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quarta-feira, 30 de junho de 2010Postado por Meu Transporte às 18:01 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, trem/metrô
Porto Alegre: Jogo do Brasil altera horários da Linha Turismo
O terminal de embarque e desembarque fica na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa. No roteiro Centro Histórico as tarifas são R$ 8, no primeiro piso, e R$ 10, no andar superior, aberto. No roteiro Zona Sul, os valores são R$ 10, no piso inferior, e R$ 15, no superior. É recomendado fazer reservas antecipadas pelos telefones (51) 3289-6744 e 3289-6745 ou pelo e.mail reservas@turismo.prefpoa.com.br.
Informação turística - As unidades do Serviço de Atenção ao Turista (SATs) também terão horários diferenciados no dia 2. Os SATs que funcionam na Usina do Gasômetro, no Mercado do Bom Fim e no Centro Histórico (térreo do Mercado Público) atenderão das 14h às 18h. O SAT localizado junto à Central de Passagens do Linha Turismo, na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa, funcionará das 8h às 10h e das 13h30 às 18h. O SAT Aeroporto atenderá normalmente, das 8h às 22h.
Postado por Meu Transporte às 17:52 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Após paralisação, ônibus voltam a circular na Grande Vitória
Com um número reduzido de veículos e a demanda acumulada nos pontos de parada, os coletivos não são suficientes. Segundo o presidente do Sindirodoviários, Alessandro Vieira, uma liminar expedida pela Justiça determina a circulação de pelo menos 50% da frota de coletivos.
Vieira justifica dizendo que o movimento foi motivado por uma insatisfação dos trabalhadores, que não querem estar vinculados ao Sintrovig (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Vila Velha e Guarapari). O diretor financeiro do Sintrovig, Vanderlei Gonçalves, rebate a informação.
- Isso é coisa do Sindirodoviários, que está no desespero. Eles não queriam a data base para novembro, mas para maio.
Postado por Meu Transporte às 13:18 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Motoristas em greve deixam ônibus parados e população da Grande Vitória fica a pé nesta quarta-feira
Postado por Meu Transporte às 09:06 1 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Ribeirão Preto: Empresas pedem mais tempo para cumprir acordo firmado na Justiça para melhorias no serviço
Postado por Meu Transporte às 08:50 0 comentários
Marcadores: São Paulo
São Paulo tem 6º trajeto mais difícil até o trabalho
O estudo reúne informações de grandes metrópoles como Pequim, onde o trajeto apresentou menos obstáculos, e de cidades menores, como Estocolmo, que teve o percurso mais bem avaliado. Na capital paulista, dos 466 motoristas ouvidos, 35% disseram que o trânsito piorou nos últimos três anos, e 26% acham que piorou muito. "Com a economia indo bem, as pessoas querem viajar mais, se mover mais. É preciso tomar medidas urgentes para melhorar o trânsito", diz o diretor de cidades inteligentes da IBM, Pedro Almeida. "Transporte e mobilidade urbana tem de ser prioridade no País, principalmente com a proximidade da Copa 2014."
Sobre os efeitos do trânsito, 73% dos motoristas de São Paulo disseram que ele afeta negativamente a saúde. Desse total, 55% disseram que o estresse aumenta, 37% ficam com raiva, 17% têm problemas respiratórios, 7% sofreram acidentes e 20% tiveram o sono reduzido. O número de dias em que essas pessoas trabalham em casa também foi levantado: 60% trabalham pelo menos um dia por semana em casa.
Para o professor de Transportes da Poli-USP, Jaime Waisman, um sistema de gestão ou pedágio urbano não resolve o problema em São Paulo. "Pedágio penaliza quem não pode pagar. Há muito a fazer na área de engenharia de tráfego, mas a solução não passa pelo automóvel. Nenhum sistema do mundo criará mais espaço. A solução passa por transporte público de qualidade." Para o consultor Horácio Figueira, também contrário ao pedágio, a tecnologia pode ajudar, desde que colocada a serviço do transporte coletivo. "Não fizeram nada para melhorar a circulação de ônibus. Os investimentos em obras viárias (como a nova Marginal e o Rodoanel) deveriam ser direcionados a essa melhoria, à ampliação de corredores exclusivos. Do jeito que está, em um ano voltaremos a ter grandes congestionamentos na Marginal nas horas de pico."
Os dados sobre foram enviados à Secretaria de Transportes. Em nota, a pasta diz que para comentar a pesquisa "precisaria de mais detalhes, bem como informações sobre a metodologia." Segundo a nota, a política da Prefeitura "é a de investir cada vez mais no transporte público da capital", e a SMT "está trabalhando constantemente para oferecer melhores condições de fluidez e segurança para o tráfego".
Postado por Meu Transporte às 08:42 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Novo ônibus é promessa para trânsito rápido
Postado por Meu Transporte às 08:37 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Minas Gerais, Paraná
O que está certo e o que tem errado no Transporte Coletivo de Salvador
Com o novo sistema, muitas das dores de cabeça do usuário serão eliminadas, a exemplo da lentidão das viagens causada por um trânsito permanentemente congestionado.
Ao todo, foram entrevistados 798 usuários, abordados aleatoriamente em terminais urbanos e pontos de ônibus distribuídos pelas quatro áreas em que a cidade está dividida (Centro, Orla, Miolo e Subúrbio). Vale frisar que muitos dos itens negativos apontados pela população não são de responsabilidade das empresas. A sinalização dos pontos e dos locais de embarque nas estações,a distância entre os pontos e a limpeza geral dos terminais, por exemplo, são ações que dizem respeito exclusivamente à administração municipal, mas que terminam por comprometer a imagem do sistema perante o público. Mas nem só a críticas se resumiu a pesquisa: o Salvador Card (gestão operacional do Setps, responsável pela comercialização dos bilhetes eletrônicos de meia passagem estudantil, vale transporte e avulso) foi avaliado entre bom e ótimo por quase 60% dos entrevistados.
Para o superintendente do Setps, Horácio Brasil, as críticas registradas na pesquisa não chegam a surpreender. Afinal – ele lembra – o transporte coletivo sempre é a caixa de ressonância das insatisfações do cidadão: “Se o ônibus atrasa por causa dos engarrafamentos, quem leva a culpa não é o trânsito, mas a empresa que furou o horário”, exemplifica. Com o BRT, esse deixará de ser um problema para o soteropolitano: o novo sistema opera em corredores exclusivos, garantindo viagens mais rápidas e seguras.
Fator humanoOutro ponto criticado pelos pesquisados diz respeito à atuação de motoristas e cobradores, principalmente em relação ao tratamento dado a clientes especiais como portadores de deficiências, gestantes, crianças e idosos. Sobre a questão, vale lembrar o esforço que as empresas desenvolvem no sentido de estimular ações cidadãs entre os funcionários, sobretudo os que lidam diretamente com o público.
-Todos os colaboradores passam por programas de reciclagem, com destaque para a direção defensiva e o respeito ao cliente -, diz Jorge Castro, assessor de relações sindicais do Setps. “Ocorre que, muitas vezes, prevalece o fator humano, que varia de pessoa para pessoa”, acrescenta.
Longe de representar um desestímulo, a pesquisa será usada pelo Setps como uma espécie de bússola para guiar a implementação de melhorias no serviço. Até porque, como diz o ditado popular, é com as topadas que se vai para a frente.
Postado por Meu Transporte às 08:33 0 comentários
Marcadores: Bahia