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Belém: Sistema integrado de transporte trará US$ 4 milhões em crédito de carbono

quarta-feira, 10 de março de 2010


Belém será a primeira capital brasileira de uma região metropolitana a ter um sistema integrado de transporte público associado a um programa de redução de emissão de gás carbônico. No estudo de viabilidade econômica e financeira do projeto, cuja apresentação foi feita em Belém em agosto do ano passado, os técnicos da Jica já haviam previsto, como vantagens do sistema integrado de transportes, a redução de mais de 360 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera em um período de dez anos, com um crédito de carbono equivalente a US$ 4 milhões, além da economia de dois milhões de litros de combustível até 2025, o equivalente a 8% do consumo no setor de transporte na Região Metropolitana de Belém.

Elevado da Júlio César, uma das obras da primeira etapa do Ação Metrópole, cujos recursos para a segunda etapa estão garantidos pelo governo japonês
Belém será a primeira capital brasileira de uma região metropolitana a ter um sistema integrado de transporte público associado a um programa de redução de emissão de gás carbônico. No estudo de viabilidade econômica e financeira do projeto, cuja apresentação foi feita em Belém em agosto do ano passado, os técnicos da Jica já haviam previsto, como vantagens do sistema integrado de transportes, a redução de mais de 360 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera em um período de dez anos, com um crédito de carbono equivalente a US$ 4 milhões, além da economia de dois milhões de litros de combustível até 2025, o equivalente a 8% do consumo no setor de transporte na Região Metropolitana de Belém.
A possibilidade foi apresentada à governadora Ana Júlia Carepa no final da manhã da última sexta, 5 pela comitiva da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), durante uma reunião que tratou sobre aspectos relacionados ao projeto e ao empréstimo de 16,4 bilhões de ienes (moeda japonesa), o equivalente a R$ 320 milhões para a execução das obras da segunda etapa do Ação Metrópole.
Diretor da Jica para a América do Sul, América Latina e Caribe, Noriji Sakakura disse que o projeto é muito importante para Belém, pois organiza o transporte público de toda a região metropolitana - que inclui também os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará - e reduz a emissão de gases poluentes no planeta. "Estamos dispostos a somar esforços e afirmar o acordo de empréstimo para que o governo realize a segunda etapa do projeto", disse Sakakura.

"O governo teve a ousadia de fazer a primeira etapa do projeto. O apoio da Jica é fundamental para a segunda etapa, que consiste na implantação do sistema integrado de transporte da Região Metropolitana de Belém. A implantação do sistema é um grande sonho da população, por isso estamos trabalhando para que ele se torne realidade", disse a governadora Ana Júlia Carepa.

Fonte: Portal do Governo Do Pará
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Em Santa Maria, depois dos Novos ônibus, agora vem a Bilhetagem eletrônica


A chegada de 55 novos ônibus para o transporte coletivo, que começaram a circular a partir de ontem, é só um passo para o novo sistema que mudará a forma de pagamento da passagem. Até a segunda metade de 2010, todos os ônibus terão catracas eletrônicas acionadas por cartões, o que aposentará as fichas de vale-transporte. A mudança trará vantagens para passageiros, às empresas de ônibus, a quem compra vale-transporte para os funcionários e à prefeitura.

Quando o sistema estiver funcionando, mudará até a forma de comprar passagens. Seguirá a venda na central da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), na Avenida Rio Branco. Porém, será possível também que pessoas e empresas comprem passagens pela Internet. Esses créditos serão repassados diretamente, com tecnologia sem fio, para as catracas dos ônibus.

Vantagens – A lista de vantagens é enorme. Entre elas, estão maior segurança aos passageiros e mais transparência nos dados das empresas de ônibus (veja quadro). Segundo a ATU, a bilhetagem eletrônica deve reduzir a chance de fraudes com uso de carteira estudantil e a venda de fichas de vale-transporte, o que pode aumentar a receita e ajudar a manter a tarifa por mais tempo sem reajustes.

– Em cidades do nosso porte, a estimativa é que a evasão de receita é, em média, de 15% com essas fraudes e desvios – conta Luiz Fernando Maffini, presidente a ATU.

Outra possibilidade é de, em casos extremos, haver o controle de quem usa o vale-transporte de maneira irregular. O sistema registrará horários e ônibus em que cada pessoa usou o cartão, mas os dados serão sigilosos.

Porém, existe a chance de o patrão conseguir os dados por meio de autorização judicial para ver se o funcionário vendeu seu cartão a alguém.

Fonte: Diário de Santa Maria

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Goiás: CDTC discute Eixo Anhanguera


A Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo - CDTC se reuniu nesta Terça-Feira, na Secretaria da Cidades, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, para tratar da renovação da concessão do Eixo-Anhanguera para a Metrobus.

A mudança de linhas e melhorias nos terminais estão na pauta. Participam da reunião o secretário da Cidades, Paulo Gonçalves, os prefeitos de Goiânia, Íris Rezende; de Aparecida, Maguito Vilela; de Senador Canedo, Vanderlan Vieira; o deputado estadual José Nelto; os presidentes da AGR, José de Paula Morais; da CMTC, Marcos Massad; da AMT, Miguel Tiago Ribeiro e o secretário municipal de Planejamento, Luiz Alberto.

Fonte: Goiás Agora

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Secretário identifica problemas no transporte e notifica empresa

Marcelo Hall percorreu linhas do transporte coletivo como passageiro e verificou superlotação em ônibus que transporta universitários
Diante das inúmeras reclamações a respeito do transporte urbano em Dourados, o secretário de Serviços Urbanos de Dourados, Cláudio Marcelo Hall, o Marcelão, decidiu verificar pessoalmente a situação, identificou os problemas e notificou a empresa Medianeira Transportes, que tem a concessão desse serviço. A notificação determina solução imediata.
Na manhã desta terça-feira, o secretário se colocou como passageiro em algumas linhas, inclusive a que segue para o campus universitário, e detectou várias irregularidades.
Na linha do Canaã I, uma das primeiras em que o secretário vistoriou, Marcelão registrou o acúmulo de pessoas perto do motorista no momento de pagar a passagem.
Marcelo Hall ressaltou que em torno de 70% dos usuários do transporte urbano têm o cartão magnético, mas 30% pagam a passagem na hora do embarque. O problema é que as empresas tiraram os cobradores e o motorista acumula a função, o que provoca tumulto.
Outro problema detectado pelo secretário é com relação ao número de ônibus nas linhas. Segundo ele, nos horários de pico é necessário pelo menos um ou dois carros a mais em linhas com maior demanda de passageiros.
Marcelo Hall seguiu também no ônibus que faz a linha aeroporto, atendendo estudantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Para essa linha são utilizados os carros articulados ou, “sanfonados”.
O secretário observou que existe superlotação e, pelo menos no veículo em que estava, havia mais de cem pessoas. A preocupação, além da falta de conforto das pessoas que utilizam esses ônibus, é com a questão da segurança, Marcelão disse que o risco de uma tragédia no caso de um acidente é muito grande e a empresa deve tomar providência imediata, antes que seja tarde.
Nesta terça-feira, depois de passar a manhã e a tarde utilizando o transporte coletivo, o secretário manteve contato com a direção da Medianeira e notificou oficialmente a empresa sobre a necessidade de resolver esses problemas. A retirada do cobrador, comentou o secretário, poderia ser por contenção de despesa, mas o usuário não pode ser penalizado.
Fonte: AgoraMS
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Metrô-DF contrata novos funcionários para atendimento

terça-feira, 9 de março de 2010

O Metrô-DF se prepara para o aumento de demanda pelo transporte que ocorrerá com a chegada dos novos trens, a partir de abril deste ano, e a integração definitiva dos sistemas de bilhetagem (ônibus e metrô). Desde o sábado (6/3), 144 novos funcionários terceirizados foram chamados para trabalhar nas estações.
Eles estão divididos no atendimento dos guichês, com 106 pessoas, e em funções administrativas e de supervisão, com 38 funcionários. Com isso, nos fins de semana, a capacidade é de 53 guichês funcionando ao mesmo tempo no horário comercial e de dois atendentes em cada uma das 23 estações – o dobro do habitual. Nos dias de semana, o atendimento continuará com dois guichês por estação.
No entanto, o número poderá ser ampliado para três a cinco guichês em horários de pico, o que deve acontecer no final da tarde nas estações Central, Galeria e Arniqueiras.
Além disso, cerca de 60 metroviários que trabalhavam na venda de bilhetes, foram destacados para o auxílio aos usuários, principalmente aqueles com dificuldades de locomoção. As mudanças no sistema de bilhetagem só estarão finalizadas em quatro meses. Após o ingresso de novas equipes nos atuais postos de vendas, haverá a montagem e, posteriormente, a implantação da nova tecnologia de bilhetagem.
Fonte: Correio Brasiliense
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Comprovação de deficiência determina concessão de gratuidade em Cuiába


Portadores de deficiência física têm direito ao transporte público gratuito em Cuiabá, conforme normas contidas no artigo 201, alínea “b”, da Lei Orgânica do Município e artigo primeiro da Lei Municipal nº 2.760/1990. Com esse embasamento legal, a Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (de Direito Público) indeferiu pedido na Apelação nº 57256/2009. O recurso foi interposto pela Prefeitura de Cuiabá, que pretendeu a anulação da decisão que concedeu o direito de gratuidade a apelada, depois de sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC), que a deixou com seqüelas, devidamente comprovadas.

A decisão inicial foi proferida pelo Juízo da Segunda Vara Especializada da Fazenda Pública da Capital nos autos da ação de obrigação de fazer, que julgou parcialmente procedente o pedido e extinguiu o processo com resolução de mérito, nos termos do artigo 269, inciso I, do Código de Processo Civil, tornando definitiva a antecipação de tutela, até a cessação da situação crônica da autora. A Prefeitura sustentou que foi demonstrada somente a condição de pensionista da apelada e que a invalidez exigida não teria sido comprovada, o que impediria a concessão da gratuidade do transporte coletivo. Aduziu ainda que ela não teria comprovado a periodicidade (dias, horários, semanas, meses) de sua locomoção para o tratamento médico e solicitou o provimento do recurso com a reforma integral da sentença.

O relator, juiz substituto de Segundo Grau José Mauro Bianchini Fernandes, constatou a veracidade das alegações da apelada, por intermédio da carta de concessão do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Também foram apresentados nos autos, o relatório médico enviado à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), bem como o laudo médico ao INSS solicitando a aposentadoria por invalidez, pelo fato da mesma ser portadora de seqüelas cognitivas pós AVC. O magistrado ressaltou que a Lei Orgânica do Município de Cuiabá concede a isenção de tarifas nos transportes coletivos urbanos aos portadores de enfermidades como deficiência física, mental ou sensorial, além de seus acompanhantes, desde que comprovadas as alegações, não havendo qualquer discriminação quanto à espécie de doença (artigo 201, alínea “b”).

O juiz José Mauro Bianchini também destacou o contido no artigo primeiro da Lei nº 2.760/1990 (alterado pela Lei nº 4.608/2004), que autoriza a criação de transporte gratuito aos aposentados e pensionistas, considerados fisicamente inválidos. Quanto à ausência de informação da periodicidade do tratamento médico, o relator desconsiderou o argumento do apelante, salientando o fato da carteira de passe livre ser nominal, contendo foto do beneficiário, fato que dificultaria a fraude.

Fonte: Gazeta Digital
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