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Cidade do Rio de Janeiro volta a contar com sistema público de aluguel de bicicletas
segunda-feira, 22 de março de 2010A cidade do Rio de Janeiro voltou a contar neste domingo (21/3) com um sistema público de aluguel de bicicletas, em estações de bairros da zona sul. O sistema, que é operado por uma empresa privada sob concessão da prefeitura, havia sido temporariamente suspenso em dezembro, depois de um ano de funcionamento, devido a ocorrência de furto de bicicletas.
As principais novidades do sistema são um maior esquema de segurança com câmeras e travas nas bicicletas, para evitar o furto dos equipamentos, e a ampliação do projeto, que antes só tinha oito estações na área de Copacabana. Agora, o usuário poderá alugar bicicletas em 19 estações dos bairros da Lagoa, do Humaitá, da Gávea, do Leblon, de Ipanema, de Copacabana e do Leme.Há duas formas de usar o sistema. A primeira é alugar a bicicleta pelo período de um dia, por R$ 10.
O usuário pode circular com a bicicleta durante todo o dia, das 6h às 22h, mas sempre fazendo trajetos de, no máximo, uma hora. Ao final de uma hora, a bicicleta terá que ficar estacionada em uma das estações. O ciclista poderá voltar a usar uma das bicicletas depois de 15 minutos, por mais uma hora, e assim sucessivamente.
Outra maneira de usar o sistema é fazer uma assinatura mensal de R$ 20, em que o usuário poderá usar a bicicleta todos os dias, a qualquer hora, também com trajetos máximos de uma hora. Se o ciclista passar desse horário sem estacionar a bicicleta em uma das estações, terá que pagar R$ 5 por hora.
O pagamento poderá ser feito por cartão de crédito ou pelo RioCard, um vale eletrônico usado no transporte público fluminense.Segundo o vice-prefeito e secretário municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, o sistema de aluguel de bicicletas faz parte de um projeto mais amplo de incentivo desse meio de transporte, que inclui também a ampliação da malha cicloviária do Rio dos 150 quilômetros atuais para cerca de 300 quilômetros.
A ideia é integrar a bicicleta ao sistema de transporte público carioca, tornando-a mais uma opção para o cidadão circular pela cidade e se deslocar até pontos de ônibus ou estações de metrô.“A bicicleta é um [meio de] transporte que melhora a saúde e a qualidade de vida da população e também a qualidade do ar da cidade, porque nós estamos usando um meio de transporte não poluente e extremamente barato”, disse Muniz.
Fonte: Correio Brasiliense
Postado por Meu Transporte às 06:33 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Rio de Janeiro
Ônibus intermunicipais ficam mais caros em SP
domingo, 21 de março de 2010
As tarifas das linhas intermunicipais no Estado de São Paulo ficarão 4,19% mais caras a partir da próxima segunda-feira. Nas linhas urbanas - que utilizam vias dentro das cidades, possuem paradas em seu trajeto e utilizam catraca para cobrança - o índice aplicado será de 4,22%.
- O reajuste vale para as linhas intermunicipais em todo o Estado, com exceção das que operam dentro das regiões metropolitanas. Até amanhã, os usuários podem comprar passagens intermunicipais ainda com os preços mais baixos. Os bilhetes para as linhas rodoviárias podem ser comprados com data em aberto e são válidos pelo período de um ano.
De acordo com a Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), "os reajustes representam a recomposição dos custos operacionais das empresas que atuam no setor e levam em conta as variações de preço de diversos itens". Entre eles, estão os gastos administrativos e os custos com pneus e autopeças.
Fonte: Estadão
Postado por Meu Transporte às 16:35 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Niterói ganha primeiro corredor viário com faixas exclusivas para ônibus
Os moradores de Niterói, na Região Metropolitana, ganharam neste sábado (20), um corredor viário para facilitar o trânsito na cidade. Trata-se da primeira via expressa do estado com faixas exclusivas para ônibus.
O governador Sérgio Cabral e o secretário estadual de transportes, Júlio Lopes participaram da inauguração do corredor.
Cabral enfatizou que o corredor expresso tem lugares exclusivos para que portadores de necessidades especiais, como os cadeirantes, aguardem os ônibus. Sinais sonoros também foram instalados para facilitar a travessia dos deficientes visuais.
Cabral enfatizou que o corredor expresso tem lugares exclusivos para que portadores de necessidades especiais, como os cadeirantes, aguardem os ônibus. Sinais sonoros também foram instalados para facilitar a travessia dos deficientes visuais.
Engarrafamentos na descida da Ponte
Logo que foram feitas as modificações no trânsito, foram registrados engarrafamentos e confusão. O tráfego lento chegou a refletir na descida da Ponte Rio-Niterói, em Niterói. Mas a prefeitura da cidade garante que as novas medidas vão melhorar a vida dos motoristas, principalmente na Zona Norte e no Centro de Niterói.
Logo que foram feitas as modificações no trânsito, foram registrados engarrafamentos e confusão. O tráfego lento chegou a refletir na descida da Ponte Rio-Niterói, em Niterói. Mas a prefeitura da cidade garante que as novas medidas vão melhorar a vida dos motoristas, principalmente na Zona Norte e no Centro de Niterói.
Entre as principais mudanças, foram construídas na Alameda São Boaventura, no Fonseca, dez baias para ônibus sobre o canal que fica entre as duas pistas. Com isso, as faixas da esquerda das duas pistas passam a ser exclusivas para ônibus e vans autorizadas.
Fonte: G1
Postado por Meu Transporte às 16:32 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro, Videos
Rio: Promoção de R$ 1,50 no metrô começa na segunda-feira
A promoção tarifária para tentar reduzir o fluxo de passageiros nos horários de pico da manhã no metrô começa a valer nesta segunda-feira. Mas a redução de R$ 2,80 para R$ 1,50 não será para todos. Só terá direito ao benefício quem comprar com dinheiro vivo o bilhete nos guichês das 5h às 6h e aqueles que possuem o cartão pré-pago do Metrô Rio.
Segundo a concessionária, já foi aberta uma negociação com a Fetranspor para incluir na medida os vales-transporte eletrônicos. Para evitar confusão, o Metrô Rio criou bilhetes amarelos para vendê-los na promoção e diferenciá-los dos modelos comuns. O desconto beneficia também quem tem o cartão pré-pago e os usuários dos ônibus da empresa, nas extensões de Ipanema e Botafogo para a Gávea. As demais integrações não terão sua tarifa reduzida.
Pré-pago
Quem comprou o bilhete pré-pago, com carga para até R$ 500, deverá utilizá-lo no horário da promoção. O aparelho validador reconhecerá a passagem do cartão e descontará R$ 1,50. Após as 6h, o débito será de R$ 2,80. Atualmente, o metrô transporta 550 mil passageiros por dia. Desses, 192,5 mil (35%) viajam das 6h30m às 9h30m.
O governo estima que 5 mil pessoas deverão antecipar suas viagens para aproveitar o desconto, válido apenas em dias úteis e entre 5h e 6h. Paliativa, a promoção atenderia apenas a 2,59% do público do horário de rush matutino. O desconto é a primeira ação para atenuar os transtornos da superlotação nos vagões. Mas faltam outras.
Desde terça, corre o prazo de 30 dias da 6ª Vara de Fazenda para que o Metrô Rio resolva, aém do excesso de passageiros, as constantes panes que têm atrasado as viagens e informe os usuários sobre os imprevistos, inclusive com previsão de normalização do serviço. Ontem, a empresa afastou o operador que desviou o metrô da rota da Linha 1A.
MP não pretende parar 1A
A ação é movida pelo promotor Carlos Andresano, devido aos problemas surgidos com a operação da ligação 1A, que unifica as Linhas 1 e 2 na Central. A partir do dia 15, esses transtornos valerão uma multa diária de R$ 100 mil.
— A ação é para que eles melhorarem o serviço. Interromper a operação da Linha 1A seria muito drástico. Só iremos propor isso se houver algum acidente com vítimas — afirmou o promotor.
Na terça-feira, a Agência Reguladora de Transportes Públicos julgará o processo administrativo aberto para investigar as falhas na Sublinha 1A. Segundo o conselheiro Herval Barros, não está descartada a interdição do trecho.
— Se acharmos que devem voltar ao esquema antigo, com baldeação no Estácio, iremos decidir assim. Acho que a operação piorou muito e não deram a resposta que prometeram. Para mim, o metrô hoje está reprovado, muito abaixo da média.
A ação é movida pelo promotor Carlos Andresano, devido aos problemas surgidos com a operação da ligação 1A, que unifica as Linhas 1 e 2 na Central. A partir do dia 15, esses transtornos valerão uma multa diária de R$ 100 mil.
— A ação é para que eles melhorarem o serviço. Interromper a operação da Linha 1A seria muito drástico. Só iremos propor isso se houver algum acidente com vítimas — afirmou o promotor.
Na terça-feira, a Agência Reguladora de Transportes Públicos julgará o processo administrativo aberto para investigar as falhas na Sublinha 1A. Segundo o conselheiro Herval Barros, não está descartada a interdição do trecho.
— Se acharmos que devem voltar ao esquema antigo, com baldeação no Estácio, iremos decidir assim. Acho que a operação piorou muito e não deram a resposta que prometeram. Para mim, o metrô hoje está reprovado, muito abaixo da média.
Postado por Meu Transporte às 09:17 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô, Videos
Grande Vitória: Terminal de Carapina ampliado e modernizado
O Terminal de Carapina, na Serra, vai mudar de lugar. O governo do Estado acaba de iniciar o processo de desapropriação de uma área de 46 mil metros quadrados, localizada na BR 101, em frente ao Vitória Apart Hospital, no bairro Eurico Salles, para abrigar a nova estrutura. “Havia um projeto para ampliação do Terminal de Carapina, mas ele não comportaria as necessidades dos corredores exclusivos para ônibus.
Na nova área, vai ser possível receber ônibus maiores, biarticulados (com duas “sanfonas”)”, destaca a diretora-presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Denise Cadete. Atualmente, o Terminal de Carapina ocupa uma área de 11 mil metros quadrados, e atende a 28 bairros, com 37 linhas de ônibus.
“O projeto do novo terminal ainda vai ser elaborado, mas vamos trabalhar para que ele tenha pelo menos 40 baias. Atualmente, há linhas diferentes ocupando a mesma baia, o que atrasa a saída dos ônibus”, aponta. Além disso, há possibilidade de o novo terminal ser integrado à estação do corredor exclusivo.
“Com o corredor exclusivo, muitas linhas não precisarão mais passar pelo terminal, mas quem precisar usá-lo vai poder ter acesso, seguro, através de uma plataforma”, explica.
Fluidez
A expectativa é de que a circulação dentro do bairro Manoel Plaza, onde hoje fica o Terminal de Carapina, melhore com sua saída, ainda sem data para ser concretizada. “O bairro está estrangulado pelo movimento dos ônibus, e a tendência era piorar.
O terreno é do governo do Estado, mas ainda não há projeto para ele, que pode até ser vendido”, afirma Denise. Outro ponto positivo do novo local é a proximidade com o Shopping Mestre Álvaro, que está sendo construído. “O novo terminal vai seguir o padrão dos inaugurados recentemente. Dos 46 mil metros quadrados disponíveis, devemos usar cerca de 30 mil, para possibilidade de mudanças no trânsito”. (Elaine Vieira)
Fonte: Gazeta online
Postado por Meu Transporte às 09:10 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Espiríto Santo
Uberaba: Deficiente sofre com rampas estragadas nos ônibus
Acessibilidade gera discussão e protesto de usuário do transporte urbano em Uberaba. Morador do bairro Uberaba 1, Renato Crozara estuda do outro lado da cidade e necessita do coletivo para cumprir a rotina. Mas as tarefas não estão sendo realizadas e o motivo é a ineficiência dos equipamentos acoplados aos veículos, para que o cadeirante possa usufruir do serviço com facilidade.
A informação dá conta de que as rampas dos ônibus da empresa Líder não funcionam e quem precisa chegar ao destino fica mais de 2 horas aguardando solução.
A informação dá conta de que as rampas dos ônibus da empresa Líder não funcionam e quem precisa chegar ao destino fica mais de 2 horas aguardando solução.
Renato Crozara questiona o número limitado de adaptações na frota da empresa Líder e a validade do adesivo que sinaliza acessibilidade. “Para que um adesivo que não condiz com a verdade? Ele está fazendo propaganda enganosa. De que adianta ter a frota adaptada se as rampas não funcionam, é só ficar aqui no ponto para constatar a situação, passa o primeiro motorista e sinaliza que está estragado, passa o próximo e comunica que tem problemas, e assim vão se passando 40 minutos, 1 hora, é um absurdo”, relatou.
De acordo com o estudante, os carros de número 6130, 6000, 8040 e 6110 fazem parte da lista de veículos que apresentam a dificuldade.
O diretor do Departamento de Operação e Fiscalização do Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, afirmou que irá solicitar fiscalização dos carros mencionados e irá tomar providências cabíveis. O diretor da empresa Líder, André Barsan, não foi encontrado.
De acordo com o estudante, os carros de número 6130, 6000, 8040 e 6110 fazem parte da lista de veículos que apresentam a dificuldade.
O diretor do Departamento de Operação e Fiscalização do Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, afirmou que irá solicitar fiscalização dos carros mencionados e irá tomar providências cabíveis. O diretor da empresa Líder, André Barsan, não foi encontrado.
Fonte: Jornal da Manhã
Postado por Meu Transporte às 09:06 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
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