região de Campinas, e a segunda está planejada na Rodovia Régis Bittencourt - que liga São Paulo ao Sul do País -, na chegada à capital. A data de inauguração prevista para as duas é 2020.

Para 2030, a futura Linha 19-Celeste, que já teve seu projeto enviado para a Assembleia Legislativa, passará por Fernão Dias e Dutra. Outro ramal que está sendo estudado para 2030 é o chamado Arco Norte, que forma uma espécie de "Metroanel" com as outras linhas e também terá seu bolsão de estacionamento na Anhanguera.

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As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Em Manaus, Tarifa de ônibus vai custar R$ 2,75

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) anunciaram uma nova data para o reajuste da tarifa de transporte urbano. Hoje o valor é de R$ 2,25 e a previsão é de que até o fim da primeira quinzena de outubro passe a ser cobrado R$ 2,75.

Essa é a segunda vez que o reajuste é adiado pelo mesmo motivo: a demora da chegada dos ônibus em Manaus. Pelo contrato com a Prefeitura, as nove empresas que venceram a licitação podem cobrar o novo valor a partir da chega de 400 novos ônibus. Hoje, 350 já estão em Manaus.

Em março, a previsão era que até final de julho  os ônibus novos seriam incorporados à frota e o valor da nova tarifa passasse a ser cobrado no início de agosto. Depois  de 27 de agosto o prazo passou para 27 deste mês.

De acordo com o assessor jurídico do Sinetram, Fernando Borges, os empresários estão tentando cumprir o prazo, mas a grande demanda por novos ônibus em todo Brasil é o que está atrasando a chegada dos novos veículos. Segundo ele, cinco das nove empresas ainda não receberam nenhum veículo novo.

Além do primeiro lote de 400 ônibus, um segundo lote de ônibus, de 450 veículos, deve chegar até o fim de novembro. A frota de novos ônibus é de 858 veículos.

Novas linhas
A SMTU informou ainda, que serão criadas novas linhas para atender a zona norte de Manaus. Os bairros Monte das Oliveiras, Monte Pascoal e Nova Cidade serão beneficiados. A superintendência ainda não definiu o número de linhas a serem criadas, mas serão 16 novos ônibus para alimentar as novas linhas.


Fonte: D24 Am

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A Semana da Mobilidade Urbana em São Paulo

A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Neste sentido, organizações de várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.

Em São Paulo, frente aos inúmeros congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a adesão à campanha se ainda torna mais urgente.

A Rede Nossa São Paulo está no quinto ano consecutivo de mobilização e busca juntar forças para a construção de uma agenda única e com poder de interferir em políticas públicas. Neste sentido, diversas entidades e cidadãos aderiram ao que chamamos Coletivo de mobilização para o Dia Mundial Sem Carro e Semana da Mobilidade, com o intuito de chamar a atenção da sociedade civil e do poder público para o tema da mobilidade na cidade e de todos os problemas decorrentes dela.

Destacamos aqui algumas atividades da Semana da Mobilidade de 2011, mas convidamos para que acessem as informações detalhadas, divulguem e participem de toda a programação das entidades envolvidas neste Coletivo!

Abrindo a Semana teremos o seminário “Os modais não motorizados: pedestres e ciclistas”, que dá sequência à série “Mobilidade e Transportes Sustentáveis – Soluções Inovadoras para a cidade”.

No dia 21/9, quarta-feira, haverá o lançamento da Pesquisa Rede Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana. Esta é a quinta edição da pesquisa, inédita, que aborda os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc;

No dia 22/9, Dia Mundial Sem Carro, a já tradicional Vaga Viva será realizada das 7h às 19h, com atividades lúdicas e de informação sobre o tema;

E, encerrando a Semana da Mobilidade, no dia 24/9, sábado, às 15h, a manifestação ”A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo”, apoiada por diversas organizações, e que pretende reunir centenas de cidadãos. Venha caminhar junto!


As Informações são da Rede Nossa São Paulo

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Campo Grande terá licitação para o transporte coletivo

Após dois meses de intensas negociações junto às cinco empresas do transporte coletivo urbano, que prestam serviços em Campo Grande, a Prefeitura de Campo Grande decidiu rescindir o contrato junto à Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo), que venceria no ano de 2014. As concessionárias manterão os serviços por mais seis meses. Até lá, será aberto um novo certame licitatório para definir as concessionárias que irão explorar o serviço na cidade.

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado ontem (14.09) entre a Procuradoria Jurídica do Município e a Assetur, com a participação da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e da Agereg (Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados), em que a Assetur se compromete a manter a excelência na prestação dos serviços do transporte público aos usuários da Capital.

No documento, a Assetur abre mão da multa pela rescisão antecipada e também do direito de aumento do valor da tarifa cobrada ao usuário.

A Prefeitura informa, ainda, que até a abertura da licitação, haverá amplo debate com todos os segmentos da sociedade, por meio de audiências públicas, para que sejam debatidos os anseios da população e suas expectativas, a fim de garantir um serviço cada vez mais eficiente para atender a demanda atual e, prevendo a geração futura.

De acordo com o TAC, também serão elaborados estudos de viabilidade financeira, além de pesquisas nas cidades brasileiras as quais oferecem os melhores sistemas do serviço de transporte coletivo urbano no País para absorver as experiências que obtiveram êxito.

A pedido do prefeito Nelson Trad Filho, foi inclusa no TAC uma cláusula a qual exige que sejam preservados os empregos dos cerca de dois mil funcionários envolvidos no serviço, para que as futuras empresas vencedoras do processo licitatório mantenham o mesmo nível de mão de obra qualificada.


 Fonte: MS Notícias

 
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Em Fortaleza, Terminal de Messejana deve ganhar grades de proteção

O terminal de Messejana deve ser o próximo ônibus a receber gradis em sua estrutura. A medida foi tomada recentemente no terminal do Papicu, a fim de evitar acidentes e atropelamentos. A previsão é da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

De acordo com informações da Etufor, estudos estão sendo realizados no local para confirmar a necessidade de receber a novidade futuramente.
Os gradis são grades de fechamento metálicas e serão utilizadas para direcionar o fluxo de pedestres, evitando o número de acidentes

Grades no Terminal do Papicu

O Terminal do Papicu foi o primeiro local a receber a estrutura. Após registrar dois acidentes fatais, ano passado, o local passou por reforma em julho deste ano.
O projeto Travessia Cidadã também é responsável por reforçar a segurança no Terminal do Papicu. Na ação implantada no ano passado, agentes são posicionados nas faixas de pedestres e organizam o tráfego dentro do terminal.

Novidades no Terminal de Parangaba

O Terminal de Parangaba também está passando por reformas. As mudanças devem gerar resultados positivos para pedestres com deficiência física.

Na reforma, orçada em R$ 238.538,38, um elevador será implantado para facilitar o acesso ao piso superior. Nos passeios externos e de passagens de pedestres, serão construídas rampas. A obra inclui também a recuperação de passarelas, que devem interligar as plataformas, permitindo a passagem de cadeira de rodas.

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